Animais regatados pelo Movimento Animal não sobreviveram

Foto: MAAE Movimento Animal Associação de Elvas

Dez cachorros foram retirados de um caixote do lixo, no final da semana passada, dia 28, na Avenida Conde de Cantanhede, no bairro de Santa Luzia, em Elvas.

O caso foi denunciado por uma pessoa que reside na da zona que contactou o Movimento Animal de Elvas. Cláudia Pombeiro, do Movimento Animal, explica que foi posteriormente contactada “pela PSP para saber se podiam recolher os animais e tentar salvá-los”.

A responsável pelo movimento garante que “é necessário mudar mentalidade mas que em Elvas não é fácil. Quando é altura das cadelas parirem, é frequente atirarem com os animais para o lixo, depois de tentativas de afogamento. Está incutido nas pessoas da nossa cidade, infelizmente. Em vez de estar incutida a esterilização, o que interessa é o matar. Nós vamos fazendo o que podemos e conseguimos mas não é fácil”.

No momento da recolha dos animais, dos dez, seis já estavam mortos. Dias depois, os quatro que foram recolhidos ainda com vida acabaram por não sobreviver. Segundo o Movimento Animal, o autor deste abandono já está identificado e será apresentada queixa nas autoridades competentes.