Números já podiam bater certo

Números já podiam bater certo. Com 14 meses de Covid, devíamos ter os dados coincidentes, a DGS apresenta 10 novos casos por 100 mil habitantes entre 14 e 27/abril que corresponde a duas pessoas infetadas e o Município indica zero casos (aliás, os últimos casos eram de 9 de abril).

Parece insignificante, mas com mais casos podia ser importante, se estivéssemos no limiar dos 120 casos por 100 mil, o que iria supor restrições indevidas no concelho.

António Ferreira Góis

Diretor da Rádio ELVAS

Real Madrid B, 3- Badajoz, 1

O CD Badajoz perdeu esta tarde na cidade desportiva do Real Madrid por 3-1.

Arribas abriu oa ctivo aos 9 minutos para os locais e Forgas conseguiu restabelecer o empate para os comandados de Fernando Estevez aos 24 minutos. Arribas bisou e fez o 2-1 aos 36 minutos, resultado com se chegou ao intervalo.

Na segunda parte os merengues marcaram por Duro de penalti aos 49 minutos fechando o marcado.

Esta foi a única derrota do CD Badajoz nesta segunda fase, na semana em que foi aceite pela Federação Espanhola que a Estremadura ira receber o play-off de subida de Divisão.

Reguengos inaugura Núcleo de Arte Contemporânea

Transgressão-Graça Morais

O Núcleo de Arte Contemporânea de Reguengos de Monsaraz vai ser inaugurado, amanhã, dia 3 de maio, pelas 10h30, com uma exposição de 10 obras da coleção do Novo Banco.

Nesta nova galeria de arte localizada no Palácio Rojão, onde está instalada a biblioteca municipal, vão estar expostas durante cinco anos obras de Graça Morais, José Pedro Croft, Rui Sanches, Luís Noronha da Costa (1942-2020), Lucio Muñoz (1929-1998) e Manuel Amado (1938-2019).

Esta mostra de artistas contemporâneos resulta da parceria estabelecida entre o Novo Banco e o Ministério da Cultura para disponibilizar ao público o seu património artístico e cultural. No Núcleo de Arte Contemporânea de Reguengos de Monsaraz poderá ser apreciada uma pintura a tinta celulósica sobre tela e a pintura a óleo sobre tela “Paisagem”, ambas de Noronha da Costa, pintor e cineasta que procurou durante a sua carreira artística trabalhar a perceção da imagem, entre a figuração e a abstração, utilizando desde a década de 1970 materiais e técnicas até então pouco comuns.

 

Direção Regional de Cultura celebra Dia Mundial da Língua Portuguesa

A Direção Regional de Cultura do Alentejo celebra o Dia Mundial da Língua Portuguesa, 5 de maio, com a segunda edição do projeto “Nossa Língua – Nosso Chão”, em parceria com a Chão Nosso e a Andante Associação Artística.

“Nossa Língua – Nosso Chão” é um projeto criado especificamente para assinalar esta data, tendo por objetivo apoiar os esforços de valorização, promoção e difusão da nossa língua junto de diversos públicos, em colaboração com rádios locais do Alentejo e com o apoio de Bibliotecas Públicas portuguesas.

Esta segunda edição tem o Tempo como eixo temático e conta com quatro segmentos sonoros, constituídos por leituras de textos de vários autores portugueses – entre os quais Alice Vieira, Cristina Pombinho, João Pedro Mésseder, José Luís Peixoto, Maria da Conceição Ruivo e Vítor Encarnação -, música e depoimentos sobre as questões da Língua, das línguas, também o barranquenho, dirigidos a audiências de diferentes faixas etárias.

Os quatro blocos serão emitidos ao longo do dia 5 de maio, próxima quarta-feira, nas frequências de dez rádios do Alentejo, entre elas, a Rádio ELVAS.

A imagem do projeto é da autoria de Susa Monteiro e as músicas originais de Dinis Costa.

O dia 5 de maio foi instituído em 2009 pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) como dia da Língua Portuguesa e da Cultura. A 17 de outubro de 2019, o Conselho Executivo da UNESCO aprovou, por unanimidade, a proposta dos países da CPLP para que este dia passasse a ser o Dia Internacional da Língua Portuguesa, facto que se assinala este ano pela segunda vez.

Unindo cerca de 260 milhões de falantes em quatro continentes, prevê-se que esta seja uma língua cada vez mais global e que no final deste século sejam 500 milhões a falá-la, o que lhe confere uma dimensão mundial justamente celebrada.

Mais um dia sem novos casos de Covid em Elvas

O concelho de Elvas não regista, este domingo, dia 2 de maio, novos casos de Covid-19, mantendo apenas dois casos ativos.

Nos últimos 23 dias, desde 12 de abril, o concelho de Elvas só teve dois novos casos de Covid.

Elvas conta com 1369 casos confirmados desde o início da pandemia. Destes, 1339 já recuperaram.

Não resistiram à doença, em Elvas, 28 pessoas.

Volta ao Algarve em Bicicleta de 5 a 9 de maio

A edição 47 da Volta ao Algarve em Bicicleta vai, este ano, decorrer entre os dias 5 e 9 de Maio, com alguns dos grandes nomes do ciclismo mundial presentes, num total de 25 equipas inscritas.

Esta é uma prova que normalmente decorre em fevereiro, e em função da pandemia teve de ser adiada para estas datas.

O jornalista Teixeira Correia explica que o percurso é muito idêntico aquilo que tem sido nos últimos anos, sendo que a primeira etapa liga Lagos a Portimão; a segunda etapa liga Sagres ao Alto da Fóia, em Monchique, a terceira etapa decorre entre Faro a Tavira, a mais longa ; já a quarta etapa é um contra-relógio trivial em Lagoa, e última etapa é a final tradicional no Alto do malhão, no entanto esta é uma volta em, que ainda está tudo em aberto”.

O jornalista adianta que esta edição “é de grande expetativa, resta saber se pode regressar um triunfo português, que não acontece há há cerca de 15 anos, e perceber os corredores que não forem para Itália ou França, que possam vir para esta Volta ao Algarve, e esperar também pela Alentejana, prevista para finais de junho”.

A edição 47 da Volta ao Algarve em bicicleta que decorre entre 5 e 9 de maio, e a Rádio ELVAS transmite diariamente o diário desta competição.

Borba já não tem casos ativos de Covid-19

Borba registou ontem, 1 de maio, a recuperação do único doente que ainda estava infetado com Covid-19, no concelho, pelo que já não tem qualquer caso ativo.

No concelho foram registados, desde o início da pandemia, 497 casos positivos, dos quais 486 recuperaram da doença.

Vítimas de Covid-19, em Borba, morreram 11 pessoas.

Alandroal já só tem um caso ativo de Covid-19

Alandroal registou ontem, 1 de maio, a recuperação de mais um doente infetado com Covid-19, pelo que, naquele concelho, já se encontra um único caso ativo.

Desde o início da pandemia, Alandroal registou 337 casos de infeção, dos quais 333 já foram dados como recuperados.

Não resistiram à doença, no concelho, três pessoas.

Cinco novos casos de Covid-19 identificados no Alentejo

Nas últimas 24 horas, o Alentejo registou cinco novos casos de Covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico deste domingo, 2 de maio, emitido pela Direção-Geral da Saúde.

Hoje, por outro lado, não há vítimas mortais, na região, devido à doença, a lamentar.

Desde a chegada do novo coronavírus ao Alentejo, foram registados 29.795 casos de infeção e 971 óbitos.

Nos últimos oito dias, no Alentejo, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 51 casos no domingo 25 de abril; quatro casos na segunda-feira 26 de abril; 28 casos na terça 27 de abril; dois casos na quarta-feira 28 de abril; nove casos na quinta 29 de abril; dez casos na sexta-feira 30 de abril; 15 casos no sábado 1 de maio; e cinco casos no domingo 2 de maio.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Portugal com 330 novos casos e um óbito

Portugal regista este domingo, 2 de maio, 330 novos casos de Covid-19 e um óbito (no Algarve), associado à doença, de acordo com a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Os 330 novos casos nas últimas 24 horas aconteceram, sobretudo, 160 no Norte e 76 em Lisboa e Vale do Tejo.

Nas últimas 24 horas, 244 pessoas foram dadas como recuperadas da doença, encontrando-se, atualmente, 311 doentes internados (mais 11 do que ontem), dos quais 84 (mais um de ontem para hoje) em Unidades de Cuidados Intensivos.

Ao dia de hoje, há 23.579 casos ativos de infeção em Portugal, mais 85 que ontem. Desde o início da pandemia, Portugal já contabilizou 837.277 casos confirmados e 16.977 óbitos.

Nos últimos oito dias, em Portugal, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 478 casos no domingo 25 de abril; 196 casos na segunda-feira 26 de abril; 353 casos na terça 27 de abril; 572 casos na quarta-feira 28 de abril; 470 casos casos na quinta 29 de abril; 460 casos na sexta-feira 30 de abril; 454 no sábado 1 de maio; e 330 casos no domingo 2 de maio.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Mais 64 casos de Covid-19 e um óbito na Extremadura

A Estremadura espanhola regista, este domingo, dia 2 de maio, mais 64 casos de Covid-19 e uma vítima mortal associada à doença.

Desde o início da pandemia, na região, morreram, vítimas do novo coronavírus, 1.756 pessoas.

Foram dados como recuperados da Covid-19, nas últimas 24 horas, 69 doentes, num total de 72.355 recuperações.

Nos hospitais da região encontram-se agora internadas 62 pessoas, 14 em Unidades de Cuidados Intensivos.

Número de empresas e trabalhadores cresceu na Extremadura no último ano

A Comunidade Autónoma da Estremadura espanhola contava, em março deste ano, com mais 1.494 empresas e 10.643 trabalhadores inscritos na Segurança Social do que no mesmo mês, em 2020. Já os trabalhadores por contra própria inscritos diminuíram 0,16 por cento.

Os dados, divulgados pela delegação do Governo na Extremadura, revelam que as medidas de proteção às empresas e aos trabalhadores por conta própria, para atenuar as consequências económicas e sociais da pandemia, permitiram “manter o tecido produtivo” da região durante o ano passado.

Em março de 2021, havia 41.220 empresas inscritas na Segurança Social, mais 1.494 a mais que no mesmo mês de 2020, o que representa um aumento de 3,7 por cento.

António Pena Monteiro é o novo cabo dos Forcados de Montemor-o-Novo

Numa eleição levada ontem, 1 de maio, a cabo, os 26 elementos que compõem atualmente os Forcados Amadores de Montemor-o-Novo, elegeram, de forma unânime, António Pena Monteiro como o 11º cabo da história do grupo.

António Pena Monteiro substitui no cargo António Vacas de Carvalho, que decidiu entregar a sua jaqueta, no início da sua 15ª época enquanto forcado ativo.

O novo cabo, segundo nota de imprensa enviada à redação desta estação emissora, é “um líder nato, dentro e fora de praça, com capacidades de assumir a liderança e o legado histórico” da instituição.

“Entrando na sua oitava temporada, o António Pena Monteiro é um Forcado de geração. Neto de um antigo Cabo do nosso Grupo – João Cortes, e sobrinho de outro recordado Cabo e grande Forcado – José Maria Cortes, tem demonstrado ao longo dos anos ter bem enraizados os verdadeiros valores do Grupo de Montemor”, lê-se ainda na referida nota de imprensa.

A mudança oficial de Cabo aconterá, ao que tudo indica, na tradicional Corrida de Toiros da Feira da Luz, em Montemor, no primeiro fim de semana de setembro de 2021.

Entretanto, o grupo de Forcados Amadores de Montemor-o-Novo entra em praça, já no próximo sábado, dia 8 de maio, em Vila Franca de Xira, pelas 17 horas, naquele que promete ser o “início de uma temporada histórica”.

Nuno Mocinha: “aos milhares de mães do concelho desejo um dia muito feliz”

Nuno Mocinha, presidente da Câmara Municipal de Elvas, não querendo deixar passar em branco o Dia da Mãe, que se assinala este domingo, 2 de maio, fez questão de dirigir uma mensagem a todas as mães do concelho de Elvas, através das redes sociais do município.

Na mensagem, em que o autarca deseja um feliz dia a todas, Mocinha pede que se acredite em “dias menos difíceis”, lembrando que, devido à pandemia, “os convívios familiares têm estado muito comprometidos nos últimos tempos”.

A mensagem para ler, na íntegra:

“As mães merecem

Para cada um de nós, a mãe é uma figura única nas nossas estruturas familiares ou sociais.

A mãe desempenhou esse papel ímpar de nos colocar no mundo, amparou-nos nos momentos em que éramos totalmente dependentes, ajudou-nos a crescer e, pela vida fora, foi sempre uma nossa amiga muito especial, que adivinhava quando precisávamos de auxílio e antecipava a resolução dos nossos problemas.

Aos milhares de mães do concelho de Elvas desejo um dia muito feliz, com um beijinho amigo e sincero dos seus filhos, mesmo sabendo que os convívios familiares têm estado muito comprometidos nos últimos tempos. Acreditemos em dias menos difíceis, porque (mais que todos!) as mães merecem!

Elvas, 2 de maio de 2021.

Nuno Miguel Fernandes Mocinha

(Presidente da Câmara Municipal de Elvas)”

Campo Maior sem novos casos Covid nas últimas 24 horas

Campo Maior não registou, nas últimas 24 horas, novos casos de infeção por Covid-19, pelo que se mantém, este domingo, dia 2 de maio, com um único caso ativo.

De recordar que, no concelho, foram registados 642 casos positivos, desde o início da pandemia, dos quais 630 já recuperaram.

Vítimas do novo coronavírus, em Campo Maior, morreram 11 pessoas.

“Elvas tem de ser rica em cultura”, Jorge Goes no fim do ArtJazz Festival

A sexta edição do Art Jazz Festival de Elvas chegou na noite deste sábado, 1 de maio, ao fim, com casa cheia, para ver e aplaudir “Hammond Project”, de Carlos Araújo e Luís Ruvina, e Paulo de Carvalho.

Numa altura em que a vida em sociedade começa, aos poucos, a retomar a normalidade, tendo em conta o processo de desconfinamento, o festival contou, desta feita, com uma boa adesão por parte do público. “O festival de Elvas foi um sortudo, porque nunca foi interrompido, devido à pandemia”, começa por dizer o diretor artístico do evento, Jorge Goes.

“Esta situação toda da pandemia, ao fim de contas, indiretamente, veio beneficiar o festival, porque as pessoas estão cansadas de estar fechadas em casa, não houve espetáculos, não houve nada”, garante ainda Jorge Goes.

Na noite de sexta-feira e sábado, o cineteatro encheu, sendo que a lotação máxima permitida por esta altura, naquele equipamento municipal de Elvas, é de cem lugares. No primeiro dia do festival, de acordo com o diretor artístico do evento, a plateia foi preenchida por mais de meia centena de pessoas.

Apesar do festival ter terminado ontem, Jorge Goes tem já tudo pensado para organizar a próxima edição, que espera que, ao contrário do que acontece agora, uma vez que o evento decorre de dois em dois anos, possa realizar a sétima edição já em 2022.

“Elvas é uma cidade histórica, é património, e uma cidade património tem de ser rica em cultura, porque a cultura é essencial na educação e no desenvolvimento das pessoas. Sem cultura não há desenvolvimento. A cultura faz muita falta”, remata Jorge Goes.

O ArtJazz Festival, que é organizado pela Câmara Municipal de Elvas, contou, nesta sua sexta edição, com as participações de Miguel Braga, Nanã Sousa Dias, Orquestra Jazz de Lisboa, “Hammond Project” e Paulo de Carvalho.

O último espetáculo contou com transmissão em direto na página de Facebook do Município de Elvas. Para ver, ou rever, aqui:

Edifício do Assento em Campo Maior tem auditório e gabinetes

No antigo Edifício Militar do Assento, em Campo Maior, para além da Casa das Flores, localizada no rés-do-chão, está também localizada a Casa do Assento, no piso superior.

João Muacho, presidente da Câmara de Campo Maior, explica que “nos corredores deste piso superior será instalado um pequeno auditório, que vai ter um palco com 15 cm de altura e as pessoas que assistem vão estar em filas de quatro cadeiras, de forma a permitir que se consiga circular com segurança, até ao elevador”. Noutros corredores, da galeria, serão também instalados gabinetes de trabalho.

Pouco mais de um milhão de euros foi o investimento feito neste edifício Militar do Assento, em termos de obra física, “comparticipados pela União Europeia, através do FEDER Alentejo 2020” e, segundo o presidente da câmara campomaiorense, “só assim é possível, a municípios no interior, dar sequência a uma política turística de atratividade, no concelho de Campo Maior”.

Piso superior do Antigo Edifício Militar do Assento, que dará origem a um pequeno auditório e salas de trabalho.