Equipa de Hospitalização Domiciliária de Elvas vai ter espaço físico

A equipa de Hospitalização Domiciliária do Hospital de Santa Luzia vai contar com um espaço físico, destinado aos profissionais de saúde que prestam atendimento domiciliário aos doentes do raio de atuação da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA).

O espaço vai ficar instalado no edifício da Segurança Social, junto ao hospital de Elvas, sendo que as obras de adaptação do primeiro piso terão uma duração de cerca de 60 dias.

Nuno Mocinha, presidente da câmara de Elvas, refere que esta obra “dá condições aos profissionais de saúde que estão no terreno e que às vezes têm algumas dificuldades para preparar processos e tratamentos a efetuar”.

“De uma forma muito honesta, gostava de dizer que esta é uma forma que a câmara municipal encontrou de dizer presente. Quando faz falta, a câmara municipal tem que estar presente. Nós consideramos que os profissionais de saúde têm que ter melhores condições do que aquilo que têm. Mas não ficamos só pelas conversas. É preciso investir, nós investimos. É a forma que tenho da câmara municipal agradecer todo o esforço que é feito por todos os profissionais de saúde”, sublinhou o presidente.

Joaquim Araújo, presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, explica que “a equipa de profissionais afeta a este serviço está constantemente a monitorizar os pacientes que estão em casa. De segunda-feira a domingo eles deslocam-se para prestar cuidados uma vez que este projeto é como se os doentes estivessem no hospital”.

Inicialmente, o projeto de Hospitalização Domiciliária “abriu com uma capacidade de dez camas. Ao dia de hoje já passou para 15 sendo que chegaram a ter grande parte das camas ocupada com doentes Covid”.

O projeto de Hospitalização Domiciliária do Hospital de Santa Luzia conta com uma equipa multidisciplinar com profissionais de saúde das áreas de cirurgia, ortopedia e medicina geral, entre outras.

O ato de consignação entre o Município de Elvas e o empreiteiro foi assinado esta terça-feira, dia 30, no salão nobre dos Paços do Concelho.

A obra consiste na remoção dos pavimentos existentes, execução de novos pavimentos, compartimentação do espaço, execução de novos tetos, execução das redes de água, esgoto e eletricidade, instalação de sistema de ar condicionado e pinturas interiores e exteriores.