O Agrupamento de Escolas de Campo Maior teve patente várias exposições que tiveram como objetivo a sensibilização artística da comunidade escolar.
Estas exposições inseriram-se na Semana da Educação Artística da UNESCO.
As crianças do ensino pré-escolar e do primeiro ciclo do concelho de Monforte têm, a partir de sexta-feira, dia 9 de julho, e após o término das atividades letivas deste ano, ao seu dispor, um conjunto de atividades diárias, neste período de férias de verão.
A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal, teve início há oito anos e assume-se como uma ajuda importante para os pais destas crianças, que, estando a trabalhar, têm onde as deixar. “O período de férias de um trabalhador são 22 ou 25 dias úteis e as crianças têm um período de férias muito mais longo”, recorda o presidente do município, Gonçalo Lagem.
“Reunimos um conjunto de técnicos nas quatro freguesias e organizamos, desde há oito anos a esta parte, um conjunto de atividades, onde as crianças se sintam entretidas, com atividades super interessantes, tendo a ver com o nosso património, a nossa cultura, a nossa história, mas também em termos de desporto e lazer, com a utilização da piscina”, explica o autarca.
Gonçalo Lagem adianta ainda que este programa de ocupação dos tempos livres das crianças, decorre, não só agora no verão, como no natal e na páscoa, contando sempre com “muitas inscrições”. Este programa de verão decorre até 17 de setembro.
A Estremadura espanhola registou, nas últimas 24 horas, 234 novos casos de Covid-19 e a recuperação de 88 pessoas, não havendo mortes a lamentar
As autoridades de saúde registam esta terça-feira, dia 6, 19 pessoas internadas, três nas Unidades de Cuidados Intensivos.
Por áreas de saúde: Badajoz, 79; Plasencia, 46; Cáceres, 40; Mérida, 35; Don Benito, 20; Coria, 6; Llerena – Zafra, 6 e Navalmoral de la Mata, 2.
A colisão entre uma ambulância de transporte de doentes, dos Bombeiros Voluntários de Monforte, e um trator agrícola, na Estrada Nacional 372, entre a Calçadinha e Vila Fernando, provocou três feridos leves.
O alerta foi dado às 14.43 horas e, no local, estiveram 11 operacionais e quatro viaturas dos Bombeiros Voluntários de Elvas e GNR.
As vítimas foram assistidas no local, sem necessidade de hospitalização.
Elvas regista, esta terça-feira, dia 6 de julho, mais 21 casos de infeção por Covid-19 e, também nas últimas 24 horas, nove pessoas recuperaram da doença, pelo que há agora 80 casos ativos de infeção no concelho.
Num total de 1477 casos registados, desde o início da pandemia, em Elvas, já recuperaram 1369 pessoas.
Vítimas de Covid-19, no concelho, morreram 28 pessoas.
A coligação do PSD e CDS-PP tinha a cerimónia de apresentação das listas aos órgãos autárquicos agendada para a primeira quinzena de julho.
No entanto, como referido em comunicado, “em virtude da recente evolução da pandemia Covid-19 no concelho, a coligação decidiu adiar a mesma, para evitar pôr em causa a segurança sanitária dos Elvenses, dando um exemplo de comportamento responsável”.
Assim, a coligação PSD e CDS-PP informa que a lista de efetivos à Câmara Municipal de Elvas é composta pelos seguintes candidatos:
1- Paula Calado (PSD)
2 – André Churra (CDS-PP)
3 – Tânia Morais Rico (PSD)
4 – Isabel Picão de Abreu (CDS-PP)
5 – Nuno Cruz Grancho (Independente proposto pelo PSD)
6 – Paula França (CDS-PP)
7 – Diogo Caixas Inácio (PSD)
Os restantes nomes serão divulgados ao longo dos próximos dias e semanas.
Portugal registou, nas últimas 24 horas, 2170 novos casos de infeção, uma morte e 2510 recuperados de Covid-19.
O óbito foi verificado no Norte. Dos 2170 novos casos desde ontem, 1151 (53%) foram registados em Lisboa e Vale do Tejo, 637 (29%) no Norte, 166 (8%) no Centro e 145 (7%) no Algarve.
Esta terça-feira, dia 6 de julho, a situação melhorou nos hospitais: 613 doentes estão internados (o mesmo número de ontem), dos quais 133 (menos três nas últimas 24 horas) em unidades de cuidados intensivos. O número de casos ativos teve uma queda: hoje, são 38.488, menos 341 que ontem.
Desde o início da pandemia, Portugal já registou 17.118 mortes, 892.741 casos de infeção e 837.135 doentes recuperados, de acordo com os números divulgados hoje no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).
Nos últimos oito dias, em Portugal, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 1746 casos na terça 29 de junho; 2362 casos na quarta-feira 30 de junho; 2449 casos na quinta 1 de julho; 2436 casos na sexta-feira 2 de julho; 2605 casos no sábado 3 de julho; 2041 casos no domingo 4 de julho; 1483 na segunda-feira 5 de julho; e 2170 na terça 6 de julho.
Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.
Duas pessoas, uma utente e uma funcionária, da APPACDM de Elvas testaram positivo à Covid-19.
Luís Mendes, presidente da instituição, confirmou-nos esta situação e referiu que “por indicação da Autoridade de Saúde, o Centro de Atividades Ocupacionais foi já encerrado, ficando os utentes e funcionários da valência em casa. Fica apenas a funcionar o lar da APPACDM com os serviços mínimos”.
Todos os colaboradores e utentes da APPACDM vão ser testados brevemente.
No dia 29 de junho, em Abrantes, foi realizada uma cerimónia que permitiu ao presidente da Câmara Municipal do Alandroal, João Grilo, assinar os autos de transferência de competências de gestão, valorização e conservação dos Castelos do Alandroal e Terena para a autarquia. O ato, que se insere no processo de transferência de competências para os municípios na área da Cultura, possibilita ao município juntar os castelos do Alandroal e Terena à fortaleza de Juromenha e explorar caminhos de intervenção, com o recurso a fundos comunitários.
O autarca espera assim, que com esta transferência, possa acelerar os processos de recuperação e valorização dos mesmos, mas mostra-se preocupado com questões de segurança difíceis de resolver no curto espaço. João Grilo, admite ainda, que já tem em curso projetos técnicos para ambos.
Deste modo, no interior do castelo do Alandroal decorrerá uma obra de valorização de um imóvel e jardins adquiridos pela autarquia para instalar um núcleo museológico, assim como um projeto de lumitecnia de todo o castelo.
Quanto a Terena, uma equipa liderada pelo arquiteto Manuel Aires Mateus está a desenvolver um estudo de intervenção, que busca refletir sobre as intervenções de valorização dos elementos históricos e arquitetónicos da vila de Terena. Pretende-se ainda criar um museu e com vista ao castelo e melhoria das condições de segurança e da experiência de visitação.
A cerimónia contou com as presenças das ministras da Cultura, Graça Fonsecam e da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão.
O Comando Territorial de Portalegre da Guarda Nacional republicana (GNR), através do Posto Territorial do Crato, no passado dia 5, deteve em flagrante dois homens, de 29 e 38 anos, pelo crime de furto de metais não preciosos, na localidade do Crato.
No seguimento de uma denúncia de que estaria a ocorrer um furto, os militares da Guarda intercetaram os suspeitos em flagrante, a desmantelar e a carregar diversos metais não preciosos, que se encontravam no interior de um depósito para tratamento de resíduos da localidade do Crato. De imediato os suspeitos foram detidos, tendo ainda sido apreendidos 420 quilos de ferro e cobre que se encontravam na sua posse.
Os detidos foram constituídos arguidos e estão neste momento a ser presentes ao Tribunal Judicial de Portalegre, para aplicação de medidas de coação.
Na semana de 28 de junho a 4 de julho, o Comando Territorial de Portalegre levou a cabo um conjunto de operações, no distrito de Portalegre, com o propósito de prevenção e combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras. Deste modo, foram realizadas seis detenções em flagrante, sendo quatro por condução sob influência do álcool, uma por condução sem habilitação legal e uma por burla informática.
Foi apreendido um veículo, 800 euros em numerário, dois telemóveis e três suportes de cartão SIM.
Relativamente ao trânsito, ao nível da fiscalização, foram detetadas 117 infrações, das quais 58 por excesso de velocidade, seis por falta de inspeção periódica obrigatória, seis por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório e quatro por deficiência nos pneumáticos.
Já ao nível da sinistralidade, foram registados 119 acidentes e um ferido leve.
Quanto à fiscalização geral, foram realizados sete autos de contraordenação relativos à proteção da natureza e do ambiente.
Por fim, no que toca às ações de sensibilização, 217 ocorreram no âmbito do programa “Idosos em Segurança”, tendo sido sensibilizados 259 idosos, 100 no âmbito do programa “Comércio Seguro”, tendo sido sensibilizados 147 comerciantes e 64 no âmbito do programa “Escola Segura”, tendo sido sensibilizadas 254 pessoas da comunidade escolar.
Nos últimos dias, muitos têm sido os elvenses a receber cartas de aviso de corte no que diz respeito ao fornecimento de água, por parte da Aquaelvas.
As filas à porta da empresa, na Praça da República, têm contado com dezenas de pessoas que reclamam pela situação e invocam erro informático como a reportagem da Rádio ELVAS constatou esta terça-feira, dia 6.
Adriano Pires referiu-nos que tem para pagar “uma fatura da casa da sogra, que está no centro de dia, e mesmo assim tem o valor de 30 euros. Eu recebi um corte de água que data de outubro. É impossível”.
João Carlos Lopes, responsável de Comunicação e Marketing da Aquaelvas, explica que “para que o consumidor fique abrangido pela proibição de corte de água tem de obedecer a alguns critérios que têm de ser comprovados: tem de ter estado contaminada com Covid, estar desempregada ou ter tido uma redução no seu orçamento de x valor. Não podemos ficar só com a parte da lei que nos convém ou que queremos ouvir”.
O responsável refere que a empresa fez o que manda a lei e enviou, com alguma antecedência, o aviso de corte. “O pagamento voluntário da fatura terminou ontem e, como sempre, as pessoas deixaram para o último dia a liquidação da dívida”.
A acompanhar o valor a pagar pela água segue uma verba de 7,69 euros que diz respeito ao registo do aviso de corte. Questionámos João Carlos Lopes sobre este valor e o responsável explicou que “todas as despesas, adicionais ao contrato, que a empresa tenha por culpa do consumidor serão da responsabilidade do mesmo”.
De recordar que o Governo prolongou até setembro a proibição de corte no fornecimento de eletricidade, água e comunicações, devido à pandemia.
Maria da Conceição Carvalho, há mais de duas décadas, dedica-se, em Elvas, à decoração e à confeção de cortinados. Com loja aberta, ao público, na Rua de Olivença, onde também tem o seu atelier, procura, com ajuda da sua funcionária, Amélia, embelezar a casa dos elvenses, assim como de todos os clientes que procuram os seus serviços.
Ao contrário de muitos negócios, que com a pandemia sofreram muito, na impossibilidade de abrir portas aos clientes, no caso de Maria da Conceição Carvalho verificou-se, precisamente, o contrário. “As pessoas ficaram mais tempo em casa e começaram a ver que os cortinados estavam queimados do sol. As fronteiras estavam fechadas e para nós foi bom. Eu aqui tenho tudo o que há em Badajoz”, revela.
Maria da Conceição Carvalho é a convidada de hoje do “Retoma da Economia”, um programa da Rádio ELVAS, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Elvas. Para ouvir na íntegra:
A Academia Barista do Centro de Ciência do Café (CCC) já abriu, e está recetiva a todos aqueles que queiram fazer formações na área do café.
Cecília Oliveira, diretora do Centro de Ciência do Café explica que as formações na Academia Barista “são dadas pelos barista internos do CCC pelos baristas internos, e são formações certificadas pelo Centro Internacional de Pós Graduação Comendador Rui Nabeiro”. Estas formações “destinam-se a qualquer pessoa, desde clientes, pessoas com estabelecimentos, mas também para os apaixonados do café”. Quem quiser frequentar uma das formações pode demonstrar interesse através do email geral@centrocienciacafe.com, e posteriormente receberá todas as informações acerca das mesmas.
A Academia Barista localiza-se no Piso -1 do Centro de Ciência do Café, em Campo Maior.
Um veículo pesado de mercadorias ardeu na madrugada desta terça-feira, na A6, ao quilómetros 25,4 sentido Marateca – Caia (entre Vendas Novas e Montemor-o-Novo). O alarme foi dado às 6.11 horas.
Ao que a Rádio ELVAS conseguiu apurar, o veículo transportava outras viaturas. O incêndio foi dominado e não há feridos a registar.
O trânsito, na autoestrada, esteve cortado no sentido Vendas Novas Montemor, tendo sido desviado para a Estrada Nacional (EN)4, até às 8.45 horas, altura em que foi restabelecido.
No local, estiveram seis veículos e 17 operacionais dos Bombeiros Voluntários de Vendas Novas, GNR e Brisa.