JS entrega manifesto autárquico jovem ao Partido Socialista de Elvas

A caminho das eleições autárquicas de 26 de setembro e de forma a assinalar também o dia internacional da Juventude, o secretariado da Juventude Socialista de Elvas entregou e apresentou o seu Manifesto Autárquico Jovem ao Partido Socialista, representado pelo presidente de concelhia, Cláudio Monteiro.

O manifesto construído pelos jovens socialistas constitui “uma linha de reivindicações para o concelho de Elvas, e tem como finalidade contribuir para o desenvolvimento de uma estratégia para a juventude durante os próximos quatro anos de mandato autárquico”.

A redação do documento partiu de várias sessões de discussão interna, recebendo contributos de jovens de diversas áreas de formação e experiência laboral.

Com os jovens no epicentro do manifesto, foram criadas 24 propostas dirigidas “à criação de mais e melhores condições para a fixação de casais, melhor emprego e habitação, mais formação e cultura, melhor saúde e sustentabilidade ambiental. Com enfâse em campos como a igualdade de género e saúde mental, procurou-se responder às urgências dos elvenses, de uma forma pertinente e descomplicada”.

A Juventude Socialista acredita que “o documento preparado deverá facultar ao PS uma visão detalhada não só dos interesses dos jovens, mas também das suas preocupações e ambições. No fundo, uma visão do futuro que os jovens querem para Elvas”.

Nas palavras do presidente de concelhia, Bruno Mocinha, em comunicado, “nos últimos anos a JS tem vindo a melhorar a sua auscultação aos jovens, através da recolha direta de ideias, e tem vindo também a desenvolver propositura política de forma a transformar muitas daquelas que são as vontades dos jovens numa realidade. Isto aconteceu com projetos como o Arte Elvas, Orçamento Participativo, plataforma Emprega-te e Voluntaria-te, tudo iniciativas que já existem no nosso concelho, e que tiveram por base o documento que entregámos em 2020. Este ano, já sobre o véu das eleições autárquicas, criámos um manifesto que expande sobre o documento anterior, que fortalece ideias e projetos já existentes, e que traz também novas e diferentes soluções para os desafios sentidos no nosso concelho”.

Marta Inácio, vice-presidente de concelhia, acrescenta “acreditamos que os jovens devem ter um papel ativo na construção dos planos autárquicos. Só assim, se consegue criar planos inclusivos, com ideias novas e que trabalham para construir um futuro adaptado a todas as gerações. Enquanto JS fazemos desta premissa a nossa missão: ser ativos, participativos e continuar a desafiar continuamente, as ideias já estabelecidas. O presente tem que ser construído com e para os jovens”.

Já Laura Largueiras, militante da JS afirma que “urge a necessidade, enquanto JS, de contribuirmos com conceções e soluções para áreas fundamentais que visem não só a fixação como a dinamização dos jovens no concelho de Elvas. Este manifesto autárquico é o reflexo do conhecimento da realidade, das necessidades e das preocupações, é uma forma proactiva de darmos voz aos jovens, ao que somos e ao que desejamos”.