INIAV instala armadilhas para lagarta do pinheiro

Na sequência da notícia avançada pela Rádio ELVAS, que dava conta de uma praga de lagarta do pinheiro num terreno da antiga Estação de Melhoramento de Plantas, em Elvas (ver aqui), foram instaladas armadilhas de captura desta espécie de inseto.

Benvindo Maças, diretor do Polo de Elvas do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária de Elvas (INIAV), explica que “esta foi a solução encontrada para capturar as lagartas, depois de várias diligências técnicas e científicas. No futuro, elas vão instar-se na mesma mas espera-se que seja em menor quantidade. A severidade da praga, neste momento, está muito mais baixa uma vez que as lagartas já desceram. Como referi anteriormente, estas lagartas estão instaladas numa zona em que não transmitem risco à população, uma vez que estes terrenos não são muito frequentados”.

Os ninhos de lagarta do pinheiro têm um aspeto de novelo de seda, facilmente identificáveis nas copas dos pinheiros, onde as lagartas estão ativas sobretudo nos meses de fevereiro a abril, antes de se enterrarem.