Ministro do Ambiente visita fortaleza de Juromenha e Alandroal

O presidente da Câmara Municipal de Alandroal, João Grilo, recebeu o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, o secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Catarino, entre outras entidades locais e regional para uma visita à Fortaleza de Juromenha.

Já na vila de Alandroal, a comitiva com as diversas individualidades plantou várias árvores em ambiente urbano no âmbito do projeto “Além Risco”

Três detidos em Elvas em busca domiciliária

A PSP de Elvas realizou, na tarde de ontem, sábado, dia 20, uma busca domiciliaria na Belhó, Telhal do Quico, no âmbito de uma investigação que decorria há cerca de um mês, pelo crime de tráfico de estupefacientes.

Foram detidos dois homens e uma mulher: um homem de 32 anos e a mulher de 21, indiciados pelo crime de tráfico de estupefacientes; e o outro homem, com 24 anos de idade, pelo crime de resistência e coação sob funcionário.

Nesta ação, foram apreendidos 585 euros, em numerário, 109,2 doses de haxixe, duas doses individuais de heroína, seis petardos, um veículo ligeiro de passageiros, dois telemóveis e diverso material relacionado com o tráfico de produto estupefaciente.

Os detidos vão ser presente ao juiz no Tribunal de Elvas.

CD Badajoz despachou Melilha 0-3

O CD Badajoz viajou até Melilha e venceu a equipa local por três bolas a zero. Os golos foram marcados por Nunez aos 58 minutos e por Santamaria aso 90+2 e +4.

No ultimo encontro desta fase, o Badajoz não facilitou e somou mais uma vitória que acabou por se fixar num resultado muito mais favorável, já que a vantagem mínima de um azero estava no marcador até aos 90 minutos.

 

 

Festival de Teatro de Elvas decorre online

Março é o mês do teatro. Como tem sido habitual, à exceção do ano passado, é nesta altura que decorre o Festival Internacional de Teatro de Elvas.

A ARKUS, em colaboração com outras entidades, tem a seu cargo a organização deste festival. Este ano, dada a situação epidemiológica, a iniciativa realiza-se online, através do envio de mensagens e do lançamento de desafios no âmbito do teatro nas redes sociais da ARKUS.

Dia Mundial da Poesia assinalado em Vila Viçosa (c/vídeo)

As comemorações do Dia Mundial da Poesia decorreram este domingo, dia 21, em Vila Viçosa, junto à estátua da Poetisa Florbela Espanca.

Esta simbólica iniciativa foi promovida por Manuel Talhinhas, pelo Grupo de Teatro de Amadores de Vila Viçosa, Grupo “Amigos de Vila Viçosa” e por um grupo de calipolenses.

As comemorações contaram com a leitura de dois sonetos de Florbela Espanca, a cargo do ator e representante do Grupo de Teatro de Amadores de Vila Viçosa, Manuel Barreiros.

Borba regista mais um caso de Covid-19

O concelho de Borba regista hoje, domingo dia 21, mais um caso de infeção por Covid-19.

Desde o início da pandemia, Borba tem 489 casos positivos, sendo que se encontram nove ativo e 469 já recuperaram, de acordo com os dados fornecidos pela ARS Alentejo. 11 pessoas já faleceram no concelho de Borba.

Candidaturas ao Pedido Único de Ajudas até fim de abril

Estão abertas, até 30 de abril, as candidaturas ao Pedido Único de Ajudas para este ano de 2021.

O Pedido Único abrange os Regimes de Apoio aos Pagamentos Diretos, como pagamento por práticas agrícolas benéficas para o ambiente e para o clima, aos jovens agricultores, pequena agricultura, pagamento específico ao algodão, apoios associados voluntários, como prémio por ovelha, cabra, vaca em aleitamento e vaca leiteira, assim como pagamento específico por superfície ao tomate por transformação e pagamento específico do arroz.

De acordo com Joaquim Capoulas, presidente da APORMOR, é importante que os interessados não se atrasem, a submeter as candidaturas, adiantando que há medidas novas.  “Convém que as pessoas não se atrasem. Isto é um processo burocrático que sempre leva algum tempo. Há medidas novas e um novo período de dois anos para a agricultura biológica, que é para poucos produtores e que está com muita adesão”, revela.

O Pedido Único consiste no pedido de pagamento direto das ajudas que integram os regimes sujeitos ao Sistema Integrado de Gestão e de Controlo, previsto na regulamentação comunitária.

Elvas sem novos casos de Covid-19

O concelho de Elvas não regista este domingo, dia 21, novos casos de infeção por Covid-19.

Desde o início da pandemia, Elvas registou de 1342 casos, estando ativos quatro.

Da doença, em Elvas, morreram 28 pessoas e recuperaram 1310.

Alentejo tem mais 24 casos de Covid-19

A região Alentejo regista, hoje domingo, dia 21, mais 24 casos de Covid-19, sem que houvesse óbitos a lamentar nas últimas 24 horas.

Desde o início da pandemia, a região conta com 28 897 infetados e 966 mortes, de acordo com o boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nos últimos oito dias, no Alentejo, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 27 casos no domingo 14 de março; 12 casos na segunda-feira 15 de março; sete casos na terça 16 de março; 27 casos na quarta-feira 17 de março; 29 casos na quinta 18 de março; 21 casos na sexta-feira 19 de março; 24 casos no sábado 20 de março; e 24 casos no domingo 21 de março.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Portugal com mais seis mortes e 450 casos de Covid

Portugal registou, nas últimas 24 horas, seis mortes devido à pandemia e 450 novos casos de infeção.

De ontem para hoje, 395 pessoas recuperam da doença e o número de casos ativos subiu: mais 49 que ontem, num total 33.443 doentes infetados no País.

Este domingo, dia 21 de março, 765 doentes estão internados (mais 21 que ontem), dos quais 170 em unidades de cuidados intensivos (UCI), o mesmo número que ontem.

Os seis óbitos eram três residentes em Lisboa e Vale do Tejo (LVT) dois no Norte e um no Centro. Os 450 novos infetados, 154 são de LVT, 144 no Norte, 67 no Centro, 31 na Madeira, 24 no Alentejo, 21 no Algarve e nove nos Açores.

Desde o início da pandemia, Portugal já registou 16.768 mortes, 817.530 casos de infeção e 767.319 doentes recuperados, de acordo com os números divulgados hoje no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nos últimos oito dias, em Portugal, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 541 casos no domingo 14 de março; 256 casos na segunda-feira 15 de março; 384 casos na terça 16 de março; 673 casos na quarta-feira 17 de março; 485 casos na quinta 18 de março; 568 casos na sexta-feira 19 de março; 457 casos no sábado 20 de março; e 450 casos no domingo 21 de março.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Estremadura regista 39 novos casos de Covid-19

A Estremadura espanhola registou, nas últimas 24 horas, 39 novos casos de Covid-19 e duas mortes.

As autoridades de saúde registam 43 pessoas internadas, nove nas Unidades de Cuidados Intensivos.

Por áreas de saúde: Don Benito, 13; Badajoz, 7; Cáceres, 6; Plasencia, 5; Mérida, 3; Coria, 3; Llerena – Zafra, 2. Navalmoral de la Mata não regista novos casos de infeção.

Évora vai ter mais um moinho de vento para moer cereal

Os trabalhos de recuperação de mais um dos cinco moinhos de vento do Alto de São Bento, em Évora, já tiveram início, desta vez para a sua função tradicional da moagem de cereal.

Carlos Pinto de Sá, presidente da Câmara de Évora explica que o objetivo é “ter uma referência etnográfica dos antigos moinhos de vento que existiam no Alto de São Bento, assim como a geologia, desta zona, que inclui a recuperação do moinho para mostrar como os antigos moinhos de vento funcionavam e faziam pão”.

Para além deste equipamento funcionar como “equipamento didático será uma nova atratividade para a cidade de Évora”, revela Carlos Pinto de Sá.

Os moinhos do Alto de São Bento integram atualmente o Núcleo Museológico do Alto de São Bento, recurso educativo Municipal criado em 2001, onde se desenvolvem atividades nas áreas das ciências naturais e ambiente, cidadania, história e património.

A recuperação estará a cargo da empresa Etnoideia, Lda, especializada em desenvolvimento rural, molinologia e etnoturismo. A primeira fase dos trabalhos será dedicada à construção de todo o “engenho” em madeira, de que não restam quaisquer vestígios materiais, seguindo-se os trabalhos de construção civil e reforço de estabilidade da torre e, finalmente, de montagem do engenho e capelo, representando este um investimento de cerca de 100 mil euros.

Casa Abelha muda de instalações (c/vídeo)

A Casa Abelha mudou as suas instalações do centro da cidade de Elvas para a Rua de Madrid, no Bairro Europa.

Após 34 anos de existência junto à Igreja da Sé, Manuel Abelha, proprietário do estabelecimento, explica que a questão das acessibilidades foi um dos fatores que o levou a mudar. “Temos que perceber que neste tipo de negócios as pessoas gostam de parar o carro à porta para carregar os produtos, geralmente pesados”. Manuel Abelha refere ainda que com as mudanças que o negócio sofreu, ao longo dos anos, é “necessário inovar”.

A Casa Abelha dedica-se à venda de todo o tipo de produtos para pinturas, “desde produtos para paredes ou ferro. Depois há produtos mais específicos que consigo arranjar por encomenda. Temos ainda tudo o que está relacionado com os acessórios de pintura e drogaria”.

A Casa Abelha, da propriedade de Manuel João Cândido Abelha, “é o único representante oficial das tintas CIN no concelho. É uma parceria que já cá estava antes de mim e que pretendo manter uma vez que tem dado frutos”.

A Casa Abelha funciona das 9 às 13 e das 15 às 19 horas, na Rua de Madrid, no Bairro Europa e conta com uma vasta gama de produtos destinados ao setor da pintura, desde o rolo à cor de tinta feita na hora.

Campo Maior sem novos casos de Covid-19

De acordo com as Autoridades de Saúde, nas últimas 24 horas, o concelho de Campo Maior não registou alterações da situação epidemiológica no que à Covid-19 diz respeito.

Dos 640 casos confirmados, 628 já recuperaram, existindo hoje um caso ativo no concelho. Desde o início da pandemia, 11 pessoas já perderam a vida.

Dia Mundial da Árvore e da Poesia para a Juventude é online

O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) celebra, hoje, dia 21 de março, o Dia Mundial da Árvore e da Poesia para a Juventude. Estas datas simbólicas foram proclamadas pelas Nações Unidas, para que haja uma gestão sustentável das florestas e para promover a leitura, escrita, publicação e ensino da poesia.

Atendendo à importância marcante destas temáticas para a juventude, a Direção Regional do IPDJ Alentejo, em parceria com a Direção Regional de Cultura do Alentejo, o Município de Elvas, o Município de Campo Maior e a Associação “Pautas e Melodias” vão levar a cabo uma sessão exclusivamente online, nas páginas de Facebook e Youtube do IPDJ, pelas 14 horas deste domingo.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Esta iniciativa, que será transmitida a partir Auditório da Academia de Música de Elvas, conta com as participações de Simone de Oliveira, Ruy de Carvalho e Vítor de Sousa que irão declamar poesia sob o mote da juventude e ecologia, numa sessão moderada por Luís Zagalo e que irá ser acompanha por jovens músicos convidados.

A importância de a atividade ter um caráter multigeracional será reforçada com uma sessão em que os jovens de todo o país podem colocar as suas questões e inquietações sobre os temas em apreço, a que os anfitriões terão de responder, num momento bastante interativo e exclusivo.

O IPDJ estabelece assim o seu compromisso de promover um ecossistema mais sustentável e um acesso cada vez mais permanente dos jovens à cultura, promovendo iniciativas que podendo ser descentralizadas têm a possibilidade através de uma cobertura digital nacional chegar a todos os jovens do país.

[/shc_shortcode]

Quirónsalud Clideba de Badajoz celebra 30 anos

O hospital Quirónsalud Clideba assinala, este ano, 30 anos de atividade em Badajoz e as comemorações vão ser subordinadas ao tema “30 anos crescendo ao teu lado”, ficando-se em três áreas: a cidade, os pacientes e os profissionais.

O programa das comemorações, adequado ao atual contexto de pandemia, vai contar com uma exposição de fotografia focada nos profissionais de saúde que passaram pelo hospital ao longo destes 30 anos.

Desde a sua abertura, em setembro de 1991, o hospital realizou mais de um 1,4 milhões de consultas, atendeu 660 mil utentes nas urgências, realizou 150 mil intervenções cirúrgicas, 10.500 partos e 110 mil internamentos.

Centro Comunitário de Campo Maior tem Chamada Amiga

“Chamada amiga” é o nome do projeto desenvolvido pelo município de Campo Maior e pelas funcionárias do Centro Comunitário.

Trata-se de um projeto que pretende, através de uma chamada diária, levar aos utentes que frequentavam o centro comunitário, e agora se veem impossibilitados, devido a pandemia, momentos de companhia através do telefone.

Para tal, as técnicas do Centro Comunitário vão contactar por telefone os membros dos Clubes dos Maiores para, de certa forma, “fazer companhia a estas pessoas, que não podem estra presentes para as atividades que decorriam neste espaço”.

“A reação é fantástica”, explica Vanda Alegria, vereadora no município de Campo Maior, “porque as pessoas têm a necessidade de conversar, e demonstram a saudade desta casa (Centro Comunitário), que era onde passavam a maior parte do tempo”.

A vereadora refere que esta iniciativa “tem feito a diferença no dia-a-dia destas pessoas”, e que é muito “satisfatória, não só para quem trabalha no Centro Comunitário, mas também para os utentes, que se sentem, de certa forma, acompanhados”.

“Chamada Amiga”, projeto do município de Campo Maior, que pretende acompanhar a vários níveis, através de chamada telefónica, as cerca de 80 pessoas que frequentavam os Clubes dos Maiores.

Desta forma, será possível manter o trabalho que este espaço tem vindo a desenvolver junto da população mais idosa há já cerca de duas décadas.