São João de Badajoz tem corridas dias 24 e 26

Antonio Ferrera, Morante de la Puebla e o português Juanito irão entrar em praça, em Badajoz, no próximo dia 24 de junho, para enfrentar seis touros da ganadaria Zalduendo, às 21 horas (hora portuguesa), no primeiro espetáculo tauromáquico da feira taurina de São João.

Já no dia 26, Antonio Ferrera volta a atuar, à mesma hora, juntamente com Emilio de Justo e Ginés Marín. Os touros são da ganadaria Victoriano del Río.

Estes dois espetáculos, inseridos nas comemorações da Feira de São João, em Badajoz, decorrem na praça de touros da cidade, com entradas a partir de 15 euros e com preços especiais jovens e reformados. Os ingressos podem ser adquiridos, a partir de dia 21.

Doação de Sangue no Centro de Formação da GNR de Portalegre

O Centro de Formação da GNR de Portalegre, em conjunto com o Instituto Português do Sangue e da Transplantação, irá desenvolver na próxima segunda-feira, 14 de junho, Dia Mundial do Dador de Sangue, uma colheita de sangue aos formandos do 43º Curso de Formação de Guardas.

Esta iniciativa pretende contribuir para o aumento do banco de sangue nacional, que sofreu enormes perdas derivado à situação pandémica ainda vivida, e simultaneamente para a inculcação do espírito de solidariedade dos futuros militares da Guarda Nacional Republicana.

Borbense oferece camisola do clube ao comendador Rui Nabeiro

Uma comitiva do Sport Clube Borbense foi ontem, sexta-feira, 11 de junho, recebida pelo comendador Rui Nabeiro, na sede da Delta Cafés, em Campo Maior.

Este grupo, em representação da associação desportiva de Borba, além de felicitar o comendador pelo seu 90º aniversário, a quem ofereceu uma camisola do clube, com o número 90, agradeceu todo o apoio prestado por Rui Nabeiro ao mesmo.

“Tivemos a oportunidade de felicitar o Comendador pelo 90° Aniversário, agradecer o apoio prestado ao nosso clube e endereçar o convite para visitar Borba e conhecer de perto a nossa realidade”, revela ainda o clube.

Miguel Celdrán Matute imortalizado com estátua em Badajoz

A Praça dos Conquistadores, em Badajoz, conta agora com uma estátua, do antigo e falecido alcaide da cidade, Miguel Angel Celdrán Matute.

A inauguração do monumento aconteceu este sábado, 12 de junho, sendo que, nas redes sociais, o atual alcaide de Badajoz, Francisco Fragoso, confessou que este foi “um dia muito especial para si”.

“Muita emoção ao ver a figura do nosso Miguel na sua querida Praça dos Conquistadores”, diz ainda Fragoso, referindo-se a Miguel Celdrán Matute como seu “maestro” e “pai político”.

Miguel Angel Celdrán Matute faleceu a 28 de janeiro deste ano.

Elvas sem novos casos de Covid-19 este sábado

O concelho de Elvas não regista este sábado, dia 12 de junho, novos casos de Covid-19, pelo que se mantém com quatro casos de infeção ativos.

Desde o início da pandemia, foram registados, em Elvas, 1383 casos de infeção, dos quais 1351 já recuperaram da doença.

No concelho, vítimas da Covid-19, morreram 28 pessoas.

Forte de Santa Luzia recebeu primeira visita especial guiada

O Forte de Santa Luzia recebeu hoje, dia 12, a primeira visita guiada especial, integrada numa iniciativa de cinco visitas ao património que vão decorrer até setembro.

Dezenas de pessoas inscreveram-se nesta visita para conhecerem o Forte de Santa Luzia ao pormenor. Foi uma visita guiada por todo o espaço do forte, inclusive às contraminas que normalmente estão encerrados ao público. Todos os presentes ficaram muitos satisfeitos pelo conhecimento adquirido e pelas descobertas.

A visita cumpriu todas as normas da Direção-Geral da Saúde.

Prova notura de triatlo Starman com inscrições abertas

As inscrições para a prova “Starman – Night Triathlon”, que decorre a 25 de julho, entre Portel, Reguengos de Monsaraz e Mourão, já se encontram abertas.

A competição contempla as três vertentes do triatlo, com 1,9 quilómetros de natação, 90 quilómetros de ciclismo e 21,1 quilómetros de corrida, sendo, nas palavras do presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, “um evento diferenciador”.

A competição contempla as três vertentes do triatlo, com 1,9 quilómetros de natação, 90 quilómetros de ciclismo e 21,1 quilómetros de corrida.

“Será um momento que irá usufruir do magnífico enquadramento, numa noite de lua cheia. É um triatlo noturno que irá acontecer, pela primeira vez, no nosso território, com a perspetiva de que, nos próximos anos, se volte a realizar, nesta zona do Lago Alqueva”, diz ainda Calixto. O evento conta com o patrocínio, entre outras entidades, da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central.

A partida da natação decorre à meia-noite, na Praia Fluvial da Amieira, no concelho de Portel. Já o percurso do ciclismo é disputado nos concelhos de Reguengos de Monsaraz e Mourão, regressando à Praia Fluvial da Amieira para o último segmento. A corrida terá lugar em todo o concelho de Portel, passando no Castelo de Portel e terminando a prova no Jardim da Matriz.

Esta prova tem a chancela de dois embaixadores triatletas com experiência e tradição no triatlo de média distância: Márcio Neves e Helena Medeiro.

As inscrições encontram-se abertas até 21 de julho, sendo que, quem fizer a inscrição, até 24 de junho, paga 80 euros. De 16 a 21 de julho, o valor da inscrição passa para 145 euros.

A inscrição na prova inclui: participação e classificação na prova inscrita; t-shirt; medalha;
touca para a natação e glowstikes; dorsal e chip de prova (a devolver no final da prova, no Check-Out, no Parque de Transição); abastecimentos (sólidos e líquidos); seguro de acidentes pessoais; almoço de brefing no dia 24 de julho; e almoço na cerimónia de prémios, no dia 25 julho.

Todas as informações, no site oficial da prova: https://starmanportugal.com/

“Tapete está na Rua”: animação, mercado e workshops em Arraiolos

O tapete está na rua, em Arraiolos, até amanhã, dia 13 de junho, com um conjunto de atividades que têm em vista, sobretudo, valorizar o maior ex-líbris do concelho.

De acordo com a presidente da Câmara de Arraiolos, Sílvia Pinto, os visitantes têm à sua disposição, até amanhã, para além de muita animação de rua, com vários grupos locais, um mercado de produtos da região, artesanato e várias exposições.

“Este ano, apostámos na animação de rua. Temos vários grupos locais que, por estes dias, têm passado pelo centro histórico”, refere a autarca, que convida ainda a participar nos ateliers, em que se ensina, passo a passo, a confecionar um tapete de Arraiolos.

“Os workshops têm estado a correr muito bem, com uma boa adesão”, revela ainda a presidente do município, adiantando que há workshops que, tendo em conta a procura, já estão a ser repetidos. “O que nós procuramos dinamizar foi também, ao longo destes dias, este aspeto do envolvimento das famílias”, acrescenta, esperando que os visitantes possam “dar a conhecer aos seus filhos este património”.

Até amanhã, decorre, em Arraiolos, um encontro internacional sobre arte têxtil, promovido pela Escola de Artes da Universidade de Évora, no renovado cineteatro municipal. Também amanhã leva-se a cabo a iniciativa “Passeio Por um Fio”, que, através de uma guia turística, se procura dar a conhecer aos visitantes a vila e a sua história.

A edição deste ano d’“O Tapete está na Rua” decorre até amanhã, com as adaptações necessárias à atual situação de saúde pública.

Identificados 14 novos casos de Covid-19 no Alentejo

No Alentejo, foram identificados, nas últimas 24 horas, 14 novos casos de Covid-19. À semelhança do que vem a acontecer há já várias semanas, não há registo de vítimas mortais, na região, devido à doença.

Desde março do ano passado, o Alentejo acumulou 30.412 casos positivos e 971 óbitos. Os números foram disponibilizados pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nos últimos oito dias, no Alentejo, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: cinco casos no sábado 5 de junho; 19 casos no domingo 6 de junho; 13 casos na segunda-feira 7 de junho; 20 casos na terça 8 de junho; 41 casos na quarta-feira 9 de junho; 28 casos na quinta 10 de junho; 20 casos na sexta-feira 11 de junho; e 14 casos no sábado 12 de junho.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Mais 789 casos Covid e um óbito em Portugal

Portugal regista, este sábado, 12 de junho, 789 novos casos de Covid-19 e mais um óbito associado à doença, de acordo com último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde.

Dos 789 novos casos, os maiores números estão em duas regiões: 480 (61%) em Lisboa e Vale do Tejo e 154 (20%) no Norte. De resto, foi nesta última região que se verificou a única morte. De ontem para hoje, recuperaram da Covid-19 mais 776 pessoas.

Ao dia de hoje, há menos seis doentes em internados em enfermaria, mas mais cinco em Unidade de Cuidados Intensivos. Há um total de 300 doentes hospitalizados, 77 a requerer maiores cuidados.

O número de casos ativos subiu um pouco: são 24.601, mais 12 do que ontem. Desde o início da pandemia, Portugal registou 856.740 casos de infeção, 17.045 óbitos e 815.094 casos de recuperação.

Nos últimos oito dias, em Portugal, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 430 casos na sexta-feira 4 de junho; 573 casos no sábado 5 de junho; 612 casos no domingo 6 de junho; 388 casos na segunda-feira 7 de junho; 598 casos casos na terça 8 de junho; 890 casos na quarta-feira 9 de junho; 910 casos na quinta 10 de junho; 519 casos na sexta-feira 11 de junho; e 789 no sábado 12 de junho.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Gonçalo Lagem anuncia recandidatura à Câmara de Monforte

Gonçalo Lagem vai recandidatar-te pela CDU à Câmara Municipal de Monforte, nas autárquicas deste ano.

O anúncio foi feito, pelo próprio, através das suas redes sociais, onde revela que vai contar com a mesma equipa que o acompanhou nos últimos oitos anos: Fernando Saião, Mariana Mota e Emídio Mata.

“Fizemos muito e fizemos melhor! Estamos com todos e todos estão connosco! Conhecemos bem a ambição das pessoas e do que lhes faz falta! Temos estratégia e sabemos de cor o nosso Concelho”, diz o autarca, na referida publicação.

“O que me orienta e acrescenta é saber que sou útil ao outro, é a consciência de ajudar a transformar a vida das pessoas. E tantas que já transformámos”, assegura ainda Gonçalo Lagem

Mercado de Campo Maior: comerciantes lamentam ausência de muitos clientes

O segundo mercado mensal de Campo Maior, após a paragem forçada devido à pandemia, realizou-se na manhã deste sábado, dia 12 de junho, no Campo da Feira, mas sem a enchente de gente de outros tempos.

A grande maioria dos comerciantes presentes, que vendem, entre outros, roupa, calçado, fruta e enchidos, e provenientes de várias localidades da região, revelam que, por estes dias, o negócio ainda não corre, totalmente, de feição.

Ilda Jorge, de Alter do Chão, por exemplo, vende roupa de senhora, para todos os gostos e tamanhos, neste mercado de Campo Maior há já muitos anos. Confessa que, por agora, o negócio vai correndo “mais ou menos”, por mais que tenha “muita freguesia” em Campo Maior.

Já Paulo Gonçalves, de Elvas, revela que o negócio da venda de queijos e enchidos, ainda não corre como gostaria, até porque as pessoas, devido à pandemia, “ainda têm algum receio”. Durante o período de tempo em que não podia vender os seus produtos neste tipo de mercados, teve de fazer entregas ao domicílio. “Mas não foi a mesma coisa”, lamenta.

João Carvalho, de Ponte de Sor, que procura vender os seus artigos em madeira e brinquedos há já vários anos no mercado de Campo Maior, confessa que o negócio não corre, por esta altura, da melhor forma. A crise financeira, que se instalou com a pandemia, garante, é a principal responsável por esta situação.

Quanto ao Campo da Feira, todos os comerciantes concordam que as infraestruturas agora existentes são muito boas. “A nível de arruamento, está muito bom. Está bem instalado, está tudo limpo, bem organizado”, comenta um dos feirantes.

O mercado mensal de Campo Maior foi retomado em maio, sendo que decorre no segundo sábado de cada mês, no Campo da Feira.

Arraiolos: Córtex Frontal com várias iniciativas no “Tapete está na Rua”

Este fim de semana, dias 12 e 13 de junho, o Córtex Frontal organiza, coorganiza e colabora na organização de vários eventos no decorrer da edição deste ano do “Tapete Está na Rua”, em Arraiolos.

Este sábado, às 18 horas, é inaugurada a exposição “A Linha está Ocupada…”, no Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos, onde fica patente até 10 de outubro. Na abertura da mostra vão marcar presença alguns artistas, como Ana Jotta, Mumtazz, Alexandre Camarao, Tomás Cunha Ferreira e Pedro Barateiro. A exposição é organizada pelo “O Armário”, em colaboração com o Córtex Frontal e o apoio da Câmara Municipal de Arraiolos.

Também este sábado, pelas 19 horas, o Córtex Frontal, na Rua Mello Mexia, inaugura a exposição de pintura “Devagar Divagar”, de Jorge Martins e Isabel Simões, inserida no projeto “O Sindicato dos Pintores”, de Mariana Gomes.

Até amanhã, domingo, 13 de junho, a residência “New Borders”, organizada pelo Córtex Frontal, vai juntar artistas plásticos contemporâneos portugueses e espanhóis com o objetivo de aprender a linguagem plástica do bordado. Participam Flávia Vieira, Roberto Coromina, Alexandre Camarao, Mar Ramón Soriano e Déborah Abizanda, junto da artista e professora de bordado Maite Ortega. A residência consistirá em sessões de bordado, talks de artistas, visitas de estudo, a participação no Forum Ponto e numa maratona de bordado. A iniciativa conta com o apoio da Direção-Geral de Cultura do Alentejo.

Casa Tangente acolhe espetáculo da Festa do Teatro em Elvas

A Casa Tangente, em Elvas, será, na noite deste sábado, 12 de junho, a partir das 21 horas, palco para a peça de teatro “ATMAVICTU”, da companhia Bestiário, no decorrer do segundo fim de semana do ACTO, a Festa do Teatro, iniciativa promovida pela associação UmColetivo.

“É um espetáculo muito misterioso, que tem muito a ver com a ideia de sombra e de sentido da vida”, começa por explicar Cátia Terrinca (na imagem), uma das responsáveis da associação sediada em Elvas.

Esta criação é a única a ser apresentada ao ar livre, no decorrer desta Festa do Teatro, o que pode permitir, garante Cátia Terrinca, “uma outra poesia que não temos em nenhum outro momento deste três fins de semana”.

A companhia Bestiário, que já antes se apresentou em Elvas, por ocasião do Festival A Salto, “tem uma linguagem que propõe testar limites entre o teatro e a dança”. Trata-se, por isso, de um teatro “mais sensorial e que é poético, na sua essência”. “ATMAVICTU” vai reestrear esta noite, em Elvas.

O ACTO – Festa do Teatro em Elvas, organizado pela UmColetivo, conta com o apoio da Câmara Municipal de Elvas.

Campo Maior continua sem casos ativos de Covid-19

Nas últimas 24 horas não se registaram novos casos de Covid-19 em Campo Maior, pelo que o concelho se mantém sem casos ativos ao dia de hoje, 12 de junho.

643 dos 654 casos confirmados de infeção em Campo Maior já estão curados da doença. Vítimas de Covid-19, no concelho, morreram 11 pessoas.

Padre João Luís da Silva apresenta novo livro em Campo Maior

O Padre João Luís da Silva apresenta, amanhã, domingo, dia 13, em Campo Maior, o seu mais recente livro intitulado de “Todos os caminhos vão dar a tua casa”.

O livro nasceu o ano passado, altura em que surgiu a pandemia e quando se assinalou o centenário da pneumónica, também no dia 13 de março era o aniversário da eleição do Papa Francisco e D. Francisco Senra Coelho, iria nesse dia, em Campo Maior, fazer a visita pastoral.

Neste âmbito, e como explica o pároco, todas estas datas “fizeram-me recordar uma expressão do papa Francisco que diz: Maria dá-nos saúde, ela é a nossa Saúde, e daí o meu pensamento de olhar para Fátima, e surge assim este livro a partir de testemunhos de figuras públicas”.

Depois de perceber que, durante o confinamento, cada vez que ia ao Santuário de Fátima, muitas pessoas lhe pediam para rezar por elas, percebeu que “Fátima era um colo de segurança, um colo de mãe para todos, e assim teve a ideia de transcrever a devoção destas pessoas a Fátima”, que conta com testemunhos de Fátima Lopes, do Comendador Rui Nabeiro, Cuca Roseta, Marco Paulo, entre outros.

O padre João Luís da Silva adianta ainda que o prefácio foi escrito pelo Presidente da República, o que para si “é uma grande alegria”, revelando que este livro acaba por representar “um país que tem amor a Nossa Senhora de Fátima”.

O livro está nas bancas e em todas as livrarias Católicas do país e e “tem tido uma grande procura, por parte das pessoas que querem conhecer a devoção destas figuras públicas, por Nossa Senhora e como manifestam a sua fé e a partilham com todos nós”.

O padre João Luís da Silva revela ainda que é para si “uma alegria, voltar a Campo Maior”, para apresentar este livro, um lugar que traz sempre no seu coração.

A apresentação do livro do padre João Luís da Silva, Todos os caminhos vão dar a tua casa”, está marcada para amanhã, às 15 horas, no Centro Cultural de Campo Maior.

Faleceu Mário Azinhal

O elvense Mário Azinhal (nas fotos) faleceu em Luanda, Angola.

 

 

 

 

 

Mário Joaquim Francisco Eufémia Azinhal era engenheiro, Diretor Geral da Empresa Tecnimil que desenvolvia um projeto fabril em Benguela e encontrava-se a trabalhar nessa cidade angolana.

Tendo sido ex-aluno dos Pupilos do Exército (desenho), que através da Associação de ex-alunos comunicou o óbito.

A Rádio ELVAS apresenta as mais sentidas condolências à família enlutada.

Euromilhões: jackpot de 30 milhões sai no estrangeiro

O jackpot de 30 milhões de euros, do sorteio de ontem do Euromilhões, saiu a um apostador no estrangeiro.

O segundo prémio, de quase cem mil euros, saiu a sete jogadores, todos com aposta registada no estrangeiro. O terceiro prémio, no valor de 9.600 euros, contemplou 17 apostadores, dois eles em Portugal.

Quanto ao quarto prémio, de cerca de 750 euros, saiu a 68 jogadores, dez em território nacional.

A chave vencedora do Euromilhões desta sexta-feira é composta pelos números 9, 17, 21, 33 e 39 e pelas estrelas 7 e 11.

“Cultura sai à Rua” esta noite com o Trio Elétrico

“Cultura sai à Rua e não só”, é a iniciativa da Câmara de Elvas que tem início hoje, sábado, dia 12, e vai decorrer até dia 28 de agosto.

Como revela Tiago Afonso, vereador no município elvense, trata-se de “um conjunto de eventos musicais que pretendem dinamizar a cidade”.

“Cultura sai à Rua e não só”, começa hoje com o Trio Elétrico da Gota D’ Arte a percorrer a freguesia de Caia, São Pedro e Alcáçova, a partir das 21 horas.