Ayuntamiento de Badajoz melhora acessos ao Parque da Alcazaba

Foto: El Periodico Extremadura

O Ayuntamiento de Badajoz vai melhorar os acessos ao Parque da Alcazaba, estendendo o pavimento em ambas as margens, o piso de jogos, do parque infantil será de borracha e haverá um caminho interno acessível.

A quantia não é muito elevada, mas sim o impacto que terá na acessibilidade, principalmente a pessoas com mobilidade reduzida. A obra tem um valor de licitação de 48.350 euros e um prazo de execução um mês e meio.

Esta obra é realizada a pedido da associação de deficientes Apamex, que denunciou no verão de 2018 os problemas de acessibilidade neste parque, conforme revelado durante um festival de música, que gerou inúmeras reclamações de pessoas com problemas de mobilidade que compareceram. Naquela época, esse espaço já era um local comum para a realização de eventos musicais que atraíam grande público.

Especificamente, o pavimento será alargado nos troços agora inexistentes na subida até chegar ao parque de um lado e, do outro, ao parque junto ao Museu Arqueológico. Para a travessia, será disponibilizada uma passagem pedonal acessível no final do passeio existente e outra no topo.

No roteiro interior, será feito um percurso pedonal acessível, que permite ligar a estrada de acesso à Alcazaba com a esplanada do palco. Neste percurso, será colocado um piso sobre o solo existente, que será um pavimento semirrígido e mais resistente que o que existe, que se torna mais impermeável.

Por fim, na área de divertimento infantil, o piso de borracha será colocado sobre uma base. O atual pavimento deste parque é feito de pedras, que serão removidas.