A Terra Treme no dia 5 às 11.05 horas

O Comando Operacional Distrital de Operações de Socorro de Évora convida a população em geral a colaborar no exercício público de sensibilização para o risco sísmico A Terra Treme, que se realiza no dia 5 de novembro, sexta-feira, às 11.05 horas.

Com o Exercício A Terra Treme, pretende-se exercitar os “três gestos que salvam” – Baixar, Proteger e Aguardar – e dar a conhecer aos cidadãos as medidas preventivas e os comportamentos de autoproteção a adotar antes, durante e depois de um sismo.

Reconhecendo o interesse para toda a comunidade em participar nesta iniciativa, solicita-se que reserve na sua agenda e dos seus colaboradores um minuto no dia 5 de novembro, às 11.05 horas. Também se solicita a divulgação do exercício “A Terra Treme” junto da população, mas também aos diferentes familiares, colegas e amigos, incentivando a sua participação e contribuindo para o incremento de uma sociedade mais segura e resiliente às catástrofes.

“O Elvas” empata a zero em casa frente ao Sacavenense

“O Elvas” Clube Alentejano de Desportos empatou a zero frente ao Sacavenense, nesta tarde de domingo, dia 3, em jogo da terceira jornada do Campeonato de Portugal, Série E.

Num jogo equilibrado, com muito luta a meio-campo, a equipa de Sacavém teve mais e melhores ocasiões de poder chegar ao golo, mas os alentejanos defenderam-se bem, com uma linha defensiva com cinco unidades. O jogo foi correto, apenas com um amarelo, aos 82 minutos, numa arbitragem regular.

Com Luís Dias lesionado e Kiko Miranda castigado, “O Elvas” apresentou: David; Luís Pereira, Emerson, Canoa, Alex e João Ferreira; Diogo Pereira, Matheus e Luís Carapinha; João Carlos (Charlisson, aos 79) e João Borges. Estatística (“O Elvas”-Sacavenense): faltas a favor, 12-12; foras-de-jogo, 3-4; e cantos: 0-5.

Resultados da jornada 3: “O Elvas, 0 – Sacavenenses, 0; Loures, 3 – Ideal, 1; Pêro Pinheiro, 1 – Belenenses, 0; Sintrense, 1 – Rabo de Peixe, 1; e Operário, 0 – Coruchense, 0.

Classificação: 1º Pêro Pinheiro 7 pontos; 2º Loures 6 pontos; 3º Operário 5; 4ºs “O Elvas”, Sacavenense e Coruchense todos com 4 pontos; 7ºs Ideal, Sintrense e Belenenses todos com 3 pontos; 10º Rabo de Peixe 1 ponto.

O Clube Alentejano de Desportos volta a entrar em campo no dia 24, deslocando-se aos Açores para defrontar o Sporting Clube Ideal, na ilha de São Miguel. O jogo é às 16 horas (hora continental).

Elvas sem novos casos Covid este domingo

O concelho de Elvas não regista este domingo, 3 de outubro, novos casos de infeção por Covid-19, pelo que se mantém com tem 11 casos ativos.

Desde o início da pandemia, Elvas registou 1.720 casos positivos, 1.680 altas e 29 mortes.

2º Trail do Sport Arronches e Benfica decorreu este domingo

O segundo Trail, organizado pelo Sport Arronches e Benfica, decorreu este domingo, 3 de outubro, contando com centenas de atletas oriundos de vários distritos do país.

Esta prova teve início na Zona de Lazer de Mosteiros, e termina no Jardim do Fosso, em Arronches. Os participantes tiveram oportunidade de participar num trail curto de 20 quilómetros ou no mini trail/ caminhada de 10 quilómetros.

As imagens desta iniciativa, para ver aqui:

Mais sete óbitos e 449 casos Covid reportados em Portugal

Portugal regista este domingo, 3 de outubro, mais 449 casos de Covid-19 e sete óbitos, associados à doença.

Nas últimas 24 horas, foram reportados, pela Direção-Geral da Saúde, 332 casos de recuperação.

Em todo o território nacional, há agora 342 doentes internados, mais cinco que ontem, encontrando-se 69 nos Cuidados Intensivos (mais quatro).

Desde março do ano passado, em Portugal, foram registados 1.071.114 casos positivos, 17.993 mortes e 1.022.754 recuperações.

Alentejo com mais 21 casos de Covid-19

O Alentejo registou, nas últimas 24 horas, mais 21 casos de infeção por Covid-19, não se registaram vítimas mortais, associadas à doença.

Desde o início da pandemia, a região conta com 39.003 infetados e 1028 mortes.

Obras da Coleção António Cachola expostas em Sines até dia 10

O Centro de Artes de Sines apresenta, até 10 de outubro, a exposição “Linha do Tempo”, em parceria com o Museu de Arte Contemporânea de Elvas – Coleção António Cachola.

A mostra conta “com curadoria do arquiteto Ricardo Pereira que escolheu obras de diversos artistas que integram a coleção, como é o caso de José Pedro Croft, Luís Campos, Ana Rito, Edgar Martins, Ana Vidigal e do Augusto Alves da Silva”, de acordo com o colecionador António Cachola.

A exposição tem entrada livre e pode ser visitada de segunda a sábado, das 12h00 às 18h00. A exposição “Linha do Tempo – Exposição Coleção António Cachola” é uma organização da Câmara Municipal de Sines, com a parceria da Câmara Municipal de Elvas e do Museu de Arte Contemporânea de Elvas / Coleção António Cachola.

“O Elvas” (sub-15) perde 12-0 com o Sporting

A equipa de sub-15 de “O Elvas” Clube Alentejano de Desportos foi batido por 12-0 pelo Sporting, ao final da manhã deste domingo, dia 3, na Academia Sporting, em Alcochete, na sexta jornada da Série E do campeonato nacional.

Os leões marcaram cinco golos no primeiro tempo e sete na segunda metade, numa partida em que a superioridade dos visitados foi muito grande. Os azuis-e-ouro, em especial na primeira parte, tiveram momentos de bom futebol e, no segundo tempo, ainda chegaram duas vezes com perigo à baliza adversária. O guarda-redes Gabriel Adagas destacou-se no conjunto elvense.

Resultados da jornada 6: Sporting, 12 – “O Elvas”, 0; Real, 10 – Borbense, 0; Benfica, 3 – Loures, 0; Torreense, 2 – Oeiras, 1; Sacavenense, 0 – Estoril, 0; e Belenenses, 4 – Alverca, 0.

Classificação: 1º Benfica, 18 pontos, 2º Belenenses 16, 3ºs Sporting e Estoril 13, 5ºs Sacavenense e Torreense 10, 7º Real 9, 8ºs Alverca e Oeiras 6, 10º Loures 3, 11º “O Elvas” 1 e 12º Borbense zero pontos.

No próximo fim-de-semana, no sábado dia 9, “O Elvas” desloca-se a Oeiras, no sábado às 15 horas, e o Borbense recebe o Sacavenense, no domingo às 11 horas.

Rondão contra “tentativa de inviabilizar que Graça Luna Pais seja presidente da Assembleia”

Rondão Almeida reagiu publicamente à noticia da Rádio ELVAS (ver aqui) que dava conta da possibilidade de José Chocolate Contradanças poder ser eleito presidente da Assembleia Municipal de Elvas, em vez da sua candidata Graça Luna Pais.
Rondão lamenta aquilo que chama de “tentativa de inviabilizar que Graça Luna seja eleita presidente da Assembleia”, acrescentando que “possivelmente , alguém está a tentar trazer para Elvas os piores exemplos da vida democrática portuguesa”
O presidente eleito pede ao seu antigo partido que “não queira transformar a NOSSA QUERIDA ELVAS , num pântano político”.
Na integra, esta foi a publicação de Rondão Almeida: “Lamento que Nuno Mocinha e seus colegas, tenham decidido não aceitar pelouros e que optassem por ser oposição .
Mais lamento as tentativas, que andam a fazer para inviabilizar que a Doutora Graça Luna, seja a próxima presidente da Assembleia Municipal.
Em democracia deve respeitar-se os resultados das eleições.
Foram apresentados os cabeças de lista para presidente da câmara e da assembleia municipal , as duas pessoas estavam em todos os cartazes da campanha eleitoral para que o eleitorado pudesse escolher os seus presidentes.
Os Elvenses duma forma muito Clara escolheram RONDAO ALMEIDA para presidente da câmara e a Doutora Graça Luna para presidente da Assembleia.
Como se pode justificar que um candidato derrotado , pelo voto do povo , queira tomar o lugar de quem venceu as eleições.
Possivelmente , alguém está a tentar trazer para Elvas os piores exemplos da vida democrática portuguesa.
Os grandes derrotados , ainda não compreenderam , que entre os votos do PSD/CDS e do Chega , são mais do que os de Nuno Mocinha e seus colegas , não contando com os cerca de 4000 do MOVIMENTO CÍVICO POR ELVAS.
Os Elvenses nunca irão compreender qualquer tipo de coligação para que o grande derrotado das eleições possa assumir o cargo mais alto do poder local , a Presidência da Assembleia Municipal de Elvas.
Término, sugerindo responsabilidade ao partido que governou este concelho durante 28 anos e que tal como pediu no decorrer da campanha não queira transformar a NOSSA QUERIDA ELVAS , num pântano político.”

Velharias dos Amigos do Cemitério dos Ingleses na Casa das Barcas (fotos+vídeo)

A tradicional Feira de Velharias, promovida pela Associação dos Amigos do Cemitério dos Ingleses decorre este domingo, dia 3, até às 13 horas, no mercado municipal da Casa das Barcas, em Elvas em vez de ser na Praça D. Sancho II, como era habitual. Esta iniciativa tem como objetivo angariar dinheiro para ajudar na manutenção do Cemitério dos Ingleses e da Capela de São João da Corujeira.

Celia Denney, da Associação dos Amigos do Cemitério dos Ingleses explica que são cerca de 12 a 15 os expositores que ali vendem diversos tipos de artigo que “explicam o funcionamento da Associação, antiguidades, bijuteria, livros, doces típicos, a tradicional sericaia, cerâmica, jogos de mesa e infantis”, e destaca o facto de a Câmara ter cedido este espaço, que a seu ver é magnífico. “Ficamos encantados e agradecemos à Câmara de Elvas a cedência deste lugar e esperamos poder repetir neste local, que é um edifício magnífico, que muitos desconheciam e aproveitaram para conhecer”, revela Celia, acrescentando que começaram “a ter muita gente, a meio da manhã, principalmente de Badajoz e Olivença”.

“Ficamos muito contentes e até o tempo melhorou, refere Celia Denney, quando questionada se a iniciativa supera a expetativas que tinham.

Falámos também com alguns expositores, como António Trindade que há cerca de seis anos que participa nesta iniciativa, este ano, com a venda, sobretudo, de bijuteria. Aos nossos microfones revela que a mudança do local “foi positiva, principalmente para a Associação, porque se não fosse neste local, e tendo em conta a chuva que se fez sentir de manhã, seria mau”, na Praça D. Sancho II.

Esta iniciativa conta também com expositores do outro lado da fronteira, e falámos com um deles, que nos referiu que “é uma feira para ajudar o cemitério dos ingleses, pelo que contribuímos com a venda de artigos usados, como jogos, quadros, espelhos, livros, pinturas”.

A Tradicional Feira de Velharias promovida pela Associação dos Amigos dos Ingleses que decorre esta manhã de domingo, no Mercado Municipal de Elvas.

Campo Maior sem novos casos Covid neste domingo

Campo Maior não regista este domingo, 3 de outubro, novos casos de infeção por Covid-19, pelo que se mantém com dois casos ativos.

Desde o início da pandemia, Campo Maior registou um total de 745 casos positivos, dos quais 731 já recuperaram da doença. Vítimas de Covid-19, no concelho, já morreram 12 pessoas.

“O Elvas”- Sacavenense com transmissão na Rádio ELVAS

“O Elvas” Clube Alentejano de Desportos recebe o Sacavenense, hoje, domingo, 3 de outubro, às 15 horas, na terceira jornada da Série E do Campeonato de Portugal. O encontro disputa-se no Campo Patalino do Estádio Municipal.

Azuis-e-ouro e conjunto de Sacavém chegam a esta jornada empatados com três pontos. As equipas, há três semanas, encontraram-se para a Taça de Portugal, no mesmo local, com triunfo sacavenense por duas bolas a zero.

Além deste encontro, a ronda completa-se este domingo com as partidas Loures-Ideal (às 11 horas), Pêro Pinheiro-Belenenses, Sintrense-Rabo de Peixe (ambos às 15 horas) e Operário de Lagoa-Coruchense (às 16 horas).

O relato e a reportagem do jogo “O Elvas”-Sacavenense integram o espaço de desporto da Rádio ELVAS, a partir das 14 horas deste domingo, numa emissão com Carlos Falcato e Manuel Carvalho.

Curso de teatro nos projetos de formação em Campo Maior

As inscrições para o Ano Letivo 2021/2022 dos Projetos de Formação Artística do Município de Campo Maior terminaram esta sexta-feira, sendo que durante o ano, este tipo de projetos aceita inscrições.

Este ano, e tal como revela Vanda Alegria, vereadora no município de Campo Maior, para além dos cursos habituais, “volta a existir o cursos de teatro (EntrePalcos), e esperamos contar que os meninos voltem a querer vir ao Centro Cultural para frequentar estes projetos”, e revela que este ano, “as turmas já vão ter o número total de alunos, como há dois anos”, antes da pandemia.

Ballet Clássico, Dança Contemporânea, Dança Oriental, Teatro e Viola são os cursos que este ano serão ministrados nos projetos de formação artística do município de Campo Maior, quem ainda se quiser juntar pode fazê-lo no Centro Cultural da vila.

PS tenta “geringonça com todos” na Assembleia Municipal

Tal como noticiámos anteriormente (ver aqui), pairam muitas dúvidas sobre o funcionamento da Câmara de Elvas, a mesma situação acontece com a Assembleia Municipal.

Neste momento, na Assembleia Municipal, onde o Movimento Cívico também não tem maioria, o Partido Socialista procura uma “geringonça com todos”, tentando eleger José Chocolate Contradanças como presidente da Assembleia, aproveitando algum desconforto nos eleitos da coligação PSD/CDS-PP, com a possível aceitação de pelouros pela vereadora eleita, Paula Calado. Existindo ainda a possibilidade da deputada da CDU viabilizar esta eleição.

Em aberto, está a posição dos dois deputados do Chega, a quem o Movimento Cívico poderá convencer a escolher Graça Luna Pais, como presidente deste órgão autárquico.

Até ao dia da instalação da Assembleia municipal e da votação tudo poderá mudar e não ficar assim.

Semi-Internato Senhora da Encarnação dedica projeto ao brincar

“Sinse.arte”, assim se chama o projeto que está a ser desenvolvido pelo Semi-internato de Nossa Senhora da Encarnação em Elvas, que resulta de uma candidatura ao projeto +Coeso + Emprego, com uma duração de três anos.

Ana Bastos, educadora na instituição e uma das promotoras do projeto, explica que o mesmo pretende “abordar e alargar a abordagem pedagógica ligada ao brincar e brincadeira ao ar livre, desenvolvimento de competências emocionais, motoras e pessoais que permitam à criança ter uma relação mais próxima com a arte de brincar, dançar, pintar, fazer teatro, ou seja todos os aspetos precisa para ser feliz e se expressar de forma natural, que é o brincar”.

O projeto é desenvolvido nos dois equipamentos educativos, da instituição, ou seja, nos Terceiros e no infantário da Boa-Fé, desde o berçário até ao pré-escolar, pretendendo envolver a comunidade escolar e famílias e crianças que gostassem de participar no projeto.

Ana Bastos revela ainda que é objetivo incentivar as crianças para as problemáticas ambientais. “Incentivamos para a não poluição e reciclagem, porque se dermos esta ideia à criança, que desde pequena, vai ser uma futura pessoa, que acredita na sustentabilidade ambiental”.

Um parque infantil ao ar livre, construído com equipamentos reciclados, é outro dos objetivos do projeto. “Para que as crianças usufruam de momentos com a natureza e incentivar a cuidar da horta que há na instituição, queremos construir equipamentos com materiais reciclados, painel de lançamento de bolas ou casinha de lama, potenciando assim, o espaço exterior da instituição dando ofertas de brincadeiras livres à criança”, adianta Ana Bastos.

Também Érica Rodrigues, psicomotricista na instituição, explica qual o papel desta área no projeto, referindo que “neste aspeto é a ciência que combina a motricidade e cognição, que juntamente com aspetos emocionais e sociais são muito importantes para o desenvolvimento da criança, pelo que a psicomotricidade vai atuara no âmbito da educação e preventivo, estimulando as crianças a potenciar o desenvolvimento, e no âmbito terapêutico, onde existe já um problema de desenvolvimento”.

“Através da psicomotricidade estimula-se o brincar, sendo esta uma profissão muito boa, porque acompanhamos todo o seu desenvolvimento, e pretendemos assim que estes seja saudável, equilibrado e que possa incluir todas estas áreas importantes para o desenvolvimento da criança”, remata Érica Rodrigues.

“Sinse.arte”, o projeto que está a ser desenvolvido pelo Semi-internato de Nossa Senhora da Encarnação em Elvas, com crianças de berçário e pré-escolar, envolvendo também as suas famílias.