Governo vai lançar tarifa da internet para mais vulneráveis

O Governo, numa proposta apresentada, prepara-se para lançar uma tarifa social para pessoas mais pobres e vulneráveis, para acesso à internet, nomeadamente redes sociais e emails, entre outras.

A proposta prevê que a estas pessoas, a banda larga de internet seja atribuída pela Anacom sem que o utilizador tenha de fazer um pedido ou requerimento para terem acesso à tarifa social, mais barata, de internet de banda larga.

A medida vai ser de atribuição automática pelas empresas prestadoras dos serviços, tal como acontece com os descontos existentes na eletricidade e gás natural.

O Jornal Público avança que a proposta do Governo abrange pessoas que façam parte “de agregados familiares com baixos rendimentos ou os beneficiários do complemento social para idosos, do rendimento social de inserção, prestações de desemprego, primeiro escalão do abono de família, complemento de prestação social para a inclusão e prestação social de velhice”.

Nestes casos, e conforme a verificação que terá de ser feita pelo regulador, a Anacom, junto da Autoridade Tributária irá recorrer ao número de identificação fiscal e à morada fiscal do utilizador, identificar os utilizadores a quem será atribuído de forma automática o pacote mais barato, o que permitirá o acesso a redes sociais, serviços do Estado, serviços educativos, mensagens, chamadas e videochamadas instantâneas.

Elvas sem novos casos de Covid tem dois ativos

O concelho de Elvas não regista, esta sexta-feira, dia 7, novos casos de Covid-19, mantendo apenas dois casos ativos.

Nas últimas quatro semanas, entre 10 de abril e 7 de maio, o concelho de Elvas só teve dois novos casos desta doença.

Elvas conta com 1369 casos confirmados, desde o início da pandemia. Destes, 1339 já recuperaram e 28 pessoas morreram devido à infeção pelo novo coronavírus.

GNR de Elvas realiza três buscas no concelho

Um homem, de 56 anos, foi constituído arguido na sequência das buscas domiciliárias realizadas esta sexta-feira, dia 7, pela Guarda Nacional Republicana (GNR).

As três buscas, duas domiciliárias e uma não domiciliária, decorreram no concelho de Elvas, sendo que em causa está “uma investigação relacionada com o crime de abuso de confiança e infidelidade. Nesta ação, foram apreendidos diversos estúdios eletrónicos e documentação que poderá ser relevante para a investigação”.

Segundo a Rádio ELVAS conseguiu apurar, um dos locais de busca foi o lar de idosos da Associação de Assistência de Vila Boim.

Município de Arronches continua a requalificar a zona ribeirinha

O município de Arronches já avançou para a segunda fase de requalificação das margens do Rio Caia, na Zona Ribeirinha de Arronches.

Depois da fase inicial que incidiu entre o Porto Manes e a Ponte do Crato, o município está a agora a estender o percurso até á Ponte de Santa Maria. Para Fermelinda Carvalho, presidente da Câmara de Arronches, esta é uma obra que “tem agradado muito a população, porque permite que as pessoas disfrutem da ribeira, que conta agora com um percurso de grande dimensão”.

Estima-se que no verão esta empreitada possa já estar concluída, adianta Fermelinda Carvalho. “Pareceu importante esta extensão da Ponte do Crato à Ponte de Santa Maria, para que as pessoas tenham passadiços maiores, para poderem fazer exercício e passear.” “São estas obras que desenvolvem os concelhos e os tornam mais funcionais, promovendo o turismo e gastronomia e trazer gente ao concelho de Arronches, um concelho bonito e temos todo o orgulho no trabalho feito”, revela a presidente da Câmara de Arronches.

Esta é uma intervenção, adjudicada à empresa ‘Carmo – Estruturas em Madeira, S.A.’ pelo valor total de pouco mais de 278 mil euros.

Um ferido leve em despiste com capotamento na Boa-Fé

A colisão entre duas viaturas ligeiras de passageiros, ao início da tarde de hoje, provocou um ferido leve, o condutor e único ocupante da viatura que acabou por capotar.

À chegada dos bombeiros ao local, “o ferido já se encontrava no exterior da viatura, pelo que não foi necessário proceder ao seu desencarceramento”, de acordo com Nuno Santana, adjunto de comando nos bombeiros de Elvas.

O acidente ocorreu na Avenida da Boa-Fé, em Elvas, e o alerta foi dado às 13.53 horas.

No local, estiveram os Bombeiros Voluntários de Elvas, com três viaturas e oito elementos, e a Polícia de Segurança Pública (PSP) de Elvas.

 

Consignação de IRS esclarecida na rubrica da DECO

Tratar do IRS é uma obrigação fiscal, mas também uma forma de ajudar uma vez que a consignação do IRS permite que os contribuintes utilizem o seu imposto para apoiar entidades de cariz social, ambiental ou cultural.

“Através da consignação do IRS, o consumidor pode atribuir a uma entidade 0,5% do IRS liquidado. Assim, em vez do IRS ficar todo nas mãos do Estado, uma parte é canalizada pelo próprio Estado para a causa que escolher apoiar”, como nos referiu Maria Inês Alvarenga (na foto), jurista na delegação de Évora da DECO.

Desde 2019, a consignação do IRS e do IVA pode ser efetuada em dois momentos: até 31 de março, antes da época de entrega do IRS, e entre 1 de abril e 30 de junho, durante o período declarativo.

Santa Eulália vai ter resposta social de ATL

Santa Eulália vai contar, em breve, com uma reposta social de ATL, depois de assinado, na manhã desta sexta-feira, dia 7 de maio, um contrato de comodato, entre o Município de Elvas e a Junta de Freguesia, para a utilização das antigas instalações do Lar Dr. Manuel Pinheiro, na Avenida Augusto de Andrade.

A autarquia cede o espaço para uso, e “não em propriedade”, para que ali funcione um ATL, que irá ser dinamizado pela Associação Humanitária de Santa Eulália, em conjunto com a Junta de Freguesia.

“O que a Câmara está a proporcionar, depois de ter feito uma limpeza, a conservação do espaço e de o ter equipado para esse fim, é ceder à Junta de Freguesia, para que a Junta de Freguesia e a Associação Humanitária possam continuar a usufruir daquele espaço para um serviço social à comunidade”, explicou o presidente da Câmara de Elvas, Nuno Mocinha.

As instalações do antigo lar de Santa Eulália, recorda Mocinha, foram cedidas à Câmara Municipal, em tempos, para uso exclusivo na área social, “nunca para ser alienadas ou  transferidas para outro fim que não seja a área social”.

Relativamente ao facto de ser a Associação Humanitária de Santa Eulália a desenvolver este ATL, Mocinha explica que é “dentro da mesma que estão os representantes dos pais dos alunos”. “Foram os pais dos alunos que solicitaram à Junta de Freguesia e à Câmara Municipal que aquele espaço pudesse ser utilizado, neste caso, para fins educativos”, remata o autarca.

Já o presidente da Junta de Freguesia de Santa Eulália, Adriano Carlos, considera ser “bastante importante e uma mais-valia” a assinatura deste contrato de comodato, uma vez que vai permitir que os pais possam ter os filhos aos cuidados de alguém, depois das aulas. “Muitas crianças, muitas vezes, nem lanches têm, na parte da tarde, porque estão com as avós ou outras pessoas que nem são da família”, comenta.

Para já, adianta ainda Adriano Carlos, ainda não foi feito o levantamento do número de crianças que poderá vir a frequentar este ATL: “sabemos que já há crianças que possam ir para lá, mas ainda não sabemos o número exato”, revela.

Ainda antes deste ATL poder ser uma realidade, explica ainda o presidente da Junta de Freguesia de Santa Eulália, será necessário estabelecer um protocolo com a Associação Humanitária. “Uma associação de pais é que vai tomar conta dessa valência, mas sempre com o apoio da Junta de Freguesia, porque não é uma associação que consegue movimentar um ATL”, diz ainda Adriano Carlos.

Este contrato de comodato, assinado entre a Câmara Municipal de Elvas e a Junta de Freguesia de Santa Eulália, esta manhã, no salão nobre dos Paços do Concelho, é válido por 20 anos.

Mercado Municipal Mensal regressa este sábado a Campo Maior

O Mercado Municipal Mensal vai voltar a realizar-se já este sábado, dia 8, em Campo Maior, no Campo da Feira.

O município relembra que “todas as regras em vigência de salvaguarda e segurança da população, no cumprimento das orientações específicas da Direção Geral da Saúde devem ser respeitadas”.

Assim, o acesso ao espaço do mercado será controlado e será obrigatório o uso de máscara/viseira, respeitar o distanciamento social e desinfetar as mãos.

O município informa ainda os utentes da Bolsa de Estacionamento do Campo da Feira que, “devido à realização do Mercado Municipal no próximo sábado, 8 de maio, devem retirar as suas viaturas desse local até às 18 horas do dia de hoje, dia 7 de maio”.

Campo Maior mantém-se sem casos ativos de Covid-19

O concelho de Campo Maior não regista esta sexta-feira, dia 7, novos casos de infeção por Covid-19, pelo que se mantém sem casos ativos.

De recordar, que desde o início da pandemia foram registados, em Campo Maior, 642 casos de infeção, dos quais 631 recuperaram e 11 morreram, devido ao novo coronavírus.

Feira do Pão e Doçaria começa esta sexta-feira em Montemor

A Câmara de Montemor-o-Novo realiza a 17ª edição da Feira do Pão e Doçaria entre hoje, 7 de maio, e o próximio dia 16.

A feira tem início esta sexta-feira, dia 7, no Mercado Municipal, com a inauguração da Exposição ”Pintadeiras de Pão”. “São peças encontradas nas escavações arqueológicas no Castelo de Montemor, provenientes do séc. XVI e XVIII, que demonstram a enorme importância do pão no quotidiano dos montemorenses desde épocas remotas”, revela a presidente da Câmara Municipal, Hortênsia Menino.

Numa programação “variada e adaptada às circunstâncias em que ainda vivemos devido à pandemia, vamos poder contactar com padeiros e doceiros no Mercado Municipal, nos dias 8 e 15 de maio, e realizar passeios pedestres com provas de pão e doces”, adianta a autarca.

Já os restaurantes e as pastelarias irão ter ementas especiais durante os dias da feira, sendo muitas e variadas as ofertas para degustar estes produtos de Montemor durante toda a semana.

Esta edição irá ser realizada no Mercado Municipal e nos estabelecimentos aderentes, respeitando todas as normas da Direção-Geral da Saúde nos eventos que envolvem público.

Bar do Ténis reabre com nova gerência e muitas novidades

O bar do Clube Escola de Ténis de Elvas conta, desde meados de Abril, com a gerência de Elsa Bagorro e Helena Maria. Um espaço renovado e com uma vasta área de esplanada para receber os clientes.

Na edição de hoje do programa Retoma da Economia, Elsa Bagorro referiu-nos que já está ligada à restauração “ há cerca de seis anos; tínhamos outro bar e, depois de surgir este convite, aceitámos logo. A principal razão que nos levou a aceitar foi a esplanada e tendo em conta as novas condições do espaço, atrevo-me a dizer que este bar é dos melhores sítios da cidade para estar”.

“Tendo em conta a questão da pandemia, a pessoa agora procura é esplanada, sol e rua, algo que conseguimos juntar no mesmo espaço. No que diz respeito aos nossos petiscos, contamos, entre outros, com pica-pau, pezinhos de coentrada, ovos mexidos com farinheira, tirinhas de frango com vitamina C, escondidinho de frango, moelas de coentrada ou com tomada e muitos mais. Têm que aparecer e experimentar”, referiu.

O bar do Clube Escola de Ténis funciona entre as oito da manhã e as dez da noite.

O programa “Retoma da Economia” conta com o apoio da Câmara Municipal de Elvas e pode ser ouvido na íntegra, aqui:

Peça de teatro em Campo Maior esta sexta-feira

O Festival Internacional de Teatro do Alentejo (FITA) está de regresso. São oito os concelhos que vão receber espetáculos no âmbito desta iniciativa. Um dos concelhos é Campo Maior, onde hoje à noite, no Centro Cultural tem lugar uma peça de teatro.

Para Vanda Alegria, vereadora na Câmara de Campo Maior, “é uma alegria receber o FITA, um evento que ganhou um lugar de destaque na programação cultural da região”.

O facto de Campo Maior receber um dos espetáculos deste Festival é para a vereadora “uma forma de apoiar os artistas, e as estruturas que os suportam e uma oportunidade de chamar o público ao Centro Cultural, o teatro tem um lugar entre nós muito especial e os campomaiorenses gostam da arte de representar”.

Vanda Alegria afirma que “acolhemos o FITA e todos os seus protagonistas de peito aberto, com paixão e muita vontade de poder voltar a sonhar e a crescer e aprender com as histórias e emoções que as artes do palco têm para nos dar”.

“Quarteto da Alba 2.0” é o nome do espetáculo de hoje, sexta-feira, dia 7, e está marcado para as 20.30 horas, no Centro Cultural, sendo obrigatório o uso de máscara, manter o distanciamento social e a higienização das mãos.

O FITA é uma organização da Lendias d’Encantar, estrutura financiada pela Direção Geral das Artes.

Ethan Hayter vence segunda etapa da Volta ao Algarve em Bicicleta

O inglês Ethan Hayter, da INEOS Grenadiers, venceu ontem, quinta-feira, dia 6, a segunda etapa da Volta ao Algarve em Bicicleta, e é agora o novo líder da competição.

João Rodrigues, da W52 Futebol Clube do Porto foi o segundo classificado nesta etapa e adianta que ficou “satisfeito” e para si seria “muito especial vencer esta volta ao algarve”.

Já Rui Costa, o campeão nacional, na descida da primeira para a segunda montanha, caiu e abandonou a prova. O atleta refere que “a estrada estava esburacada e com muita gravilha, ao furara numa curva não tive como controlar a bicicleta”. Rui Costa adianta ainda que para esta prova “as sensações eram boas e a equipa tinha feito um bom trabalho!, lamentando que tenha terminado desta forma.”

Hoje, a terceira etapa liga Faro a Tavira, num total de 203.1 quilómetros.