Trabalho de Gil Cortesão na re-criARTE deste mês

Este mês, o Museu de Arte Contemporânea de Elvas propõe a recriação do trabalho do artista Gil Heitor Cortesão, Atrás do Vulcão #6, 2009, em óleo sobre vidro acrílico. O trabalho que o artista Gil Heitor Cortesão tem vindo a apresentar consiste essencialmente em pinturas realizadas sob vidro acrílico, executadas na face oposta à que é mostrada ao público e nas quais surgem, frequentemente, paisagens urbanas e interiores geralmente desabitados.

No âmbito da iniciativa re-criARTE, o desafio deste mês é que através da pintura ou da fotografia nos mostrem qual a divisão da casa que mais gostam de estar.

Para este trabalho pode utilizar os meios, suportes, técnicas e materiais (desde pintura, desenho, fotografia, vídeo ou escrita…) que desejar e no mês seguinte serão publicadas no site do Município de Elvas. Para submeter o registo deve enviar email para servicoeducativo.mace@cm-elvas.pt.

Radar da PSP na Avenida do Dia de Portugal

O radar de controlo de velocidade, da Polícia de Segurança Pública (PSP), está amanhã, sexta-feira, dia 5, na Avenida do Dia de Portugal, em Elvas, a partir das 8 da manhã.

A Polícia de Segurança Pública (PSP), todos os meses, divulga as datas e locais dos dispositivos de controlo de velocidade, no âmbito da campanha “quem o avisa…”.

Estremadura espanhola tem 35 novos de Covid-19

A Estremadura espanhola registou esta quinta-feira, dia 4, 35 novos casos de infeção por Covid-19 e a morte de uma pessoa.

As autoridades de saúde registam 58 pessoas internadas, 17 nas Unidades de Cuidados Intensivos.

Por áreas de saúde: Llerena – Zafra, 10; Don Benito, 10; Cáceres, 4; Mérida, 4; Badajoz, Plasencia e Coria registam 2 casos novos e Navalmoral de la Mata, 1.

PSP detém indivíduo em Portalegre com 115 gramas de liamba

Um homem de 21 anos, residente em Portalegre, foi ontem, 3 de março, detido por agentes da Esquadra de Investigação Criminal da Polícia de Segurança Pública (PSP), por volta as 19.30 horas, por tráfico de estupefacientes, junto a um hipermercado da cidade.  

Foram encontradas e apreendidas 115 gramas de liamba no interior da viatura onde o suspeito circulava. Por decisão da Procuradoria da República da Comarca de Portalegre, o detido aguarda agora os trâmites processuais em liberdade.

Na mesma ocasião, faz saber ainda a PSP em comunicado, “e considerando que o suspeito viajava acompanhado por mais dois indivíduos do sexo masculino e dois do feminino, com idades compreendidas entre os 16 e os 26 anos, igualmente residentes na cidade de Portalegre, todos eles em violação do dever geral de recolhimento, foram autuados, determinando-se o seu regresso ao domicílio”.

Três pessoas recuperaram de Covid-19 em Portalegre

O concelho de Portalegre registou esta quinta-feira, dia 4, a recuperação de mais quatro pessoas de Covid-19.

Desde o início da pandemia, Portalegre conta com 958 casos, dos quais sete estão ativos, 901 já recuperaram e 50 pessoas perderam a vida devido à Covid-19.

Câmara de Arronches lança novo site

O Município de Arronches lançou na passada segunda-feira, dia 1 de março, o seu novo site autárquico, um espaço que, além de contar com uma imagem modernizada, pretende facilitar o acesso à informação disponibilizada autarquia.

Outro dos destaques desta nova página é que dispõe de um design responsivo, ou seja, o site adapta-se ao dispositivo através do qual está a ser consultado, seja um ecrã de um computador, de um tablet ou de um telemóvel, por exemplo, indo assim de encontro às tendências que refletem uma maior utilização de equipamentos móveis no acesso à internet.

O endereço de acesso mantém-se www.cm-arronches.pt.

Alentejo tem mais cinco infetados e cinco mortes

A região Alentejo regista, hoje quinta-feira, dia 4, mais cinco casos de Covid-19 e cinco óbitos.

Desde o início da pandemia, a região conta com 28.537 infetados e 954 mortes, de acordo com o boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nos últimos oito dias, no Alentejo, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 22 casos na quinta 25 de fevereiro; 51 casos na sexta-feira 26 de fevereiro; 28 casos no sábado 27 de fevereiro; 50 casos no domingo 28 de fevereiro; 15 casos na segunda-feira 1 de março; 27 casos na terça 2 de março; 31 casos na quarta-feira 3 de março; e cinco casos na quinta 4 de março.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Portugal regista mais 28 mortes e 830 novos casos de infeção

Portugal registou, nas últimas 24 horas, 28 mortes devido à pandemia e 830 novos casos de infeção.

De ontem para hoje, 1654 pessoas recuperam da doença. O número de casos ativos baixou: hoje temos 63.945, menos 852 do que ontem.

Nesta quinta-feira, nova melhoria da situação hospitalar: 1708 doentes estão internados (menos 119 nas últimas 24 horas), dos quais 399 em unidades de cuidados intensivos (UCI), menos 16 de ontem para hoje.

Vinte e oito óbitos é o número mais baixo de mortes em 24 horas, nos últimos 127 dias, desde 28 de outubro, e correspondem a 11 pessoas residentes em Lisboa e Vale do Tejo (LVT), seis no Norte, seis no Centro e cinco no Alentejo. Dos 830 novos infetados, de ontem para hoje, 376 (45%) são de LVT e 207 (25%) do Norte.

Desde o início da pandemia, Portugal já registou 16.458 mortes, 807.456 casos de infeção e 727.053 doentes recuperados, de acordo com os números divulgados hoje no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nos últimos oito dias, em Portugal, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 1160 casos na quinta 25 de fevereiro; 1027 casos na sexta-feira 26 de fevereiro; 1071 no sábado 27 de fevereiro; 718 casos no domingo 28 de fevereiro; 394 casos na segunda-feira 1 de março; 691 casos na terça 2 de março; 979 casos na quarta-feira 3 de março; e 830 casos na quinta 4 de março.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Get in Business apoia empreendedores no Alto Alentejo

Num ano em que a pandemia criou dificuldades acrescidas às populações, foram necessárias respostas para que muitos portugueses pudessem encontrar soluções de vida novas. O projeto Get in Business, desenvolvido para promover o espírito empresarial, a criação de novos negócios e a consolidação de empresas recentes no Alto Alentejo e na Beira Baixa, tem tido aqui um papel importante, fornecendo a dezenas de pessoas ferramentas e orientação para construírem o seu futuro.

Entre as atividades do projeto, promovido pela AEBB – Associação Empresarial da Beira Baixa  juntamente com as Comunidades Intermunicipais do Alto Alentejo e da Beira Baixa, até ao momento participaram nos seminários de apresentação de oportunidades de negócio 85 pessoas e nos ateliers de negócios – que trataram de temas como soluções de e-commerce, o turismo ao alcance de um clique, inovação no retalho e na restauração e sustentabilidade do agroalimentar, entre outras matérias – foram 184 os participantes, vindos das duas regiões.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Na atividade de coaching para ideias inovadoras com potencial de desenvolvimento e enquadradas em setores estratégicos, foram acompanhados 30 empreendedores em setores da biotecnologia ao artesanato, dos serviços à hotelaria e restauração, passando pela saúde e pelo comércio online, entre outros.

Já na fase do apoio à criação de planos de negócio, por consultores especialistas, dos 30 empreendedores envolvidos nas sessões de coaching, 18 passaram para a fase de elaboração do Plano de Negócios.

Para preparar o caminho para os empresários, os atuais e os futuros, o Get in Business realizou e divulgou um Estudo de ‘Levantamento e Caracterização do Ecossistema Empreendedor da Beira Baixa e do Alto Alentejo’, juntamente com um Diretório de ‘Oferta do Ecossistema’ e com o Benchmarking do ecossistema empreendedor das duas regiões.

Foi igualmente feito e apresentado a toda a comunidade um Estudo de ‘Tendências de Novos Negócios para a Beira Baixa e para o Alto Alentejo’, que pode ser consultado em https://getinbusiness.pt/tendencias-de-negocio/Paralelamente, foram criados um ‘Simulador de validação de ideias de negócio – Referencial para simulador da viabilidade’, disponível em https://app.getinbusiness.pt/simulador/ideia/1/1, e uma outra ferramenta complementar – o Simulador da Maturidade do Empreendedor, disponível em https://app.getinbusiness.pt/simulador/empreendedor/1/1

O Get in Business concluir-se-á no dia 26 de março com um grande evento digital de brokerage dirigido aos envolvidos dos territórios da Beira Baixa e do Alto Alentejo.

O projeto Get in Business tem um investimento elegível de 811.442,91 euros, financiados em 689.726,48 euros Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

[/shc_shortcode]

Campanha Internet Segura reúne mais de 130 mil pessoas

A Microsoft e a Guarda Nacional Republicana (GNR) assinalaram o Dia da Internet Segura durante o mês de fevereiro com uma campanha de sensibilização que reuniu cerca de 133 mil participantes em 542 sessões online com a participação de 1252 escolas em todo o país.

Num período em que alunos e professores se encontram ainda em ensino remoto e sob o mote “Juntos por uma internet mais segura”, foram mais de 122 mil alunos e perto de 11 mil professores que assistiram às sessões online de sensibilização sobre a segurança digital e os cuidados a ter aquando da utilização da Internet.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

O major Tiago Lopes, da GNR, refere que “a participação de cerca de 133 mil participantes, alunos e professores, de 1252 escolas nas sessões digitais são importantíssimas para passarmos a mensagem e alertar o público escolar para uma utilização segura e responsável da internet. Foram desenhados conteúdos digitais específicos com dicas a ter em consideração para garantir a privacidade online.”

Nas sessões de sensibilização, realizadas através da ferramenta Microsoft Teams, foram abordados os temas que mais preocupam professores e encarregados de educação face à exposição das crianças ao digital e online, nomeadamente boas práticas de segurança na internet, cyberbullying, vício na internet, ensino à distância e dinâmicas criminais online.

Sandra Martinho, diretora de Educação e Filantropia da Microsoft Portugal, afirma que “este ano, devido à relevância que o tema da segurança assume, porque nunca estivemos tão ligados quanto agora, a iniciativa decorreu não apenas num dia, mas durante quase todo o mês de fevereiro com sessões online. Elaborámos um programa, em conjunto com a Guarda Nacional Republicana, que nos permitiu dar resposta à colaboração online via Microsoft Teams com um número de participações, quer de alunos quer de professores, bastante significativo e importante na transformação digital que temos vindo a assistir desde o início da pandemia”.

A campanha de sensibilização juntou um total de 400 voluntários da Microsoft e da GNR que moderaram as sessões online.

[/shc_shortcode]

Direitos dos consumidores abordados em sessões online

O Centro Europeu do Consumidor Portugal, projeto cofinanciado da Direção-Geral do Consumidor e da Comissão Europeia, e a Rede Europe Direct portuguesa, igualmente cofinanciados pela União Europeia, organizam um ciclo de workshops em formato digital sobre os direitos dos consumidores até 29 de abril de 2021.

Esta iniciativa tem por objetivo informar e capacitar os consumidores para que tenham um papel mais ativo na defesa dos seus direitos.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

O programa das próximas sessões é o seguinte:

4 março, quinta-feira, 14.30 horas – “Comprei online e correu mal! E agora?”;

8 abril, quinta-feira, 14.30 horas – “Rent a car: Cuidados a ter”;

29 abril, segunda-feira, 14.30 horas – “Quero reclamar. O que devo saber?”.

A inscrição é gratuita, mas obrigatória, através do seguinte formulário:  http://bit.ly/Work_EDICCEC

[/shc_shortcode]

PSP de Portalegre multa por vender roupa no Estado de Emergência

Alguns polícias do Comando Distrital de Portalegre da Polícia de Segurança Pública (PSP), no âmbito de uma operação de fiscalização das normas do estado de emergência em vigor, detetaram ontem, dia 3, um grupo de oito pessoas numa rua da urbanização da Ribeira do Baco, nesta cidade, que se preparava para proceder à compra de várias peças de roupa que haviam sido reservadas, momentos antes, através das redes sociais.

Embora ditas pessoas cumprissem com o distanciamento recomendado pelas autoridades de saúde, encontravam-se em clara violação ao dever geral de recolhimento constante do Decreto n.º 3-A/2021, de 14 de janeiro, na sua atual redação, que regulamenta a aplicação do estado de emergência decretado pelo Presidente da República, motivo pelo qual se procedeu à sua autuação e se determinou o seu regresso ao domicílio.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

A venda da roupa foi também interrompida e a sua autora, uma mulher de 36 anos, que se preparava para efetuar a transação comercial no interior da sua residência, devidamente autuada, por incumprimento da suspensão de atividade económica, tal como determinado no aludido Decreto.

O Comando Distrital da PSP de Portalegre aproveita ainda esta ocasião para informar, uma vez mais, todos os cidadãos residentes na sua área de responsabilidade, tanto em Portalegre como em Elvas, de que sair da residência para adquirir bens não essenciais constitui contraordenação às normas do estado de emergência em vigor, motivo pelo qual se deverão abster de o fazer, sob pena de virem a ser devidamente autuados.

[/shc_shortcode]

Câmara de Elvas arranca com obra no esgoto a céu aberto

A Câmara Municipal de Elvas vai arrancar com a obra para resolver o problema do esgoto a céu aberto, no Olival da Marchã, já na próxima segunda-feira, dia 8 de março.

A autarquia, segundo o presidente Nuno Mocinha, teve conhecimento da situação, ontem relatada à Rádio ELVAS, por uma das moradoras naquela zona da cidade (ver aqui), junto ao Centro Humanitário da Cruz Vermelha, há cerca de 15 dias, estando já a tratar do assunto, ainda que não seja sua responsabilidade.

“Fomos alertados pela Aquaelvas e pela GNR e é uma situação que acontece num coletor geral, num emissário, que deveria ser responsabilidade da Águas do Vale do Tejo. Não o é, ainda, porque está em fase de tramitação a passagem daquela conduta para a gestão integral das Águas do Vale do Tejo”, revela Nuno Mocinha.

Assim sendo, a Câmara “prontamente disse que assumia aquilo que fossem custos com a obra”. A obra inicia-se na próxima segunda-feira, sendo que se está perante “a substituição de 150 metros de coletor e de duas caixas”. “Teve de ser preparada a obra, teve de se encomendar o material e na segunda-feira vamos intervir”, acrescenta.

Mocinha garante ainda que muitos moradores sabem já que a Câmara Municipal de Elvas vai iniciar a obra, adiantando que o município considera a situação bastante grave. “Não se pode prolongar no tempo e é urgente resolver”, assegura.

Depois, “cá nos entenderemos a pedir o dinheiro a quem de direito o dinheiro que vamos ali gastar, mas as pessoas são alheias a isso”, revela Mocinha. O presidente diz ainda que aqueles moradores têm “toda a razão, no que toca aos maus cheiros e aos prejuízos para o ambiente”. “A Câmara existe para resolver os problemas às pessoas e não sendo diretamente nossa responsabilidade, nós assumimo-la e depois vamos pedir a quem a tem”, remata.

Nuno Mocinha explica ainda que este tipo de obras, tendo em conta uma outra do género, levada a cabo pela Câmara, custa aos cofres da autarquia cerca de 70 mil euros. “Tivemos de perfurar uma estrada, por baixo, na Avenida de Portugal, porque havia ali um esgoto que ia pela avenida abaixo. São condutas já com muitos anos e, por vezes, têm abatimentos, o que implica que se tenha de substituir determinado troço”, intervenções que acabam por ser “difíceis e onerosas”.

Campo Maior regista mais quatro recuperados de Covid-19

De acordo com as Autoridades de Saúde, nas últimas 24 horas, o concelho de Campo Maior regista quatro recuperações de Covid-19.

Dos 638 casos confirmados, 624 já recuperaram, existindo hoje dois casos ativos no concelho. Desde o início da pandemia, 11 pessoas já perderam a vida.

Exposição de Ana Filipa Scarpa no feriado de Montemor

As comemorações do Dia do Município de Montemor-o-Novo, que se assinala a 8 de março, prosseguem esta sexta-feira, dia 5, com a apresentação online de três exposições.

A exposição de fotografia “Outros e Novos Olhares” de Ana Filipa Scarpa, no Cineteatro Curvo Semedo, a exposição do Projeto Educativo “Plantar Provérbios”, na Galeria Municipal e a mostra “Património Interativo”, no Centro Interpretativo do Castelo, serão apresentadas nas redes sociais do município.

Pelas 10.30 horas, decorre ainda uma visita às obras feitas na União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Nossa Senhora do Bispo e Silveiras: parque infantil e parque fitness, em São Geraldo; requalificação da Rua de S. Domingos e parque infantil do Largo Machado dos Santos.

Desmarca-te com diversos workshops este mês

A Fábrica do Empreendedor prossegue o ciclo formativo “Desmarca-te”, online, com novos temas ao longo deste mês de março.

Esta quinta-feira, dia 4, o tema é “Felicidade nas Organizações” e a sessão está marcada para as 18 horas.

Este ciclo gratuito de workshops tem como objetivo  capacitar  os  participantes,  promover o desenvolvimento de competências pessoais e comportamentais que facilitem a inserção em mercado de trabalho, a aquisição de competências que tornem os participantes parte ativa na construção do seu próprio futuro e na definição de um projeto de vida profissional.

Este está estruturado em três eixos: emprego, empreendedorismo e competências transversais, sendo que os interessado podem inscrever-se no link http://www.seagency.org/inscricoes/

Campo Maior ajuda Amigos dos Animais com despesas

Os Amigos dos Animais de Campo Maior, apesar dos poucos recursos, procuram, com a ajuda da população, cuidar, da melhor maneira possível, dos cães que têm aos seus cuidados, tendo sempre em vista possíveis adoções.

Conseguir ajudas para pagar as despesas de veterinário e comprar ração para alimentar os cerca de 15 animais que se encontram no canil municipal, são as principais preocupações da associação, como revela uma das voluntárias responsáveis, Mafalda Ensina. “Neste momento, só temos 15 animais, já chegámos a ter 20, mas também temos de ter noção do que podemos ter aqui, porque somos poucas e poucos recursos”, assegura.

Ao longos dos cinco anos de existência da associação, Mafalda garante que têm tido “muita sorte”, uma vez que muitas pessoas os ajudam a pagar as contas de veterinário, para além das habituais doações de ração. “Temos realmente muitos amigos do animais, em Campo Maior, por Portugal e na Europa”, garante.

Quem quiser ajudar os Amigos dos Animais de Campo Maior deve entrar em contacto com a associação, através das redes sociais Facebook ou Instagram. “Através de uma mensagem por uma dessas redes sociais, facultamos um número de telefone. Quando quiserem cá vir, é só marcar. Pedimos as mínimas condições, agora por causa da pandemia, que venham com máscara, mas venham cá, quando estamos cá a tratar deles”, diz ainda Mafalda Ensina.

Para além de cuidar dos cães que resgatam da rua, até serem adotados, os Amigos dos Animais de Campo Maior, à semelhança de outras associações do género, procuram encontrar os donos dos fiéis companheiros de quatro patas que se encontrem perdidos.

Bombeiros de Badajoz com 16 vagas para preencher

Foto: elperiodicoextremadura

O Ayuntamiento de Badajoz abriu concurso para o preenchimento de 16 vagas de condutor para a corporação de bombeiros local. Por outro lado, estão também abertas as candidaturas para mais quatro vagas na categoria de cabo.

Com estas novas incorporações, o serviço de bombeiros municipal contará com 68 bombeiros, seis sargentos e um sub oficial, além dos técnicos de prevenção de riscos.

O processo deverá estra concluído no prazo máximo de um ano. Enquanto isso não acontecer, as vagas são preenchidas com bombeiros interinos.

Prova de cofre para armas de fogo até 31 de julho

O prazo para fazer prova de cofre ou armário não portátil para guarda de armas de fogo foi prolongado até dia 31 de julho deste ano.

Esta prorrogação do prazo está relacionada com o facto de, “devido à pandemia e consequente confinamento, o processo ter atrasado, e também devido ao elevado número de procura, o que levou a ruturas de stock nos armeiros”, explica o Chefe José Bettencourt, do Núcleo de Armas e explosivos do Comando Distrital da PSP de Portalegre.

A prova de cofre ou armário não portátil para guarda de armas de fogo tem como objetivo “evitar o furto de armas de fogo, para atos criminais, algo que era muito recorrente no nosso país”,  e esta é uma forma salvaguardar os caçadores”, adianta o chefe José Bettencourt.

O chefe José Bettencourt explica que “os detentores e proprietários de armas podem fazer a prova de posse deste cofre, submetendo na plataforma eletrónica disponibilizada pela Polícia de Segurança Pública”, que pode ser acedida em https://seronline.psp.pt/psp/login.pdc., o respetivo comprovativo, nomeadamente fatura-recibo ou documento equivalente.

Em alternativa poderão as provas de cofre ser entregues no Departamento de Armas e Explosivos da PSP, sita na Rua Artilharia Um, nº 21 em Lisboa ou em todos os Núcleos de Armas e Explosivos dos Comandos Territoriais da PSP.

Todos os titulares de licença de uso e porte de arma e todos os isentos ou dispensados dessa licença ficaram obrigados a possuírem cofre ou armário não portátil, logo a partir da aquisição ou detenção da primeira arma de fogo.

Se até 31 de julho os titulares de licença de uso e porte de arma e todos os isentos ou dispensados dessa licença, não possuírem cofre ou armário não portátil e não apresentarem justificação incorrem numa coima de 50 euros e ficam advertidos de que, têm 30 dias para reverter a situação, caso não o façam, incorrem em coima de 750 euros.