Quais são os softwares de desenho mais utilizados no mercado?

No setor da construção, a elaboração de um desenho profissional para projetos de clientes é um dos principais elementos produzidos. Os projetos podem ter variadas temáticas, sendo importante estar familiarizado com as várias nuances de desenho ligadas a cada temática em particular.

Neste caso, projetar em termos digitais é o melhor que se faz hoje em dia, uma vez que com desenho digital é possível fazer projetos 3D muito mais rapidamente, e tirar também medidas e proporções de uma forma mais rápida e detalhada. Ainda assim, existe lugar para todos os tipos de software, no entanto existem uns que são mais utilizados do que outros.

Neste caso, importa salientar quais é que são os softwares mais utilizados na indústria, e falar um pouco sobre como eles funcionam.

AutoCAD

O AutoCAD é um software que permite ser utilizado de uma forma muito simples e intuitiva, procurando componentes para qualquer projeto de uma forma fácil. Existe um catálogo bastante grande de opções disponíveis, colocando por isso os componentes de qualquer projeto na palma das suas mãos.

Este software é muito fácil de adaptar às suas necessidades, uma vez que podemos colocar detalhes como por exemplo atalhos específicos para coisas que usamos diariamente, e também selecionar partes para comparar.

Revit

Da mesma empresa do AutoCAD chega-nos o Revit. Este software é essencial para engenheiros e arquitetos, uma vez que funciona mais para a indústria da construção.

Com a utilização deste software é possível fazer vários projetos de engenharia de uma forma fácil, fazendo com que o trabalho flua mais rapidamente e seja mais eficiente.

O Revit pode ainda ser integrado com outros tipos de software, sendo um software colaborativo, onde várias pessoas podem colaborar e adicionar informação ao mesmo ficheiro.

Photoshop

O Photoshop já pertence a uma empresa diferente, e funciona na base do design gráfico e não tanto para modelos de arquitetura. Depois de ser feita uma planta, pode ser necessário dar retoques gráficos a uma planta para que o cliente fique perfeitamente e profundamente apaixonado! E é por isso que o Photoshop pode ser útil, uma vez que é possível criar e editar imagens de qualquer tipo e formato, fazendo por isso deste software um canivete suíço de imagens digitais.

Agora que já conhece os três softwares mais utilizados, certamente que vai gostar de experimentar e adquirir cada um deles, para que a sua empresa funciona de uma forma muito mais rápida.