Fronteira tem o risco mais alto no distrito de Portalegre

No mapa semanal da Direção-Geral da Saúde, Fronteira com 168 casos por 100 mil habitantes é o concelho com risco mais alto no distrito de Portalegre e o segundo no Alentejo bem longe de Odemira com 449 casos por 100 mil habitantes.

Elvas regista, nos 14 dias assinalados no relatório, entre 19 de maio e 1 de junho, uma incidência de 24 casos por 100 mil habitantes, ou seja cinco novos casos.

Campo Maior apresenta 64 casos por 100 mil,  Arronches 71 e Monforte 67.

Montemor-o-Novo registou, neste período, 32 casos por 100 mil habitantes.

Estremadura espanhola com mais 78 casos Covid

A Estremadura espanhola regista, esta sexta-feira, dia 4 de junho, mais 78 casos de Covid-19 e, não há vítimas mortais, associadas à doença, a lamentar.

Desde o início da pandemia, na região, morreram, vítimas do novo coronavírus, 1.766 pessoas.

Foram dados como recuperados da Covid-19, nas últimas 24 horas, 73 doentes, num total de 74.754 recuperações.

Nos hospitais da região encontram-se agora internadas 26 pessoas, sete em Unidades de Cuidados Intensivos.

Quatro recuperações e três ativos em Elvas

O concelho de Elvas regista hoje, sexta-feira, dia 4 de junho, quatro recuperações da covid-19, pelo que estão agora três casos ativos.

Desde o início da pandemia foram registados, em Elvas, 1380 casos de infeção, dos quais 1349 já recuperaram da doença.

No concelho, vítimas da Covid-19, morreram 28 pessoas.

“Badajoz, Ciudad Poética” tem quatro rotas literárias

“Badajoz, Ciudad Poética” é o projeto que decorre todos os sábados, deste mês de junho, tendo início já amanhã, dia 5.

Trata-se de um projeto cujo objetivo é dinamizar espaços arquitetónicos e monumentais da cidade, mediante a interação com diversas áreas artísticas, como a música e a poesia, e abraçar também o Património humano da capital pacense.

A proposta consiste em levar a cabo quatro rotas literárias pela cidade, todos os sábados deste mês, às 10 horas (hora portuguesa) onde a história, arquitetura e literatura, andam de mãos dadas.

Cada uma destas rotas é guiada por um escritor reconhecido de Badajoz e um guia turístico, com partida da seda da Concejalía de Turismo, com um grupo com máximo de 25 pessoas.

A primeira rota decorre este sábado, dia 5, com início na Concejalía de Turismo, passando pela Plaza Alta, UBEX, Museo Luis de Morales, C/ Pizarro, Plaza Mayor, e tem como guia Faustino Lobato.

No dia 12 deste mês, a segunda rota tem início na Concejalía de Turismo, San Francisco, Iglesia de Santo Domingo, Castelar, Puerta Palma, Puente Viejo, Glorieta de los Tres Poetas, tendo como guia Plácido Ramírez.

Já no dia 19 de junho, a terceira rota começa igualmente na Concejalía de Turismo, Alcazaba (Muralla), Biblioteca Regional, Plaza Alta; e o guia é Caridad Jiménez.

A quarta e última rota deste mês, no dia 26, com início Concejalía de Turismo, Plaza Alta, C/ Vicente Barrantes (Casa de Vicente Barrantes, Casa de Arturo Barea), C/ Meléndez Valdés (Casa de Meléndez Valdés), C/ Santa Lucía (Casa de Manuel Godoy, Casa de Francisco Lebrato), Glorieta de los Tres Poetas, tem como guia Antonia Cerrato.

Da mesma forma, em cada sábado, às 19 horas terá lugar “Encontros na cidade poética”. Uma iniciativa que decorre no pátio das Casas Mudéjares (sede de la Concejalía de Turismo) e onde participam os mais destacados petas da cidade pacense, acompanhados pelo jovem violonista Miguel Casado.

Ambas as atividades carecem de inscrição prévia, através do formulário disponível em: https://linktr.ee/turismobadajoz.

Percursos pelo Património de regresso a Elvas

A iniciativa cultural Percursos pelo Património está de regresso a Elvas amanhã, sábado dia 5.

Rui Jesuíno, técnico superior e responsável pelo Turismo e pelo Património do município, refere que “este primeiro percurso vai passar pelos fossos das fortificações da cidade e seremos guiados pelo José Ribeiro, antigo diretos do Museu Militar”.

Até ao final do ano, vão realizar-se mais dois percursos, com temas bastante diferentes: “no dia 3 de julho, vamos visitar a Sé de Elvas, com Mário Cabeças, também ele historiador de arte; e, em setembro, vamos realizar um percurso pelos jardins de Elvas, com Carlos Correia Dias”.

A iniciativa Percursos pelo Património é organizada pela Câmara Municipal de Elvas.

Abrir a primeira conta bancária na rubrica da DECO

Há pais que decidem abrir a primeira conta bancária quando o filho nasce e começam desde cedo a juntar as poupanças para quando este atingir a maioridade. Outros decidem fazê-lo por ocasião da atribuição da primeira semanada ou mesada.

Mas a maioria dos jovens decide abrir a primeira conta bancária quando começa a trabalhar e recebe o primeiro ordenado. Para muitos o início da sua vida financeira começa de facto com a abertura da primeira conta de depósito à ordem no banco.

Na edição de hoje da rubrica da DECO, a jurista Maria Inês Alvarenga, refere que “quanto mais cedo uma pessoa tiver a sua conta bancária melhor. Há ainda algumas dicas a ter em conta na abertura de conta: saiba escolher o melhor banco e o tipo de conta adequado, antes de abrir a conta peça a FIN- Ficha de Informação Normalizada, que deve ser fornecida por qualquer banco e que permite comparar condições aplicáveis e lá porque os seus amigos, ou os seus pais, têm conta aberta naquele banco, não quer dizer que seja o melhor para si. Escolha o banco mais adequado ao seu perfil e necessidades”.

De acordo com a DECO, conta bancária encoraja bons hábitos financeiros. É necessário consultar regularmente o extrato mensal, o saldo da conta e promover a poupança.

O início de vida financeira é o tema da edição desta semana da rubrica da DECO, para ouvir às 12.30 e 16.30 horas na nossa emissão.

Campo Maior mantém-se sem casos ativos de Covid-19

O concelho Campo Maior mantém nesta sexta-feira, dia 4, zero casos ativos de Covid-19.

Desde o início da pandemia, Campo Maior registou um total de 654 casos de infeção, dos quais 643 recuperaram. Morreram, vítimas de Covid-19, no concelho, 11 pessoas.

LG Extintores no programa Retoma da Economia

A empresa LG Extintores surgiu em Elvas, pelas mãos de Luís Gomes (na foto), há cerca de 10 anos e está em destaque na edição de hoje do programa Retoma da Economia, na Rádio ELVAS.

“Na altura era uma área que estava pouco dinamizada na cidade de Elvas. Eu sempre estive ligado à área dos minimercados mas decidi enfrentar este novo desafio. Começámos do zero. Seguimos para Lisboa para fazer formações e encontrar fornecedores. Não foi fácil, e ainda hoje é um processo complicado, mas cá estamos”, referiu-nos o proprietário.

A LG Extintores realiza todos os trabalhos relacionados com “segurança contra incêndios. Fazemos instalação e manutenção de equipamentos de deteção de incêndios, extintores e sinalética, dando sempre resposta às necessidades dos clientes”.

O programa Retoma da Economia, na Rádio ELVAS, conta com o apoio da Câmara Municipal de Elvas.

Padre João Luís da Silva lança livro em Campo Maior

O Padre João Luís da Silva apresenta no dia 13 deste mês, em Campo Maior, o seu mais recente livro intitulado de “Todos os caminhos vão dar a tua casa”.

O livro nasceu o ano passado, altura em que surgiu a pandemia e quando se assinalou o centenário da pneumónica, também no dia 13 de março era o aniversário da eleição do Papa Francisco e D. Francisco Senra Coelho, iria nesse dia, em Campo Maior, fazer a visita pastoral.

Neste âmbito, e como explica o pároco, todas estas datas “fizeram-me recordar uma expressão do papa Francisco que diz: Maria dá-nos saúde, ela é a nossa Saúde, e daí o meu pensamento de olhar para Fátima, e surge assim este livro a partir de testemunhos de figuras públicas”.

Depois de perceber que, durante o confinamento, cada vez que ia ao Santuário de Fátima, muitas pessoas lhe pediam para rezar por elas, percebeu que “Fátima era um colo de segurança, um colo de mãe para todos, e assim teve a ideia de transcrever a devoção destas pessoas a Fátima”, que conta com testemunhos de Fátima Lopes, do Comendador Rui Nabeiro, Cuca Roseta, Marco Paulo, entre outros.

O padre João Luís da Silva adianta ainda que o prefácio foi escrito pelo Presidente da República, o que para si “é uma grande alegria”, revelando que este livro acaba por representar “um país que tem amor a Nossa Senhora de Fátima”.

O livro está nas bancas e em todas as livrarias Católicas do país e e “tem tido uma grande procura, por parte das pessoas que querem conhecer a devoção destas figuras públicas, por Nossa Senhora e como manifestam a sua fé e a partilham com todos nós”.

O padre João Luís da Silva revela ainda que é para si “uma alegria, voltar a Campo Maior”, para apresentar este livro, um lugar que traz sempre no seu coração.

A apresentação do livro do padre João Luís da Silva, Todos os caminhos vão dar a tua casa”, está marcada para as 15 horas, no dia 13 deste mês, no Centro Cultural de Campo Maior.

Raide Hípico atrai cavaleiros a Santa Eulália

O Raide Hípico de Santa Eulália Luís Tello Barradas, prova organizada pela Associação Humanitária de Santa Eulália e pela Secção de Veteranos da Sociedade Recreativa Popular e Desportiva da Juventude de Santa Eulália, decorre amanhã, sábado dia 5, naquela localidade do concelho de Elvas.

“Tradicionalmente, o raide hípico acontece no mês de janeiro. No entanto, devido à suspensão das atividades desportivas, provocada pela pandemia, a prova passou para o mês de junho”, como explica Alberto Barradas, da organização.

O raide conta com “uma prova internacional, de 100 quilómetros, para cavalos já consagrados. Depois, há uma prova de 80 quilómetros, para os que estão a caminhar para um percurso internacional e uma de 40 quilómetros que estão a fazer a sua iniciação. Vamos ter também uma prova de 20 quilómetros, para veteranos, e um passeio para crianças que tem tido muito sucesso”.

O programa do XXI Raide Hípico de Santa Eulália Luís Tello Barradas inicia-se às 6.30 horas, com a inspecção veterinária, seguindo-se, às 8 horas, a partida em grupo junto aos silos da Cersul. Às 16 horas decorre a entrega de prémios e uma hora depois a missa.