O CD Badajoz venceu 2-0, na tarde de domingo, o Zamora e segue em frente nos play off.
Na partida, disputada em Almendralejo, os pacenses marcaram por intermédio de Concha aos 27 minutos e Aquino nos descontos da primeira parte.
O CD Badajoz venceu 2-0, na tarde de domingo, o Zamora e segue em frente nos play off.
Na partida, disputada em Almendralejo, os pacenses marcaram por intermédio de Concha aos 27 minutos e Aquino nos descontos da primeira parte.
O Concurso ArtElvas, promovido pela Câmara Municipal de Elvas, vai dar “voz” aos jovens artistas elvenses.
Esta iniciativa destina-se a todos os jovens residentes em Elvas, entre os 16 e os 35 anos, individualmente ou em grupo.
Para participar, os interessados devem consultar o regulamento (aqui) e apresentar as suas propostas até 1 de julho.
O Dia Internacional do Fascínio das Plantas celebra-se na próxima terça-feira, dia 18, uma data que se assinala de dois em dois anos.
Em Elvas para assinalar a data tem lugar um peddy-paper para alunos do 10º ano e uma atividade de urban sketching aberta à população, no Jardim Municipal de Elvas.
A iniciativa é organizada pelo laboratório colaborativo InnovPlantProtect (InPP) em conjunto com a Escola Secundária D. Sancho II, Agrupamento de Escolas nº 3 de Elvas, e a associação AIAR, à qual a Câmara Municipal de Elvas (CME) se associa.
O peddy-paper é destinado a três turmas do 10º ano da Escola D. Sancho II, decorre entre as 8.30 horas e as 13 horas, com o objetivo de que os alunos, que abordam o tema da biodiversidade durante este ano de escolaridade, explorem, identifiquem e se maravilhem com as diferentes árvores do Jardim, o maior espaço verde da cidade, e respetivas características diferenciadoras.
À tarde, realiza-se o encontro de desenho promovido pela AIAR, com início marcado para as 18 horas.
O Dia do Fascínio das Plantas é uma iniciativa da European Plant Science Organization (EPSO) que acontece a cada dois anos, no dia 18 de maio. É coordenado a nível nacional pela Sociedade Portuguesa de Fisiologia Vegetal e pelo ITQB NOVA, com eventos em todo o país.
A Universidade de Évora está a promover mais uma edição da UÉvora Summer School, que vai decorrer de 2 a 23 de julho.
A iniciativa conta com seis cursos dirigidos a estudantes do ensino secundário e 15 cursos para profissionais em várias áreas do conhecimento, que serão lecionados em modo presencial ou online.
As inscrições estão a decorrer até 30 de junho e podem ser feitas aqui.
A Estremadura espanhola regista, este domingo, dia 16 de maio, mais 41 casos de Covid-19 e, não há vítimas mortais a lamentar.
Desde o início da pandemia, na região, morreram, vítimas do novo coronavírus, 1761 pessoas.
Foram dados como recuperados da Covid-19, nas últimas 24 horas, 23 doentes, num total de 73.391 recuperações.
Nos hospitais da região encontram-se agora internadas 50 pessoas, 13 em Unidades de Cuidados Intensivos.
Portugal regista, este domingo, 16 de maio, mais 334 casos de Covid-19 e um óbito, associados à doença. Também nas últimas 24 horas, 229 pessoas recuperaram da doença.
A morte ocorreu no Norte. Dos 334 novos casos das últimas 24 horas, 141 (42%) foram no Norte e 82 (25%) em Lisboa e Vale do Tejo.
O número de casos ativos sobe pelo terceiro dia seguido: é de 22.275, mais 104 que ontem. Ao dia de hoje, há 245 doentes internados (mais 22 que ontem), 76 dos quais em unidades de cuidados intensivos (mais cinco). Desde o início da pandemia, Portugal registou 17.007 mortes associadas à Covid-19, 842.182 casos de infeção e 802.900 recuperações.
Nos últimos oito dias, em Portugal, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 324 casos no domingo 9 de maio; 158 casos na segunda-feira 10 de maio; 257 casos na terça 11 de maio; 485 casos na quarta-feira 12 de maio; 436 casos na quinta 13 de maio; 450 casos na sexta-feira 14 de maio; 469 casos no sábado 15 de maio; e 334 casos no domingo 16 de maio.
Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.
A região Alentejo regista, hoje, domingo, dia 16, mais quatro casos de Covid-19, não havendo mortes a lamentar.
Desde o início da pandemia, a região conta com 29.977 infetados e 971 mortes, de acordo com o boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).
Nos últimos oito dias, no Alentejo, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: quatro casos no domingo 9 de maio; nove casos na segunda-feira 10 de maio; 12 casos na terça 11 de maio; 24 casos na quarta-feira 12 de maio; 19 casos na quinta 13 de maio; 29 casos na sexta-feira 14 de maio; 21 casos no sábado 15 de maio; e quatro casos no domingo 16 de maio.
Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.
A BioBIP, do Politécnico de Portalegre recebeu, esta semana, a visita do Secretário de Estado Adjunto e da Energia.
João Galamba deslocou-se a Portalegre para a apresentação da Academia do Hidrogénio, projeto que resultou de uma candidatura efetuada no âmbito da Estratégia Nacional para o Hidrogénio (EN-H2) do Governo Português, ao Important Project of Common European Interest (IPCEI).
O Politécnico de Portalegre detém um centro de experimentação semi-industrial, a BioBIP Energia, onde tem sido desenvolvida formação e investigação na área da bioenergia. O Secretário de Estado teve a oportunidade de visitar o espaço, com cerca de 1000m2, onde são trabalhados e desenvolvidos um conjunto de projetos como o vetor energético que tem como base o hidrogénio.
Durante a apresentação do projeto foi ainda destacado o trabalho do Politécnico no âmbito do Valoriza e em conjunto com uma rede de parcerias nacionais e internacionais, com particular relevo para o Laboratório Circular do Alentejo e Laboratório Colaborativo das BioRefinarias – BioREF, que detém um dos seus polos na BioBIP.
A submissão de candidaturas ao programa de Renovação do Parque de Tratores Agrícolas, do PDR 2020, decorre até às 19 horas do próximo dia 31 de maio.
Esta operação visa a melhoria das condições de vida, de trabalho e de produção, com reflexo no desempenho das explorações agrícolas, mediante a realização de investimentos materiais de pequena dimensão, de natureza pontual e não inseridos em planos de investimento, que, pelos baixos montantes envolvidos, dispensam uma análise aprofundada, justificando-se um processo de candidatura simplificado.
As candidaturas apresentadas devem prosseguir os seguintes objetivos: melhorar as condições de vida, de trabalho e de produção dos agricultores; contribuir para o processo de modernização e capacitação das empresas do setor agrícola; e aumentar a segurança dos operadores de máquinas agrícolas e melhorar a eficiência energética dos equipamentos.
Toda a informação relativa a legislação, formulário e orientação técnica, que inclui a lista de documentos a apresentar, estão disponíveis no portal do PORTUGAL 2020, em www.pt-2020.pt e no portal PDR 2020 em www.pdr-2020.pt.
António Granado e Maria Francisca Granado renovaram hoje, domingo, dia 16, os votos de casamento, na Eucaristia Dominical da Igreja do Senhor Jesus da Piedade.
Por ocasião destes 60 anos de casados, os votos foram formalizados pelo padre Ricardo Lameira, nesta Eucaristia.
Depois da troca de alianças, António Granado e Maria Francisca Granado tiveram direito a aplausos por parte daqueles que assistiram, na Igreja do Santuário do Senhor Jesus da Piedade.
Fez no passado dia 14, 60 anos que António Granado e Maria Francisca Granado casaram na igreja do Salvador, tendo hoje renovado os votos do casamento.
O concelho de Campo Maior não regista este domingo, dia 16, novos casos de infeção por Covid-19, pelo que mantém sete casos ativos.
Desde o início da pandemia foram registados, em Campo Maior 649 casos de infeção, dos quais 631 recuperaram e onze pessoas perderam a vida, devido à infeção pelo novo coronavírus.
A Feira do Pão e Doçaria termina este domingo, dia 16, em Montemor-o-Novo.
Do programa faz parte, às 15 horas, a transmissão, na página de Facebook do Município, da iniciativa “Aprenda a Fazer Tiborna”. No decorrer do evento, veja ainda na página de Facebook do Município o Vídeo “Como se produz Pão”.
Inês Nabeiro, de 21 anos e natural de Campo Maior, representa o Alto Alentejo na final do concurso Miss Queen Portugal, que já tem as votações a decorrer.
A representante do Alto Alentejo refere que a participação no concurso surgiu de um convite feito por parte da organização do mesmo, por reunir o perfil adequado. Inês Nabeiro adianta quais as características que uma miss deve reunir e quais os seus objetivos no concurso.
Inês Nabeiro explica que “uma modelo dá destaque maioritariamente ao seu físico, enquanto que uma miss não importa só a beleza exterior mas sim beleza interior, sendo necessário mostrar personalidade forte, motivadora, empreendedora, e acima de tudo estar atenta à realidade da nossa sociedade, quer a nível ambiental e social”.
Quanto aos seus objetivos no concurso Inês Nabeiro adianta que, a nível regional, pretende “promover o Alto Alentejo e acrescentar valor a região, não podemos cair em esquecimento”, já o segundo objetivo, se ganhar o prémio, pretende “organizar mega projeto com todas as representantes dos outros distritos, que para si teria um maior efeito uma vez que iriam trabalhar de forma conjunto”, adianta.
Inês Nabeiro explica que assim que foi eleita como Miss Alto Alentejo pensou desde logo por onde poderia começar e “inspirou-se na gastronomia, como o café, azeite, vinho”, pretendendo “dar destaque aos produtos característicos da região, que para si, têm imenso potencial e características únicas que devem ser realçadas”.
A jovem campomaiorense apela a que votem em si, para poder conseguir chegar longe no concurso, dando destaque ao Alto Alentejo. “Ao estarem a votar em mim estão a apoiar-me, mas também a região, por isso apelo a que votem em mim para divulgar a minha participação, para poder conseguir chegar à final com o maior número de votos possíveis e dar destaque ao Alto Alentejo que tanto merece”, apelando ainda para visualizarem o seu eco vídeo, que está disponível no youtube, e onde faz uma “representação desta região alentejana”.
Inês Nabeiro é também embaixadora do concurso do distrito de Portalegre, e quem se quiser inscrever no concurso pode utilizar o seu código INESNABEIRO.
“Ser embaixadora implica demonstrar a importância do concurso e de ser miss, não basta uma cara bonita, é preciso destacar personalidade e preocupações com os outros, a sociedade em geral, ambiente e animais.Quem quer ser modelo, não se confunda com um concurso de miss, porque é muito diferente”, refere.
As votações estão abertas durante este mês de maio e início de junho, uma vez que a final irá decorrer no mês de junho mais não há ainda uma data definida. Para votar na Inês Nabeiro como candidata a Miss Queen Portugal basta ligar o 760 459 003.
Desde o dia 3 de maio que os praticantes de râguebi podem praticar a modalidade sem limitações. A Rádio ELVAS acompanhou um treino do escalão de seniores do Rugby Clube de Elvas (RCE), que conta atualmente com cerca de 32 atletas inscritos, para perceber como foi o regresso ao campo.
Rui Perdigão, treinador do escalão de seniores do Rugby Clube de Elvas, refere que têm trabalhado muito para tentar recuperar a forma física dos atletas. Temos feito vários treinos por dia, mais o trabalho de ginásio mas os índices físicos estão muito em baixo”.
O escalão de seniores do Rugby Clube de Elvas já pode praticar a modalidade sem restrições, no entanto, os atletas “são testados com regularidade e há um cuidado especial fora dos treinos. Tentamos criar uma espécie de bolha para reduzir ao mínimo o risco de contágio”, garantiu o treinador.
José Pernas joga rugby desde os 14 anos e atualmente é o capitão deste escalão de seniores do RCE. Garante que “trabalhar no campo é muito bom. Já estávamos a precisar regressar. É sempre diferente de trabalhar em casa, sozinhos e limitados”.
A língua espanhola também se ouve em campo. Javi é um dos três jogadores espanhóis que a jogar em Elvas. Viu-se condicionado com o encerramento de fronteiras e “uma vez que este ano não podia jogar em Badajoz, devido à pandemia, falei com alguns amigos de Elvas que me disseram que iriam ter competição. Assim que as fronteiras reabriram, e os treinos retomaram, voltei a jogar”.
Orlando Renga é jogador do escalão sénior e treinador dos escalões de sub-14 e sub-16. No que diz respeito aos mais novos, Orlando Renga refere que “já treinam com mais alguma abertura e os atletas estão a regressar aos poucos. É bom perceber que estão a deixar as consolas de parte e até trazem alguns amigos para os treinos”.
De recordar que o râguebi foi considerado modalidade de risco muito elevado de contágio da Covid-19, motivo pelo qual as competições dos escalões de formação se encontram suspensas desde março do ano passado.
Os seniores já retomaram as competições e, ao Rugby Clube de Elvas, faltam ainda dois jogos para terminar a época desportiva.