Ciclo de Seminários Digitais no Dia Mundial da Língua Portuguesa

Com vista a assinalar o Dia Mundial da Língua Portuguesa, o Instituto Português do Desporto e Juventude, a Secretaria Geral da Conferência de Ministros da Juventude e Desporto, o Conselho Nacional de Juventude, o Fórum da Juventude da CPLP e a Confederação Lusófona de Treinadores promovem a realização de um ciclo de três seminários digitais, que decorrerão ao longo de hoje, dia 5 de maio, e nos quais serão debatidas matérias de interesse para a comunidade nos domínios da Juventude e do Desporto.

O primeiro seminário inicia-se às 10h30, sob o tema «Os jovens e a cooperação: como podemos cooperar com as comunidades de língua portuguesa» e permitirá que, ao longo de duas horas, representantes de duas ONGD («Sol sem Fronteiras» e «Sonha Faz e Acontece»), de uma associação de empreendedorismo social e voluntariado («Helpo») e de uma associação juvenil afro-portuguesa («Bué Fixe») possam partilhar experiências e criar espaços de debate e de cooperação com as comunidades de língua portuguesa, onde os/as jovens serão o foco principal, apresentando os seus contributos.

Às 15 horas terá início o seminário subordinado ao tema «A língua portuguesa como fator de aproximação entre os povos e de afirmação da CPLP no Mundo: uma perspetiva de juventude». Pretende-se que, ao longo de 1h30, decisores políticos e jovens reflitam sobre as organizações responsáveis pela condução das políticas de juventude na CPLP, as principais atividades desenvolvidas e as prioridades a estabelecer para a década, de forma a reforçar os laços entre a juventude dos países da CPLP e concretizar o compromisso das pessoas jovens para com a comunidade. Este Seminário contará com a presença do Presidente da Conferência de Ministros da Juventude e Desporto da CPLP, Vinício Pina, do Diretor de Cooperação da CPLP, Manuel Clarote Lapão, do Presidente do Conselho Nacional de Juventude do Brasil, Marcus Barão, da Secretária-Geral Adjunta da Conferência da Ministros da Juventude e Desporto da CPLP, Sónia Paixão, da Presidente do Fórum da Juventude da CPLP, Aissatu Forbs e da Diretora Regional de Lisboa e Vale do Tejo do Instituto Português do Desporto e Juventude, Eduarda Marques.A grelha especial do #EstudoEmCasa para assinalar o Dia Mundial da Língua Portuguesa pode ser consultada aqui: Ensino Básico e Ensino Secundário (selecionar quarta-feira, dia 5). Como é habitual, todos os conteúdos ficam disponíveis em: https://www.rtp.pt/play/estudoemcasa/ ou na app #EstudoEmCasa. Os making of das gravações podem ser encontrados aqui: https://youtu.be/xNYDeFDW4vg, https://youtu.be/SYo1ma3V88I, https://youtu.be/DEAPsgCjScA.

A partir das 17h30 e até às 19h00 terá lugar o seminário «O Impacto da COVID-19 no Processo de Treino». Pretende-se que treinadores/as de língua portuguesa dos diversos países da CPLP possam comunicar e expressar o impacto que a COVID-19 teve nas suas vidas e na sua atividade, constituindo um momento de partilha, em torno de uma língua comum, de um problema global que a todos/as afeta, mas passível de ser contornado e minimizado de formas diferentes, de modo a trazer alguma normalidade à vida quotidiana e à prática desportiva. Esta ação é creditada, para efeitos de formação contínua de Treinadores, com 0,3 UC. Este seminário contará com a presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, bem como treinadores/as de várias modalidades de quatro países da CPLP.

O Dia Mundial da Língua Portuguesa foi declarado em novembro de 2019, na 40ª sessão da Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), mediante proposta de todos os países lusófonos, apoiada por 24 Estados.