“O Elvas” venceu em Montemor 1-0

“O Elvas” Clube Alentejano de Desportos (CAD) venceu por 1-0 o jogo de preparação com o Grupo União Sport (GUS) realizado na noite desta quinta-feira, dia 12, no Estádio 1º de Maio, em Montemor-o-Novo.

O golo dos raianos foi obtido por Matheus, numa partida em os elvenses se mostraram superiores durante muito minutos do encontro.

As duas equipas, que vão disputar o Campeonato de Portugal, reencontram-se depois de terem empatado 2-2, no passado sábado, em Elvas.

Vindima Mayor de portas abertas de 14 de agosto a 18 de setembro

Um verdadeiro marco, da cultura portuguesa, as vindimas são um momento de autêntica celebração. As uvas estão prontas para serem colhidas e a Adega Mayor abre as suas portas à Vindima Mayor para que todos possam experienciar momentos inesquecíveis.

Através de um Programa especial com três atividades distintas, são partilhados os segredos da colheita e vinificação que originam os vinhos Mayores, oportunidade única para conhecer o processo na sua íntegra, da uva até ao copo.

De 14 de agosto a 18 de setembro, num programa de enoturismo em família ou entre amigos, que acontece sob marcação prévia e tem número limitado de 12 participantes por grupo, a Adega Mayor convida a abrir os sentidos e descobrir os sabores e aromas dos vinhos através de 3 Programas distintos: a Vindima Mayor, a Vindima Mayor com Piquenique e a Vindima Mayor da Vinha ao Copo. Par mais informações pode consultar o web site da Adega Mayor aqui.

Pode fazer a reserva dos programas da Adega Mayor através do e-mail enoturismo@adegamayor.pt.

Sub-15 de “O Elvas” começam campeonato em casa com Torreense

A equipa de sub-15 (Iniciados) de “O Elvas” CAD começa o campeonato nacional de futebol, na Série E, recebendo o Torreense.

O sorteio da prova foi feito na sede de Federação Portuguesa de Futebol, na Cidade do Futebol, no concelho de Oeiras, nesta quinta-feira dia 12.

O calendário dos azuis-e-ouro é o seguinte: jornada 1 Torreense (casa), jornada 2 Benfica (fora), jornada 3 Real (casa), jornada 4 Sacavenense (fora), jornada 5 Belenenses (casa), jornada 6 Sporting (fora), jornada 7 Oeiras (fora), jornada 8 Alverca (casa), jornada 9 Estoril (fora), jornada 10 Borbense (casa) e jornada 11 Loures (fora).

JS entrega manifesto autárquico jovem ao Partido Socialista de Elvas

A caminho das eleições autárquicas de 26 de setembro e de forma a assinalar também o dia internacional da Juventude, o secretariado da Juventude Socialista de Elvas entregou e apresentou o seu Manifesto Autárquico Jovem ao Partido Socialista, representado pelo presidente de concelhia, Cláudio Monteiro.

O manifesto construído pelos jovens socialistas constitui “uma linha de reivindicações para o concelho de Elvas, e tem como finalidade contribuir para o desenvolvimento de uma estratégia para a juventude durante os próximos quatro anos de mandato autárquico”.

A redação do documento partiu de várias sessões de discussão interna, recebendo contributos de jovens de diversas áreas de formação e experiência laboral.

Com os jovens no epicentro do manifesto, foram criadas 24 propostas dirigidas “à criação de mais e melhores condições para a fixação de casais, melhor emprego e habitação, mais formação e cultura, melhor saúde e sustentabilidade ambiental. Com enfâse em campos como a igualdade de género e saúde mental, procurou-se responder às urgências dos elvenses, de uma forma pertinente e descomplicada”.

A Juventude Socialista acredita que “o documento preparado deverá facultar ao PS uma visão detalhada não só dos interesses dos jovens, mas também das suas preocupações e ambições. No fundo, uma visão do futuro que os jovens querem para Elvas”.

Nas palavras do presidente de concelhia, Bruno Mocinha, em comunicado, “nos últimos anos a JS tem vindo a melhorar a sua auscultação aos jovens, através da recolha direta de ideias, e tem vindo também a desenvolver propositura política de forma a transformar muitas daquelas que são as vontades dos jovens numa realidade. Isto aconteceu com projetos como o Arte Elvas, Orçamento Participativo, plataforma Emprega-te e Voluntaria-te, tudo iniciativas que já existem no nosso concelho, e que tiveram por base o documento que entregámos em 2020. Este ano, já sobre o véu das eleições autárquicas, criámos um manifesto que expande sobre o documento anterior, que fortalece ideias e projetos já existentes, e que traz também novas e diferentes soluções para os desafios sentidos no nosso concelho”.

Marta Inácio, vice-presidente de concelhia, acrescenta “acreditamos que os jovens devem ter um papel ativo na construção dos planos autárquicos. Só assim, se consegue criar planos inclusivos, com ideias novas e que trabalham para construir um futuro adaptado a todas as gerações. Enquanto JS fazemos desta premissa a nossa missão: ser ativos, participativos e continuar a desafiar continuamente, as ideias já estabelecidas. O presente tem que ser construído com e para os jovens”.

Já Laura Largueiras, militante da JS afirma que “urge a necessidade, enquanto JS, de contribuirmos com conceções e soluções para áreas fundamentais que visem não só a fixação como a dinamização dos jovens no concelho de Elvas. Este manifesto autárquico é o reflexo do conhecimento da realidade, das necessidades e das preocupações, é uma forma proactiva de darmos voz aos jovens, ao que somos e ao que desejamos”.

Estremadura espanhola com mais 401 casos Covid e duas mortes

A Estremadura espanhola regista esta quinta-feira, dia 12 de agosto, 401 novos casos de Covid-19 e, mais duas vítimas mortais, associada à doença.

Destes casos, 55 foram registados na Área de Saúde de Badajoz.

Desde o início da pandemia, na região, morreram, vítimas do novo coronavírus, 1794 pessoas.

Foram dados como recuperados da Covid-19, nas últimas 24 horas, 446 doentes, num total de 86.331 altas.

Nos hospitais da região, encontram-se agora internadas 110 pessoas, 17 em Unidades de Cuidados Intensivos.

Elvas tem mais um caso de Covid-19

O concelho de Elvas regista esta quinta-feira, 12 de agosto, um novo caso de Covid-19, pelo que há agora 25 casos ativos.

Desde o início da pandemia, Elvas registou 1621 casos de infeção, dos quais 1567 já recuperaram da doença. Da doença, no concelho, já morreram 29 pessoas.

Mais 11 mortes e 2.708 casos Covid em Portugal

Portugal regista esta quinta-feira, 12 de agosto, mais 2.708 casos de Covid-19 e 11 óbitos associados à doença. Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 2.209 casos de recuperação.

Em todo o território nacional, há 754 doentes internados, menos 31 do que ontem, 169 em unidades de cuidados intensivos (menos 12).

Desde o início da pandemia, morreram 17.525 pessoas com Covid-19 em território nacional e foram identificados 995.949 casos de infeção. Ao todo há 934.017 doentes recuperados da doença em Portugal.

Camião espalha brita e obriga a limpeza da via em Elvas (c/fotos e vídeo)

Um camião espalhou esta manhã de quinta-feira, dia 12, para a via pública, parte da carga de tout-venant, isto é, areia com pedra, que serve para fazer o enchimento antes das estradas serem alcatroadas.

A situação teve início “junto ao Aqueduto da Amoreira, em Elvas, sendo que se verificou que em toda a Avenida de Badajoz, rotunda do bombeiro, e estrada em direção a Olivença, havia uma quantidade deste material na via pública”, como revela o comandante dos Bombeiros Voluntários de Elvas, Tiago Bugio.

Perante esta situação que foi reportada às 11.20 horas, “os trabalhos de remoção tiveram início junto ao Hotel D. Luís até à estrada em direção a Olivença, por parte dos bombeiros, com o apoio da Câmara de Elvas e da Junta de Freguesia de Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso”.

“A PSP identificou o camião e a empresa e irá proceder legalmente perante esta situação”, que deixou o trânsito condicionado, durante algum tempo, devido aos trabalhos de remoção do material transportado pelo camião.

O comandante revela que “foi um trabalho árduo por parte dos bombeiros e serviços municipais, não só pelo calor que se fazia sentir, mas também pela grande quantidade” de tout-venant libertado pela via pública.

Para o local foram mobilizados 14 operacionais dos Bombeiros de Elvas apoiados por quatro veículos, uma carrinha da junta de freguesia, e duas da Câmara municipal.

Hospitais da Estremadura adequam-se ao aumento dos internamentos

A quinta vaga de Covid-19 está a obrigar os hospitais da Estremadura espanhola a transformar as suas unidades para receberem doentes infetados.

O Hospital Universitário de Badajoz e o Hospital San Pedro de Alcântara, de Cáceres, estão já a habilitar algumas alas para receber estes doentes.

Ao dia de ontem, quarta-feira, dia 11, nos hospitais da região, encontram-se internados 103 doentes, 16 em Unidades de Cuidados Intensivos.

Regras para viagens com animais na UE no “Espaço Europa”

São algumas as regras que devem ser respeitadas na hora de viajar para um outro país da União Europeia (EU) com um animal de estimação, como um cão, gato ou furão.

Apesar de fáceis, revela Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo, na edição desta semana do programa “Espaço Europa”, estas regras dizem respeito, entre outros, ao facto do animal ter chip e recebido a vacina contra a raiva.

No caso de países como Finlândia, Irlanda, Malta, Noruega e Irlanda do Norte é exigido que o animal tenha recebido tratamento contra a ténia Echinococcus multilocularis.

O animal tem ainda de ter um passaporte europeu de animais de companhia válido, quando viaja de um país da UE ou da Irlanda do Norte para outro país da UE ou para a Irlanda do Norte, ou um certificado sanitário da UE, quando viaja de um país terceiro.

Todas as regras para conhecer aqui.

Candidatura da CDU aos órgãos autárquicos de Elvas apresentada no domingo

A CDU (Coligação Democrática Unitária) apresenta publicamente a sua candidatura aos órgãos autárquicos do concelho de Elvas, no próximo domingo, dia 15 de agosto, pelas 17.30 horas, na praça 25 de Abril.

De recordar que José Brinquete é o candidato à Câmara Municipal de Elvas, enquanto Cátia Terrinca é a cabeça de lista à Assembleia Municipal de Elvas.

Elvas: trânsito condicionado na Avenida de Badajoz

O trânsito automóvel encontra-se condicionado na rotunda do Aqueduto da Amoreira, na Avenida de Badajoz, em Elvas, depois de, esta manhã, um camião ter largado, para a via, parte da carga de tout-venant, isto é, areia com pedra, que serve para fazer o enchimento antes das estradas serem alcatroadas.

No local, encontram-se alguns elementos dos Bombeiros Voluntários de Elvas, para proceder à limpeza da via.

Campo Maior sem novos casos Covid esta quinta-feira

Campo Maior não regista esta quinta-feira, 12 de agosto, novos casos de Covid-19, nem altas, pelo que se mantém com quatro casos de infeção ativos.

Desde o início da pandemia, no concelho, foram registados 678 casos positivos de Covid-19, dos quais 663 já recuperaram da doença. Vítimas de Covid-19, em Campo Maior, morreram 11 pessoas.

Mega dos Cachorros no Retoma da Economia

O espaço de restauração Mega dos Cachorros está localizado na Fonte nova, em Elvas, e dedica-se à confeção de cachorros, bifanas e kebab.

Apesar de se dedicar sobretudo à atividade de feira, Nelson Alves (na foto), o seu proprietário, viu-se obrigado a adaptar o espaço do Mega dos Cachorros com todas as normas da DGS o que implicou uma redução do espaço “em mais de 50 por cento, para manter os dois metros de distância entre mesas, temos apenas quatro pessoas por mesa e instalámos todos os equipamentos de desinfeção”.

O Mega dos Cachorros funciona de quarta-feira a segunda-feira, das 12 às 22 horas, encerrando para descanso do pessoal à terça-feira e está em destaque no programa Retoma da Economia de hoje.

O programa Retoma da Economia conta com o apoio da Câmara Municipal de Elvas.

Incêndio em armazém na zona industrial de Évora investigado pela PJ

A Polícia Judiciária vai investigar o incêndio que deflagrou ontem, 11 de agosto, no armazém de uma empresa que vende material para piscinas, na zona industrial de Évora.

As chamas foram combatidas por cerca de quatro dezenas de elementos dos bombeiros, durante aproximadamente quatro horas, sendo que o material plástico para piscinas era altamente inflamável.

O alerta para a ocorrência foi dado por volta das 13.30 horas, de acordo com o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Évora, altura em no armazém não se encontrava qualquer funcionário, uma vez que a empresa estava fechada.

O incêndio foi dominado por volta das 17 horas, com cerca de 42 operacionais no local, apoiados 22 viaturas de combate a incêndios.