Fátima Pinto: “com todos vacinados, não faz sentido irem turmas inteiras para casa”

Mais de 500 alunos da Escola Secundária D. Sancho II, em Elvas, são hoje, dia 27 de setembro, durante a tarde, testados à Covid-19, depois do arranque do novo ano letivo se ter dado há mais de uma semana.

Ao todo, revela a diretora do Agrupamento de Escolas n.º3 de Elvas, Fátima Pinto, serão testados 558 alunos do secundário, bem como os estudantes do 9º ano dos Cursos de Educação e Formação (CEF).

Estas testagens, apesar de decorrerem já depois das aulas terem começado, segundo Fátima Pinto, vêm apenas “confirmar se há algum foco” de infeção. Os confinamentos, diz ainda a diretora, deveriam deixar de ser uma realidade, não fazendo sentido que turmas inteiras sejam mandadas para casa, quando se registam casos positivos assintomáticos.

“Tanto faz ser agora (a testagem), como ser daqui a um mês. Daqui a um mês ou dois até deveríamos fazer outra vez. Eu até acho que já deveria existir uma certa coragem, do Sistema Nacional de Saúde, para que não haja confinamento, que o confinamento seja só da pessoa que está contaminada. Já estamos todos vacinados e não faz sentido irem turmas inteiras para casa, para o ensino à distância, quando, realmente, não há sintomas”, explica a diretora.

Fátima Pinto garante que o ensino à distância não é viável: “não dá os mesmos resultados,  os alunos do 12º ano já são vítimas de dois anos de confinamento, a aprendizagem ficou aquém daquilo que se espera e temos que começar a perceber que é um vírus com o qual nós vamos viver”.

Professores e funcionários da secundária elvense foram testados à Covid-19 já no passado dia 17. Desta testagem, segundo Fátima Pinto, não resultou qualquer caso positivo de infeção.

A nível nacional, os alunos do ensino secundário terão todos de ser testados até dia 1 de outubro. A testagem do terceiro ciclo decorre entre os dias 4 e 15 do próximo mês.