Velharias dos Amigos do Cemitério dos Ingleses na Casa das Barcas (fotos+vídeo)

A tradicional Feira de Velharias, promovida pela Associação dos Amigos do Cemitério dos Ingleses decorre este domingo, dia 3, até às 13 horas, no mercado municipal da Casa das Barcas, em Elvas em vez de ser na Praça D. Sancho II, como era habitual. Esta iniciativa tem como objetivo angariar dinheiro para ajudar na manutenção do Cemitério dos Ingleses e da Capela de São João da Corujeira.

Celia Denney, da Associação dos Amigos do Cemitério dos Ingleses explica que são cerca de 12 a 15 os expositores que ali vendem diversos tipos de artigo que “explicam o funcionamento da Associação, antiguidades, bijuteria, livros, doces típicos, a tradicional sericaia, cerâmica, jogos de mesa e infantis”, e destaca o facto de a Câmara ter cedido este espaço, que a seu ver é magnífico. “Ficamos encantados e agradecemos à Câmara de Elvas a cedência deste lugar e esperamos poder repetir neste local, que é um edifício magnífico, que muitos desconheciam e aproveitaram para conhecer”, revela Celia, acrescentando que começaram “a ter muita gente, a meio da manhã, principalmente de Badajoz e Olivença”.

“Ficamos muito contentes e até o tempo melhorou, refere Celia Denney, quando questionada se a iniciativa supera a expetativas que tinham.

Falámos também com alguns expositores, como António Trindade que há cerca de seis anos que participa nesta iniciativa, este ano, com a venda, sobretudo, de bijuteria. Aos nossos microfones revela que a mudança do local “foi positiva, principalmente para a Associação, porque se não fosse neste local, e tendo em conta a chuva que se fez sentir de manhã, seria mau”, na Praça D. Sancho II.

Esta iniciativa conta também com expositores do outro lado da fronteira, e falámos com um deles, que nos referiu que “é uma feira para ajudar o cemitério dos ingleses, pelo que contribuímos com a venda de artigos usados, como jogos, quadros, espelhos, livros, pinturas”.

A Tradicional Feira de Velharias promovida pela Associação dos Amigos dos Ingleses que decorre esta manhã de domingo, no Mercado Municipal de Elvas.