Queima das Fitas e Semana Académica adiadas em Portalegre

A Associação Académica do Instituto Politécnico de Portalegre (AAIPP) decidiu adiar, com data a definir, a Queima das Fitas e a Semana Académica de Portalegre 2021.

De acordo com a direção da associação, tudo será feito para que, a partir do momento em que estejam reunidas todas as condições e autorizações para a realização dos referidos eventos, os mesmos sejam comunicados atempadamente a toda a comunidade, para que todos os finalistas e estudantes tenham tempo suficiente para as devidas preparações.

A Queima das Fitas é a prioridade da AAIPP. Mais do que a vontade em realizar a Semana Académica de Portalegre, a intenção passa por conseguir oferecer a todos os finalistas a merecida Queima das Fitas que simboliza o fim de um dos mais belos capítulos das suas vidas.

Henrique Sim-Sim é candidato à Câmara de Évora pelo PSD/CDS-PP

Henrique Sim-Sim é candidato à presidência da Câmara Municipal de Évora, pela coligação PSD/CDS-PP, denominada “Mudar com Confiança”, que inclui ainda os históricos Movimento Partido da Terra e o PPM.

“Sempre afirmámos que pretendemos apresentar um projeto amplo e abrangente, que represente uma visão moderna, contemporânea, mobilizadora, capaz de mudar o triste e cinzento momento em que Évora se encontra. A participação destes dois partidos históricos, ambos fundados pelo saudoso Arquiteto Gonçalo Ribeiro Teles – uma referência da construção política da nossa democracia moderna, mas também na área do ambiente, da salvaguarda do património, da paisagem e do ordenamento do território -, é mais um sinal da abertura e abrangência desta candidatura para a nossa cidade e concelho”, garante o candidato.

O Partido Popular Monárquico (PPM) “foi, no início da década 80, fundamental para construir e apresentar um projeto de esperança e de mudança para Portugal, a AD – Aliança Democrática, protagonizadoprecisamente por estes três partidos”, lê-se ainda num comunicado enviado à redação da RNA.

Por outro lado, o Movimento Partido da Terra (MPT), “é um partido de base humanista, ecologista e com forte preocupação com a promoção dodesenvolvimento sustentável, trazendo para a Coligação o reforço de uma dimensão ecológica e ambiental fundamental para pensar e agir sobre o futuro sustentável”, refere Henrique Sim-Sim.

Estádio Municipal de Atletismo de Elvas já reabriu

O Estádio Municipal de Atletismo de Elvas já reabriu à prática desportiva, com horários específicos.

As atividades os clubes e associações do concelho, com modalidades de baixo risco, já podem realizar os seus treinos, no âmbito do plano de desconfinamento delineado pelo Governo de Portugal, cumprindo as diretrizes emanadas pela Direção-Geral da Saúde.

Mais um caso Covid e duas altas em Elvas

Elvas regista esta terça-feira, 6 de abril, um novo caso de Covid-19, assim como duas recuperações.

Há agora 15 casos ativos no concelho (menos um que ontem), num total de 1360 registados, desde o início da pandemia.

Da doença, em Elvas, já recuperaram 1317 pessoas. Vítimas de Covid-19, no concelho, morreram 28 pessoas.

Obra do lar da Boa-Fé prossegue a bom ritmo

O presidente da Câmara Municipal de Elvas visitou, na passada quinta-feira dia 1, a obra de construção do lar da terceira idade, no Bairro da Boa-Fé. Nuno Mocinha foi acompanhado pelo diretor da obra e pelo diretor do departamento de Obras e Serviços Urbanos da Câmara Municipal.

A obra em curso é feita no edifício do Centro de Dia António Real da Costa, que preenche o rés-do-chão da edificação. No primeiro andar, vai funcionar o lar da terceira idade com capacidade para 34 utentes. A empreitada em curso tem um custo de 1,35 milhões de euros e, de acordo com a planificação, vai estar concluída em fevereiro de 2022.

Este equipamento social afigura-se, para a Câmara Municipal, como “uma grande mais-valia para a população do Bairro da Boa-Fé”, que, para lá do centro de dia já ali existente, “vai passar a ter à sua disposição um lar moderno e bem equipado”, numa estrutura para dar resposta social a esta zona da cidade.

Dez contraordenações da PSP no âmbito do Estado de Emergência

Foto arquivo

No período compreendido entre 29 de março e 4 de abril, a Polícia de Segurança Pública (PSP) do distrito de Portalegre realizou 17 operações de fiscalização das normas previstas no Decreto n.º 2-A/2020, de 20 de março, que regulamenta a aplicação do estado de emergência decretado pelo Presidente da República, das quais resultaram a elaboração de dez autos de notícia por contraordenação.

Foram ainda realizadas oito operações de fiscalização rodoviária, tendo sido controlados 267 veículos e levantados 27 autos de notícia por contraordenação, dos quais 20 são por falta de inspeção periódica obrigatória, quatro por utilização do telemóvel durante a condução, dois por falta de cinto de segurança durante a condução e um por falta de seguro obrigatório.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

A PSP efetuou uma ação de fiscalização no âmbito das normas de funcionamento e atuação de empresas de Segurança Privada; quatro de vigilância/fiscalização no âmbito dos incêndios rurais e uma ação de visibilidade em zonas de maior aglomeração de população e nos locais de maior acumulação de tráfico e sinistralidade rodoviária.

No mesmo período, foram detidos dois homens, de 34 e os 61 anos de idade, por condução de veículo automóvel sob o efeito do álcool (taxas de álcool do sangue de 1,54 e 1,90 gramas por litro) e identificados dois homens, de 17 e 31 anos de idade, por posse de três doses individuais de haxixe.

Registaram-se dois acidentes de viação, dos quais resultaram danos materiais nas viaturas intervenientes.

[/shc_shortcode]

Portugal, mais 874 casos: 275 de hoje e 599 em atraso

Portugal regista, esta terça-feira, 6 de abril, mais 275 casos de Covid-19 e dois óbitos, sendo que, devido a um atraso na notificação do número de infeções no fim de semana, aparecem hoje, no boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS), mais 599 casos que não tinham sido reportados. Assim sendo, ao todo, o boletim epidemiológico de hoje apresenta mais 874 infetados.

Os dois óbitos foram registados em Lisboa e Vale do Tejo (LVT). Os 874 novos casos das últimas 24 horas concentram-se em três regiões: 317 (36%) em LVT, 273 (31%) no Norte e 140 (16%) no Centro.

Hoje registaram-se também 894 casos de recuperação. Há, ao dia de hoje, 504 doentes internados (menos 32 que ontem), dos quais 113 em unidades de cuidados intensivos (mais uma desde hoje).

Existem agora 25.944 casos ativos da infeção em Portugal, encontrando-se 14.842 pessoas em vigilância pelas autoridades. Desde o início da pandemia, em todo o território nacional, foram registadas 16.887 mortes associadas à Covid, 824.368 casos de infeção e 781.537 casos de recuperação.

Nos últimos oito dias, em Portugal, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 388 casos na terça 30 de março; 618 casos na quarta-feira 31 de março; 592 casos na quinta 1 de abril; 548 casos na sexta-feira 2 de abril; 280 casos no sábado 3 de abril; 193 casos no domingo 4 de abril; e 159 casos na segunda-feira 5 de abril; e 874 casos na terça 6 de abril.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Alentejo regista mais 57 casos de Covid

A região Alentejo regista, hoje, terça-feira, dia 6, mais 57 casos de Covid-19. Este número de novos infetados em 24 horas é o mais elevado da última semana.

Desde o início da pandemia, a região conta com 29.115 infetados e 970 mortes, de acordo com o boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nos últimos oito dias, no Alentejo, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: três casos na terça 30 de março; nove casos na quarta-feira 31 de março; 35 casos na quinta 1 de abril; 26 casos na sexta-feira 2 de abril; 18 casos no sábado 3 de abril; 11 casos no domingo 4 de abril; dois casos na segunda-feira 5 de abril; e 57 casos na terça 6 de abril.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Governo abre candidaturas para projetos no interior

O Governo abriu candidaturas para o Projeto de Investimento para o Interior (PII) no Portal de Serviços Públicos ePortugal, através do link: https://eportugal.gov.pt/web/guest/fichas-de-enquadramento/sistema-de-acompanhamento-de-projetos-de-investimento-incluindo-os-projetos-de-potencial-interesse-nacional.

A função da Comissão Permanente de Apoio ao Investidor (CPAI) é acompanhar os projetos considerados relevantes para a dinamização da economia nacional, incluindo os projetos classificados como sendo de Potencial Interesse Nacional (PIN), relativamente aos quais se estabelecem mecanismos de agilização de procedimentos e redução de prazos.

Este serviço destina-se a promotores com projetos de investimento que pretendam obter o reconhecimento do estatuto de Projeto de Investimento para o Interior (PII).

Elvas: PSP apreende “diverso material” em cinco mandados de busca

A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Elvas, no decorrer de cinco mandados de busca domiciliária, apreendeu, na manhã desta terça-feira, 6 de abril, na cidade, “diverso material”.

Apenas um indivíduo foi constituído arguido, no seguimento destas buscas, que, de acordo com o comandante da PSP de Elvas, comissário Rui Massaneiro, “decorreram sem incidentes”.

“A PSP, da Divisão Policial de Elvas, através dos meios policiais de diferentes valências, levou a cabo cinco mandados de busca domiciliária, a partir das 7 horas, de um crime que estava sob investigação, crime esse contra a autoridade pública e detenção de arma proibida”, revela o comandante. Até ao momento, faz saber ainda o comissário Rui Massaneiro, “há a registar diverso material apreendido”. “Não há detenções a registar”, remata. As buscas, por voltas 9.30 horas, já tinham sido dadas como concluídas.

Trabalho em equipa abordado em workshop online

O trabalho em equipa foi o tema escolhido para o primeiro workshop deste mês de Abril desenvolvido pela Fábrica do Empreendedor.

As sessões decorrem online e “permitem a troca de conhecimentos no cumprimento de metas comuns, uma vez que o trabalho em equipa também otimiza o tempo de cada membro e contribui para o valor acrescentado de cada equipa”, de acordo com Margarida Eira, técnica de emprego na Fábrica do Empreendedor de Elvas.

Ana Valente, técnica de emprego e formação na Fábrica do Empreendedor, explica que “estes workshops decorrem desde Abril do ano passado e têm corrido muito bem. Já fizemos 59 workshops e chegámos a 1200 pessoas”.

Este primeiro workshop conta com duas sessões: a primeira realiza-se hoje, entre as 15 e as 16.30 horas, e a segunda, na próxima quinta-feira, entre as 18 e as 19.30 horas.

Casa Museu Santa Beatriz e Museu de Arte Sacra reabrem hoje

Os espaços culturais já tiveram ordem para reabrir ontem, ao público, no âmbito da segunda fase de desconfinamento. No entanto, como a maioria destes espaços encerra à segunda-feira, só hoje reabrem ao público.

Em Campo Maior, esta terça-feira, dia 6, reabrem dois espaços culturais: a Casa Museu Santa Beatriz e o Museu de Arte Sacra. Vanda Alegria, vereadora no município de Campo Maior, explica que “serão tomadas todas as medidas de segurança exigidas, como o distanciamento social, uso obrigatório de máscara, higienização das mãos”. A vereadora adianta que estão disponíveis para “fazer as visitas guiadas e mostrar o que melhor há na vila, a nível cultural”.

Para já, apenas abrem estes dois espaços, numa fase posterior, abrirão mais espaços, mas ainda sem uma data concreta, releva Vanda Alegria.

A Casa Museu Santa Beatriz e o Museu de Arte Sacra irão funcionar das 10 às 13 horas e das 14 às 17 horas.