Praga de lagarta do pinheiro no INIAV de Elvas

Os pinheiros na zona limite do terreno da antiga Estação de Melhoramento de Plantas, atual Instituto Nacional de Investigação Agrícola e Veterinária INIAV, entre a Estrada de Gil Vaz e o Avenida do Dia de Portugal, em Elvas, sofrem da presença muitas lagartas do Pinheiro, com bastantes ninhos nas árvores.

A lagarta do pinheiro é um inseto que pode ser perigoso para pessoas e animais de companhia, podendo levar à morte, sobretudo de cães. A lagarta processionária vivem em ninhos provisórios que vão sendo abandonados fazendo carreiros, uma procissão de lagartas que se dirige para o chão, onde depois se enterra até à formação de um ninho definitivo (ninho de inverno), onde se protegem das baixas temperaturas.

Os ninhos nos pinheiros têm um aspeto de novelo de seda, facilmente identificáveis nas copas dos pinheiros (veja as foto), onde as lagartas estão ativas sobretudo nos meses de fevereiro a abril, antes de se enterrarem.

Benvindo Maçãs, diretor do INIAV de Elvas, refere que o local onde estão as lagartas não tem circulação de pessoas por isso o perigo é menor. Neste momento, estando já as lagartas a passar pelo processo de transformação, Benvindo Maçãs garante que “a única coisa que podem fazer é esperar para em julho colocarem armadilhas para as borboletas”.

O diretor do INIAV em Elvas refere que se “esta situação se verificasse no pátio de uma escola aí sim seria muito perigoso”.

Nos seres humanos os sintomas são: prurido, prurido ocular, espirros, dificuldades respiratórias, náuseas, vómitos, sensação de desmaio ou outras manifestações associadas. Sendo recomendado ligar para a linha SNS 24 ou dirigir-se a uma unidade de saúde.

No caso dos animais de companhia, é necessário atento a algum sintoma, uma vez que pode ser muito danoso para cães e levar inclusive à morte do animal.

CIMAA representada em evento online

O teletrabalho como mecanismo de atração para os territórios, o desafio da inovação nas empresas e o que é e para que serve a transformação digital são as questões centrais em discussão na conferência ‘Interior.izar – Os benefícios da transformação digital nos negócios e nos territórios do interior’, organizada no âmbito do Brokerage Event for Business marcado para esta sexta-feira, dia 26 de março, a partir das 9.30 horas, no âmbito do projeto Get in Business, que procura apoiar empreendedores e a criação de novos negócios no Alto Alentejo e na Beira Baixa.

Entre os oradores, destaque para as intervenções de Gonçalo Hall, coordenador Projeto Digital Nomads Madeira, Ana Clara Cristovão, da Univerdade da Beira Interior, e Daniel Areias, da Areias Advogados, seguindo-se um debate sobre casos de empresas locais com a participação de Ricardo Araújo, da Outsystems, Paulo Marques, da Allbesmart, Ana Margarida Morais, da Connective Architects e António Quaresma, da Vírgula Criativa.

Promovido pela AEBB e pelas Comunidades Intermunicipais do Alto Alentejo e da Beira Baixa, e realizado online, numa plataforma criada de propósito para esta iniciativa, o Brokerage Event for Business inclui stands virtuais e reuniões B2B para os empreendedores e geradores de ideias e o ecossistema de suporte aos negócios das duas regiões, dos municípios à banca, das universidades às associações empresariais e às incubadoras.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Hugo Hilário, presidente da CIMAA, José Gameiro, presidente da AEBB e Luís Pereira, presidente da CIMBB, enquanto promotores do projeto, farão um balanço do projeto, respondendo também à pergunta que é a razão de ser do Brokerage Event for Business e do próprio Get in Business: como elevar a capacidade do Alto Alentejo e da Beira Baixa, ambas regiões de baixa densidade territorial e empresarial, na captação e na retenção de talentos e iniciativas empresariais que promovam uma maior dinâmica e crescimento sustentado da economia destes territórios?

O Brokerage Event for Business é aberto à participação do público (que pode inscrever-se em https://brokerageeventforbusiness.eventosaebb.pt/).

O projeto Get in Business tem um investimento elegível de 811.442,91 euros, financiados em 689.726,48 euros Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

[/shc_shortcode]

Vacinação de profissionais das escolas começa no fim-de-semana

O processo de vacinação do pessoal docente e não docente, dos estabelecimentos de ensino públicos e privados, recorrendo à vacina da AstraZeneca, terá início no próximo fim de semana, dias  27 e 28 de março, com profissionais da educação pré-escolar, do 1.º ciclo do ensino básico e da “Escola a Tempo Inteiro”.

O processo de vacinação irá acompanhando o desenrolar do processo de desconfinamento, pelo que os restantes grupos, que na área da educação correspondem aos profissionais dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, serão vacinados em fase posterior, durante o mês de abril, atendendo à disponibilidade de vacinas.

A convocatória, a efetuar pelos serviços do Ministério da Saúde, vai decorrer ou por agendamento telefónico por parte dos Centros de Saúde ou por SMS.

Os profissionais que não sejam contactados, pelas vias enunciadas, devem comunicar tal situação à direção do respetivo estabelecimento de educação e/ou ensino. Posteriormente, deverá o estabelecimento de educação e/ou ensino enviar a compilação da informação recolhida à respetiva Direção de Serviços Regional, a fim de ser elaborada uma lista e enquadrada(s) a(s) situação(ões) numa futura fase de vacinação. Da informação recolhida devem constar, imprescindivelmente, o nome, número de utente do SNS, data de nascimento e número de telemóvel.

Quando o local de vacinação for uma escola, o respetivo diretor será contactado pelos serviços de saúde.

Estremadura regista 111 novos casos de Covid-19

A Estremadura espanhola registou, nas últimas 24 horas, 111 novos casos de Covid-19 e uma morte.

As autoridades de saúde registam 43 pessoas internadas, sete nas Unidades de Cuidados Intensivos.

Por áreas de saúde: Don Benito, 34; Cáceres, 25; Plasencia, 19; Badajoz, 17; Mérida, 11; Coria, 2; Llerena – Zafra, 2. Navalmoral de la Mata, 1.

Elvas regista mais dois casos de Covid-19

O concelho de Elvas regista hoje mais dois casos de infeção por Covid-19.

Sendo assim, esta quarta-feira, dia 24, Elvas conta com 1345 casos confirmados, sete ativos, 1310 recuperados e 28 óbitos.

Faleceu Vladimiro Lascas, fiscal na câmara de Elvas

Vladimiro Maria Pingueiro Lascas (na foto), de 69 anos, fiscal na Câmara Municipal de Elvas, faleceu esta quarta-feira, dia 24, na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital Dr. José Maria Grande, em Portalegre.

Vladimiro Lascas sofria de leucemia aguda e viu a sua situação clínica agravada depois de sofrer um AVC hemorrágico.

O corpo de Vladimiro Lascas chega ao final da tarde de hoje ao Complexo Funerário de Elvas e o funeral realiza-se amanhã.

À família enlutada a Rádio ELVAS apresenta as mais sentidas condolências.

Barragem do Caia tem 80% do seu volume máximo

O volume de água armazenada na albufeira da Barragem do Caia é, ao dia de hoje, 24 de março, de 151 milhões e 836 mil metros cúbicos, com o nível da água à cota de 230,55 metros.

Este volume corresponde a 79,91 por cento da capacidade máxima da barragem, situada entre os concelhos de Elvas, Campo Maior e Arronches.

Nos últimos sete dias, o nível da água subiu três centímetros.

ARKUS promove ATL de Páscoa

A Associação Juvenil ARKUS organiza, entre 29 de Março e 1 de Abril, um atelier de Férias da Páscoa.

Neste contexto, a ARKUS possibilita aos pais e encarregados de educação uma forma de manter o dia das crianças ocupado. No ATL, crianças do primeiro ciclo do ensino básico vão poder desfrutar de várias atividades, sempre com um misto de diversão e brincadeira.

Portugal com mais 575 casos Covid e 11 mortes

Portugal regista esta quarta-feira, dia 22, mais 575 casos de infeção por Covid-19 e 11 mortes. Nas últimas 24 horas foram dadas como recuperadas mais 752 pessoas.

Ao dia de hoje, há 712 pessoas internadas, das quais 155 estão em Unidades de Cuidados intensivos.

Em todo o território nacional, e desde o início da pandemia foram registados 818.787 casos de infeção, 16.805 mortes e 769.838 recuperações.

Nos últimos oito dias, em Portugal, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 256 casos na segunda-feira 15 de março; 384 casos na terça 16 de março; 673 casos na quarta-feira 17 de março; 485 casos na quinta 18 de março; 568 casos na sexta-feira 19 de março; 457 casos no sábado 20 de março; 450 casos no domingo 21 de março; e 248 casos na segunda-feira 22 de março.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Pré-escolar do Luso Britânico em isolamento profilático

Uma criança do ensino pré-escolar, do Colégio Luso Britânico, testou positivo à Covid-19 o que levou ao encerramento das três salas deste nível de ensino.

Carla Saldanha, diretora técnica do estabelecimento de ensino, refere que “foram tomadas todas as medidas de segurança e os testes estão hoje a ser realizados. A criança em causa está bem e fez um teste depois de um elemento do agregado familiar ter testado positivo”.

O pré-escolar é frequentado por cerca de “60 crianças, sendo que apenas 57 foram sinalizadas por terem estado em contacto, três auxiliares e três educadoras”. Carla Saldanha explica que foram colocadas todas as crianças e funcionárias em isolamento “porque no normal funcionamento do pré-escolar há contacto entre as três salas, sobretudo no período do recreio”.

Crianças, auxiliares e educadoras de infância do pré-escolar do Colégio Luso Britânico em isolamento profilático, depois de uma das crianças ter testado positivo.

Inteligência Emocional é tema de workshop online

A Fábrica do Empreendedor prossegue o ciclo formativo “Desmarca-te”, online, com novos temas ao longo deste mês de março.

Esta quarta-feira, dia 24, o tema é “Inteligência Emocional” e a sessão está marcada para as 18 horas.

Este ciclo gratuito de workshops tem como objetivo  capacitar  os  participantes,  promover o desenvolvimento de competências pessoais e comportamentais que facilitem a inserção em mercado de trabalho, a aquisição de competências que tornem os participantes parte ativa na construção do seu próprio futuro e na definição de um projeto de vida profissional.

Este está estruturado em três eixos: emprego, empreendedorismo e competências transversais, sendo que os interessado podem inscrever-se no link http://www.seagency.org/inscricoes/

Educação inclusiva é tema do programa “Elvas + Solidária”

A educação inclusiva pretende criar uma sociedade inclusiva e assume-se como um processo em que se amplia a participação de todos os estudantes nos estabelecimentos de ensino regular.

Este tipo de educação reconhece a valoriza as diferenças de todos, “sem preconceito, inserindo, em conceito escolar, todos os alunos, de forma radical e completa. A educação inclusiva valoriza as diferenças e isso é essencial”, de acordo com Sandra Fouto (na foto), animadora sociocultural no Centro Humanitário de Elvas da Cruz Vermelha Portuguesa.

Sandra Fouto explica as diferenças entre educação especial e inclusiva: “a educação especial é uma modalidade de ensino que visa promover e desenvolver as potencialidades das pessoas portadoras de necessidades especiais. (…) Esta modalidade de ensino, que se assume como inclusiva, deve ser entendida como um processo onde todas as crianças têm direito à escolarização, o mais próximo possível do normal”.

A educação inclusiva depende muito da colaboração entre a família e a escola, no intuito de “atingir uma inclusão satisfatória das crianças”.

A Educação inclusiva favorece a diversidade à medida que considera que todos os alunos podem ter necessidades especiais em algum momento de sua vida escolar.

A educação inclusiva é o tema da edição desta semana do programa Elvas Mais Solidária com Sandra Fouto, animadora sociocultural no Centro Humanitário de Elvas da Cruz Vermelha Portuguesa.

Estremoz com mais duas recuperações da covid-19

O concelho de Estremoz regista esta quarta-feira, dia 24, mais duas recuperações da covid-19, num total de 1055 pessoas que já recuperaram da doença.

Estão agora quatro casos ativos, dos 1094 registados, desde o início da pandemia.

Da doença, em Estremoz, já morreram 35 pessoas.

Campo Maior sem novos casos Covid esta quarta-feira

O concelho de Campo Maior não regista esta quarta-feira, dia 24, novos casos de infeção por Covid-19, pelo que se mantém um caso ativo.

Dos 640 casos confirmados, desde o início da pandemia, 628 já foram dados como recuperados. Da doença, em Campo Maior, morreram 11 pessoas.

Pavimento do parque de feiras de Arronches quase acabado

Está previsto terminar, em breve, a obra de requalificação que a Câmara de Arronches tem vindo a fazer ao nível da repavimentação do espaço onde se realiza a Feira de Atividades Económicas, assim como os mercados mensais.

Com a intervenção, garante a presidente da Câmara, Fermelinda Carvalho, procurou-se dar outra qualidade e outras condições àquele espaço. “Já tínhamos feito algumas melhorias na zona da restauração, mas entendemos que era importante dotar todo o espaço de melhores condições e assim fizemos”, revela, adiantando que estará, ao que tudo indica, pronta em meados de abril. “Toda esta zona tem agora outra beleza e outras condições”, acrescenta.

Esta era uma obra que Fermelinda Carvalho tinha prometido realizar no decorrer deste seu último mandato. “Era uma compromisso que tínhamos para com os eleitores”, lembra.

A autarca adianta que vários espaços do parque de feiras terão agora pavimentos diferentes: “a zona de restaurantes está pavimentada de uma forma; a zona que é mais utilizada para os mercados mensais, está preparada com um piso que permite aos feirantes colocar as estacas sem danificar o pavimento; e a zona dos palcos também com outro material”.

A iluminação e o espaço verde do espaço também foram renovados. “Quando for possível, fazer a próxima Feira de Atividades Económicas, as senhoras já vão poder levar o seu salto alto, porque o espaço já tem ótimas condições, já não é aquele espaço de areia e terra batida”, adianta Fermelinda Carvalho.

O investimento feito pela Câmara de Arronches nesta obra ronda os 164 mil euros, sendo que poderá vir ainda a contar com o apoio de fundos comunitários.

A requalificação do espaço da Feira de Atividades Económicas e Mercado de Arronches, que continua a decorrer a bom ritmo, com o recinto a evidenciar já as melhorias que aumentarão as condições para receber quer os comerciantes, quer os visitantes das iniciativas ali promovidas ao longo do ano.

Agrupamento de Escolas de Campo Maior tem selo de Escola eTwinning

O Agrupamento de Escolas de Campo Maior foi reconhecido com o selo Europeu de Escola eTwinning 2021-2022, depois de ter efetuado uma candidatura para obter este reconhecimento.

Este é um selo que é atribuído às escolas que desenvolvem aos projetos, com os alunos, em cooperação com escolas de outros países da Europa. Para Vanessa Algarvio, coordenadora do projeto no Agrupamento de Campo Maior, este “é o reconhecimento do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido”, e é “com orgulho” que revela que “uma grande parte dos alunos desenvolvem projetos neste âmbito, e daí é com felicidade” que recebem esta distinção.

Vanessa Algarvio assume que esta distinção traz “mais motivação e continuar a trabalhar mais com os alunos, e a desenvolver mais projetos com os alunos e alargar os seus horizontes”. Esta acaba por ser, adianta a a coordenadora do projeto, a “distinção de todo o trabalho, o que significa que estamos num bom caminho, para continuarmos a ser uma escola dinâmica, aberta à Europa e a um conhecimento que é construído em conjunto”.

Agrupamento de Escolas de Campo maior que recebeu o Selo Europeu de Escola eTwinning 2021-2022. As Escolas eTwinning caracterizam-se por excelentes exemplos das vantagens que podem ser retiradas dos projetos que desenvolvem, são ativas na promoção dos valores e da pedagogia do eTwinning, são uma referência na comunidade local e representam um exemplo para outras escolas.

Euromilhões com jackpot de 115 milhões de euros

O próximo concurso do Euromilhões prevê um jackpot no valor de 115 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou ontem, na chave sorteada.

O segundo prémio, no valor de 236 mil euros vai ser entregue a três apostadores no estrangeiro. O terceiro prémio, de 20 mil euros vai para oito apostadores, também no estrangeiro.

O quarto prémio de 1.565 euros vai para 33 apostadores, um dos quais com aposta registada em território nacional.

A chave sorteada ontem é composta pelos números: 02 – 26 – 29 – 36 – 49 e pelas estrelas 03 e 09.

Miguel Abreu: obras no CETE para “atrair mais pessoas” ao clube

A sede do Clube Escola de Ténis de Elvas (CETE), no Jardim Municipal da cidade, está a ser alvo de remodelações.

O pavimento dos quatro campos de ténis é um dos aspetos que está a ser intervencionado, com uma nova pintura, algo que “já era necessário, uma vez que não acontecia há cerca de 15 anos”, revela Miguel Abreu, presidente da direção do CETE. A melhoria das condições dos balneários, “como a substituição dos polibans” era necessária para que o clube possa, assim que possível, “realizar eventos nacionais com mais qualidade”.

Também o bar terá uma nova gerência e, no interior serão feitas alterações, para terem possibilidade “de fazer uma cozinha no bar, para ter uma concessão com um conceito diferente”. Miguel Abreu afirma que se o “objetivo é terem mais pessoas, é necessário ter condições para que as pessoas permaneçam no espaço”.

Miguel Abreu, espera que a 5 de abril estas remodelações estejam terminadas, para que neste dia, e tendo em conta o plano de desconfinamento, “possam reabrir o bar com esplanada ao público e, os campos de ténis aos sócios”.

A ideia destas intervenções é que “as pessoas voltem ao ténis e existam “mais alunos, mais torneios, e mais pessoas a frequentar o bar, e se sintam bem naquele espaço”, adianta o presidente da direção do CETE

Estas remodelações resultam num investimento de 27 mil euros, e prevê-se que estejam concluídas no dia 5 de abril.