Hospital Central do Alentejo deve estar pronto em 2023

Depois da adjudicação da obra do Hospital Central do Alentejo, em novembro do ano passado, há agora algumas questões burocráticas a resolver para que a sua construção possa ter início.

O Hospital Central do Alentejo vai-se localizar na periferia da cidade de Évora e envolve um investimento total superior a 180 milhões de euros, prevendo-se que esteja concluído em 2023.

O presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, espera que “a obra possa começar tão rápido quanto possível. Se olharmos bem para a pandemia que o país enfrenta, mostra bem a falta que este hospital faz à região”.

Carlos Pinto de Sá adianta que a Câmara de Évora vai colaborar na construção do novo hospital, no que diz respeito às infraestruturas relacionadas com as acessibilidades e saneamento de água: “a senhora ministra da Saúde mostrou vontade que essa colaboração existisse e é isso que vai acontecer. As negociações foram encaminhadas para o presidente da ARS” (Administração Regional de Saúde do Alentejo). “Já tivemos alguns contactos nesse sentido, mas há ainda muito por tratar”.

A futura unidade hospitalar vai dar resposta às necessidades de toda a população do Alentejo, podendo abranger ainda doentes das regiões limítrofes. “É um hospital que não vai retirar valias aos hospitais da região”, localizados em Beja, Santiago do Cacém, Elvas e Portalegre. “Pelo contrário, vai permitir trazer para Évora um conjunto de serviços de saúde que, neste momento, só estão disponíveis em Lisboa”, garantiu o presidente.

O edifício vai ocupar uma área de 19 mil metros quadrados e ter uma lotação de 351 camas em quartos individuais, que pode ser aumentada, em caso de necessidade, até 487.

A infraestrutura contará com 11 blocos operatórios, três dos quais para atividade convencional, seis para atividade de ambulatório e dois para atividade de urgência, cinco postos de pré-operatório e 43 postos de recobro.