Taxa de incidência de Covid em Elvas chega a 615 casos por 100 mil

Com os nove novos casos reportados pela Câmara Municipal de Elvas, o concelho atingiu 615 casos por 100 mil habitantes, neste sábado dia 10 de julho.

Este rácio ainda pode piorar nos próximos dois dias, dado que na serie de 14 dias ainda se seguem dois dias com quatro casos, que poderão ser substituídos por dois dias com o nível medio dos últimos 7 dias que está nos 10 casos por dia.

Caso se mantenha o padrão desta ultima semana, a taxa de incidência ainda poderá chegar até perto dos 690 casos por 100 mil habitantes, ainda assim não deverá ultrapassar os 960 casos por 100 mil habitantes, considerado pelas autoridades de saúde de risco extremamente alto. Já tínhamos alertado há uma semana e o Município reforçou ontem, através da mensagem do presidente Nuno Mocinha que Elvas tem transmissão comunitária, quer dizer que o vírus circula entre nós e qualquer contacto pode representar risco de contágio.

A boa noticia é que no Centro de Negócios Transfronteiriço de Elvas, o ritmo de vacinação tem sido alto, com cerca de 600 pessoas vacinadas por dia, e vai manter-se assim. Deixo uma nota muito importante, se for convocado para a vacinação, mas sentir sintomas, faça o teste antes. Não deve ser vacinado se tiver Covid, as vacinas só devem ser tomadas por quem não tenha a doença nesse momento !

Cuidem-se

António Ferreira Góis

Diretor da Rádio ELVAS