Os pinheiros na zona limite do terreno da antiga Estação de Melhoramento de Plantas, atual Instituto Nacional de Investigação Agrícola e Veterinária INIAV, entre a Estrada de Gil Vaz e o Avenida do Dia de Portugal, em Elvas, sofrem da presença muitas lagartas do Pinheiro, com bastantes ninhos nas árvores.
A lagarta do pinheiro é um inseto que pode ser perigoso para pessoas e animais de companhia, podendo levar à morte, sobretudo de cães. A lagarta processionária vivem em ninhos provisórios que vão sendo abandonados fazendo carreiros, uma procissão de lagartas que se dirige para o chão, onde depois se enterra até à formação de um ninho definitivo (ninho de inverno), onde se protegem das baixas temperaturas.
Os ninhos nos pinheiros têm um aspeto de novelo de seda, facilmente identificáveis nas copas dos pinheiros (veja as foto), onde as lagartas estão ativas sobretudo nos meses de fevereiro a abril, antes de se enterrarem.
Benvindo Maçãs, diretor do INIAV de Elvas, refere que o local onde estão as lagartas não tem circulação de pessoas por isso o perigo é menor. Neste momento, estando já as lagartas a passar pelo processo de transformação, Benvindo Maçãs garante que “a única coisa que podem fazer é esperar para em julho colocarem armadilhas para as borboletas”.
O diretor do INIAV em Elvas refere que se “esta situação se verificasse no pátio de uma escola aí sim seria muito perigoso”.
Nos seres humanos os sintomas são: prurido, prurido ocular, espirros, dificuldades respiratórias, náuseas, vómitos, sensação de desmaio ou outras manifestações associadas. Sendo recomendado ligar para a linha SNS 24 ou dirigir-se a uma unidade de saúde.
No caso dos animais de companhia, é necessário atento a algum sintoma, uma vez que pode ser muito danoso para cães e levar inclusive à morte do animal.


O teletrabalho como mecanismo de atração para os territórios, o desafio da inovação nas empresas e o que é e para que serve a transformação digital são as questões centrais em discussão na conferência ‘Interior.izar – Os benefícios da transformação digital nos negócios e nos territórios do interior’, organizada no âmbito do Brokerage Event for Business marcado para esta sexta-feira, dia 26 de março, a partir das 9.30 horas, no âmbito do projeto Get in Business, que procura apoiar empreendedores e a criação de novos negócios no Alto Alentejo e na Beira Baixa.
O processo de vacinação do pessoal docente e não docente, dos estabelecimentos de ensino públicos e privados, recorrendo à vacina da AstraZeneca, terá início no próximo fim de semana, dias 27 e 28 de março, com profissionais da educação pré-escolar, do 1.º ciclo do ensino básico e da “Escola a Tempo Inteiro”.
A Estremadura espanhola registou, nas últimas 24 horas, 111 novos casos de Covid-19 e uma morte.
O concelho de Elvas regista hoje mais dois casos de infeção por Covid-19.
Vladimiro Maria Pingueiro Lascas (na foto), de 69 anos, fiscal na Câmara Municipal de Elvas, faleceu esta quarta-feira, dia 24, na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital Dr. José Maria Grande, em Portalegre.
O volume de água armazenada na albufeira da Barragem do Caia é, ao dia de hoje, 24 de março, de 151 milhões e 836 mil metros cúbicos, com o nível da água à cota de 230,55 metros.
A Associação Juvenil ARKUS organiza, entre 29 de Março e 1 de Abril, um atelier de Férias da Páscoa.
Portugal regista esta quarta-feira, dia 22, mais 575 casos de infeção por Covid-19 e 11 mortes. Nas últimas 24 horas foram dadas como recuperadas mais 752 pessoas.
Uma criança do ensino pré-escolar, do Colégio Luso Britânico, testou positivo à Covid-19 o que levou ao encerramento das três salas deste nível de ensino.
A Fábrica do Empreendedor prossegue o ciclo formativo “Desmarca-te”, online, com novos temas ao longo deste mês de março.
A educação inclusiva pretende criar uma sociedade inclusiva e assume-se como um processo em que se amplia a participação de todos os estudantes nos estabelecimentos de ensino regular.
O concelho de Estremoz regista esta quarta-feira, dia 24, mais duas recuperações da covid-19, num total de 1055 pessoas que já recuperaram da doença.
O concelho de Campo Maior não regista esta quarta-feira, dia 24, novos casos de infeção por Covid-19, pelo que se mantém um caso ativo.
Está previsto terminar, em breve, a obra de requalificação que a Câmara de Arronches tem vindo a fazer ao nível da repavimentação do espaço onde se realiza a Feira de Atividades Económicas, assim como os mercados mensais.

O Agrupamento de Escolas de Campo Maior foi reconhecido com o selo Europeu de Escola eTwinning 2021-2022, depois de ter efetuado uma candidatura para obter este reconhecimento.
O próximo concurso do Euromilhões prevê um jackpot no valor de 115 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou ontem, na chave sorteada.
A sede do Clube Escola de Ténis de Elvas (CETE), no Jardim Municipal da cidade, está a ser alvo de remodelações.