Edifício da Biblioteca de Estremoz já está requalificado

A reabilitação do edifício conhecido como “Edifício Luís Campos”, cujo destino será a instalação da nova Biblioteca Municipal de Estremoz, está concluída e já foi inaugurada.

As intervenções passaram pela recuperação de toda a estrutura e fachada do edifício, dotá-lo de condições de acessibilidade a mobilidade reduzida, adaptando-o a receber o equipamento de uso público necessário à operação. Esta intervenção teve um valor total, incluindo a aquisição do imóvel, de 2,4 milhões de euros, financiado à taxa de 85% pelo Alentejo 2020 – FEDER.

“Mais um edifício de referência para a cidade reabilitado, que estava em ruínas e, em breve, estará adaptado a um novo espaço que permitirá o acesso a todos, ao vasto espólio existente, enriquecendo o património de Estremoz”, refere o município.

Estremadura regista 261 novos casos e 123 recuperados

A Estremadura espanhola notificou esta segunda-feira, dia 19, 261 novos casos de Covid-19 não havendo mortes a lamentar. De ontem para hoje, 123 pessoas foram dadas como recuperadas.

Nos hospitais estremenhos estão internados 56 doentes, cinco em Unidades de Cuidados Intensivos.

Por áreas de saúde: Badajoz, 89; Mérida, 55; Cáceres, 35; Don Benito, 30; Llerena – Zafra, 26; Plasencia, 17; Navalmoral de la Mata, 6 e Coria, 3.

PSP deteve nove pessoas numa semana

No período compreendido entre 12 e 18 de julho de 2021, o Comando Distrital de Portalegre da PSP realizou 13 operações de fiscalização rodoviária, das quais resultou o controlo de 446 veículos e 31 autos de notícia por contraordenação levantados, sendo 16 por falta de inspeção periódica obrigatória de veículo automóvel, uma por utilização de telemóvel durante a condução, duas por falta de cinto de segurança, cinco por falta de cedência de passagem, uma por ultrapassagem de sinalização vermelha do semáforo, uma por transporte irregular de crianças e cinco por condução de veículo automóvel sob o efeito do álcool).

Foram ainda realizadas seis ações de fiscalização das medidas de prevenção a adotar por forma a prevenir a ocorrência de incêndios rurais; duas de visibilidade em zonas de maior aglomeração de pessoas e nos locais de maior acumulação de tráfego e sinistralidade rodoviária; três de fiscalização no âmbito da pandemia Covid-19, com especial incidência na verificação da utilização de máscara.

No mesmo período foram detidos nove homens com idades compreendidas entre os 17 e os 72 anos, sendo um por posse de arma proibida; um por crime de incêndio (fogo posto); quatro por condução de veículo automóvel com excesso de álcool (TAS entre 1,35g/l e 1,74 g/l) e três em cumprimento de mandados de detenção, emitidos pela Autoridade Judiciária competente.

Registaram-se três acidentes de viação, dos quais resultaram apenas danos materiais nas viaturas intervenientes.

Elvas tem mais um caso de Covid e 13 recuperados

O concelho de Elvas regista hoje, segunda-feira, dia 19, mais um caso de Covid-19 e a recuperação de 13 pessoas.

Elvas tem ativos 66 casos de infeção, num total de 1557 já registados desde o início da pandemia. No concelho, 1463 pessoas já recuperaram e 28 morreram.

 

Alentejo tem mais 61 infetados Covid

A região Alentejo regista, esta segunda-feira, dia 19, mais 61 casos de Covid-19, não havendo mortes a lamentar.

Desde o início da pandemia, a região conta com 32 464 infetados e 976 mortes, de acordo com o boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nos últimos oito dias, no Alentejo, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 38 casos na segunda-feira 12 de julho; 50 casos na terça 13 de julho; 102 casos na quarta-feira 14 de julho; 97 casos na quinta 15 de julho; 105 casos na sexta-feira 16 de julho; 104 casos no sábado 17 de julho; 117 casos no domingo 18 de julho; e 61 casos na segunda-feira 19 de julho.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Portugal registou 1855 casos de Covid e oito mortes

Portugal registou, nas últimas 24 horas, 1855 novos casos de infeção, oito mortes e 1382 recuperados de Covid-19.

Os oito óbitos foram registados cinco em Lisboa e Vale do Tejo (LVT), duas no Algarve e um no Norte. Dos 1855 novos casos desde ontem, a maior parte reparte-se 755 (41%) no Norte, 624 (34%) em LVT e 231 (12%) no Algarve.

Esta segunda-feira, dia 19 de julho, houve outro agravamento nos hospitais: 851 (mais 46 do que ontem) doentes estão internados, dos quais 151 (mais cinco) em unidades de cuidados intensivos. O número de casos ativos voltou a aumentar: hoje são 52.236, mais 465 de domingo para segunda-feira.

Desde o início da pandemia, Portugal já registou 17.512 mortes, 932.540 casos de infeção e 863.089 doentes recuperados, de acordo com os números divulgados hoje no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nos últimos oito dias, em Portugal, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 1782 casos na segunda-feira 12 de julho; 2650 casos na terça 13 de julho; 4153 casos na quarta-feira 14 de julho; 3641 casos na quinta 15 de julho; 3547 casos na sexta-feira 16 de julho; 3677 casos no sábado 17 de julho; 3261 casos no domingo 18 de julho; e 1855 casos na segunda-feira 19 de julho.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Espanha alcança 25 milhões de vacinados contra a Covid

Esta semana, Espanha chega aos 25 milhões de vacinados, cumprindo-se assim a previsão do governo espanhol de alcançar a referida contagem de cidadãos com a vacinação completa. Através destes dados, entende-se que mais de 53% da população já se encontra protegida contra o coronavírus e as suas variantes.

De acordo com os últimos dados de saúde, referentes a quinta-feira e enquanto não se sabe os dados do fim-de-semana, estes indicam que 23.372.796 de cidadãos correspondente a 49,3% da população já tem a vacinação completa. Deste modo, Espanha está a mais de 1,6 milhões de cidadãos de alcançar a previsão do executivo.

Nas últimas semanas, de segunda a quinta, concluiu-se que quanto mais se vacina, a média diária de novos imunizados tem-se registado nos 400 mil por dia, já nos fins-de-semana o ritmo de inoculações desce.

Assim, o próximo objetivo, previsto para esta semana, será chegar aos 25 milhões de imunizados e, depois, no final de agosto, pretende-se alcançar os 33 milhões com a vacinação completa, 70% da população.

Campo Maior regista um recuperado de Covid-19

De acordo com as Autoridades de Saúde, nas últimas 24 horas, uma pessoa recuperou de Covid-19 no concelho de Campo Maior, pelo que desce para dois o número de casos ativos.

Campo Maior já registou 658 casos de infeção, sendo que 645 já recuperaram e 11 pessoas perderam a vida.

Bricomarché de Elvas no Retoma da Economia

Os últimos dias, na loja Bricomarché de Elvas, têm sido marcados por altos e baixos. “Há dias que correm melhor e dias que correm pior. Tivemos que encerrar a loja, de repente, para depois, pouco a pouco, ir reabrindo. Em Março do ano passado tivemos quebras de negócio na ordem dos 60 por cento para depois se verificar o inverso e não termos mãos a medir com tanto trabalho”, referiu-nos, na edição de hoje do programa Retoma da Economia, Susana Lourenço (na foto), gerente da loja Bricomarché de Elvas.

“No primeiro confinamento, em que se podia sair de casa para ir às compras, as pessoas fizeram tudo o que havia para fazer em casa, desde remodelações de cozinha, casa de banho ou pinturas. No segundo confinamento, quando o Governo limitou a venda de determinados produtos, a situação ficou mais complicada”, garantiu.

Atualmente, a loja Bricomarché de Elvas funciona das 9 às 19.30 horas, de segunda a sexta-feira e das 9 às 19 horas, ao sábado e domingo. O programa “Retoma da Economia” conta com o apoio da Câmara Municipal de Elvas.

Santa Casa de Campo Maior requalifica o lar

A Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior, para além da obra de ampliação e requalificação da ERPI (Estrutura Residencial de Pessoas Idosas) da instituição, vê agora fundos aprovados para a requalificação integral do lar.

Luís Machado, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior, afirma que a falta de verbas fez com não conseguissem, inicialmente, concorrer o projeto total a fundos, “um projeto que rondava o milhão e oitocentos mil euros, e por falta de verbas nos fundos destinados a esta área, tivemos que encurtar, em muito, esse projeto que ficou avaliado no montante de 800 mil euros”.

“Felizmente”, revela o provedor, “antes do fecho do quadro comunitário fomos avisados pela CCDR que haviam verbas que não foram gastas em projetos e disseram-nos que podiam fazer a obra total que tínhamos prevista e para fazermos uma segunda candidatura”.

Nesta segunda candidatura, “lançámos o concurso público e já houve vencedor, está na fase final de aprovação na CCDR e na próxima semana será assinado o contrato com o empreiteiro que ganhou a obra”.

Esta aprovação permite assim, adianta Luís Machado, ”fazer a remodelação total do lar, que tem quase 40 anos, e modernizá-lo e torná-lo mais confortável, para receber e dar o maior conforto possível aos nossos utentes”.

Quanto à obra de requalificação e ampliação da ERPI da instituição, Luís Machado adianta que decorre “a bom ritmo”, apesar de ser feita uma “grande ginástica para conseguir conciliar os utentes com as obras, uma vez que há sempre invasão dos espaços”. Quanto aos utentes de Centro de Dia continuam no edifício das piscinas municipais, onde garante Luís Machado, “estão contentíssimos”, naquele local.

Vitória Branco e as refeições escolares nas férias: “não tenham vergonha de pedir”

Neste período de férias letivas, a Câmara Municipal de Elvas dá continuidade à atribuição de refeições escolares, aos alunos beneficiários da ação social escolar, em regime de take-away.

“Atenta aos problemas que as famílias estão a viver”, segundo a vereadora Vitória Branco, a autarquia sente ser importante, por esta altura, que se possa dar “uma refeição condigna às crianças” do concelho, à semelhança do que já aconteceu na interrupção letiva da Páscoa.

“Sabemos que é extremamente difícil manter um nível de vida mais ou menos razoável nesta altura e daí a nossa preocupação e fazer-se estas inscrições, que ainda estão abertas”, adianta a vereadora. Assim, “a qualquer momento”, as famílias, que necessitem deste apoio, podem solicitá-lo. As inscrições podem ser feitas de diversas formas: na Câmara Municipal, nas escolas ou através da plataforma Siga.

Nas freguesias, adianta Vitória Branco, as refeições são entregues nos refeitórios das escolas, enquanto, na cidade, “são feitas no Centro Comunitário de Santa Luzia”.

Vitória Branco apela ainda às famílias para que, quem se inscreve, não deixe por levantar as refeições. “No primeiro dia, de 104 refeições, tivemos 16 que ninguém foi levantar. É um bocadinho desumano, as pessoas inscreverem-se, terem necessidade e depois não irem buscar as refeições”, lamenta.

Por outro lado, a vereadora apela também para que, em caso de necessidade, as famílias não sintam vergonha em pedir e receber esta ajuda. “Não tenham vergonha. Hoje por uns, amanhã por outros. Todos passamos por problemas, portanto, inscrevam-se e tenham acesso às refeições para os vossos filhos”, remata.

A medida abrange as crianças desde o ensino pré-escolar até aos alunos do Ensino Secundário. Este é um apoio que se vai manter até final das férias escolares, sendo depois, a partir do início do próximo ano letivo, as refeições servidas presencialmente nas escolas.

Incêndio de Vila Viçosa em fase de vigilância (c/vídeo)

As chamas que deflagraram ontem, em terreno agrícola, entre Borba e Vila Viçosa já estão em fase de vigilância.

No combate ao incêndio, que deflagrou cerca das 22.24 horas, estiveram diversas corporações dos distritos de Évora e Portalegre, nomeadamente Vila Viçosa, Alandroal, Estremoz, Borba, Redondo, Elvas e Monforte, num total de 78 operacionais e 26 veículos.

Às primeiras horas desta manhã a situação, que se mostrou complicada devido ao forte vento que se fez sentir durante a noite, está controlada encontrando-se no local alguns bombeiros apenas em vigilância e a controlar possíveis reacendimentos.

O fogo acabou por entrar na zona da Tapada Real de Vila Viçosa, um espaço com forte património natural e onde habitam animais de diversas espécies.