Quando os nossos clubes iam a grandes palcos futebolísticos. Voltaremos ?

Há alguns dias, tentávamos esclarecer os ouvintes e leitores da Rádio Elvas do percurso que ainda deve percorrer o CD Badajoz até levar novamente à nossa “raia” ao futebol profissional, quer seja futebol espanhol quer seja futebol português, mas hoje vamos contar aos mais novos e lembrar os mais “velhos” que já houve quase vinte anos onde era costume que tivéssemos alguma equipa nos principais palcos do futebol ibérico, facto que infelizmente não acontece há quase dezoito anos, quando o próprio Badajoz disputou o seu último jogo na segunda divisão, em 28 de junho de 2003, no Estádio “El Vivero” em Badajoz com o Sporting de Gijón.

Na década de oitenta do século passado, foi O Elvas CAD a equipa do topo da “raia”, onde é preciso salientar duas presenças na primeira divisão portuguesa, épocas de 1986/87 e 1987/88. Na sua última época como primodivisionário, a turma azul e oiro fez uma prestação bastante meritória e só desceu depois de obter o 15º lugar, já que nessa altura e devido ao alargamento da época anterior, ficar no topo do futebol era uma tarefa muito difícil para um clube do interior. Nos anos seguintes, O Elvas CAD tentou o regresso ao escalão maior, mas  não teve sucesso e na época de 1990/91 acabou por ser relegado à Segunda B.

O seguinte “raiano” em obter uma vaga no futebol profissional, desta vez no futebol espanhol, foi o CD Badajoz que esteve na segunda divisão desde a época de 1992/93 até a época de 2002/2003, com classificações muito importantes, como os sextos lugares de 1995/96 e 1996/97, as vitórias diante de clubes da relevância do Sevilha, Bétis, Zaragoza, Alavés ou Málaga e as presenças em palcos do nível do Estádio Vicente Calderón, Sánchez Pizjuan ou Benito Villamarín, além de ter vestido nesses anos a camisola alvi-negra do Badajoz alguns dos nomes históricos do futebol espanhol (Munitis, Eloy Olaya, Javier Villarroya, Ezequiel Castillo…).

Também na década de noventa do século passado e nos primeiros anos do século atual, tivemos outro clube da “raia” no futebol profissional, o Sporting Clube Campomaiorense, o qual fica nesses patamares desde a época de 1995/96 (primeira divisão) até a desistência do futebol profissional, em Maio de 2002. De todos os clubes da “raia”, e até a data, o SCC tem sido nosso clube mais marcante, respeitando aos outros dois clubes, mas achamos que não erramos com esta expressão, já que o seu percurso pelo futebol profissional é invejável (cinco épocas na primeira divisão e finalista da Taça de Portugal 1999). O facto de ter sido finalista da Taça de Portugal de 1999, com o Beira Mar, já é marcante por si próprio, e levou muitos alentejanos e também “pacenses” ao Estádio do Jamor, com camisolas sob o mote: “O Alentejo ao assalto de Jamor”. Nesses anos de futebol profissional, atletas do nível de Jimmy Hasselbaink, Patacas ou Paulo Sérgio vestiram de leão ou galgo ao peito.

A história é essa e fica aí, em poucas palavras, para ser divulgada e para o conhecimento dos ouvintes e leitores da Rádio Elvas, mas sendo necessário conhecer nossa história, o mais importante é viver nosso tempo atual. Nesta altura, todos devemos torcer para que em Maio deste ano o CD Badajoz volte ao futebol profissional.

Emilio Pinilla