I-Portunus Houses no “Espaço Europa”

O programa i-Portunus Houses, promovido pelo Europa Criativa, tem aberta, até dia 3 de outubro, uma segunda ronda de candidaturas, para apoio à mobilidade artística.

O objetivo deste programa, segundo explica Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo, na edição desta semana do “Espaço Europa”, passa por promover residências artísticas, com artistas, não só da União Europeia, mas como de outros países.

Pela primeira vez, o i-Portunus Houses oferece a oportunidade de anfitriões ou organizações de acolhimento se candidatarem com uma seleção de até cinco artistas ou profissionais culturais com quem pretendem trabalhar.

O financiamento irá para os artistas individuais e profissionais culturais, mas através de um anfitriã ou organização de acolhimento. Esta nova ação permitirá aos anfitriões, que podem não ter meios para atrair profissionais internacionais, fazer parte do esquema de mobilidade. Tendo em conta os desafios da Covid-19, a mobilidade mista (virtual e física) também é uma possibilidade.

O apoio à mobilidade da i-Portunus Houses destina-se a ajudar os anfitriões a cobrir as despesas de mobilidade dos membros da sua equipa, com transporte, alojamento, subsistência para as mobilidades físicas, custos de produção, software e taxas de facilitação para a participação virtual.

Mais detalhes sobre o programa e as candidaturas em europedirect.ipportalegre.pt.