Centro Hípico de São Brás assinala Dia da Criança

O Centro Hípico de São Brás, na freguesia de São Brás e São Lourenço, assinala o Dia Internacional da Criança com um conjunto de atividades destinadas aos mais novos.

No dia 1 de junho, as crianças vão poder disfrutar de insufláveis, piscina e passeio a cavalo num dia aberto a todos os que queiram participar.

Centro de Inteligência Competitiva em Campo Maior acaba em 6 meses

A obra que decorre na antiga Escola da Cooperativa, em Campo Maior, e que dará origem ao Centro de Inteligência Competitiva recebeu, esta sexta-feira, dia 28, as visitas dos secretários de Estado do Planeamento (Ricardo Pinheiro) e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (João Sobrinho Teixeira).

No final da visita da comitiva, João Muacho, presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, adiantou que “é possível que dentro dos próximos seis meses a obra física e em termos de equipamento, possa estar concluída”, a partir daí o investimento de um milhão de euros financiado a 85%, é um projeto estruturante para a região e Portugal no que é o big data e a análise de dados, deixa-nos muito satisfeitos”.

Depois da obra, é necessário dar-lhe vida diz o presidente, sendo “objetivo trazer pessoas da área da informática e análise de dados para o Alentejo e dinamizar estes territórios, de baixa densidade”.

Perto de 15 postos de trabalho podem ser criados no espaço de um ano e meio. João Muacho adianta que, em Campo Maior, “existem espaços convidativos para alojar técnicos e a partir daqui possam desenvolver a sua atividade profissional, por exemplo, em coworking”.

Ricardo Pinheiro, secretário de Estado do Planeamento, revela que este “é um projeto diferenciador”, destacando a forma como “o interior consegue reinventar-se”, e as parcerias envolvidas neste projeto, pelo que “Campo Maior teve a sorte”, nestas parcerias “de se juntarem e perceberam que podiam criara a partir do interior um centro desta natureza”.

Já o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira, considera este um projeto “muito interessante, pelo conceito que aqui existe, valorização dos produtos endógenos que ainda não tinha sido abordada, e vamos ter dados para perceber de que forma podem ser colocados em determinados mercados”.

Há um instrumento que consta do Plano de Recuperação e Resiliência do Governo, que poderá ser integrado na conceção deste projeto, as agendas mobilizadoras, que se podem adaptar a estes recursos endógenos que são transversais a outras zonas do país”.

Sendo este um projeto digital e de tecnologia, João Sobrinho Teixeira destaca a parceria com o Politécnico de Portalegre, uma vez que será “um ganho de formação dos quadros das empresas, para além, dos ganhos económicos e empresariais”.

O Instituto Politécnico de Portalegre é um parceiro deste projeto, e Luís Loures, vice presidente da instituição afirma que da parte do politécnico “há um compromisso forte na para na área da digitalização e formação de jovens e adultos, apostar na questão da digitalização e trazer a Campo Maior o que de melhor se faz a nível nacional”. Luís Loures considera que a questão da digitalização vem de certa forma “dinamizar estes territórios”.

Já Pedro Murcela, presidente da Assembleia Municipal de Campo Maior, assume que este projeto é uma mais-valia “não só para Campo maior, mas também para o Alentejo”, sendo esta “uma forma de mostrar ao país que o interior também merece este tipo de projetos”.

O Centro de Inteligência Competitiva em Campo Maior é um projeto que valoriza o conhecimento, através de dados e da sua transferência, para a atividade económica e empresarial dos setores dos recursos endógenos, com vista ao desenvolvimento tecnológico das mesmas, à sua internacionalização e à promoção da competitividade nos mercados nacionais e internacionais.

Associação da Calçadinha promove Convívio de Pesca

A Associação Desportiva e Cultural da Calçadinha realiza este domingo, dia 30, a nona edição do Convívio de Pesca Desportiva na Barragem da Famaguda, em Santo Aleixo, no concelho de Monforte.

A concentração dos pescadores está marcada para as 6.30 horas, sendo que inscrições podem ser feitas até amanhã, por telefone, através dos números 962 757 536 e 961 174 766

José Belchior (na imagem), membro da associação, revela que o evento irá decorrer, de acordo com todas as normas de segurança exigidas, por esta altura, sendo mantida uma distância de dez metros entre cada participante. “No convívio, ao almoço, são só dez pessoas por mesa”, adianta.

Haverá prémios até ao 15º classificado. O almoço, por volta das 14 horas, será servido no polidesportivo da Calçadinha.

Elvas sem novos casos de Covid

O concelho de Elvas não regista, nas últimas 24 horas, novos casos de infeção por Covid-19, mantendo-se ativos cinco casos.

Note-se que o concelho teve um caso nos últimos sete dias e seis casos nos últimos 14 dias.

Sendo assim, desde o início da pandemia, Elvas registou 1377 casos de infeção, 1344 já recuperados e 28 óbitos.

Sport Clube Borbense vai a eleições a 9 de junho

O Sport Clube Borbense vai a eleições no dia 9 de junho, quarta-feira, em Assembleia Geral Eleitoral.

As candidaturas para os órgãos sociais têm de ser apresentadas até 31 de maio, sendo subscritas por um mínimo de 25 sócios efetivos do clube, com mais de um ano de filiação e no pleno gozo dos seus direitos de associado.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Caso se verifique alguma irregularidade, o mandatário da lista será notificado para sanar essa mesma irregularidade no prazo de 48 horas, sob pena de a lista não ser admitida.

Se não se verifiquem irregularidades ou sanadas as que porventura existirem, a Mesa da Assembleia Geral publicará as listas candidatas na sede do clube, num prazo máximo de três dias, atribuindo a cada lista uma letra, por ordem de entrada, começando pela letra “A”.

[/shc_shortcode]

Portugal regista mais 598 casos de infeção e uma morte

Portugal registou, nas últimas 24 horas, 598 novos casos de infeção, um óbito e a recuperação de 515 doentes.

A morte ocorreu em Lisboa e Vale do Tejo (LVT). Os 598 novos casos das últimas 24 horas concentraram-se em LVT, com 295 (49%), e Norte, com 171 (29%).

Esta sexta-feira, dia 28 de maio, 246 doentes estão internados ( mais 13 que ontem), dos quais 52 em unidades de cuidados intensivos (menos um de quinta para sexta-feira).

Desde o início da pandemia, Portugal já registou 17.023 mortes, 847.604 casos de infeção e 808.047 doentes recuperados, de acordo com os números divulgados hoje no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nos últimos oito dias, em Portugal, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 559 casos na sexta-feira 21 de maio; 523 casos no sábado 22 de maio; 413 casos no domingo 23 de maio; 241 casos na segunda-feira 24 de maio; 375 casos na terça 25 de maio; 594 casos na quarta-feira 26 de maio; 572 casos na quinta 27 de maio; e 598 casos na sexta-feira 28 de maio.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Filme “O Pai” exibido sexta-feira em Elvas

O filme “O Pai”, para maiores de 12 anos, vai estar em exibição esta sexta-feira, dia 28, no Auditório São Mateus, em Elvas.

Anthony tem 81 anos e mora sozinho no seu apartamento em Londres, rejeitando todas as enfermeiras que a sua filha Anne tenta impor-lhe, mas essa situação vai ter de mudar ou será que já mudou.

Os bilhetes estão à venda uma hora antes da sessão, na bilheteira do Auditório São Mateus, ou em ticketline.pt

Contratação de um seguro em destaque na Deco

Por vezes, as pessoas querem celebrar um seguro e são confrontadas com muitos papéis, sobre o mesmo. No programa da DECO desta semana são dadas algumas ideias chave para uma celebração básica de um seguro.

Maria Inês Alvarenga, jurista da DECO explica quais os procedimentos que devemos ter em conta quando se pretende contratar um seguro. “O consumidor está obrigado a pagar o prémio correspondente e é proibida a celebração de contratos de seguro que cubram riscos com responsabilidade criminal ou contraordenacional. Em caso de recusa de celebração de contrato de seguro ou o segurador deve, com base nos dados emitidos, prestar ao consumidor toda a informação sobre fatores de risco independentemente da sua natureza, de forma clara inequívoca, caso este dever de informação não seja cumprido pela seguradora, o consumidor deve apresentar reclamação junto da autoridade de supervisão de seguros, ou recorrer à Deco, que ajudará neste processo”.

Em tempos de pandemia muitas pessoas demonstraram-se preocupadas com seguros de saúde e custos associados. A jurista da DECO explica a diferença entre seguro e cartão de saúde.

“No caso do cartão de saúde é quase sempre mais acessível mas não substitui o próprio seguro, tendo um uso mais reduzido, dão descontos na farmácia e não beneficiem em reembolso médico, no caso de doença, por exemplo. O preço pode ser um fator de decisão e torna-se importante analisar as despesas cobertas, é necessário perceber o que pretendemos segurar”, refere Maria Inês Alvarenga.

A contratação de um seguro, nomeadamente de saúde é o tema em destaque esta semana na rubrica da Deco, que pode ouvir na emissão, ao meio-dia e meia e às 16.30 horas.

Campo Maior sem novos casos de Covid-19

De acordo com as Autoridades de Saúde, nas últimas 24 horas não se registaram novos casos de Covid-19 no concelho de Campo Maior.

637 dos 654 casos confirmados já estão curados, existindo hoje seis casos ativos no concelho.

Go Chill Caramel Macchiato já está no mercado

O Go Chill Caramel Macchiato foi lançado, unindo a energia do café ao leite e ao caramelo.

Go Chill Caramel Macchiato é a bebida ideal para ser consumida a qualquer hora e em qualquer lugar. É uma bebida ready to drink e ready to go que se junta aos melhores momentos de uma forma descontraída e com uma cremosidade e suavidade únicas.

Para o lançamento de ,Go Chill Caramel Macchiato a marca apresenta uma campanha de comunicação multimeios que ilustra de forma descontraída e divertida o estilo de vida e a atitude Go Chill.

“Deixa-te ir” é o mote da campanha que estará on air até 5 de junho nos canais Fox, Fox Comedy, MTV, Hollywood, bem como no Youtube e ainda nas duas etapas do Circuito Mundial de Surf na Fuel TV.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

O Go Chill Caramel Macchiato já está disponível nos vários canais de distribuição, Horeca, Retalho, Armazenistas, Gasolineiras e Vending.

Desenvolvido para proporcionar momentos de puro prazer, GO CHILL está ainda disponível em quatro variedades muito saborosas:

– GoO Chill Double Expresso, o expresso duplamente perfeito com aroma e intensidade redobradas.

– Go Chill Cappuccino/Cacau, uma fresca e cremosa bebida que combina todo o carácter de um café expresso, leite vaporizado e aveludada espuma de leite, com um toque de cacau.

– Go Chill Cappuccino/Aveia, uma leve e saudável combinação entre a intensidade de um café expresso com a suavidade de uma deliciosa bebida à base de aveia biológica.

– Go Chill Caffe Latte, uma suave e refrescante bebida com o equilíbrio perfeito de um café expresso, leite e toda a cremosidade da espuma de leite.

Go Chill é a mais recente inovação com origem no Mind – Modelo de Inovação da Delta, um impulsionador de ideias do Grupo, que pretende explorar um novo momento de consumo de café cosmopolita e citadino.

[/shc_shortcode]

Festa do Teatro em Elvas com três peças este fim-de-semana

O Acto – Festa do Teatro em Elvas vai ter início esta sexta-feira, dia 28, prolongando-se até 27 de junho, numa organização da UmColetivo.

A iniciativa conta com a representação de três peças, entre sexta-feira e domingo, no Cineteatro Municipal de Elvas. Na sexta-feira, sobe ao palco o Teatro Estúdio da Fontenova com a peça “Caminhos de Pã”, pelas 21 horas. No sábado, dia 29, às 21 horas, é a vez da companhia Fiar, com a peça “Pele”. Este primeiro fim-de-semana, encerra com a peça “Lugar-Abrigo”, para toda a família, pelas 18 horas, de Ricardo Guerreiro Campos.

Este ano, devido à situação do país, o mês do teatro não se realizou, como é habitual, em março, tendo sido adiado para esta data, numa iniciativa que conta com o apoio da Câmara Municipal de Elvas.

Nature Hair no programa Retoma da Economia

Andreia Melim (na imagem) abriu o salão de cabeleireiro e estética Nature Hair há praticamente 12 anos na Rua da Feira, em Elvas: um negócio que, durante este período conturbado de pandemia, sofreu bastante com os dois encerramentos forçados, com o confinamento.

A principal preocupação de Andreia Melim, durante esta fase, foi “manter as despesas todas pagas e em dia”, para não se “atolar em dívidas”, o que não foi fácil. Para manter o negócio de portas abertas, precisou de usar as suas poupanças e de contar com ajuda familiar. Ainda assim, atirar a toalha ao chão e desistir nunca foi hipótese.

Esta empresária revela-se ainda entristecida pelo facto de, durante os períodos de confinamento, muitos colegas de profissão, quando não o podiam fazer, continuaram a tratar dos cabelos das clientes, sobretudo, ao domicílio. “Parece-me bastante injusto e incoerente”, assegura.

Para além de cabeleireiro, na Nature Hair prestam-se serviços de manicure, tratamentos corporais, limpezas de pele, pedicure e depilações, para ambos os sexos.

Andreia Melim é a convidado desta sexta-feira do programa “Retoma da Economia”, emitido na Rádio ELVAS, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Elvas. A entrevista, na íntegra, para ouvir aqui:

Comendador Rui Nabeiro recebe Medalha de Honra da Cidade de Lisboa

A Câmara Municipal de Lisboa vai atribuir a Medalha de Honra da Cidade ao comendador Rui Nabeiro, segundo informação divulgada ontem, quinta-feira, dia 27, e que foi aprovada por unanimidade.

Segundo o município de Lisboa, o comendador Rui Nabeiro é “uma figura ímpar e incontornável que, pelo longo percurso de vida, com reflexos diretos também na cidade de Lisboa e nos seus habitantes, constitui um exemplo maior”.

Polidesportivo na Expectação, em Campo Maior, reabre sábado

O campo de futebol de cinco, na Freguesia de Nossa Senhora da Expectação, em Campo Maior reabre amanhã, sábado, dia 29, a todos aqueles que queiram praticar esta modalidade desportiva.

Este campo foi alvo de requalificação, nomeadamente na “substituição do piso de relva sintética, que já não reunia condições para a prática desportiva, sendo agora em piso polipropileno”, adianta João Rosinha, presidente da Junta de Freguesia da Expectação. Mantendo a esperança de que “seja muito utilizado, para os campomaiorenses desfrutarem”.

Para praticar a modalidade é necessário inscrição prévia junto dos contactos da junta de freguesia, através do número 960 269 946. As marcações são feitas “por períodos de uma hora, para que sejam mantidas as normas de segurança, no que à Covid-19, diz respeito, explica ainda João Rosinha.

Campo de futebol de cinco, na Expectação, em Campo Maior, que reabre amanhã ao público. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas; sábados e domingos, das 9 às 17 horas; e encerra aos feriados.

Construção do CROAC em Campo Maior em fase avançada

A obra de construção do Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia (CROAC), em Campo Maior, infraestrutura localizada junto ao armazém municipal encontra-se já em fase adiantada de desenvolvimento.

Este espaço vai permitir a diminuição dos problemas decorrentes da sobrepopulação animal, em especial de cães e gatos errantes e em risco, proporcionando condições para que possam ser recolhidos, tratados, identificados, esterilizados e encaminhados para adoção responsável.

O espaço terá ainda um gabinete veterinário equipado para o tratamento e bem-estar animal, bem como uma zona de atendimento ao público.

Esta obra tem um custo de 180 mil euros, comparticipado pela Direção Regional das Autarquias Locais através de Contrato Programa, num valor máximo de 50 mil euros e surge na sequência de uma candidatura do município ao “Programa de Concessão de Incentivos Financeiros para a Construção e Modernização dos Centros de Recolha Oficial de Animais de Companhia”.

Cerca sanitária a Jerez de los Caballeros e Arroyo S. Serván

Foto: El Periodico Extremadura

O Supremo Tribunal de Justiça, da Estremadura espanhola, homologou, em despacho, a medida sanitária, acordada no passado dia 26 pelo Conselho do Governo da Junta da Extremadura, pelo qual estabelece a medida temporária de restrição à entrada e saída de Jerez de los Caballeros e Arroyo de San Serván, ambas na província de Badajoz.

Foi acordado que, a Junta deverá comunicar à Sala de Contencioso Administrativo do Supremo Tribunal de Justiça da Extremadura qualquer incidente que afete substancialmente a execução da medida ratificada ou que determine, se for o caso, a oportunidade de levantá-la.

O despacho revela que esta medida de cerca sanitária está “justificada, é necessária e proporcionada para atingir o fim pretendido”, ou seja, “a proteção da vida, saúde e integridade física, ao abrigo dos artigos 15.º e 43.º da Constituição Espanhola, sem seja possível pregar uma violação dos direitos fundamentais de tal entidade que deve ser entendida como desproporcional ou injustificada ”.

Estas cercas sanitárias estão em vigor por 15 dias: até às 23.59 horas de 10 de junho.