Jardins sustentáveis da UÉ valorizam plantas da região

A Universidade de Évora (UÉ) está a desenvolver um projeto para criar jardins sustentáveis com o objetivo de promover o uso de plantas autóctones em detrimento do uso de tantas espécies exóticas, que muitas vezes são invasoras.

Carla Pinto Cruz, Professora do Departamento de Biologia e investigadora da Universidade de Évora, lidera este projeto de conservação e gestão do património natural e refere que “é essencial que as pessoas se habituem a uma questão estética diferente daquilo a que estão habituadas. Este conceito já não é novo. O que estamos a fazer agora é a divulgar o que está a ser feito”.

As plantas instaladas até ao momento “são espécies de mato e da região. Temos tanto espécies arbustivas, de folha mais larga, como o medronheiro, como plantas aromáticas, das quais destaco as sálvias, o alecrim e o rosmaninho”, sublinhou a responsável.

O objetivo deste projeto é o de “criar espaços mais resistentes a quadros de alterações climáticas, como aqueles que hoje em dia enfrentamos”, garante Carla Cruz.

O projeto dos jardins sustentáveis da Universidade de Évora é financiado pelo Fundo Ambiente português.