Creches, pré-escolar e primeiro ciclo abrem esta segunda-feira

É já amanhã, dia 15 de março, que creches, o pré-escolar e o 1.º ciclo, assim como os ATL para estes níveis se ensino, voltam a abrir.

Também as missas, com presença de fiéis, passam a ser uma realidade, ainda que compasso pascal e procissões estejam suspensos.

Já o comércio volta a ser possível, com vendas ao postigo. Cabeleireiros, manicures e similares também vão poder voltar a trabalhar.

Esta segunda-feira reabrem ainda livrarias, bibliotecas e arquivos, assim como o comércio automóvel e a mediação imobiliária.

O calendário do desconfinamento do país, foi apresentado por António Costa, na passada quinta-feira, 11 de março. O primeiro-ministro garantiu que a reabertura “progressiva da sociedade” será feita com segurança, sendo que o dever geral de confinamento será reavaliado depois da Páscoa: uma “modalidade” só pode existir em estado de emergência.

De uma forma geral, e até à Páscoa, mantém-se o dever geral de confinamento. A circulação entre concelhos, aos fins de semana, continua proibida, até dia 5 de abril. Já o teletrabalho continua a ser obrigatório, sempre que possível.

Os estabelecimentos comerciais, como supermercados, que estão abertos, passam a poder funcionar até às 21 horas, durante a semana. Ao fim de semana e feriados, encerram às 13 horas (à exceção do retalho alimentar, que pode encerrar às 19 horas).