Idosa alvo de tentativa de burla no concelho de Elvas

Uma idosa, residente na freguesia de São Brás e São Lourenço, no concelho de Elvas, foi alvo de tentativa de burla por parte de dois indivíduos que se apresentaram numa viatura.

Joaquim Feijão, presidente da Junta de Freguesia de São Brás e São Lourenço, refere que “os dois indivíduos nunca saíram do carro e alegaram que a moeda do Euro já não estava em circulação e que a estavam a contactar por causa da vacina contra a Covid-19.  A situação não teve um desfecho pior porque, no momento em que um vizinho da mulher saiu à rua, os dois homens deixaram o local”.

Joaquim Feijão garante que tem chamado a atenção da população, sobretudo das mais idosas, para que “não falem com estranhos”. O presidente da junta mostra-se preocupado com a época dos Censos, uma vez que surgem também muitos burlões. “Gostava de deixar claro à pessoas que os responsáveis dos Censos estão devidamente certificados e, em algumas situações, eu vou acompanhar a equipa”.

Apresentam-se bem vestidos, com uma conversa cativante e alegam trabalhar para esta ou aquela instituição conhecida. Este é o retrato mais comum dos burlões que, com regularidade, abordam a população mais idosa e isolada.

Portalegre entre os distritos com menos nascimentos

O distrito de Portalegre foi dos distritos do país que menos nascimentos registou nos dois primeiros meses deste ano, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) que contabilizam o número de “testes do pezinho”.

Em Portalegre, entre janeiro e fevereiro, nasceram 81 bebés, menos 15 que em 2020. Só Bragança registou um número mais baixo: 71 recém-nascidos rastreados, menos 40 que no ano passado.

A quebra no número de nascimentos ocorreu em todo o país com 11.248 nascimentos registados, menos 2.694 que no mesmo período de 2020.

Mais 97 casos positivos de Covid na Estremadura espanhola

A Estremadura espanhola regista, esta quarta-feira, dia 17, mais 97 casos positivos de Covid-19. Não há hoje, contudo, vítimas mortais a lamentar.

Nos hospitais da região, estão, atualmente, internadas 38 pessoas, sete nos cuidados intensivos.

Nas últimas 24 horas, 63 doentes foram dados como recuperados, num total de 68.712 altas.

Desde o início da pandemia, na Estremadura espanhola, já morreram 1718 pessoas.

Barragem do Caia tem 80% do seu volume máximo

O volume de água armazenada na albufeira da Barragem do Caia é, ao dia de hoje, 17 de março, de 151 milhões e 352 mil metros cúbicos, com o nível da água à cota de 230,52 metros.

Este volume corresponde a 79,66 por cento da capacidade máxima da barragem, situada entre os concelhos de Elvas, Campo Maior e Arronches.

Nos últimos sete dias, o nível da água subiu sete centímetros.

Mais dois doentes Covid recuperados em Elvas

Elvas regista esta quarta-feira, 17 de março, dois novos casos de recuperação de Covid-19.

Nas últimas 24 horas, não foram identificados novos casos de infeção. Há agora três casos ativos no concelho, num total de 1340 registados, desde o início da pandemia.

Da doença, em Elvas, já recuperaram 1309 pessoas e morreram 28.

CDS-PP questiona PS sobre plano B da Barragem do Pisão

A Comissão Política Distrital de Portalegre do CDS-PP emitiu um nota de Imprensa, onde refere que “a Barragem do Pisão, no Alto Alentejo, já foi anunciada por três primeiros-ministros, Mário Soares, António Guterres e Durão Barroso, mas continua por construir.

O Governo anunciou, em junho, que aprovou o relatório do grupo de trabalho que avaliou a viabilidade técnico-financeira do projeto hidráulico de fins múltiplos da Barragem do Pisão que deverá, alegadamente, contar com um investimento total de 168 milhões de euros, devendo o projeto estar concluído em 2027.

No entanto, em contradição, segundo as palavras do presidente da Câmara Municipal do Crato, Joaquim Diogo, “este passo vem retirar todas as dúvidas sobre a concretização da barragem porque, neste momento, além da vontade política está em marcha a dotação financeira para a execução da obra até 2025”.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, garantiu, em visita ao distrito, que a construção da Barragem do Pisão, no Crato, distrito de Portalegre, “vai ser uma realidade”, garantia dada também pelo primeiro-ministro. Pouco tempo depois, sabemos que, no âmbito do esboço do PRR entregue pelo Governo à União Europeia, dúvidas foram levantadas pela Comissão Europeia sobre alguns dos investimentos plasmados no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) português, nomeadamente sobre as propostas para a construção de estradas, pontes e mais barragens.

Apesar da “confiança” do deputado socialista, Luís Testa, ao afirmar que a construção da barragem do Pisão, no Crato, e da ponte internacional sobre o rio Sever, entre Nisa e Cedillo, são projetos com “bastante suporte e suficiente justificação” para virem a ser financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), a distrital de Portalegre do CDS-PP gostaria de perceber se o PRR não for a fonte de financiamento do projeto, qual será a alternativa para a concretização do mesmo.

Nuno Serra Pereira, presidente da estrutura centrista, considera que “não é suficiente dizer que a construção da Barragem do Pisão está decidida, nem estar à espera do talvez da União Europeia, os habitantes do distrito de Portalegre merecem saber se existe um plano B ou se a Barragem do Pisão permanecerá a Miragem do Pisão”.

A barragem do Pisão é uma obra esperada e discutida há já sessenta anos, tópico repetidamente utilizado em campanhas políticas. A Distrital de Portalegre do CDS-PP teme a situação volte a não passar do papel, continuando como bandeira eterna do Partido Socialista que repetidamente atira areia para os olhos dos habitantes do distrito”.

[/shc_shortcode]

Brincar em família dá ferramentas para o futuro

O hábito de brincar precisa ser cultivado no seio da família, pois, fortalece a formação do vínculo afetivo, melhorando as relações.

A questão da pandemia, e o facto de as crianças passarem mais tempo em casa, permitiu que as famílias tivessem mais tempo para brincar em casa com os filhos e reajustar o seu dia-a-dia.

Maria Vicente (na foto), animadora sociocultural no Centro Humanitário de Elvas da Cruz Vermelha Portuguesa, considera que “há crianças que beneficiaram deste tempo em família, que com a falta de tempo acaba por não existir. No dia a dia, muito agitado e com falta de tempo, acabamos por não ter tanto tempo e tanta disponibilidade para brincar em casa com as crianças e em família”.

Maria Vicente garante que “o brincar traz-nos uma série de ferramentas que na vida adulta se vão refletir. É verdade que a escola é extremamente importante, e os trabalhos de casa sempre existiram, no entanto, a sobrecarga acaba por não deixar aquele espaço para explorar livremente a brincadeira e os jogos”.

É aconselhável que os pais reservem pelo menos uma hora por dia para brincar com seus filhos. As brincadeiras podem passar por jogos ou exploração de sentidos ou emoções o que pode contribuir bastante para o desenvolvimento dos mais novos.

A importância de brincar em família é o tema desta semana da rubrica Elvas Mais Solidária, com Maria Vicente, animadora sociocultural no Centro Humanitário de Elvas da Cruz Vermelha Portuguesa.

Campo Maior sem novos casos Covid esta quarta-feira

Campo Maior continua sem registar novos casos de infeção por Covid-19.

Há data de hoje, 17 de março, continua ativo um único caso no concelho, num total de 639 registados, desde o início da pandemia.

Da doença, em Campo Maior, já recuperaram 627 pessoas e morreram 11.

PSP de Elvas recupera cadela após buscas em Elvas

A Polícia de Segurança Pública de Elvas resgatou uma cadela de raça “Épagneul Breton” que estava amarrada a uma árvore.

A cadela foi localizada no passado dia 14 de março, durante a realização de buscas domiciliárias que decorreram num bairro da cidade de Elvas.

Após diligências efetuadas, veio a confirmar-se que tinha sido furtada em Espanha, em setembro do ano a transato.

O animal já foi entregue ao seu legítimo dono que se deslocou à Divisão Policial de Elvas para a receber.

Curso de Formação de Agentes da PSP abre candidaturas

O Curso de Formação de Agentes (CFA) da Polícia de Segurança Pública (PSP) tem candidaturas abertas até dia 5 de abril.

A candidatura é formalizada por intermédio do portal de recrutamento da PSP (https://recrutamento.psp.pt/) até às 23h59 do dia 5 de abril e o envio dos documentos por via postal terá de ocorrer até ao dia 12 de abril (carimbo dos serviços postais).

Os cidadãos interessados nesta carreira poderão encontrar esclarecimentos adicionais no portal de recrutamento, separador Ajuda ou por intermédio do sitio da PSP (www.psp.pt).

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Adicionalmente, os cidadãos interessados poderão ainda apresentar questões por intermédio da comunicação paraconcurso.cfa@psp.pt .

A PSP promove ativamente uma política de igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, no acesso ao emprego e na progressão profissional, rejeitando e combatendo qualquer forma de discriminação ou extremismo, independentemente da sua origem ou orientação.

[/shc_shortcode]

Próximo sorteio do Euromilhões com “jackpot” de 86 milhões de euros

O próximo concurso do Euromilhões prevê um “jackpot” de 86 milhões de euros, já que nenhum apostador acertou na chave sorteada ontem, 16 de março.

O segundo prémio, no valor de 165 mil euros, vai contemplar quatro jogadores no estrangeiro, enquanto o terceiro prémio, de 25 mil euros, vai ser entregue a seis apostadores no estrangeiro.

A chave vencedora do concurso do Euromilhões, sorteada esta terça-feira, é composta pelos números 23, 25, 32, 35 e 47 e as estrelas 2 e 6.

CEAN representado no Seminário Virtual Eco-Escolas 2021

O Centro Educativo Alice Nabeiro, representado por Carlos Pepê, integra o Seminário virtual Eco-Escolas 2021, que decorre online até sexta-feira.

O Festival dos Grous, de Campo Maior, é apresentado neste seminário, amanhã, sexta-feira, dia 19, como exemplo de uma boa prática Eco-escolas. Carlos Pepê, coordenador deste projeto, no Centro Educativo Alice Nabeiro refere que será feita “uma apresentação deste festival, que é tripartido com o município de Campo Maior e o GEDA”, que consideram interessante mostrá-lo como boa prática e será apresentado o trabalho que foi feito, no âmbito do projeto, com impacto nacional”.

Não Há pandemia que nos trave, diz Carlos Pepê, que explica que têm “tido a felicidade de ter projetos aliciantes, com impacto em Campo Maior e são reconhecidos lá fora, e é um orgulho que sejamos um pequeno farol para ajudar outros colegas, de outras escolas, a nível nacional”.

Festival dos Grous, que está representado no Seminário Virtual Eco-Escolas, como uma boa prática deste projeto, do Centro Educativo Alice Nabeiro.

Extremadura “fechada” até 9 de abril

Tendo em conta o aumento de casos de Covid-19, nos últimos dias, que fizeram com que a incidência acumulada voltasse a ultrapassar a taxa de 50, o Governo Regional da Extremadura, que reuniu no passado domingo, decidiu prolongar por mais cinco dias, de 21 a 26 de março, o período em que vigoram as restrições que já tinham sido aprovadas para a ponte do dia de São José e a Semana Santa.

As medidas aplicam-se, dessa forma, já a partir de hoje, dia 17 de março, até 9 de abril, sendo que, com isto, fica encerrado, neste período, o perímetro da comunidade da Extremadura.

As medidas afetam, sobretudo, a hotelaria e as reuniões familiares, sendo que estas ficam limitadas a pessoas que vivam na mesma casa. São permitidas agora até seis pessoas nas esplanadas, sendo que em bares e restaurantes apenas podem permanecer quatro na mesma mesa.

Monforte tem um único caso ativo de Covid-19

Monforte mantinha, à data de ontem, 16 de março, um único caso ativo de Covid-19.

Na passada segunda-feira, dia 15, foram registadas mais quatro recuperações da doença no concelho, sendo que, desde daí, há apenas um caso ativo em Monforte, num total de 212 registados, desde o início da pandemia,

Da doença, em Monforte, já recuperaram 204 pessoas e morreram sete.

Crato já sem casos ativos de Covid-19

O concelho do Crato registou na passada segunda-feira, 15 de março, a recuperação de mais um doente Covid, pelo que, desde essa data já não tem casos ativos.

Foram registados, no Crato, um total de 296 casos de infeção, desde o início da pandemia.

Da doença, morreram sete pessoas e recuperaram 289.