Empresa de Elvas doa novamente peixe, 750 quilos

O jovem empresário Samuel Silva da empresa Silva Fish voltou a fazer uma doação de peixe ao Movimento Teresiano do Apostolado (MTA) de Elvas destinado a famílias carenciadas do concelho.

 

Esta tarde, foram entregues cerca de 750 quilos de peixe de várias espécies da costa portuguesa, tal como tinha acontecido no ano passado, com o apoio dos Forcados Académicos de Elvas.

 

 

Tony Carreira em Elvas passa para 16 de Outubro

Na sequência dos últimos desenvolvimentos relativos à COVID-19, os concertos de Tony Carreira agendados para Abril e Maio de 2021 serão adiados. As novas datas são as seguintes:
02 de Outubro, 2021 – Multiusos de Guimarães
16 de Outubro, 2021 – Coliseu de Elvas
06 de Novembro, 2021 – Super Bock Arena
27 de Novembro, 2021 – Altice Arena
Os bilhetes adquiridos são válidos para as novas datas.

Equipa Tony Carreira

Praça da Liberdade reabre em Reguengos

A Praça da Liberdade, em Reguengos de Monsaraz, já foi aberta à população após cerca de oito meses de obras de requalificação no valor de 900 mil euros.

Este projeto integra o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) do concelho, que abrange intervenções nas áreas da regeneração urbana, da mobilidade urbana e para apoiar as comunidades desfavorecidas, num investimento de cerca de 3,4 milhões de euros apoiado a 85 por cento pelo Portugal 2020.

A requalificação da Praça da Liberdade teve como objetivo tornar este espaço histórico do centro da cidade mais atrativo para a população. Assim, na área poente da praça, a Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz criou mais zonas pedonais e foi instalado um palco para atividades culturais, um sistema de jogo de água com 36 jatos que permitem fazer ondas e salpicos e 108 bicos de pulverização tipo nevoeiro que poderão originar a diminuição em três ou quatro graus centígrados da temperatura ambiente no verão.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Nesta zona da Praça da Liberdade, vão ficar instaladas a maioria das esplanadas dos estabelecimentos de restauração. Na área nascente da praça, foi colocado um quiosque para venda de jornais e serviço de pastelaria com esplanada.

A Praça da Liberdade tem iluminação cénica em todas as árvores, nos repuxos e nas fachadas históricas, um carregador de veículos elétricos para promover a mobilidade sustentável e poderá ser fechada à circulação automóvel com pilaretes retráteis quando existirem eventos. A autarquia vai também instalar um carrocel na praça, quando já não houver restrições devido à pandemia da Covid-19, para a utilização desse equipamento de diversão.

[/shc_shortcode]

Mais um doente Covid recuperado em Elvas

Elvas regista esta sexta-feira, 19 de março, um novo caso de recuperação de Covid-19.

Nas últimas 24 horas, não foram reportados novos casos de infeção.

Há, agora, três casos ativos no concelho, num total de 1341 registados, desde o início da pandemia.

Da doença, em Elvas, morreram 28 pessoas e recuperaram 1310.

Borba regista mais dois casos de Covid-19

Borba regista esta sexta-feira, 19 de março, dois novos casos positivos de Covid-19.

Há agora oito caso ativos no concelho, num total de 488 registados, desde o início da pandemia.

Da doença, em Borba, morreram 11 pessoas e recuperaram 469.

Plátano do Rossio de Portalegre em quarto na Árvore Europeia 2021

O Plátano do Rossio de Portalegre foi quarto classificado no Concurso para a Árvore Europeia do Ano 2021, depois de ter obtido 37 410 votos.

Em primeiro lugar, ficou a Azinheira Milenar de Lecina, em Espanha; em segundo, o Plátano de Curinga, em Itália; e em terceiro, o Plátano Antigo, na Federação Russa.

“Neste momento, em que todos saímos vencedores nesta votação, queremos agradecer a participação dos Portugueses neste concurso e na sua divulgação. Foi importante dar a merecida notoriedade ao nosso Plátano e recuperar inúmeras histórias onde se cruzam as memórias de tantos Portalegrenses”, pode ler-se numa publicação feita na página de Facebook do Município de Portalegre.

“Ao mesmo tempo, consideramos que é o momento certo para reconhecer e evidenciar a importância das árvores não só no tecido urbano pelas mais-valias ambientais e pelo inegável valor cénico e paisagístico que congregam, mas também por todas as questões relacionadas com o sequestro de carbono, conservação do solo e a retenção de nutrientes associados ao ecossistema rural”, lê-se ainda.

Caminho Português de Santiago Central é o primeiro certificado

O Caminho Português de Santiago Central – Alentejo e Ribatejo (CPSC), com uma extensão de 435 quilómetros e que se encontra dividido em 19 etapas, que atravessam 16 concelhos, obteve a certificação governamental do órgão de coordenação nacional criado para o efeito, segundo o Ministério da Cultura. É o primeiro a consegui-lo.

Foi através de uma portaria conjunta das Secretarias de Estado do Turismo e Adjunta e do Património Cultural, que a certificação foi atribuída a uma candidatura apresentada pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.

O processo, iniciado em 2019, tem em vista “a certificação dos itinerários que constituem os Caminhos de Santiago em território nacional e a salvaguarda, valorização e promoção do Caminho Português de Santiago”, de acordo com o Governo.

Entretanto, foi criada uma Comissão de Certificação, órgão de coordenação de âmbito nacional composto por quatro membros com competências técnicas na área da cultura ou do turismo, que é responsável pela análise das candidaturas.

“A autenticidade do itinerário e o seu carácter ininterrupto no território e no tempo” e a  “gestão responsável e de valorização da oferta” foram critérios que permitiram a certificação do Caminho de Santiago, do Alentejo e Ribatejo.

Campo Maior com mais um caso Covid e uma recuperação

Campo Maior regista esta sexta-feira, 19 de março, um novo caso de infeção por Covid-19, assim como uma recuperação.

No concelho, mantém-se um caso ativo, num total de 640 registados, desde o inicio da pandemia.

Da doença, em Campo Maior, morreram 11 pessoas e recuperaram 628.

Câmara de Redondo cancela Ruas Floridas em 2021

A Câmara Municipal de Redondo decidiu cancelar a edição de 2021 das Ruas Floridas, que estava previsto acontecer entre 31 de julho e 8 de agosto. Na base desta decisão, revela a autarquia, está “a salvaguarda da saúde individual e coletiva, no quadro do combate à pandemia”.

A decisão foi tomada “por unanimidade e por não estarem reunidas todas as condições necessárias para realizar um evento desta natureza”, cuja organização envolve centenas de pessoas e uma logística imensa, que leva sempre ao concelho milhares de visitantes.

“Uma vez que todos vivemos num cenário de grande imprevisibilidade, esta tomada de posição é ponderada e consciente e surge no seguimento das respostas que a Câmara Municipal de Redondo tem procurado dar durante esta batalha, travada por todos, contra a pandemia”, pode ler-se na publicação feita pelo município na sua página de Facebook.

Que as Ruas Floridas regressem o mais breve possível é o desejo da autarquia. “Que quando voltarem a realizar-se, seja com mais força, pois a dedicação e o amor que as gentes que cá moram dedicam a este evento único são o cartão de visita e uma das grandes imagens de marca do concelho de Redondo e do Alentejo”, lê-se ainda.

Borba já tem Plano Municipal para a Igualdade de Género

A Câmara Municipal de Borba, na sua reunião ordinária de 17 de março, aprovou por unanimidade a ata nº 5/2021.

O executivo aprovou por unanimidade celebrar o protocolo de colaboração com a Universidade de Évora, a Administração Regional de Saúde do Alentejo e a Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano e os oito municípios envolvidos para a realização de cursos de formação na área da saúde.

Foi deliberado por unanimidade: retificar a deliberação 11 de novembro de 2020, referente à abertura do procedimento por concurso público para execução da empreitada de reabilitação do edifício para Museu de Borba e Enoteca, por forma a incluir peças alterada e alterar o preço-base do procedimento; aprovar as alterações ao projeto de execução de reabilitação de edifício para Museu de Borba e Enoteca; aprovar o caderno de encargos e o programa de procedimentos retificados de acordo com o disposto na alínea f), do nº1, do artigo 33º, do anexo à lei nº75/2013, de 12 de setembro; aprovar a minuta do anúncio no Diário da República, conforme previsto no nº2 do artigo 40º do CCP e com a alínea f), do nº1, do artigo 33º, do anexo à lei nº 75/2013, de 12 de setembro.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Deliberado ainda por unanimidade retificar a denominação da intervenção em presença, na ordenação das intervenções do PARU de Borba como “Requalificação do Centro Cultural para criação do Museu de Borba e Enoteca” para “Reabilitação de edifício para Museu de Borba e Enoteca”.

O plano Municipal para a Igualdade de Género de Borba foi aprovado por unanimidade.

No que diz respeito à isenção de IMI e Imposto de Selo, foi deliberado por unanimidade aprovar o projeto de emparcelamento simples nos termos do nº2 do artigo 9º da lei nº 111/2015 de 27 de agosto, com as alterações introduzidas pela lei nº89/2019 de 3 de setembro, nos termos desta informação técnica. Que seja averbado o ônus de não fracionamento por um período de 15 anos, conforme previsto no nº2 do artigo 30º da referida lei; que o presente projeto de emparcelamento simples esteja isento de INI e IS, ao abrigo da alínea b) do nº2 do artigo 51º da lei nº111/2018 de 27 de agosto com as alterações introduzidas pela lei nº89 2019 de 3 de setembro, sendo que a referida aquisição irá contribuir para melhorar a estrutura fundiária e estão respeitados os valores da superfície máxima de redimensionamento previstos pela portaria nº219/2016 de 9 de agosto.

[/shc_shortcode]

Vacina da AstraZeneca volta à Estremadura na próxima semana

A administração da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca será retomada, na próxima quarta-feira, dia 24, na Estremadura espanhola.

De acordo com o Conselho Interterritorial do Sistema Nacional de Saúde, e avaliadas as análises levadas a cabo pelo Comité para a Evolução de Riscos de Farmocovigilância e da Agência Europeia do Medicamento, a vacina é segura e eficaz, sendo que os benefícios superam, em muito, os riscos.

A Comissão Nacional de Saúde Pública, em Espanha, reúne durante este fim de semana, para definir as diretrizes a ser seguidas, no retorno da vacinação na próxima quarta-feira.

CEAN vai instalar máquina de medição da qualidade do ar

Foto arquivo

Uma máquina de medição da qualidade do ar, vai ser instalada no Centro Educativo Alice Nabeiro (CEAN), no âmbito do projeto Eco Escolas, do qual a instituição faz parte, e que este ano tem como o tema o ar.

O Centro Educativo Alice Nabeiro faz parte do programa Eco escolas há alguns anos, tendo recebido vários galardões. Carlos Pepê, coordenador do projeto Eco Escolas, na instituição, explica que este programa “implica uma metodologia de sete passos, que leva a um trabalho anual muito rigoroso e consistente, e a instituição é auditada diversas vezes, por equipas internas e externas, de três em três anos pelo Ministério da Educação e pela Associação Bandeira Azul da Europa, contando ainda com auditores internos, onde os alunos respondem a inquéritos, de forma a perceber como esta questão funciona em casa”.

Carlos Pepê diz que na instituição “não nos preocupamos só com o impacto dos alunos no centro educativo, mas também com as implicações do trabalho em casa, para isso, identificamos pontos menos fortes e depois são criados planos de ação, com atividades em várias áreas, como água, biodiversidade, resíduos, entre outros”.

O tema do ar torna-se importante, tendo em conta a pandemia, e neste sentido, através do Programa MAPeAR, da Associação ASPEA (Associação Portuguesa de Educação Ambiental), à qual a eco escolas decidiu aderir, o Centro Educativo vai instalar uma estação de medição a qualidade do Ar, “a primeira em Campo Maior e integra uma rede nacional, assumindo-se como um projeto inovador, empreendedor, na área do ambiente, sendo de toda a importância para os alunos, e os resultados também para a comunidade”.

Este aparelho mede vários indicadores, “como poeiras, gases atmosféricos, relativos a qualidade do ar exterior, para que posteriormente seja feito um relatório diário e semanal sobre os parâmetros locais”, explica Carlos Pepê. Aos alunos cabe “a interpretação dos dados, para a qual vão ter formação do programa eco escolas para avaliarem corretamente os dados, e serem sobretudo, agentes de monitorização, sendo esta uma forma de transformar a escola num espaço de transformação cívica e ativa”.

O programa Eco escolas, para Carlos Pepê, assume especial importância pelo facto de “ter continuidade, e ao qual na instituição, dão muito valor, porque estes projetos não deixam nunca de ser atuais, nunca deve ser abandonado porque todas as gerações devem voltar a centrar-se e ser sensibilizadas para as questões do ambiente,” e é isso que tem sido feito no CEAN.

O processo de instalação desta máquina de medição da qualidade do ar exterior, a primeira em Campo Maior, que estará no Centro Educativo Alice Nabeiro, decorre esta semana.

Dia do Pai celebra-se esta sexta-feira

Celebra-se hoje, 19 de março, o Dia do Pai, à semelhança do acontece em Espanha e Itália, por exemplo, sendo que a data muda consoante o país.

Este ano, e devido à pandemia, certamente que o dia não será celebrado como em anos anteriores, pelo que saímos à rua para ouvir o que elvenses e campomaiorenses têm a dizer a respeito dos seus pais e de que forma assinalam, ou não, a data.

Na origem desta data, existem duas histórias. A primeira remonta a dois mil anos antes de Cristo. Reza a lenda que um jovem chamado Elmesu escreveu numa placa de argila uma mensagem para o seu pai, com desejos de saúde felicidade e de uma longa vida.

A outra, mais recente, diz respeito a uma filha de um militar dos Estados Unidos que criou este dia para demonstrar a admiração que tinha pelo seu pai. A festa que organizou acabaria por ficar conhecida em todo o país e o presidente Richard Nixon oficializou o Dia do Pai, em 1972. Nos Estados Unidos da América, ainda assim, o dia é celebrado no terceiro domingo de junho.

As mensagem recolhidas para ouvir nos noticiários de hoje, da Rádio ELVAS, às 9 horas, meio-dia, 16 e 18.30 horas.