Chega oficializa José Luís Trindade como candidato à Câmara de Elvas

A Distrital de Portalegre do Partido Chega realizou, no passado dia 1 de junho, a apresentação dos candidatos aos vários Órgãos Autárquicos do Distrito de Portalegre, com a presença do presidente do partido, André
Ventura.

À Câmara de Elvas irá concorrer, pelo novo partido, José Luís Trindade, empresário de 63 anos.

Em Campo Maior, será cabeça de lista Bruno Borrega, de 44 anos, operador de produção.

“Godzilla vs Kong” esta sexta-feira em exibição em Elvas

“Godzilla vs Kong” é o filme que está esta sexta-feira, dia 4, em exibição no Auditório São Mateus, em Elvas, às 20.30 horas.

Com o destino do mundo em jogo, Kong e os seus protetores começam assim uma jornada para encontrar o seu verdadeiro lar. Quem irá vencer?

Os bilhetes à venda meia hora antes da sessão na bilheteira do Auditório São Mateus ou em ticketline.pt, e é para maiores de 12 anos.

“Fotografar a Matemática” é tema de concurso

A segunda edição do concurso “Fotografar a Matemática” já está a decorrer, numa organização dos docentes de Matemática e Educação Visual, em colaboração com as Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escola n.º 3 de Elvas.

O concurso tem como objetivos sensibilizar a população do concelho de Elvas, partindo dos seus três Agrupamentos de Escolas, com vista a mobilizar os seus sentidos para a capacidade de observação do meio envolvente e a associar os conceitos matemáticos aplicáveis a cada situação, incentivando a desenvolver e a valorizar competências técnicas e de criatividade no âmbito da fotografia digital.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

A participação está aberta a toda a população natural ou residente no concelho de Elvas, podendo concorrer com uma ou mais fotografias (até quatro) em quatro categorias.

As fotografias a concurso serão publicadas na página do Facebook criada para o efeito, com o seguinte endereço: https://www.facebook.com/Concurso-Fotografar-a-Matemática-106500424226075/ e, posteriormente, no sítio web https://bolsadevalores3elvas.wixsite.com/fotografarmatematica

As fotografias têm de ser obrigatoriamente enviadas, nos formatos PNG ou JPEG, para o email: be-vila-boim@hotmail.com. Se não forem enviadas, não serão consideradas para o concurso.

A data limite para apresentação de fotografias a concurso é 1 de dezembro de 2021.

O resultado será conhecido no início do ano letivo de 2021-2022, no dia 14 de março de 2022, não havendo lugar a reclamação ou recurso dos resultados.

As fotografias serão apreciadas por um júri composto por cinco elementos: Paulo Forreta Rodrigues (professor e coordenador do Plano Nacional das Artes do Agrupamento de Escolas n.º 3 de Elvas), Rui Coelho (fotógrafo profissional), Nuno Veiga (fotógrafo profissional), João Sobreiro (professor e embaixador local do Programa de Educação Artística) e Fátima Bonzinho (professora e coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares).

Serão atribuídos prémios aos três concorrentes melhor classificados nas três categorias.

As fotografias premiadas serão expostas em locais a designar.

[/shc_shortcode]

Elvas sem novos casos Covid esta quinta-feira

O concelho de Elvas não regista esta quinta-feira, dia 3 de junho, novos casos de infeção por Covid-19, pelo que se mantém com sete casos ativos.

Desde o início da pandemia foram registados em Elvas, 1380 casos de infeção, dos quais 1345 já recuperaram da doença.

No concelho, vítimas da Covid-19, morreram 28 pessoas.

Não vacinados acima de 70 anos recebem vacina sem marcação

Todas as pessoas ainda não vacinadas com mais de 70 anos, podem ser receber a vacina sem marcação prévia.

Desde que possam provar a idade, os maiores de 70 anos poderão dirigir-se a qualquer centro de vacinação, com prioridade face aos mais novos. Quem confirmou ao jornal Público foi o coordenador da task force para a vacinação, vice-almirante Henrique Gouveia e Melo.

O sistema ainda está a ser concluído e servirá para acolher no processo de vacinação os idosos que, por qualquer razão, ficaram “perdidos no sistema” e que as juntas de freguesia, os bombeiros ou mesmo as polícias não chegaram a identificar.

Aluna de Campo Maior é segunda no campeonato nacional de SuperTmatik

Diana Alegria, aluna de 7º ano do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, alcançou na final online do Campeonato SuperTmatik, sobre vocabulário de Espanhol, o segundo melhor tempo a nível nacional, a menos de um segundo do primeiro classificado.

Para além de Diana Alegria, participaram nesta final, que decorreu no passado dia 28 de maio, Miguel Miranda e Rita Carrapeto, ambos também alunos de 7º ano.

No concurso, que contou com a participação de 10.318 alunos, Miguel Miranda alcançou a 55.ª posição e a aluna Rita Carrapato a 96.ª posição, a nível nacional.

Estes três alunos, sob a responsabilidade dos professores Vasco Cordeiro e Vera Branca, foram os três apurados, no seio do Agrupamento de Campo Maior, para o representar, a nível nacional, no concurso.

Edição especial da Ecuextre já começou em Badajoz

A 12ª edição da Ecuextre, a Feira do Cavalo e do Touro, teve início esta quinta-feira, 3 de junho, nos pavilhões da IFEBA, em Badajoz, em moldes muito diferentes do habitual, tendo em conta que, desta feita, o certame contempla apenas concursos e campeonatos hípicos, sem a presença dos habituais stands relacionados com o setor.

Esta é a última feira na IFEBA de Francisco Fragoso enquanto alcaide de Badajoz. Ainda assim, o autarca prefere destacar que o evento é “o primeiro depois da pandemia” e que oferece “alguma esperança no futuro”. “O importante sempre é sentir o dever cumprido e não que esteja seja, para mim, a última feira”, acrescenta.

O alcaide adianta que, pela primeira vez, realiza-se neste evento, um concurso dedicado ao cavalo lusitano, revelando ainda ter esperança que, nas feiras que se vão realizar no verão, já se possa “atingir a normalidade”. Também pela primeira vez, nesta feira, realiza-se um campeonato do mundo de Doma Vaquera.

Presente, na sessão de abertura do evento, esteve o comendador Rui Nabeiro, que, aos nossos microfones, quis destacar a “camaradagem” de Francisco Fragoso com Campo Maior e Elvas, lamentando que o mesmo vá deixar o cargo de alcaide. “O presidente vai sair, mas eu vejo-o sair com muita tristeza, porque é um homem que soube ganhar a amizade, que pensa no vizinho do lado. Este homem é extraordinário”, comenta.

Já o vereador na Câmara de Elvas, Sérgio Ventura, assegura que este é um evento, que marca o regresso à normalidade possível, sendo muito importante para a região e para a Eurocidade. “É muito importante para a nossa atividade económica,  para a nossa atividade social, continuamos com a vacinação e vamos ver se, para o final do ano, já vamos poder estar com as atividades normais”, diz. Sérgio Ventura lembra ainda que a atividade ligada ao cavalo e ao touro, quem “vem do nosso passado”, gera muito dinheiro e une os dois lados desta região transfronteiriça.

Luís Rosinha, vereador na Câmara de Campo Maior, garante que este evento marca o “reatar de relações”, que muito têm sofrido, entre os três vértices da Eurocidade, agradecendo a Francisco Fragoso por se lembrar de Campo Maior e Elvas. O certame, adianta, “é um sinal claro de apoio ao mundo do cavalo e ao mundo do touro”. Rosinha recorda ainda, e por se tratar da feira do cavalo e do touro, a marca que Joaquim Bastinhas deixou no mundo da tauromaquia.

A Ecuextre decorre entre hoje e domingo, dia 6, de 10 a 13 e, ainda, entre os dias 18 e 20 de junho. Para além de vários campeonatos, troféus e provas, estão programadas algumas atividades taurinas, como aulas práticas da Escola Taurina de Badajoz, a entrega de prémios de concursos de fotografia e várias conferências.

Alentejo regista 12 novos casos de Covid-19

Nas últimas 24 horas, foram registados 12 novos casos de Covid-19 no Alentejo. Esta quinta-feira, 3 de junho, por outro lado, não há vítimas mortais a lamentar, devido à doença, na região.

No Alentejo, desde março de 2020, foram reportados 30.236 casos de infeção e registadas 971 mortes. Os dados são da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nos últimos oito dias, no Alentejo, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 22 casos na quinta 27 de maio; 15 casos na sexta-feira 28 de maio; 12 casos no sábado 29 de maio; 14 casos no domingo 30 de maio; dez casos na segunda-feira 31 de maio; 13 casos na terça 1 de junho; 22 casos na quarta-feira 2 de junho; e 12 casos na quinta 3 de junho.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Mais 769 casos de Covid e três óbitos em Portugal

Portugal regista, esta quinta-feira, 3 de junho, três óbitos e mais 769 casos de Covid-19, segundo informação da Direção-Geral da Saúde (DGS).

As duas mortes ocorreram duas em Lisboa e Vale do Tejo (LVT) e uma no Centro. Em LVT ocorreu 50% dos casos: 385 dos 769 novos casos. No Norte, houve 240 novas infeções, 31%.

Nas últimas 24 horas, 388 pessoas foram dadas como recuperadas da doença. Ao dia de hoje, a situação hospitalar foi aliviada: estão internadas 254 pessoas (menos dez que ontem), das quais 52 em unidades de cuidados intensivos (menos um, de quarta para quinta-feira).

Os casos ativos subiram: hoje são, 23.343, mais 378 do que ontem. Desde o início da pandemia, Portugal registou 17.029 óbitos, 851.031 casos de infeção e 810.659 casos de recuperação.

Nos últimos oito dias, em Portugal, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 572 casos na quinta 27 de maio; 598 casos na sexta-feira 28 de maio; 609 casos no sábado 29 de maio; 445 casos no domingo 30 de maio; 435 casos na segunda-feira 31 de maio; 445 casos na terça 1 de junho; 724 casos na quarta-feira 2 de junho; e 769 casos na quinta 3 de junho.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Curso de juízes de atletismo entre 8 e 15 deste mês

A Associação de Atletismo de Portalegre (AADP), em conjunto com a Federação Portuguesa de Atletismo, vai promover, entre os dias 8 e 15 de junho, um curso de formação de juízes de atletismo, totalmente online e gratuito para os residentes no distrito de Portalegre, com o objetivo de reforçar os quadros do conselho de arbitragem da associação.

O curso será em horário pós-laboral e visa suprir a lacuna de meios humanos, identificada na categoria de juiz.

Após aprovação no curso os juízes estagiários, vão poder contar com um apoio financeiro que varia de acordo com a competição que se disputa e com o nível de formação do juiz.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

O curso abre também as portas à progressão dos interessados, dentro da carreira de juiz de atletismo, no seio da FPA e IAAF.

O Conselho de Arbitragem da AADP, conta atualmente com um oficial técnico internacional António Costa, que integra o painel da IAAF na categoria máxima da modalidade e estará presente nos próximos jogos olímpicos.

O curso será ministrado pela também ITO Elisabete Simão, ela que se formou como juízes no conselho de arbitragem da AADP e atualmente é presidente desse mesmo órgão na associação de atletismo de Lisboa.

[/shc_shortcode]

Campo Maior volta a ficar sem casos ativos de Covid-19

Nas últimas 24 horas, as três pessoas infetadas com Covid-19 em Campo Maior foram dadas como recuperadas da doença, pelo que esta quinta-feira, 3 de junho, já não há casos ativos no concelho.

Desde o início da pandemia, Campo Maior registou um total de 654 casos de infeção, dos quais 643 recuperaram. Morreram, vítimas de Covid-19, no concelho, 11 pessoas.

Certificado Digital Covid da União Europeia no “Espaço Europa”

O Parlamento Europeu vai votar a proposta para o Certificado Digital Covid da União Europeia durante a sessão plenária de 7 a 10 deste mês.

O Certificado Digital Covid irá, de certa forma, permitir viajar em segurança, na Europa, durante a pandemia, é gratuito e pode ser utilizado, não só nos 27 países da União Europeia, mas também na Islândia, Noruega e Liechtenstein.

Apesar da proposta ainda não ter sido votada há já algumas indicações daquilo que será este certificado Digital, que deverá contemplar três condições possíveis: “se a pessoa já foi vacinada, se obteve resultado negativo num teste PCR ou rápido de antigénio, não sendo, para já, admitidos testes de anticorpos”. Este certificado vai ser emitido “pelas autoridades nacionais de cada Estado Membro e espera-se que esteja disponível a partir do dia 1 de julho”, como explica Ana Pereira do Europe Direct Alto Alentejo.

Não se trata de um documento obrigatório para viajar, mas de certa forma, e como revela Ana Pereira, “facilita a situação de quarenta, que é exigida, em determinados países”, que ao possuir este documento não é necessário cumprir quarentena.

Para mais informações sobre este certificado pode consultar a página web do Europe Direct Alto Alentejo em europedirect.ipportalegre.pt.

A proposta do Parlamento para o Certificado Digital Covid da União Europeia é o tema desta semana do “Espaço Europa”, que pode ouvir na emissão, ao meio dia e meia e às 16.30 horas.

Elvas é concelho de baixa densidade com novo limite de risco

O Governo, segundo António Costa, primeiro-ministro, decidiu “fazer uma alteração muito importante” e que passa por distinguir os territórios de baixa densidade (“mais de dois terços do território”, salientou Costa) e o resto das áreas do território continental.

O limite para os concelhos que registem duas avaliações negativas seguidas com taxas de incidência superior passou para 480 novas infeções por 100 mil habitantes em duas semanas (ou superior a 240 nas zonas com maior densidade populacional), terão lugar novas regras:

No Alentejo, a lista dos concelhos incluídos é a seguinte (são ao todo 165 concelhos de baixa densidade do território continental):

Alandroal
Alcácer do Sal
Alcoutim
Aljustrel
Almodôvar
Alter do Chão
Alvito
Arraiolos
Arronches
Avis
Barrancos
Beja
Borba
Campo Maior
Castelo de Vide
Crato
Cuba
Elvas
Estremoz
Évora
Ferreira do Alentejo
Fronteira
Gavião
Grândola
Marvão
Monforte
Montemor-o-Novo
Mora
Moura
Mourão
Nisa
Odemira
Ourique
Ponte de Sor
Portalegre
Portel
Redondo
Reguengos de Monsaraz
Santiago do Cacém
Serpa
Sousel
Vendas Novas
Vila Viçosa

“A Loja” em destaque no “Retoma da Economia”

A Loja, localizada na Rua da Carreira, em Elvas, desde 1994, está hoje em destaque no programa “Retoma da Economia”.

Paula Guedes está em A Loja desde 2011, depois de ter sido convidada para liderar o projeto, do qual é sócia, em conjunto com Pedro Trinidad e Cátia Gonçalves.

Em A Loja, podemos encontrar desde vestuário, de diversas marcas, como Levis, Semáforo, Tiffosi, há também acessórios e sapatos, para homem, mulher e criança. Para além desta vertente, há também a venda de gifts, como amuletos da sorte, garrafas térmicas, canecas e porta-chaves, entre outros, que contêm mensagens positivas. Todos os artigos estão disponíveis também através das redes sociais e página na internet.

A Loja está aberta das 10 às 13 horas e das 15 às 19 horas, de segunda a sexta-feira, e, aos sábados, das 10 às 13.30 horas.

Bombeiros de Campo Maior recrutam condutor de pesados

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Campo Maior está a recrutar um bombeiro para condução de veículos pesados, com o objetivo de integrar a Equipa de Intervenção Permanente da corporação campomaiorense.

Esta equipa existe há dois anos em Campo Maior e funciona com cinco elementos, pelo que como explica João Monho, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros de Campo Maior, “falta um elemento que esteja apto para conduzir veículos pesados”.

João Monho adianta que para apresentar candidatura a este concurso é necessário que o bombeiro “esteja no ativo há pelo menos dois anos, tenha carta de pesados, ter entre os 20 e 40 anos e condições para passar nas provas físicas, a marcar pela Direção Nacional dos Bombeiros”.

A candidatura pode ser feita, presencialmente, na secretaria dos Bombeiros de Campo Maior e preencher a ficha de inscrição, ou solicitá-la através do seguinte email: secretaria@bvcampomaior.pt .

Esta é uma mais-valia “não só para a corporação, mas também para a população”, revela o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros de Campo Maior, adiantando que” estas equipas serão o futuro das corporações”.

Bombeiros de Campo Maior que se encontram a recrutar um elemento, com carta de pesados, com vista a integrar a Equipa de Intervenção Permanente da corporação campomaiorense. As inscrições estão abertas até dia 15 deste mês.

Básquete do CEN já treina com cerca de 40 jogadores

O Clube Elvense de Natação (CEN) retomou a secção de basquetebol. Tudo começou com um treino de captação onde conseguiram atrair cerca de 40 atletas.

Atualmente, já com os treinos a decorrer, contam na mesma com o mesmo número. Não são todos os jovens que marcaram presença no evento, mas a maioria decidiu praticar a modalidade.

Bruno Dias, responsável pela secção de basquetebol do CEN, refere que “a aposta do clube é em atletas com idades a partir dos seis anos uma vez que em Portugal só se consegue federar a partir desta idade. Temos um grupo de nove miúdos, com idades entre os 11/12 anos que também está a trabalhar connosco e não os quisemos abandonar por não serem o nosso objetivo principal”.

“O escalão de mini basquete não tem competição. Na região, o que costuma acontecer é pequenos convívios desportivos, normalmente a partir de dezembro. O nosso objetivo, dependendo da massa critica e qualidade que tivermos, é promovermos alguns convívios”, garantiu.

José Caldes, presidente do Clube Elvense de Natação, refere que “o clube perdeu alguns atletas mas a percentagem é muito baixa. Neste momento já estamos a trabalhar nas diversas modalidades, natação, atletismo e basquetebol e está tudo a correr bem”.

A secção de basquetebol do Clube Elvense de Natação conta com três treinadores que treinam os jovens três dias por semana.

Assinado contrato para empreitada de restauro da Fortaleza de Juromenha

Na sequência do concurso público lançado pelo Município de Alandroal para a empreitada de consolidação e restauro dos paramentos do perímetro abaluartado exterior e cerca islâmica e medieval interior da Fortaleza de Juromena, foi assinado ontem, dia 2 de junho, o contrato de execução da obra entre a autarquia e a empresa vencedora, a HCI Construções.

A empreitada terá uma duração de 24 meses e a Câmara Municipal de Alandroal prevê que o arranque das obras ocorra até ao início de agosto, uma vez que ainda é preciso aguardar pelo visto prévio do Tribunal de Contas, expediente exigido em empreitadas deste valor e que só pode ser pedido após assinatura do contrato.

O valor de adjudicação foi de quatro milhões de euros, sendo que o município estima que o valor total de investimento, considerando o projeto técnico de execução, a sua revisão, encargos com fiscalização da obra, acompanhamento arqueológico e revisão de preços se encontre muito próximo dos cinco milhões de euros.

A obra está financiada a 75% por fundos comunitários do Alentejo 2020 e o município conta com um empréstimo BEI e outros fundos próprios para assegurar a contrapartida nacional. Em paralelo, decorre um processo REVIVE para concessão de espaço no interior da fortaleza para o desenvolvimento de projetos privados, sem comprometer a natureza pública do imóvel.