Tentativa de violação em Portalegre

(Em atualização)Uma jovem de 18 anos dirigiu-se a uma pizzaria em Portalegre quando foi abordada por um homem que alegadamente a agrediu e tentou violar.
A vítima defendeu-se como pôde, dando socos e pontapés.
A PSP dirigiu-se ao local, tendo a vítima sido levada para o Hospital de Portalegre, com vários hematomas e o suspeito foi detido pela polícia.

CAE Portalegre reabre dia 19 com programação quinzenal

O Centro de Artes do Espetáculo de Portalegre está de regresso com a reabertura programada para dia 19 de Abril.

O primeiro espectáculo, a 23 de abril,  será uma estreia nacional, da peça “Morte de um caixeiro viajante”, de Arthur Miller, encenada por Jorge Silva Melo, numa produção Artistas Unidos e uma co-produção com o Teatro Nacional D. Maria II e o Teatro Nacional São João.

Na semana seguinte, no dia 29 de Abril, vai ser apresentado o concerto de Tiago Sousa, que apresenta o seu último trabalho, editado este ano, “Oh Sweet Solitude”, e no dia seguinte, a 30 de abril, “Bolha” de Manel Cruz, que apresenta um espectáculo intimista, em formato a solo.

Censos 2021: período de resposta arranca a 19 de abril

O Instituto Nacional de Estatística, I. P., vai realizar, a partir de 19 de abril, próxima segunda-feira, o XVI Recenseamento Geral da População e VI Recenseamento Geral da Habitação – Censos 2021, a maior operação estatística nacional.

Desde o passado dia 5 que se encontram a ser distribuídos os códigos para preenchimento online dos inquéritos, em https://censos2021.ine.pt/.

Quando a resposta através da internet não for possível, o cidadão pode responder por telefone 210 542 021; através do e-balcão nas Juntas de Freguesia (mediante as condições de acessibilidade locais e em função da respetiva situação de saúde pública); ou o autopreenchimento dos questionários em papel, entregues pelos recenseadores.

Elvas não regista novos casos de Covid-19

O concelho de Elvas não regista este sábado, dia 17, novos casos de infeção por Covid-19.

Estão ativos dez casos, dos 1367 registados, desde o início da pandemia, no concelho. 1329 pessoas já recuperaram e 28 perderam a vida.

Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso assinala Dia da Mãe

A Junta de Freguesia de Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso, à semelhança do que tem acontecido nos últimos anos, comemora o Dia da Mãe, não com a tradicional caminhada e o seu convívio, mas sim com a oferta da t-shirt alusiva à data.

Os residentes na freguesia podem fazer a sua inscrição até ao dia 29 de Abril até às 12 horas, através do e-mail geral@jf-assuncaoassi.pt ou do telefone 268639565.

Na inscrição, deverá constar a indicação do nome, morada, contacto telefónico e tamanho pretendido.

Alentejo tem mais 43 novos casos neste sábado

O Alentejo, nas últimas 24 horas, contabilizou 43 novos casos de Covid-19, não tendo havido qualquer óbito.

Na região, desde o início da pandemia, acumulam-se 29.554 casos da doença e 970 óbitos. Os números são da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nos últimos oito dias, no Alentejo, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 16 casos no sábado 10 de abril; 16 casos no domingo 11 de abril; 52 casos na segunda-feira 12 de abril; e 24 casos na terça 13 de abril; 43 casos na quarta-feira 14 de abril; 21 casos na quinta 15 de abril; 25 casos na sexta-feira 16 de abril; e 43 casos no sábado 17 de abril.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

 

Mais 649 novos casos Covid em Portugal

Portugal registou, nas últimas 24 horas, cinco mortes devido à pandemia e 649 novos casos de infeção. De ontem para hoje, recuperam da doença 667 pessoas.

Os cinco óbitos foram registados três em Lisboa e Vale do Tejo (LVT), um no Algarve e um nos Açores. Os 649 novos infetados desde ontem, 71% concentram-se em duas regiões: 258 (40%) no Norte e 198 (31%) em LVT.

Neste sábado, dia 17 de abril, 415 doentes estão internados (menos 14 desde ontem), dos quais 103 em unidades de cuidados intensivos (mais dois nas últimas 24 horas). O número de casos ativos está em 25.344, menos 23 de sexta-feira para sábado.

Desde o início da pandemia, Portugal já registou 16.942 mortes, 830.560 casos de infeção e 788.274 doentes recuperados, de acordo com os números divulgados hoje no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nos últimos oito dias, em Portugal, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 601 casos no sábado 10 de abril; 566 casos no domingo 11 de abril; 271 casos na segunda-feira 12 de abril; 408 casos na terça 13 de abril; 684 casos na quarta-feira 14 de abril; 501 casos na quinta 15 de abril; 553 casos na sexta-feira 16 de abril; e 649 casos no sábado 17 de abril.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Abril sensibiliza para os maus tratos na infância

Abril é, desde há mais de uma década o Mês Azul, de sensibilização para a prevenção dos maus tratos na infância, e este ano, mesmo sem atividades no terreno, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Elvas assinala e lembra este tema.

Assim, a CPCJ propõe a todas “as entidades, com competência em matéria de infância e juventude, que construam um laço azul e o coloquem à porta ou à janela”.

Sob o mote “Serei o que me deres… que seja amor”, o objetivo destas comemorações “passa por sensibilizar a população para a promoção dos direitos das crianças, bem como deixar um alerta à comunidade em geral para que denunciem casos de violência”.

Depois de colocado o laço azul, a população pode partilhar a fotografia, enviando-a para a página oficial de facebook da CPCJ de Elvas ou para o email cpcj.elvas@cnpdpcj.pt.

Clube Escola de Ténis de Elvas reabre após requalificação

Já reabriu, este sábado, dia 17, o renovado Clube Escola de Ténis de Elvas. Depois da requalificação dos quatro campos de ténis, bem como dos vestiários e zona do bar, os amantes da modalidade já podem retomar as suas aulas e jogos.

Miguel Abreu, presidente do clube, refere que “é um orgulho para a direção e deve ser um orgulho para os elvenses ter este novo espaço. Posso mesmo assegurar que temos um dos melhores clubes do país, uma vez que a empresa que colocou os pisos nestes campos é a mesma que construiu a Academia de ténis do Nadal, no Kuwait”.

Para Filipe Serrote, presidente da Associação de Ténis do Alentejo, esta requalificação vai contribuir para “alavancar o ténis na região. O ténis tem beneficiado do facto de ser uma modalidade de alto risco e tem conseguido atrair atletas que não conseguem praticar outras modalidades. Estas novas infraestrutruras poderão ser mais um fator de atracão uma vez que trata-se precisamente das áreas mais frequentadas pelos atletas” (campo e vestiários).

Tiago Afonso, vereador na câmara municipal de Elvas, teve oportunidade de “estrear” os novos campos de ténis e considera que o clube dispõe agora “de condições excelentes para a prática da modalidade”.

As obras de requalificação do Clube Escola de Ténis de Elvas resultam de um investimento de cerca de 27 mil euros.

Professores e auxiliares de Elvas recebem vacina contra a Covid

Este fim-de-semana, dias 17 e 18 de abril, cerca de 500 professores e auxiliares são vacinados contra a Covid-19 no Centro de Negócios Transfronteiriço de Elvas.

Maria João Costa, coordenadora da Unidade de Saúde Familiar Amoreira, explica que esta “é a segunda fase de administração da primeira dose da vacina e o processo tem estado a correr bem. Depois de administrada a vacina, os professores aguardam cerca de meia hora para despistar efeitos secundários”.

A médica refere ainda que no CNT está uma equipa multidisciplinar, composta por médicos e enfermeiros, para o caso de surgir alguma complicação relacionada com a toma da vacina. Temos ainda a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Elvas caso seja necessário transportar alguém ao hospital mas, até ao momento, registámos apenas algumas crises de hipertensão e foi na população mais idosa”.

Teresa Guerreiro é professora na Escola Básica de Vila Boim e explicou-nos que foi-lhe administrada “a primeira dose da vacina tendo corrido tudo bem. Não doeu nada e sinto-me super bem”.

Hoje e amanhã são vacinados professores e auxiliares que trabalham nas escolas do concelho, num total de 500 pessoas.

Jovem desaparecida em Montemor já foi encontrada

Ana Beatriz Rebelo (na foto), a jovem de 15 anos que se encontrava desaparecida desde o passado domingo, dia 11, em Montemor-o-Novo, já foi encontrada.

Segundo a Rádio ELVAS conseguiu apurar, junto de fonte familiar, a jovem foi encontrada no Carregado.

Gravuras recentes e outros riscos de Cutileiro no Museu do Côa

No âmbito das Comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS), a Fundação Côa Parque, o Centro de Arte João Cutileiro e a Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo) inauguram a exposição “João Cutileiro: gravuras recentes e outros riscos”, com curadoria de Ana Cristina Pais, dia 18 de abril, às 11 horas, no Museu do Côa.

A exposição vai ficar patente até dia 26 de setembro deste ano.

Este foi o último projeto do escultor e, formalmente, o primeiro desenvolvido pelo Centro de Arte João Cutileiro, entidade criada para promover a salvaguarda e divulgação do legado artístico deste extraordinário artista.

Resultado de uma proposta, em janeiro de 2019, da Direção Regional de Cultura do Alentejo ao presidente da Fundação Côa Parque, e pensada para inaugurar em novembro de 2020, a mostra, além de uma exposição de escultura e desenho de um grande artista, assume o sentido de homenagem póstuma a João Cutileiro, figura central da escultura portuguesa do século XX, e a Bruno Navarro, historiador, que presidiu a Fundação Côa Parque nos últimos três anos, de forma exímia, e que tão precocemente nos deixou, cujo trabalho ficará na memória de todos.

Levar ao Côa as suas gravuras sobre pedra foi uma ideia entusiasmante para João Cutileiro, que tinha um particular fascínio pela produção artística do Vale do Côa. Admirava a modernidade, a força e a energia telúrica dos artistas do Côa e a forma como, intencionalmente, riscaram a vida nas pedras.

Gravuras sobre pedra, desenhos sobre papel e um conjunto de guerreiros foram selecionados em estreita ligação com o escultor para o espaço extraordinário do Museu do Côa. Procurou-se essencialmente estabelecer relação com a envolvente e mostrar trabalhos com representatividade no contexto da obra de João Cutileiro, fortemente marcada pela presença feminina.

A inauguração contará com a presença da Ministra da Cultura, Graça Fonseca e do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor que farão homenagem pública a João Cutileiro e a Bruno Navarro. Estarão ainda presentes a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e as Secretárias de Estado Adjunta e do Património Cultural, do Turismo e da Valorização do Interior.

Luís Barrigoto e a A.XAT no Torneio de Mestres: “não estávamos à espera”

A Associação de Xadrez “A Torre” (A.XAT), de Montemor-o-Novo, foi, no fim de semana passado, a vencedora do Torneio de Mestres, conquistando os três lugares do pódio, com os três jogadores que levou a prova.

José Francisco Veiga foi primeiro classificado, Paulo Dias segundo e Pedro Rego terceiro: resultados que, para o presidente da associação, Luís Barrigoto, acabaram por ser surpreendentes, ou não participassem nesta competição os melhores da modalidade em Portugal.

“Foi uma situação que não estávamos à espera, porque no Xadrez há muitas variáveis e o Torneio de Mestres é um dos maiores em termos xadrezistos que existe em Porugal. Junta cerca de dez dos melhores jogadores, de nacionalidade portuguesa, onde nós tínhamos, à partida, três desses participantes, que jogam connosco, aqui em Montemor-o-Novo”, revela Luís Barrigoto.

Durante a competição, José Francisco Veiga esteve sempre entre o primeiro e o segundo lugar, sendo que “foi sempre ganhando os seus jogos”, tendo partido para a última jornada já vencedor do torneio, adianta o presidente da A.XAT.

“O Paulo Dias, a meio do torneio, foi garantindo algumas vitórias, o que lhe permitiu, na sua carreira, pela oitava vez, conseguir o segundo lugar neste torneio, que também já venceu”, adianta Luís Barrigoto. Relativamente a Pedro Rego, Barrigoto revela que o xadrezista conseguiu superar os adversários mais diretos, a beneficiar de um empate e de uma derrota dos mesmos, conseguindo subir do quinto para o terceiro lugar.

A prova, que marcou o reinício da competição presencial, após o interregno forçado provocado pela pandemia, levou a Fátima, os lances de alguns dos melhores xadrezistas portugueses.

“Forte investimento” no Estádio de Arraiolos “faz renascer atletismo”

Foi inaugurada no início deste mês de abril, no Estádio Municipal Cunha Rivara, em Arraiolos, a pista de atletismo, assim como os restantes equipamentos destinados à prática desportiva de diversas modalidades, como é o caso do lançamento do peso, salto de barreira e salto em comprimento.

A infraestrutura, que já tinha algumas condições, como o relvado sintético, bancada e os balneário, vai agora permitir, e depois de um “forte investimento”, de acordo com a presidente da Câmara de Arraiolos, Sílvia Pinto (na imagem), “fazer renascer a equipa de atletismo” do Lusitano Clube Desportivo Arraiolense, dando também resposta ao Agrupamento de Escolas e às coletividades do concelho.

Para a pista de atletismo poder ser utilizada, os interessados devem instalar a aplicação “Aircourts”, procedendo ao respetivo registo, e clicar em “Pistas de Atletismo”, onde vão encontrar toda a informação necessária para que seja efetuada a marcação das pistas.

As pistas estarão inicialmente em funcionamento das 8 às 22 horas, todos os dias, sendo que não estarão em funcionamento aberto ao público no período em que decorrem as aulas do Agrupamento de Escolas de Arraiolos. O funcionamento dessas mesmas pistas estará também condicionado (ficando apenas duas pistas disponíveis) no decorrer das aulas de atletismo do Lusitano Clube Desportivo Arraiolense.

Apenas serão permitidas duas pessoas por pista, num máximo de oito utilizadores em simultâneo, tendo sempre presente o cumprimento das normas de distanciamento em vigor. A utilização dos balneários não será permitida, tendo em consideração a conjuntura atual. O uso da pista é gratuito.

Campo Maior sem novos casos de Covid-19

De acordo com as Autoridades de Saúde, nas últimas 24 horas, o concelho de Campo Maior não registou alterações da situação epidemiológica no que à Covid-19 diz respeito.

Dos 641 casos confirmados, 630 já recuperaram e 11 pessoas já perderam a vida.

Soraia Branco e Jorge Goes atuam em Alandroal

Soraia Branco e Jorge Goes apresentam este sábado, dia 17, o espetáculo Fado Com, no Fórum Cultural e Transfronteiriço de Alandroal, no âmbito da programação cultural “Alandroal ConVida – Cultura em Casa”.

O espectáculo está marcado para as 21.30 horas e pode ser acompanhado através da página de Facebook da Câmara Municipal de Alandroal.

Jovem elvense na final do Concurso Nacional de Leitura

A jovem elvense Leonor Isabel Martins Mexia apurou-se para a fase final do Concurso Nacional de Leitura, que se vai realizar em Oeiras. A fase intermunicipal do concurso decorreu no dia 15 de abril, no Gavião, com a realização da prova oral em formato online.

A aluna do Agrupamento Vertical de Escolas nº 2 de Elvas (Ciclo de Santa Luzia) vai representar o Alto Alentejo na fase final do concurso.

Euromilhões com jackpot de 69 milhões de euro

O próximo concurso do Euromilhões vai ter um jackpot de 69 milhões de euros uma vez que nenhum apostador acertou na chave sorteada ontem.

O segundo prémio, de 154 mil euros, vai ser entregue a cinco jogadores com aposta registada no estrangeiro, enquanto o terceiro prémio, no valor de 36 mil euros, vai contemplar cinco apostadores, três dos quais em território nacional.

A chave vencedora do concurso de ontem do Euromilhões, é composta pelos números 6 – 11 – 29 – 40 – 48 e pelas estrelas 5 e 9.

Melhores acessibilidades à Zona Industrial de Campo Maior incluídas no PRR

O Governo apresentou ontem, dia 16 de abril, o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) em sessão pública, e a melhoria das acessibilidades à Zona Industrial de Campo Maior é um dos projetos inscritos na versão final do documento

Esta intervenção consiste na construção de uma Variante à Estrada Nacional 371, ligando esta última à Estrada do Retiro, num total de 3 km, diminuindo o tráfego rodoviário dentro da vila, melhorando desta forma dinâmica urbana e territorial.

Consequentemente, prevê-se a melhoria da qualidade do ar e a diminuição da exposição da população a níveis incomodativos de ruído, assim como a diminuição da sinistralidade rodovíaria.

A realização deste investimento será assegurada pela Infraestruturas de Portugal, S.A., enquanto entidade responsável pelo projeto, conforme protocolo assinado com o Município de Campo Maior.

A obra afigura-se assim de grande importância estratégica no crescimento de Campo Maior e da região.

De referir ainda que para além deste projeto, o Distrito Portalegre viu ainda aprovados no PRR os projetos de aproveitamento hidráulico de fins múltiplos do Crato (Pisão), da ponte internacional sobre o Rio Sever (Nisa-Cedilho)” e de melhoria das acessibilidades à Zona Industrial de Portalegre.

Clube Escola de Ténis de Elvas reabre após requalificação

O Clube Escola de Ténis de Elvas reabre este sábado, dia 17, depois de ter sofrido obras de requalificação. A sede da coletividade fica no Jardim Municipal, no Bairro de Santa Luzia.

Miguel Abreu, presidente da Direção do clube, refere que “a partir de hoje, os atletas já podem praticar a modalidade num espaço completamente remodelado, com piso novo nos campos de ténis e vestiários requalificados. As aulas vão decorrer seguindo o calendário definido em setembro, sendo que caso surjam mais atletas iremos readaptar os horários”.

A inauguração do Clube Escola de Ténis de Elvas está marcada para as 11 horas. As obras de requalificação resultam de um investimento de cerca de 27 mil euros.