Canções de Amália interpretadas em Reguengos

O ciclo de concertos Reguengos ComVida no Verão vai continuar no dia 9 de julho, sexta-feira, às 21.30 horas, no Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz, com um espetáculo intitulado “Centenário de Amália Rodrigues – Uma história de vida”.

As famosas canções de Amália Rodrigues vão ser cantadas por Pedro Miguel Nunes, acompanhado por Artur Caldeira (guitarra portuguesa e clássica) e Daniel Paredes (guitarra clássica e baixo).

Esta iniciativa, organizada pelo Município de Reguengos de Monsaraz, tem programado espetáculos musicais em vários locais da cidade até ao final de agosto, seguindo as recomendações da Direção Geral da Saúde.

O coreto do Parque da Cidade recebe no dia 17 de julho o grupo Meraki, no dia 23 de julho o grupo de Cante alentejano Canta’raz e no dia 31 de julho o Ar Quarteto, todos os concertos com início às 21h.

À mesma hora e também no coreto do Parque da Cidade decorrem as atuações da banda In Crow Shapes, no dia 7 de agosto, e de Hugo Soft, no dia 28 de agosto. Os bilhetes para os espetáculos musicais são gratuitos e deverão ser levantados no Posto de Turismo de Reguengos de Monsaraz.

Elvas já está na lista de 34 concelhos em alerta

O concelho de Elvas já está, a partir de hoje (quinta-feira, dia 8), na lista dos concelhos em alerta por ter uma semana com incidência acima de 240 casos por 100 mil habitantes.

São 34 os concelhos em alerta, que excederam as 120 infeções por 100 mil habitantes (240 nos territórios de baixa densidade): Alcobaça, Arouca, Arraiolos, Barcelos, Batalha, Benavente, Caldas da Rainha, Cantanhede, Carregal do Sal, Castro Marim, Chaves, Coimbra, Elvas, Espinho, Figueira da Foz, Gondomar, Guimarães, Leiria, Lousada, Maia, Monchique, Montemor-o-Novo, Oliveira do Bairro, Paredes, Pedrogão Grande, Peniche, Porto de Mós, Póvoa do Varzim, Reguengos de Monsaraz, Santiago do Cacém, Tavira, Valongo, Vila do Bispo, Vila Real Santo António.

Os concelhos de risco elevado são agora 27, sendo dois do Alentejo: Sines e Viana do Alentejo. Já os concelhos de risco muito elevado são 33, dos quais dois na região: Avis e Mourão.

Certificado Digital ou teste negativo exigido em restaurantes e alojamentos turísticos

Depois da reunião de Conselho de Ministros desta quinta-feira, dia 8 de julho, foi anunciado pela Ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, anunciou que o Certificado Digital ou teste negativo passa a ser exigido em estabelecimentos turísticos e de alojamento local.

Esta medida aplica-se também, nos concelhos em risco elevado e muito elevado de contágio por Covid-19, no acesso a restaurantes, à sexta-feira a partir das 19 horas e durante todo o fim de semana.

Com esta alteração, os restaurantes deixam de ter a obrigatoriedade de fechar às 15.30 horas, ao fim de semana e nos feriados. A ministra explica que “esta medida representa um reforço da segurança no acesso a estabelecimentos, que é acompanhado da normalização do seu horário em todo o território nacional”.

 

Mercado retira viaturas do Campo da Feira em Campo Maior

O município de Campo Maior informa que os utentes da Bolsa de Estacionamento do Campo da Feira devem retirar as suas viaturas desse local até às 18 horas desta sexta-feira, dia 9.

Em causa está a realização do Mercado Municipal este sábado, dia 10 de julho.

Elvas subiu esta quinta-feira para 538 casos por 100 mil habitantes

O Município de Elvas confirmou os 17 novos casos de Covid nesta quinta-feira 8 de julho no concelho, o dia em que foi ultrapassado o limite de 480 casos por 100 mil habitantes.

Elvas tem hoje 538 casos por 100 mil, pois soma 112 novos casos no últimos 14 dias. O numero não deve ser confundido com os casos ativos, pois para efeitos de cálculo a DGS não considera os casos recuperados.

De acordo com a regra do Governo, os dados semanais da DGS acima dos limites de 240 ou 480 casos por 100 mil habitantes, só serão aplicados caso se verifiquem consecutivamente em duas semanas. Elvas esta semana ainda não terá restrições, fica na lista dos concelhos em alerta, mas na próxima semana, com o nivel de risco do concelho (538 casos à data de hoje) já deverá ter restrições.

Elvas regista mais 17 casos de Covid e um recuperado

O concelho de Elvas regista hoje 17 novos casos de Covid-19 e a recuperação de um doente, tendo esta quinta-feira 101 casos ativos.

Desde o início da pandemia, Elvas registou 1500 casos, sendo que 1371 pessoas já recuperaram e 28 perderam a vida.

Mais de 100 novos casos Covid no Alentejo

O Alentejo ultrapassa esta quinta-feira, 8 de julho, a centena de novos casos de Covid-19 diários. Nas últimas 24 horas, na região, foram identificados 109 casos de infeção.

Por outro lado, e de acordo com a Direção-Geral da Saúde (DGS), volta a não haver óbitos, relacionados com a doença, a registar, no Alentejo.

Desde o início da pandemia, na região, foram reportados 31.543 casos positivos e 973 óbitos.

Nos últimos oito dias, no Alentejo, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 53 casos na quinta 1 de julho; 92 casos na sexta-feira 2 de julho; 78 casos no sábado 3 de julho; 63 casos no domingo 4 de julho; 24 casos na segunda-feira 5 de julho; 52 casos na terça 6 de julho; 75 casos na quarta-feira 7 de julho; e 109 casos na quinta 8 de julho.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Portugal regista mais 3269 casos Covid e nove óbitos

Portugal regista esta quinta-feira, 8 de julho, mais 3269 casos de Covid-19 e nove óbitos associados à doença, de acordo com a Direção-Geral da Saúde. O número de óbitos das últimas 24 horas é o mais elevado dos últimos três meses.

As nove mortes foram verificadas sete em Lisboa e Vale do Tejo (LVT), uma no Norte e uma no Centro. Os 3269 novos casos desde ontem localizam-se sobretudo 1574 (48%) em LVT, 934 (29%) no Norte, 318 (10%) no Algarve e 279 (9%) no Centro. Nas últimas 24 horas, registaram-se ainda mais 1655 casos de recuperação.

Em todo o território nacional, há 599 doentes internados (menos quatro que ontem), dos quais 136 em unidades de cuidados intensivos (mais seis). O número de infetados no País aumentou para 41.863, mais 1605 de quarta para quinta-feira.

Desde o início da pandemia, morreram 17.135 pessoas com Covid-19 em território nacional e foram identificados 899.295 casos de infeção. Ao todo há 840.297 doentes recuperados da doença em Portugal.

Nos últimos oito dias, em Portugal, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 2449 casos na quinta 1 de julho; 2436 casos na sexta-feira 2 de julho; 2605 casos no sábado 3 de julho; 2041 casos no domingo 4 de julho; 1483 na segunda-feira 5 de julho; 2170 na terça 6 de julho; 3285 na quarta-feira 7 de julho; e 3269 na quinta 8 de julho.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

NASA aprova projeto da UÉ para monitorizar florestas por satélite

A Agência Espacial Norte Americana (NASA) aprovou recentemente o projeto “Assessing the usefulness of ICESat-2 data for wildland fuel mapping”, liderado por Sérgio Godinho, investigador do Laboratório de Deteção Remota (EarsLab) do Instituto de Ciências da Terra (ICT) da Universidade de Évora (UÉ), que pretende, com recurso a deteção remota, desenvolver métodos inovadores para mapear os combustíveis florestais e obter cartografia essencial para apoiar o planeamento e a gestão das atividades de prevenção e supressão dos incêndios florestais.

Testar e combinar um conjunto de metodologias que permitam traduzir o sinal laser emitido e registado pelo satélite ICESat-2 em informação quantitativa, obtendo dados precisos sobre a estrutura e quantidade da vegetação existente na superfície da Terra é o objetivo do projeto desenvolvido no âmbito do programa “ICESat-2 Applied Users Program” da NASA.

Este satélite da NASA, lançado em 2018, dispõe de tecnologia de ponta que permite criar um retrato global tridimensional do nosso planeta. A orbitar a quase 500 km, o ICESat-2 possibilita o mapeamento com extrema precisão do nosso planeta e das características do território, o que permite aos cientistas, através dos dados obtidos, acompanhar as mudanças no terreno, incluindo o degelo dos glaciares, a subida do nível dos mares ou alterações na vegetação.

É nesta última área que se insere o projeto liderado por Sérgio Godinho, recentemente aprovado pela NASA. O sensor “Advanced Topographic Laser Altimeter System (ATLAS)”, a bordo do satélite ICESat-2, envia pulsos de laser para a superfície da Terra e recolhe, através de um telescópio, os fotões que são refletidos novamente para o espaço. Ao registar o tempo de viagem dos fotões entre a superfície da Terra e o telescópio, o ATLAS converte esse tempo em distância percorrida utilizando a constante da velocidade da luz. Sabendo a posição exata do ICESat-2, através de um GPS de alta precisão incorporado no sistema, a distância percorrida pelos fotões é convertida em altura, ou seja, para cada fotão registado ficará associado a respetiva coordenada e a altitude.

Com base nesta informação os investigadores poderão reconstruir o perfil vertical da vegetação, que permitirá gerar um conjunto de variáveis, como por exemplo a altura das copas ou altura da base da copa, entre outras, e posteriormente estimar a quantidade de biomassa acima do solo.

O coordenador do projeto na UÉ destaca a importância deste projeto que irá permitir, ao longo dos próximos 3 anos, a “colaboração com alguns dos melhores investigadores e cientistas mundiais da tecnologia LiDAR (Light Detection and Ranging) a partir do espaço, mas que será também uma forma de projetar o nome da UÉ, dando visibilidade à investigação especializada dos incêndios florestais, uma problemática premente da sociedade contemporânea”.

Jornadas Europeias do Património no “Espaço Europa”

As Jornadas Europeias do Património, promovidas pelo Conselho da Europa e Comissão Europeia, decorrem, entre 24 e 26 de setembro, sendo que está aberto um convite à participação, de organismos públicos, até dia 23 de setembro.

Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo, adianta que estas jornadas pretendem “sensibilizar para o património comum da Europa e também para a sua diversidade, e sensibilizar os cidadãos parta a riqueza cultural que existe na Europa”, apelando às autoridades “para explorar este património, através da divulgação de iniciativas que têm para divulgar o património”.

As Jornadas do Património Cultural, este ano têm como tema a inclusão e diversidade. Neste sentido, Ana Pereira revela que “devem ser incluídas nas iniciativas pessoas de diferentes etnias, religiões, com diferentes rendimentos, de forma a remover barreiras à participação destes cidadãos, por exemplo, a um acesso físico ou problemas de custos das ações”. As iniciativas a desenvolver podem ser, por exemplo, visitas guiadas, espetáculos artísticos, exposições, palestras, que possam também ser desenvolvidas de forma online.

Em Portugal, a entidade coordenadora desta iniciativa é a Direção-Geral do Património Cultural, que no seu website irá divulgar as iniciativas de cada entidade, mediante solicitação das credenciais. Para mais informações acercas destas jornadas pode consultar a página web do Europe Direct Alto Alentejo.

As Jornadas Europeias do Património são o tema em destaque esta semana no Espaço Europa, que pode ouvir na emissão ao meio-dia e meia e às 16.30 horas.

Atirador do Tiro e Caça de Elvas é campeão europeu

João Dores (primeiro da direita, na fotografia ao lado), atirador do Clube de Tiro e Caça de Elvas, sagrou-se campeão europeu por equipas, no decorrer do VII Campeonato da Europa e Grand Prix Fedecat de FAN32 (hélices).

A competição decorreu no Clube Industrial de Pevidém, no concelho de Guimarães, entre 24 e 27 de junho.

GNR apreende 37 plantas de canábis em Vila Viçosa

O Comando Territorial de Évora da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Reguengos de Monsaraz, deteve ontem, quarta-feira dia 7, um homem de 40 anos, por tráfico de estupefacientes, em Vila Viçosa.

No âmbito de uma investigação por tráfico de estupefacientes, os militares da Guarda deram cumprimento a dois mandados de busca, uma domiciliária e outra em veículo, tendo resultado na apreensão de 37 plantas de canábis; sete doses de folha de canábis; um telemóvel; uma estufa; e diverso material relacionado com a produção e consumo de canábis.

O detido foi constituído arguido e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Vila Viçosa.

João Guerra é o novo treinador do União de Montemor

O Grupo União Sport, de Montemor-o-Novo, chegou a acordo com o treinador João Guerra, para assumir o comando da equipa sénior para a época 2021/2022.

Após a dispensa do treinador Cipriano Madeira, o Grupo União Sport anunciou, esta quinta-feira, 8 de julho de 2021, a constituição da nova equipa técnica do clube alvinegro. João Guerra terá como adjuntos Rui Varela e António Ramos, que já haviam trabalhado com o treinador no Juventude. Renan Vítor será o treinador de guarda-redes.

O jovem treinador de futebol, de 30 anos, esteve no Juventude de Évora, desde 2014, onde desempenhou vários cargos na estrutura do futebol como coordenador e técnico, tendo assumido o cargo de técnico principal de de 2017 a 2021. João Guerra deixou o comando técnico da equipa eborense em fevereiro deste ano e chega agora ao União tendo como desafio manter a equipa nos Nacionais de futebol.

Campo Maior regista um novo caso de Covid-19

O concelho de Campo Maior regista, esta quinta-feira, dia 8, um novo caso de infeção por Covid-19. Sem casos ativos desde o dia 23 de junho, Campo Maior tem agora um caso ativo.

Desde o início da pandemia foram registados 656 casos de infeção, dos quais 644 já recuperaram e 11 perderam a vida.

Bombeiros de Elvas impedem que homem se atire do Aqueduto

Os Bombeiros Voluntários de Elvas impediram, na manhã desta quinta-feira, 8 de julho, que um homem se atirasse do Aqueduto da Amoreira.

“Fizemos deslocar para o local uma equipa de cinco operacionais, mais duas ambulâncias de socorro, cada uma com a sua tripulação”, revela o comandante dos Bombeiros de Elvas, Tiago Bugio, adiantando que receberam o alerta para a ocorrência por volta das 5 horas da madrugada.

Chegados ao local, os elementos da corporação depararam-se com um homem, com cerca de 40 anos, a consumir álcool, no topo do Aqueduto da Amoreira, tendo ali sido iniciado um processo de negociação, em conjunto com a PSP, no sentido de demover o homem de se atirar.

Numa fase inicial, dois bombeiros da corporação elvense subiram ao aqueduto. No entanto, e “devido ao estado de alcoolismo do indivíduo”, a meio do processo de negociação, a situação complicou-se, com este a lançar-se para “consolidar o que pretendia”.

Tiago Bugio, nesta ocorrência, destaca o altruísmo dos dois elementos dos bombeiros que se encontravam no topo do Aqueduto, Joaquim Pimentão e João Artilheiro, que se conseguiram lançar sobre o indivíduo, segurando-o pela roupa. “Tiveram uma prestação formidável e só graças a eles e ao seu esforço, quer mental, quer físico, em segurar a vítima, foi possível evitar uma tragédia”, adianta.

O comandante dos Bombeiros de Elvas destaca ainda “a entreajuda de todos os outros elementos” e o momento do resgate da vítima, assegurando que esta acabou por ser uma “operação de grande sucesso”.

Noivos & Detalhes no “Retoma da Economia”

A loja “Noivos & Detalhes”, de Paula Aparício, na Estrada de Santa Rita, em Elvas, é uma das que, inevitavelmente, mais tem sofrido com a pandemia, dado que, por esta altura, são poucos os casamentos que se realizam.

Apesar dos prejuízos, provocados pela situação, Paula Aparício tem conseguido, mesmo assim, vender vestidos de noiva para várias zonas do país e até para o estrangeiro, por mais que confesse que a grande maioria dos casamentos foram adiados do ano passado para este ou até mesmo para 2022.

Para além de vestidos de noivas e fatos para noivos, nesta loja é possível encontrar roupa para cerimónias e festas, para todas as idades, assim como acessórios, convites, brindes, seja para casamentos, seja para batizados e comunhões. Paula Aparício é a convidada de hoje do “Retoma da Economia”, um programa da Rádio ELVAS, com o apoio da Câmara Municipal de Elvas. Para ouvir, na íntegra, aqui:

Extremadura começa a vacinar este mês de 20 a 29 anos

A vacinação da população dos 20 aos 29 anos, da Extremadura, arranca ao longo deste mês de julho, sendo que, por esta altura, 59 por cento das pessoas do grupo dos 30 aos 39 anos já tem o processo concluído.

Entretanto, na região, estão já a ser vacinados menores com deficiência, bem como estudantes em mobilidade, que, segundo José María Vergeles, vice-presidente da Junta da Extremadura, com os pelouros da Saúde e Serviços Sociais, são mais de 800.

Na região, 70 por cento da população com mais de 12 anos já está vacinada com uma dose, enquanto 54 por cento já tem a vacinação completa. 65,1 por cento da população com mais de 40 anos já tem o processo de vacinação completo.

Alunos de Campo Maior criam painéis com materiais fora de uso

“O que resta é arte” foi o mote para a instalação artística elaborada pelos alunos dos 5º e 6º anos, do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, integrada no Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar.

Com materiais fora de uso e passíveis de causar poluição ambiental, surgiu a imaginação, a criatividade e um deixar fluir de emoções, que se transformaram em arte.