Avis, Castelo de Vide e Sousel em risco de restrições Covid

No distrito de Portalegre há três concelhos em risco de vir a sofrer restrições, dado que já se apresentam em risco elevado. Avis, com 353 casos por 100 mil habitantes; Castelo de Vide  com 274 e Sousel com 340 casos estão na zona vermelha.

Portalegre encontra-se acima de 120 casos, com 135 por 100 mil habitantes, destaca-se dos concelhos até 120 casos de Arronches, Gavião e Ponte de Sor e dos municípios com menos de 60 casos por 100 mil habitantes, como é o caso de Elvas, Monforte e Nisa.

Na zona de menor risco há os concelhos com zero a 20 casos, onde se destaca Campo Maior com 13 casos por 100 mil e Alter do Chão, Crato, Fronteira e Marvão que tem mesmo zero casos Covid.

Segunda vitória seguida de Iuri Leitão na Volta ao Alentejo

No terceiro dia da edição 38 da Volta ao Alentejo, Iuri Leitão, da equipa Tavfer-Measindot-Mortágua, venceu pelo segundo dia consecutivo. Com esta nova vitória, Iuri Leitão consolidou a liderança da classificação dos pontos da Volta ao Alentejo.

Amanhã, sábado, dia 26, de manhã, a etapa de montanha vai ter um percurso de 85 quilómetros entre Monforte e Castelo de Vide. Haverá três contagens de montanha: uma de segunda categoria, em Cabeço do Mouro, e duas de terceira, em Monte Paleiros e Senhora da Penha. A partida simbólica da quarta etapa dá-se às 10.15 horas e a chegada deve acontecer pelas 12.30 horas. O contrarrelógio (quinta etapa) de 8,4 quilómetros decorre à tarde, pelas 16 horas.

“Badajoz, Ciudad Poética” dá a conhecer monumentos

O Ayuntamiento de Badajoz está a desenvolver a iniciativa “Badajoz, Ciudad Poética”, um projeto que pretende dinamizar os espaços arquitetónico e monumentais da cidade, com a interacção entre as diferentes formas de arte, como a música e a poesia.

As visitas aconteceram durante todos os sábados do mês de junho, decorrendo a última amanhã, dia 26, às 11 horas.

Cada um destes percursos é guiado por um escritor reconhecido de Badajoz e por um guia turístico.

 

Obra do sistema elevatório em São Vicente avança

O concurso público da empreitada da construção do sistema elevatório de São Vicente foi aberto pela Águas do Vale do Tejo, S.A. nesta quinta-feira, dia 24.

A obra tem um preço base de 200 mil euros e o concurso está aberto até 23 de julho, data limite para os concorrentes poderem apresentar propostas. A empreitada tem um prazo de execução de 180 dias.

Com esta empreitada, a Águas do Vale do Tejo, S.A. pretende concluir o processo de conduzir todas as águas residuais de São Vicente para a estação de tratamento, que já recebe a maior parte dos esgotos da localidade.

A execução desta empreitada vai permitir que as águas residuais da freguesia sigam por coletores para a estação de tratamento de esgotos e, desta forma, defender o ambiente nesta área do concelho de Elvas. Note-se que São Vicente se encontra na bacia hidrográfica da Barragem do Caia.

Homem detido em Arronches por cultivo de canábis

O Comando Territorial de Portalegre, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Elvas e do Posto Territorial de Arronches, deteve ontem, dia 24 de junho, um homem de 54 anos por cultivo de estupefacientes, no concelho de Arronches.

No decorrer de uma investigação por cultivo e tráfico de estupefacientes, os militares da Guarda apuraram que o suspeito tinha uma plantação de canábis no interior da sua residência. Na sequência da ação foi dado cumprimento a dois mandados de busca, uma domiciliária e a um veículo, que culminou na apreensão de 29 plantas de canábis e dois telemóveis.

O detido foi constituído arguido, e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Portalegre.

CIMAA na abertura do Fórum Empresarial dedicado à economia regional

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) abriu ontem, quinta-feira, dia 24, o Fórum Empresarial da Região de Portalegre e inaugurou a mostra gastronómica Alto Alentejo Inmotion, para além de participar na moderação do painel “Turismo e a Valorização dos Produtos Agroalimentares e Artesanato”.

Estas iniciativas realizaram-se no âmbito da dinamização da economia da região e são organizadas pelo Núcleo Empresarial da Região de Portalegre – NERPOR.

A abertura do Fórum Empresarial contou com a intervenção do primeiro secretário da CIMAA, Carlos Nogueiro, e do presidente do NERPOR, Jorge Pais. A inauguração da mostra gastronómica Alto Alentejo Inmotion, contou com a presença do presidente da CIMAA, Hugo Hilário, do presidente do NERPOR, Jorge Pais, da presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Adelaide Teixeira, e do presidente da CCDRA – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, Ceia da Silva.

Num modelo misto de assistência online e presencial, o Fórum Empresarial da Região de Portalegre – NERPOR decorre até amanhã, sábado, dia 26, com a realização de vários seminários internacionais e de uma mostra de serviços e produtos do Alto Alentejo.

“Alunos sensibilizados para reciclagem”, diz professora de Monforte

A Escola Básica n.º1 de Monforte obteve a melhor pontuação do distrito de Portalegre no concurso Academia Ponto Verde (APV), com quase sete mil pontos.

Esperança Pinto, professora de inglês no Agrupamento de Escolas de Monforte, refere que “a preocupação ambiental faz já parte da consciência dos alunos que se empenharam muito nas atividades propostas. Nós somos uma eco escola e fazemos imensas atividades a favor do ambiente e então eles já estão sensíveis a estas questões.

O desafio Ponte Verde teve início, em Monforte, “com um debate organizado pelos alunos com o objetivo de trocar ideias, no sentido de melhorar as questões ambientais na escola. Contaram também com jogos relacionados com a reciclagem e outras atividades”.

Esperança Pinto diz ainda que só se aperceberam do concurso “a meio do ano letivo e mesmo assim decidiram inscrever-se. A nível nacional ficámos em quinto lugar , o que é bastante bom também”.

As 20 escolas com maior pontuação, uma por cada distrito, recebem um conjunto de ecopontos em plástico reciclado e um prémio monetário de 100 euros.

O desafio da Sociedade Ponto Verde que procura incentivar a adoção de boas práticas de reciclagem nas escolas de todo o país mobilizou neste ano letivo mais de 200 escolas e milhares de alunos de norte a sul.

Tiago Aldeias é candidato CDU à Câmara de Vendas Novas

A CDU- Coligação Democrática Unitária (PCP-PEV) decidiu propor para primeiro candidato à Câmara Municipal de Vendas Novas, nas próximas eleições autárquicas, Tiago Aldeias.

O candidato, de 34 anos, é natural das Piçarras, concelho de Vendas Novas, e é licenciado em Gestão Industrial, pela Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Setúbal.

Eletricista na Etermar – Engenharia e Construção S.A., onde é delegado sindical. É militante do Partido Ecologista os Verdes, membro da sua Comissão Executiva e do Conselho Nacional.

Atualmente é coordenador da União de Sindicatos do distrito de Évora da CGTP-IN, membro do seu Conselho Nacional, dirigente do Sindicato SITE Sul e da Fiequimetal.

Eleito na Assembleia Municipal de Vendas Novas desde 2017, foi membro do Conselho Pedagógico da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal – Instituto Politécnico de Setúbal, e foi ainda dirigente e presidente do Desportivo Clube das Piçarras.

A CDU considera que “Tiago Aldeias tem uma forte ligação ao concelho de Vendas Novas pela sua participação na vida associativa desde muito cedo, pelas suas responsabilidades a nível sindical com uma ligação próxima junto dos trabalhadores e em defesa das questões ambientais e sociais no concelho de Vendas Novas”.

“Cruella” em exibição em Elvas

O filme “Cruella”, para maiores de 12 anos, vai estar em exibição esta sexta-feira, dia 25, às 21.30 horas, no Auditório São Mateus.

Em Londres, uma jovem vigarista, inteligente e criativa chamada Estella, está determinada a fazer vingar o seu nome através das suas roupas, mas vai fazer amizades pouco recomendáveis.

Os bilhetes estão à venda meia hora antes da sessão na bilheteira do Auditório São Mateus ou em ticketline.pt.

DECO deixa algumas dicas em caso de divórcio

O que sucede às dívidas e aos bens de um casal é a questão que se coloca quando um relacionamento chega ao fim. De acordo com a DECO, em situação de divórcio, ambos responderão pelas dívidas contraídas em sede de casamento, exceto no regime de separação de bens.

“No que diz respeito ao crédito à habitação, mesmo que um dos ex-cônjuges se responsabilize pela dívida, perante o credor os dois serão responsáveis e podem vir a ser interpelados a pagar”. Maria Inês Alvarenga (na foto), jurista na delegação de Évora, refere que “seria aconselhável haver uma decisão inicial sobre quem ficará com a casa”.

“No caso das contas à ordem, o seu encerramento só poderá ser feito com o consentimento de todos os titulares. Seria desejável encerrar contas conjuntas antes do divórcio. Contudo, quando houver crédito associado tal não se apresentará viável”, sublinhou.

A DECO aconselha a que as pessoas tomem decisões antecipadamente no sentido de não arrastarem situações de risco de incumprimento.

O que fazer quando um casamento chega ao fim, no que diz respeito a dividas e contas bancárias é o tema da edição desta semana da rubrica da DECO com Maria Inês Alvarenga, jurista na delegação de Évora da Associação para a Defesa do Consumidor.

InnovPlantProject distinguido com prémio da Vida Rural

A equipa científica que trabalha no InnovPlantProtect, no Pólo de Elvas do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Científica (INIAV), foi distinguida com o prémio da “Vida Rural”, na categoria de “Investimento que Marca”, que genericamente distingue o investimento mais relevante no último ano no setor agrícola e agroindustrial. De acordo com a “Vida Rural”, este “não é um prémio focado apenas em empresas ou grandes investimentos” e, no caso deste projeto instalado em Elvas, distingue “um investimento de enorme relevância para o setor”.

Nuno Mocinha, presidente da Câmara Municipal de Elvas, felicita “toda a equipa que dá corpo a este projeto de investigação que, em boa hora, foi possível congregar esforços para o instalar na nossa cidade”. O autarca refere que “à medida que a adaptação das instalações no Pólo de Elvas do INIAV avançam”, são reforçadas “as condições para um trabalho mais diversificado e importante” e deseja “as maiores felicidades para a equipa” para que os “principais objetivos sejam alcançados”.

Pedro Fevereiro, CEO do InnovPlantProtect, aponta que “este reconhecimento é um incentivo importante para se continuar a desenvolver este Laboratório Colaborativo” e “um prémio merecido para os associados que apostaram neste projeto”.

O prémio da “Vida Rural”, na categoria de “Investimento que Marca”, vai ser entregue ao InnovPlantProtect no próximo AgroIn – Congresso Anual de Agronegócios (https://www.vidarural.pt/agroin-congresso-anual-de-agronegocios/), na próxima quarta-feira, dia 30.

Elvense Francisco Santos representa Portugal na Alemanha

Francisco Santos, de 24 anos, vai representar Portugal na Alemanha, numa competição de rally. O jovem, que tem o sonho de ser piloto profissional, concorreu ao evento Fia Rally Star e alcançou, na simulação, o melhor tempo a nível nacional.

Francisco Santos faz parte de uma equipa de sete elementos e refere que vai dar “o seu melhor para representar o país. Para a próxima fase passa apenas um piloto português que vai competir com os melhores pilotos do mundo. o grande vencedor do programa vai competir no campeonato do mundo de WRC, em 2022”.

O programa Fia Rally Star “está a percorrer o país, com um camião onde os participantes fazem a sua prova de simulação. Eu fiz a minha simulação em Arganil e o camião está este fim-de-semana no Estoril”.

Até ao momento, o elvense Francisco Santos conseguiu o melhor tempo a nível nacional.

Antonio Ferrera e Juanito a abrir o São João em Badajoz

No primeiro espetáculo tauromáquico, que decorreu ontem, dia 24, no âmbito da Feira Taurina de São João, em Badajoz, atuaram Antonio Ferrera, o português Juanito e Morante de la Puebla.

A próxima corrida está marcada para amanhã, dia 26, às 18 horas (hora portuguesa) e vai contar com Antonio Ferrera, Emilio Justo e Ginés Marín.

Esta é uma iniciativa da Fusão Internacional pela Tauromaquia (FIT), que assume a responsabilidade de divulgar a grandeza do espetáculo tauromáquico.

Juanlu Montoya e Al Maridi no São João de Badajoz

Juanlu Montoya (na foto) e Al Maridi atuam esta sexta-feira, dia 25, no auditório do recinto da Feira de São João, em Badajoz.

O espetáculo, que conta com lugares sentados, no máximo de 1500 pessoas, está marcado para as 22 horas (hora espanhola).

Empresas compram envelopes e material para envio pela Internet

Ano após ano, as compras on-line têm aumentado exponencialmente, sendo que as pessoas dão especial preferência a estas compras desde há um ano atrás por causa da situação sanitária que vivemos em todo o mundo. Isso tem dado bastante lucro às empresas que fazem das compras on-line o seu negócio. Quer seja o envio de material informático, material de moda, ou até compras de bens essenciais, todas as áreas estão em crescimento.

As mesmas empresas que beneficiaram com a situação das compras on-line estarem cada vez mais comuns, são também aquelas que precisam de diminuir custos mantendo a qualidade e a fiabilidade no seu serviço. Por isso, existem várias vantagens em adquirir o material para envio ou até simples envelopes através da internet.

Preço de material de envio

Como é normal nesta situação, o preço é um dos fatores essenciais para a aquisição de material de envio. E neste caso através da internet é possível fazer uma compra sem termos de nos deslocar a uma loja física. Além disso, qualquer serviço deste género em Portugal como o https://www.envelopesonline.pt/ oferece vantagem de ter várias opções para se poder escolher aquilo que realmente nós precisamos na nossa empresa.

Rapidez de entrega

As empresas também devem procurar um fornecedor que entrega rapidamente uma vez que caso existe um grande volume de compras podem facilmente ficar sem material para embalar e enviar os produtos. Por isso, parece-nos sensato que o segundo fator decisivo para obter um fornecedor deste tipo será a expectativa de entrega. Hoje em dia as transportadoras estão cada vez mais robustas e fiáveis, existindo cada vez menos atrasos, pelo que o nosso pedido deve chegar rapidamente em poucos dias.

Qualidade comprovada

Através de uma compra on-line nunca podemos ver a qualidade do material, por isso os fornecedores de envelopes e material de envio fazem de tudo para que a qualidade do material seja acima da média e que o comprador fique surpreendido. Através desde pequeno esforço conseguimos perceber que a empresas se esforça para nos agradar e provavelmente voltamos a comprar lá o mesmo material caso tenha qualidade.

Diversidade na escolha

Uma vez que não existem custos fixos como por exemplo em ter um estabelecimento ou pagar energia, é possível ter várias opções de escolha e vários feitios para que seja fácil escolher aquele material que é o ideal para nós através do site do fornecedor. Até nas cores existem bastantes variedades, portanto comprar on-line é sem dúvida uma forma de diversificar o nosso material de envio.

Brigada 14 de Janeiro esta sexta-feira no Jardim de Elvas

A programação da iniciativa “Cultura sai à Rua… e não só”, promovida pela Câmara Municipal de Elvas, prossegue na noite desta sexta-feira, dia 25 de junho, com a atuação da Brigada 14 de Janeiro, no Ciclorama do Jardim Municipal, pelas 21.30 horas.

Amanhã, sábado, 26 de junho, cabe ao Grupo de Cantares de São Vicente e Ventosa animar as ruas do centro histórico da cidade, durante uma arruada, que tem início marcado para as 10 horas.

Com esta iniciativa, que contempla um conjunto de espetáculos musicais, previstos até final do verão, a autarquia pretende, por um lado, neste contexto de pandemia, proporcionar alguns momentos cultura à população, como, por outro, ajudar os agentes locais do setor, segundo revela o vereador Tiago Afonso. “No fundo, queremos tentar revitalizar a nossa economia local, de alguma forma”, adianta, confessando que, perante as dificuldades inerentes à pandemia, “é muito difícil fazer programação”.

Os bilhetes para o espetáculo desta noite, no Ciclorama do Jardim Municipal, podem ser levantados, no local, meia hora antes do início. É obrigatório o uso de máscara.

Why Not e Grupo Nabeiro inovam: cola portuguesa natural e biológica

A Why Not, em parceria com o grupo Nabeiro, anunciou, recentemente, a chegada de mais uma bebida, apresentando a primeira cola portuguesa 100% natural e biológica.

Esta é uma bebida com metade do açúcar de uma cola “normal”, sem glúten, sem adoçantes artificiais e com apenas 24kcal por 100 ml.

“Mantendo a linha de naturalidade, característica da marca, a Why Not Soda em parceria exclusiva com o Grupo Nabeiro – Delta Cafés, lança agora o seu 4º sabor, uma bebida sem igual, feita 100% com base em ingredientes e frutas naturais, um sabor que utiliza a verdadeira noz de cola, originária de África, como um dos principais ingredientes, sem quaisquer aditivos e com um sabor surpreendentemente fresco e agradável”, pode ler-se na página da Delta Go.

Com um posicionamento biológico, vegan e artesanal, a Why Not quer ter proximidade com quem a consome através de valores como a transparência e o facto de ser mais saudável do que outras alternativas não alcoólicas no mercado, como o caso dos refrigerantes.

Salão da Fatinha no “Retoma da Economia”

Cabeleireira há mais de 40 anos, Fátima Almeida, mais conhecida como Fatinha, tem salão aberto, na Rua dos Chilões, em Elvas, desde 2015.

“Tenho conseguido sempre levar o meu negócio para a frente, mas com a pandemia foi um bocadinho complicado”, revela Fátima Almeida, assegurando que, depois dos dois confinamentos, teve bastante trabalho. “Foi muito bom quando reabrimos, mas agora já está tudo a voltar ao normal”, acrescenta.

No seu salão, Fátima Almeida faz todo o tipo de trabalho relacionados com cabelos: cortar, lavar, pintar, madeixas, alisamento e defrisagem. Esta cabeleireira sempre trabalhou por marcação, pelo que as clientes devem fazê-lo pelo 268 621 762.

O salão está aberta de segunda-feira a sexta-feira, durante todo o dia, e aos sábados de manhã.

Fátima Almeida é a convidada de hoje do programa “Retoma da Economia”, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Elvas. Para ouvir na íntegra:

Delta distinguida nos prémios Human Resources 2021

A Delta Cafés foi recentemente distinguida nos prémios Human Resources 2021, com os galardões de “Melhor Empresa” e empresa com “O Melhor Espírito de Equipa”.

O Comendador Rui Nabeiro, proprietário do Grupo Nabeiro, considera que a empresa tem a felicidade de ganhar prémios, porque vive para “uma causa comum”. “Não é por favor que recebemos esses prémios, é devido àquilo que nós fazemos”, garante.

No total, foram 30 as distinções atribuídas na décima edição dos Prémios Human Resources: 25 a empresas e cinco prémios individuais.

“Espetáculo de Amor” esta sexta-feira no ACTO em Elvas

O ACTO, a Festa do Teatro em Elvas, termina este fim de semana, com a exibição de três peças. A primeira, “Espetáculo de Amor”, produzida pela Coleção B, sobe já na noite desta sexta-feira, 25 de junho, ao palco do cineteatro de Elvas.

“Espetáculo de Amor” irá estrear em Elvas, de acordo com Cátia Terrinca, da associação cultural Um Coletivo, que adianta que esta é uma peça “muito intimista”, sobre o amor que alguém sente por uma cidade, “que sente que lhe está a ser roubada”, e que permite refletir sobre o impacto do turismo e a gentrificação.

“É uma criação da Vanda Rodrigues (na imagem), que é uma criadora, que tendo crescido em Lisboa, tem trabalhado muito em Évora, que tem observado estas relações com as cidades, de posse, daquilo que é a gentrificação e de como o poder se vai apropriando dos espaços e os vai retirando às pessoas”, revela ainda Cátia Terrinca.

O início do espetáculo está marcado para as 21 horas. A Festa do Teatro é uma organização da Um Coletivo, com o apoio da Câmara Municipal de Elvas.

Iúri Leitão vence etapa da Volta ao Alentejo e é líder

O ciclista português Iúri Leitão, da Tavfer-Meansindot-Mortágua,  venceu ontem, 24 de junho, a segunda etapa da Volta ao Alentejo e subiu à liderança da geral da 38.ª edição da prova.

Iúri Leitão foi segundo na primeira etapa e acabou por roubar a liderança ao espanhol Juan José Lobato, da Euskaltel-Euskadi, que foi 12º ontem e caiu cinco posições na geral. Nesta segunda etapa, Mikel Aristi (Euskaltel-Euskadi) e David González (Caja Rural) foram segundo e terceiro, respetivamente.

No final, o ciclista português, na chegada a Sines, garantiu que esta etapa foi “muito longa” e com bastantes dificuldades, devido, sobretudo, ao calor que se fez sentir. Para hoje, a ambição de Iúri Leitão e da sua equipa é a mesma: a de ganhar, partindo sempre “para disputar a vitória”.

A terceira etapa da ‘Alentejana’ vai ligar hoje Alcácer do Sal a Mora, na distância de 173,1 quilómetros.