GNR efetua detenção por condução sob o efeito do álcool

Entre 20 e 26 de setembro, o Comando Territorial de Portalegre da Guarda Nacional Republicana (GNR) efetuou um a detenção em flagrante delito, por condução sob o efeito do álcool.

Ao nível de fiscalização de trânsito foram detetadas 157 infrações detetadas, destacando-se:16 por falta de inspeção periódica obrigatória; 13 por infrações refentes a pneumáticos; dez por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças; nove relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização; e quatro por falta de seguro de responsabilidade civil.

No mesmo período, a GNR registou 19 acidentes de viação, dos quais resultaram um ferido grave e sete feridos leves

A GNR realizou ainda 140 ações de sensibilização, no âmbito do programa “Escola Segura”, tendo sido sensibilizadas 848 pessoas da comunidade escolar; 138 ações no âmbito do programa “Idosos em Segurança”, tendo sido sensibilizados 205 idosos; e 124 ações no âmbito do programa “Comércio Seguro”, tendo sido sensibilizados 182 comerciantes.

Elvas com mais dois casos de Covid-19

Elvas regista esta segunda-feira, dia 27, dois novos casos de Covid-19 e também mais uma pessoa recuperou da doença No concelho há agora nove casos ativos de infeção.

Desde o início da pandemia, Elvas registou 1.718 casos de infeção, dos quais 1.680 já recuperaram da doença. Vítimas da Covid-19, no concelho, morreram 29 pessoas.

Fábrica do Empreendedor promove workshop gratuito

A Fábrica do Empreendedor, no âmbito do ciclo formativo “Desmarca-te”, promove na próxima quarta-feira, dia 29, um workshop subordinado ao tema “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”.

A sessão vai decorrer entre as 18 e as 19.30 horas.

Este ciclo gratuito de workshops decorre via Zoom e tem como objetivo capacitar os participantes e promover o desenvolvimento das suas competências pessoais, no que respeita à construção do seu próprio futuro e na definição de um projeto profissional.

Portugal com mais um óbito e 230 casos Covid

Portugal regista esta segunda-feira, 27 de setembro, 230 novos casos de Covid-19 e mais um óbito, associados à doença.

A morte ocorreu no Norte e a maior parte dos 230 novos casos dividem-se por três regiões: 78 em Lisboa e Vale do Tejo, 54 no Norte, 38 no Alentejo e 35 no Algarve.

Nas últimas 24 horas, foram reportados, pela Direção-Geral da Saúde, 479 casos de recuperação. O número de casos ativos continua a baixar: menos 250 nas últimas 24 horas, totalizando 31.285.

Em todo o território nacional, há agora 420 doentes internados, mais cinco que ontem, encontrando-se 79 nos Cuidados Intensivos, menos quatro, nas últimas 24 horas.

Desde março do ano passado, em Portugal, foram registados 1.067.175 casos positivos, 17.955 mortes e 1.017.935 recuperações.

José Lérias Trindade demite-se do CHEGA! de Elvas

José Lérias Trindade (na foto) apresentou a sua demissão do cargo de presidente do Núcleo de Elvas do CHEGA!, após conhecidos os resultados das eleições autárquicas.

O candidato à Câmara Municipal de Elvas refere que tinha como objetivo “alcançar a vereação”. Como não conseguiu, “está na hora de sangue novo assumir os destinos do partido”.

José Lérias Trindade enaltece o trabalho da Rádio ELVAS que considera ter tido “um comportamento exemplar para com todos os candidatos” e felicita “os vencedores. Espero que Elvas tenha capacidade para captar investimento, jovens e famílias”.

Alentejo com mais 38 casos de Covid-19

O Alentejo regista esta segunda-feira, 27 de setembro, 38 novos casos de Covid-19. Por outro lado, nas últimas 24 horas, não foram registadas vítimas mortais associadas à doença, na região.

Desde o início da pandemia, no Alentejo, foram identificados 38.725 casos de infeção e registadas 1.022 mortes.

Escola Superior Agrária de Elvas com a maior oferta formativa de sempre

O novo ano letivo tem início esta segunda-feira, 27 de setembro, na Escola Superior Agrária de Elvas (ESAE), sendo que, em 25 anos de existência deste estabelecimento de ensino superior, esta é a vez em que se há uma maior oferta formativa, com quatro cursos técnicos superiores, três licenciaturas e dois mestrados, um deles novo, na área da Enfermagem Veterinária, relacionado com animais de companhia.

Hoje, de acordo com o diretor da Agrária, José Manuel Rato Nunes, começam as aulas para todos os alunos, à exceção dos de primeiro ano. “Não vamos começar os primeiros anos porque os resultados do concurso nacional de acesso, da primeira fase, só saíram no fim de semana, e nós precisamos de uns dias para fazer as matrículas e eles começarão uma semana depois”, explica.

Este ano, há um maior número de candidatos aos Mestrados lecionados nesta instituição de ensino. “Foi talvez o nosso melhor ano de sempre, porque nós normalmente abrimos o Mestrado que temos – o de Agricultura Sustentável – com dez, 12, 14 alunos, e neste momento temos 21 candidatos, sendo que só temos vinte clausus, pelo que irá ficar um aluno de fora, o que também é inédito, nunca tinha acontecido”, revela Rato Nunes.

A expectativa do diretor da ESAE é que todas as vagas disponíveis, nos diferentes cursos e ciclos de ensino, e à semelhança do que aconteceu nos últimos anos, possam voltar a ser totalmente preenchidas, podendo-se registar, ainda assim, uma subida do número de alunos que escolhem Elvas e a Agrária para estudar.

Das três Licenciaturas, Enfermagem Veterinária é aquela que acolhe maior número de alunos, sendo que, recorda Rato Nunes, Equinicultura, na Agrária de Elvas, continua a ser o único curso de ensino superior do país. Enfermagem Veterinária acolhe cerca de 55 alunos, Agronomia entre 30 a 35 e Equinicultura cerca de 15.

Relativamente aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), serão este ano lecionados os de Cuidados Veterinários, Desporto e Formação Equestre, Produção Agropecuária e Viticultura e Enologia: este último que, no último ano, não teve alunos suficientes para formar turma.

José Manuel Rato Nunes é o convidado de hoje do Magazine de Informação e Música, na Rádio Elvas. A entrevista sobre o arranque do novo ano letivo na Escola Superior Agrária de Elvas, para ouvir, depois do noticiário do meio-dia.

Movimento Cívico por Elvas vence Assembleia Municipal

Graça Luna Pais

O Movimento Cívico por Elvas obteve 3675 votos (35,63&%) para a Assembleia Municipal de Elvas, contando com oito eleitos.

O Partido Socialista alcançou 30,47 %, ao eleger sete eleitos, num total de 3143 votos.

A coligação PSD/CDS-PP obteve 1518 votos (14,72%), elegendo três eleitos, seguida do CHEGA com dois eleitos e 1137 votos (11,02%) e da CDU com um eleito (458 votos e 4,44%).

Os eleitos na Assembleia Municipal são, do Movimento Cívico por Elvas, Maria Graça Luna Pais, José Bagorro, José Manuel Candeias, Esmeralda Pinheiro Soças, Carlos Martins, João Janeiro, Alexandra Costa e António Matos. O Partido Socialista elegeu António Chocolate Contradanças, Francisco Espiguinha, Cláudia Ferreira, Carlos Pernas, António Falé Canoa, Vera Escoto e Maria Leonor Carvalho. Pelo PSD/CDS-PP foram eleitos José Rato Nunes, Joaquim Miguel Mendes e Maria José Poejo. O CHEGA elegeu Fernando Marçal Antunes e Maria da Conceição Rodrigues e a CDU elegeu Cátia Terrinca.

Fátima Pinto: “com todos vacinados, não faz sentido irem turmas inteiras para casa”

Mais de 500 alunos da Escola Secundária D. Sancho II, em Elvas, são hoje, dia 27 de setembro, durante a tarde, testados à Covid-19, depois do arranque do novo ano letivo se ter dado há mais de uma semana.

Ao todo, revela a diretora do Agrupamento de Escolas n.º3 de Elvas, Fátima Pinto, serão testados 558 alunos do secundário, bem como os estudantes do 9º ano dos Cursos de Educação e Formação (CEF).

Estas testagens, apesar de decorrerem já depois das aulas terem começado, segundo Fátima Pinto, vêm apenas “confirmar se há algum foco” de infeção. Os confinamentos, diz ainda a diretora, deveriam deixar de ser uma realidade, não fazendo sentido que turmas inteiras sejam mandadas para casa, quando se registam casos positivos assintomáticos.

“Tanto faz ser agora (a testagem), como ser daqui a um mês. Daqui a um mês ou dois até deveríamos fazer outra vez. Eu até acho que já deveria existir uma certa coragem, do Sistema Nacional de Saúde, para que não haja confinamento, que o confinamento seja só da pessoa que está contaminada. Já estamos todos vacinados e não faz sentido irem turmas inteiras para casa, para o ensino à distância, quando, realmente, não há sintomas”, explica a diretora.

Fátima Pinto garante que o ensino à distância não é viável: “não dá os mesmos resultados,  os alunos do 12º ano já são vítimas de dois anos de confinamento, a aprendizagem ficou aquém daquilo que se espera e temos que começar a perceber que é um vírus com o qual nós vamos viver”.

Professores e funcionários da secundária elvense foram testados à Covid-19 já no passado dia 17. Desta testagem, segundo Fátima Pinto, não resultou qualquer caso positivo de infeção.

A nível nacional, os alunos do ensino secundário terão todos de ser testados até dia 1 de outubro. A testagem do terceiro ciclo decorre entre os dias 4 e 15 do próximo mês.

Aconteceu democracia

A grande vencedora da noite eleitoral foi a Democracia. Muitas foram as surpresas pelo País fora. Em Elvas, Rondão Almeida fez história com a eleição para presidente através de um Movimento Civico e deixa Nuno Mocinha sem a cadeira de presidente. Voltamos a ter minoria num elenco, o que já não acontecia desde a eleição de 1982, com Aníbal Franco pela APU (hoje CDU). Embora Rondão possa captar algum dos quatro eleitos, passando a ter maioria…
Ontem, hoje e amanhã haverá muitas teorias sobre a derrota de Mocinha e os segredos da vitória de Rondão, certo é que nunca há só uma razão para mudar e  que os elvenses escolheram a mudança. Também parece certo que o presidente derrotado não tomará posse como vereador. Veremos se assim será.
Paula Calado foi eleita vereadora e o CHEGA teve mil votos que não chegaram para um eleito.

A agenda para quatro anos é variada, desde logo o combate à desertificação do concelho; aumento da zona industrial e novas zonas  indústrias de menor dimensão nas freguesias; recuperação da habitação degradada e atração de jovens para o centro histórico; reorganização dos serviços municipais; manutenção e aumento de valência do Hospital de Elvas; incentivar o Turismo e promover Elvas Património da Humanidade…

Muito havia para dizer, mas sem dúvida que o sistema que adoptamos venceu as eleições: foi a vitória da democracia, quem manda são os eleitores que votam e nada está garantido na vida.

Parabéns aos vencedores e honra aos vencidos, viva Elvas!

Um elogio mais do que merecido aos grandes profissionais da Rádio ELVAS, grande trabalho, muuuuuito obrigado.

António Ferreira Góis

Diretor da Rádio ELVAS

Fermelinda Carvalho (PSD/CDS) vence em Portalegre

Fermelinda Carvalho (na foto) foi eleita, pela coligação PSD/CDS-PP, presidente da Câmara Municipal de Portalegre. A ex-autarca de Arronches conseguiu vencer com 4993 votos (39,38%), ficando com tres eleitos, contra dois eleitos pelo PS e dois pelo CLIP.

O Partido Socialista obteve 3297 votos (25,35%); o CLIP 3267 (25,12%); a CDU 853 votos (6,56%); o CHEGA 253 votos (1,95%) e o Bloco de Esquerda 53 votos (0,41%).

Carlos Pinto de Sá (CDU) reeleito presidente da Câmara de Évora

Carlos Pinto de Sá foi reeleito pela CDU presidente da Câmara Municipal de Évora com 3214 votos (37,85%).

O Partido Socialista obteve 6140 dos votos (26,27%), seguido da coligação PPD-PSD/CDS-PP/MPT/PPM com 4458 votos (19,07), Partido Nós, Cidadãos! (NC) e o Partido Reagir Incluir Reciclar (RIR) com 2972 votos (12,71%), CHEGA com 1591 votos (6,81%) e Bloco de Esquerda com 888 votos (3,80%).