CDU: Carlos Pinto de Sá quer continuar trabalho de recuperação da Câmara de Évora

Carlos Pinto de Sá recandidata-se à presidência da Câmara Municipal de Évora, nas autárquicas de setembro, pela CDU.

Esta candidatura, que Carlos Pinto de Sá garante não ser sua, mas de uma equipa, “com várias cabeças a pensar”, tem por objetivo continuar “o trabalho de recuperação do município”, assegurando que quando assumiu a presidência da autarquia, a mesma encontrava-se “em falência técnica”. Na altura, adianta, o município tinha 95 milhões de dívida, prazos de pagamento a fornecedores de 867 dias e um défice orçamental de 18 milhões de euros”.

A Câmara de Évora, garante, “não tinha dinheiro para nada”, pelo que a prioridade da sua equipa de trabalho foi “recuperar” a autarquia, para que, depois disso, se pudesse desenvolver atividades, fazer investimentos e apoiar a economia local.

Carlos Pinto de Sá assegura que pretende continuar a apostar em políticas que possam afirmar Évora “como uma cidade de referência e de motor de desenvolvimento do Alentejo”, sendo que a dívida deixado pelo anterior executivo foi reduzida, as contas estão agora equilibradas e conseguiu-se alcançar a credibilidade junto das empresas locais. “Reduzimos a dívida em 37 por cento, passamos o prazo médio de pagamento para 77 dias. Neste momento, as contas da Câmara estão equilibradas e saudáveis e pagámos um milhão de euros que a Câmara PS devia às freguesias”, adianta, assegurando que o Município de Évora voltou a ganhar prestígio.

O autarca revela ainda que, perante as medidas do Poder Central, há necessidade de exigir políticas de desenvolvimento regional e que sejam destinados recursos ao Alentejo e a Évora que permitam esse seu desenvolvimento. Refere também que pretende continuar o trabalho de atrair investimento e empresas para o concelho, com criação de postos de trabalho, não deixando de lado áreas como o ambiente, a educação, cultura, património, na quais, neste último mandato, garante, foi dado um salto qualitativo muito grande.

Carlos Pinto de Sá foi presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, da GESAMB e do Conselho Fiscal da Associação Nacional de Municípios e foi membro do Conselho Nacional da Reserva Ecológica Nacional. É membro do Comité das Regiões da União Europeia e é presidente da Câmara Municipal de Évora.

João Oliveira, presidente do Grupo Parlamentar do PCP, é o mandatário da candidatura da CDU ao Município de Évora.