Praga de lagarta do pinheiro no INIAV de Elvas

Os pinheiros na zona limite do terreno da antiga Estação de Melhoramento de Plantas, atual Instituto Nacional de Investigação Agrícola e Veterinária INIAV, entre a Estrada de Gil Vaz e o Avenida do Dia de Portugal, em Elvas, sofrem da presença muitas lagartas do Pinheiro, com bastantes ninhos nas árvores.

A lagarta do pinheiro é um inseto que pode ser perigoso para pessoas e animais de companhia, podendo levar à morte, sobretudo de cães. A lagarta processionária vivem em ninhos provisórios que vão sendo abandonados fazendo carreiros, uma procissão de lagartas que se dirige para o chão, onde depois se enterra até à formação de um ninho definitivo (ninho de inverno), onde se protegem das baixas temperaturas.

Os ninhos nos pinheiros têm um aspeto de novelo de seda, facilmente identificáveis nas copas dos pinheiros (veja as foto), onde as lagartas estão ativas sobretudo nos meses de fevereiro a abril, antes de se enterrarem.

Benvindo Maçãs, diretor do INIAV de Elvas, refere que o local onde estão as lagartas não tem circulação de pessoas por isso o perigo é menor. Neste momento, estando já as lagartas a passar pelo processo de transformação, Benvindo Maçãs garante que “a única coisa que podem fazer é esperar para em julho colocarem armadilhas para as borboletas”.

O diretor do INIAV em Elvas refere que se “esta situação se verificasse no pátio de uma escola aí sim seria muito perigoso”.

Nos seres humanos os sintomas são: prurido, prurido ocular, espirros, dificuldades respiratórias, náuseas, vómitos, sensação de desmaio ou outras manifestações associadas. Sendo recomendado ligar para a linha SNS 24 ou dirigir-se a uma unidade de saúde.

No caso dos animais de companhia, é necessário atento a algum sintoma, uma vez que pode ser muito danoso para cães e levar inclusive à morte do animal.