Pardais (Vila Viçosa) vai ter espaço para autocaravanas

A Câmara Municipal de Vila Viçosa aprovou o início de procedimento para a empreitada da obra de construção das infraestruturas de acolhimento para o autocaravanismo na freguesia de Pardais, mediante a modalidade de concurso público.

Trata-se de uma intervenção que permite dotar a freguesia de Pardais e o concelho de um espaço preparado e equipado para o acolhimento de autocaravanas, de acordo com as normas e requisitos vigentes, constituindo uma mais-valia com significado para a freguesia.

Em causa está um investimento que ronda os 89 mil euros, acrescido de IVA à taxa legal em vigor.

Junta de Santa Eulália distribui leite por lar, infantário e população

A Junta de Freguesia de Santa Eulália, no concelho de Elvas, recebeu esta semana, uma oferta de três paletes de embalagens de leite, o correspondente a 2.340 litros.

Segundo uma publicação do presidente da Junta de Freguesia, Adriano Carlos, nas redes sociais, o leite já foi distribuído pelo lar e pelo infantário da freguesia. “O restante será entregue a quem mais dele precisar”, lê-se ainda no post de Facebook.

Elvas sem novos casos de Covid-19 este domingo

O concelho de Elvas não regista este domingo, 11 de abril, novas infeções de Covid-19, mantendo-se com 18 casos ativos.

Da doença, em Elvas, já recuperaram 1321 pessoas e morreram 28, num total de 1367 casos positivos registados, desde o início da pandemia.

CD Badajoz venceu Real Madrid B por 2-0

Esta manhã no Nuevo Vivero, o CD Badajoz venceu 2-0 a equipa B do Real Madrid.

Os golos foram marcados por Vasquez Perez aos 22 minutos e Concha aos 60 minutos.

Com esta vitória da equipa “pacense” garantiu a presença no Play Off de Subida a Segunda divisão.

Vila Viçosa: Pardais vai ter Área de Serviço para Autocaranavas

A Câmara Municipal de Vila Viçosa aprovou o início de procedimento para a empreitada da obra de Construção das Infraestruturas de Acolhimento para o Autocaravanismo em Pardais, mediante a modalidade de concurso público.

O principal objetivo desta intervenção prende-se com “a concretização de uma política sustentada de qualificação urbana, a nível concelhio, como factor de desenvolvimento cultural, económico e social”.

De acordo com o município, trata-se “de uma intervenção que permite dotar a freguesia de Pardais e o concelho de um espaço preparado e equipado para o acolhimento de autocaravanas, de acordo com as normas e requisitos vigentes, constituindo uma mais-valia com significado para a freguesia”.

A intervenção tem um custo de cerca de 89.700 euros.

Mais 566 casos de Covid-19 e seis óbitos em Portugal

Portugal regista, este domingo, 11 de abril, mais seis mortes devido à Covid e 566 novos casos de infeção.

Os seis óbitos foram contabilizados quatro em Lisboa e Vale do Tejo (LVT) e dois no Norte. Os 566 novos casos concentram-se em três regiões: 200 (35%) em LVT, 183 (32%) no Norte e 62 (11%) no Centro.

Nas últimas 24 horas, 410 doentes foram dados como recuperados do novo coronavírus. O número de pessoas hospitalizadas, atualmente, é de 466 (o mesmo número de ontem), sendo que 113 estão nos Cuidados Intensivos (menos seis).

Comparativamente ao dia de ontem, há mais 150 casos ativos no país, num total de 25.960. Desde o início da pandemia, Portugal registou 827.494 casos de Covid-19, 19.916 óbitos e 784.618 altas.

Nos últimos oito dias, em Portugal, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 193 casos no domingo 4 de abril; 159 casos na segunda-feira 5 de abril; 874 casos na terça 6 de abril; 663 casos na quarta-feira 7 de abril; 602 casos na quinta 8 de abril; 694 casos na sexta-feira 9 de abril; 601 casos no sábado 10 de abril; e 566 casos no domingo 11 de abril.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Francisco Laranjeira obtém marca de qualificação para Campeonato do Mundo

O atleta elvense Francisco Laranjeira, em representação do Grupo Desportivo Diana, alcançou ontem, sábado, 10 de abril, em Coimbra, no Campeonato de Portugal, na prova de 10 mil metros,  um  “resultado histórico”, de acordo com o clube.

Francisco Laranjeira obteve, nesta prova, marcas de qualificação para o Campeonato do Mundo de Surdos, que se realiza, este ano,  na Polónia, assim como para os Surdolímpicos a realizar em 2022 no Brasil.

Com estas marcas, o jovem atleta tem possibilidade de integrar o projeto de preparação para a Surdolímpica.

Enfarte do miocárdio mata 12 pessoas por dia em Portugal

Todos os anos morrem em Portugal cerca de 33 mil pessoas devido a doenças cardiovasculares, sendo que só o enfarte agudo do miocárdio mata, em média, 12 pessoas por dia.

Dor no peito é o sintoma mais frequente e que deve alertar, desde logo, as pessoas, que não devem perder tempo a pedir ajuda e entrar, de imediato, na via verde coronária, de acordo com o cardiologista João Brum Silveira (na foto), presidente da Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular. “É uma dor de peito, que muitas vezes irradia para o pescoço, a mandíbula, para as costas ou para o braço. É uma dor violenta, em que a pessoa fica com náuseas, pode vomitar e fica suada, com a sensação que o coração está a bater muito rápido”, explica.

A via verde coronária, adianta o médico, é um sistema que permite ao doente aceder, no menor tempo possível, ao tratamento adequado, sendo conduzido, desde logo, a um hospital que possa dar resposta à situação. “Deve ligar o 112, serão feitas algumas perguntas e será enviado auxílio, pelo INEM, a casa. No local, feito o diagnóstico, é iniciado logo o tratamento”, explica João Brum Silveira.

Um doente, nesta região do país, que vá para um outro hospital que não o de Évora, estará a perder tempo. “Um doente com dor no peito tem de ligar 112”, indo de ambulância para Évora, acrescenta o cardiologista.

Maus estilos de vida, sobretudo através do tabagismo e do excesso peso, são os principais responsáveis por uma doença cardiovascular, como um enfarte agudo do miocárdio. Colesterol elevado, diabetes, hipertensão arterial, sedentarismo e stress são outros dos principais fatores de risco.

Melhor que tratar um enfarte, defende João Brum Silveira, é prevenir o aparecimento desta doença crónica, sem cura, que pode surgir por influência genética. Como tal, é necessário adotar um estilo de vida saudável e procurar controlar os fatores de risco: deixar de fumar, fazer um controlo rigoroso da alimentação, praticar exercício físico e apresentar os valores recomendados de pressão arterial, colesterol e diabetes.

O cardiologista dá conta que, em 2020, foi registado um maior número de enfartes, relativamente a 2019, uma vez que as pessoas, tendo em conta a pandemia, em muitos casos, demoraram mais tempo a pedir ajuda. João Brum Silveira alerta ainda a população para o facto de os hospitais estarem preparados para receber estes doentes, mesmo em plena pandemia.

Mais de 63% dos portugueses, entre os 25 e os 74 anos, apresentam níveis elevados de colesterol, o que significa que podem estar em risco iminente de sofrer um enfarte ou um AVC.

Mais um dia sem novos casos de Covid-19 em Campo Maior

Campo Maior não regista este domingo, dia 11 de abril, novos casos de Covid-19. Há quatro dias que o concelho não tem qualquer caso ativo.

De recordar que, desde o início da pandemia, Campo Maior registou 641 casos de infeção. 630 pessoas recuperaram da doença e 11 pessoas morreram.

Degolados vai ter um novo parque infantil

Um parque infantil vai ser construído junto ao Edifício Polivalente de Degolados, sendo que o município já aprovou orçamento para apoiar na sua construção.

Para Florival Cirilo, presidente da Junta de Freguesia de Degolados, esta obra assume-se como “um sonho de há já alguns anos, porque era uma grande necessidade da população, uma vez que o anterior estava deslocado do centro da freguesia e já não reunia condições” para ser utilizado pelas crianças.

Depois de analisar os encargos que iriam ter, solicitaram ajuda ao município que apoiou, no investimento, para sua realização.

Outro dos objetivos da construção deste espaço foi “centralizá-lo, num dos locais aprazíveis, onde as pessoas mais se concentram na freguesia, e permite aos pais ou avós estarem numa situação de lazer e vejam os seus filhos, o que não acontecia no anterior parque infantil”, revela Florival Cirilo.

Um Parque Infantil que será construído em Degolados, junto ao Edifício Polivalente, prevê-se que esteja concluído ainda antes do verão, apesar de as obras ainda não terem começado. O orçamento total é de 30 mil euros, sendo que o Município de Campo Maior apoia com 20 mil euros.