Há alguns dias, tentávamos esclarecer os ouvintes e leitores da Rádio Elvas do percurso que ainda deve percorrer o CD Badajoz até levar novamente à nossa “raia” ao futebol profissional, quer seja futebol espanhol quer seja futebol português, mas hoje vamos contar aos mais novos e lembrar os mais “velhos” que já houve quase vinte anos onde era costume que tivéssemos alguma equipa nos principais palcos do futebol ibérico, facto que infelizmente não acontece há quase dezoito anos, quando o próprio Badajoz disputou o seu último jogo na segunda divisão, em 28 de junho de 2003, no Estádio “El Vivero” em Badajoz com o Sporting de Gijón.
Na década de oitenta do século passado, foi O Elvas CAD a equipa do topo da “raia”, onde é preciso salientar duas presenças na primeira divisão portuguesa, épocas de 1986/87 e 1987/88. Na sua última época como primodivisionário, a turma azul e oiro fez uma prestação bastante meritória e só desceu depois de obter o 15º lugar, já que nessa altura e devido ao alargamento da época anterior, ficar no topo do futebol era uma tarefa muito difícil para um clube do interior. Nos anos seguintes, O Elvas CAD tentou o regresso ao escalão maior, mas não teve sucesso e na época de 1990/91 acabou por ser relegado à Segunda B.
O seguinte “raiano” em obter uma vaga no futebol profissional, desta vez no futebol espanhol, foi o CD Badajoz que esteve na segunda divisão desde a época de 1992/93 até a época de 2002/2003, com classificações muito importantes, como os sextos lugares de 1995/96 e 1996/97, as vitórias diante de clubes da relevância do Sevilha, Bétis, Zaragoza, Alavés ou Málaga e as presenças em palcos do nível do Estádio Vicente Calderón, Sánchez Pizjuan ou Benito Villamarín, além de ter vestido nesses anos a camisola alvi-negra do Badajoz alguns dos nomes históricos do futebol espanhol (Munitis, Eloy Olaya, Javier Villarroya, Ezequiel Castillo…).
Também na década de noventa do século passado e nos primeiros anos do século atual, tivemos outro clube da “raia” no futebol profissional, o Sporting Clube Campomaiorense, o qual fica nesses patamares desde a época de 1995/96 (primeira divisão) até a desistência do futebol profissional, em Maio de 2002. De todos os clubes da “raia”, e até a data, o SCC tem sido nosso clube mais marcante, respeitando aos outros dois clubes, mas achamos que não erramos com esta expressão, já que o seu percurso pelo futebol profissional é invejável (cinco épocas na primeira divisão e finalista da Taça de Portugal 1999). O facto de ter sido finalista da Taça de Portugal de 1999, com o Beira Mar, já é marcante por si próprio, e levou muitos alentejanos e também “pacenses” ao Estádio do Jamor, com camisolas sob o mote: “O Alentejo ao assalto de Jamor”. Nesses anos de futebol profissional, atletas do nível de Jimmy Hasselbaink, Patacas ou Paulo Sérgio vestiram de leão ou galgo ao peito.
A história é essa e fica aí, em poucas palavras, para ser divulgada e para o conhecimento dos ouvintes e leitores da Rádio Elvas, mas sendo necessário conhecer nossa história, o mais importante é viver nosso tempo atual. Nesta altura, todos devemos torcer para que em Maio deste ano o CD Badajoz volte ao futebol profissional.
Emilio Pinilla


Prossegue esta semana, no distrito de Portalegre, a vacinação das forças de segurança, a quem se juntam alguns utentes dos lares, que, devido a sofrerem de diversas alergias, ainda não receberam a vacina contra a Covid-19.
Desde o passado dia 15 de janeiro, aquando da entrada em vigor de mais um estado de emergência no país, voltou a ser obrigatório, em todo o território continental, o teletrabalho, sem necessidade de acordo entre entidade patronal e o trabalhador.
A comunidade do concelho de Arronches já se encontra a ser vacinada contra a Covid- 19, tendo este processo tido início na manhã de ontem terça-feira, dia 23 de fevereiro, no edifício ‘O Celeiro’, espaço que o Município destinou para funcionar como Estrutura Concelhia de Vacinação Comunitária.
A Estremadura espanhola registou esta quarta-feira, dia 24, 39 novos casos de infeção por Covid-19 e a morte de quatro pessoas.
A Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses – Intersindical Nacional (CGTP-IN) convocou para, amanhã, dia 25 de fevereiro, uma Jornada Nacional de Luta, descentralizada em todo o país e em todos os sectores, com o lema “Salários! Emprego! Direitos! Confiança, determinação e luta por um Portugal com futuro!“
O concelho de Vila Viçosa conta com mais um recuperado de Covid-19.
O concelho de Arronches não registou, nas ultimas 24 horas, casos de infeção por Covid-19.
O concelho de Portalegre registou esta quarta-feira, dia 24, mais dois casos de Covid-19 e oito recuperações.
O concelho de Elvas regista, hoje, mais um caso de infeção e uma recuperação de Covid-19. Assim, o número de casos ativos mantém-se em 29.
A região Alentejo regista, hoje, quarta-feira, dia 24, mais 84 casos de Covid-19, num total de 28 308 infetados desde o início da pandemia.
Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais 1480 casos de infeção confirmada por Covid-19 e 50 óbitos. Este número é o mais baixo de mortes em 24 horas, desde 8 de novembro, há 108 dias.
Através do projeto “Escola de Pais”, do programa “Mais Sucesso Escolar”, da Câmara Municipal de Elvas, as técnicas do mesmo têm procurado debater o tema da educação parental, junto dos encarregados de educação das crianças do primeiro ciclo das escolas do concelho.
O volume de água armazenada na albufeira da Barragem do Caia é de 146 milhões e 194 mil metros cúbicos, com o nível da água à cota de 230,21 metros.
O concelho de Estremoz registou 65 casos de recuperação de Covid-19, nas ultimas 24 horas.
O concelho de Campo Maior regista, esta quarta-feira, dia 24, mais três casos de Covid-19 e uma recuperação.


As escolas de acolhimento no concelho de Elvas, para os filhos dos trabalhadores dos serviços essenciais, com idade inferior a 12 anos, são as Escolas Básicas do 1º Ciclo (EB1) de Santa Luzia e Boa-Fé, para o pré-escolar e o primeiro ciclo, e a Escola Secundária D. Sancho II, para os segundo e terceiro ciclos e secundário.
Em Campo Maior, por esta altura, são mais de uma dezena os alunos que, todos os dias, frequentam as aulas no Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro.
Estivemos ainda à conversa com algumas destas crianças, que, segundo revelam, não se importam nada de ir para a escola, até porque ali podem, para além de aprender, brincar.
O próximo concurso do Euromilhões prevê um jackpot no valor de 210 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou ontem, na chave sorteada.
O concelho de Ponte de Sor registou, ontem, terça-feira, dia 23, três novos casos de recuperação de Covid-19.
Aumentam, a cada dia que passa, de acordo com os dados do Ministério da Educação, o número de alunos que frequentam as cerca de 700 escolas de acolhimento, abertas em todo o país.
Esta estudante revela ainda que, por esta altura, os professores acabam por exigir uma maior quantidade de trabalhos aos alunos. “Somos sobrecarregados com trabalhos, pelos professores, mesmo que às vezes, sem noção”, alega, compreendendo, ainda assim, a situação: “temos que ter como ser avaliados”.
De acordo com dados divulgados pela Câmara Municipal de Monforte, nas últimas 24 horas, registaram-se dois novos casos de infeção por Covid-19.