Novo minibus vem colmatar necessidade de mais transporte escolar

A Câmara Municipal de Elvas adquiriu, recentemente, um novo minibus para o transporte escolar, num investimento de 60 mil euros.

O presidente da Câmara de Elvas, Nuno Mocinha afirma que este autocarro “já está pago, e relembra que no ano passado tinha já adquirido outro, de 250 mil euros”.

Muitas pessoas criticaram a autarquia pelo facto de ter adquirido este novo meio de transporte escolar, numa altura em que as aulas são lecionadas à distância. Mas Mocinha esclarece que, “tendo em conta a pandemia, houve necessidade de aumentar o número de autocarros, porque não eram suficientes, para o número de alunos”.

Atualmente, “não é possível transportar o mesmo número de alunos, que foi reduzido, segundo indicações da DGS”, neste meio de transporte. Quando antes da pandemia era possível “transportar 50 alunos, atualmente são apenas 30”, o que significa, segundo o presidente da Câmara de Elvas, “que têm que existir mais meios ao dispor, porque os alunos não diminuíram”.

“Em tempo, a frota foi aumentada e renovada”, diz Mocinha. O presidente adianta ainda que esta renovação da frota de autocarros se assume como importante, uma vez que “os autocarros, com determinados anos ao serviço, não podem transportar alunos e, das duas uma, ou cada vez que precisava, contratava meios, ou sendo que a camara tem motoristas, não os vai contratar se os pode fazer por estes meio”.

Município de Elvas que adquiriu um minibus para transporte escolar, que tem uma capacidade de 22 lugares, e vem colmatar a necessidade de, por esta altura de pandemia, o número de alunos por autocarro ser inferior à sua capacidade, segundo indicações da Direção-Geral da Saúde.