CD Badajoz, 0 – CF Talavera, 0

O CD Badajoz empatou esta tarde diante do CF Talavera em partida da 15ª jornada da segunda divisão B Grupo 5 de Espanha.

Rodrigues, do Talavera foi expulso aos 11 minutos deixando a sua equipa com 10 unidades, mas os comandados por Fernando Estevez não conseguiram marcar.

O CD Badajoz continua líder, agora com 34 pontos, mais 11 que o Merida AD.

Life coaching em workshop na Fábrica do Empreendedor

Nos dias 23, às 15 horas, e 25 de fevereiro, às 18 horas, a Fábrica do Empreender promove uma conferência sobre “Life coaching”, inserida no ciclo formativo “Desmarca-te”, que tem vindo a decorrer, ao longo deste mês, por via online.

Este ciclo gratuito de workshops tem como objetivo capacitar os participantes, promover o desenvolvimento de competências pessoais e comportamentais que facilitem a inserção em mercado de trabalho, a aquisição de competências que tornem os participantes parte ativa na construção do seu próprio futuro e na definição de um projeto de vida profissional.

Este está estruturado em três eixos: emprego, empreendedorismo e competências transversais, sendo que os interessado podem inscrever-se no link http://www.seagency.org/inscricoes/.

Os workshops realizam-se via Zoom.

Vídeo sobre o Alentejo premiado na Bósnia

O vídeo promocional “Alentejo caiado de fresco” venceu a categoria “Best Campaign 2020” Festival de Cinema de Turismo da Bósnia-Herzegovina.

Este não é o primeiro prémio do filme de João Viegas e da New Light Pictures, que resume aquilo que é o Alentejo, as suas tradições e a sua gente, uma vez que antes tinha já ganho dois galardões no Finisterra-Arrábida Film Art & Tourism Festival e um no Croatia Tourism Film Festival.

Morreu mais uma pessoa em Elvas devido à Covid-19

O concelho de Elvas regista hoje, domingo, dia 21, mais uma morte por Covid-19, um caso de infeção e duas recuperações.

Há, agora, 28 casos ativos, dos 1312 registados, desde o início da pandemia.

Da doença, em Elvas, já recuperaram 1258 pessoas e morreram 28.

Estremadura espanhola regista 35 novos casos Covid

A Estremadura espanhola registou este domingo, dia 21, 35 novos casos de infeção por Covid-19 e a morte de duas pessoas.

As autoridades de saúde registam 164 pessoas internadas, 36 das quais em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI).

Por áreas de saúde: Mérida, 10 casos; Don Benito, 7; Badajoz, 8; Plasencia, 10; Cáceres 4; Coria, 3; Llerena – Zafra, 2;  Plasencia, 1 caso novo. Navalmoral de la Mata não registou novos casos de infeção.

Montemor-o-Novo regista duas recuperações de Covid-19

O concelho de Montemor-o-Novo regista dez casos ativos de Covid-19. Os dados agora divulgados são referentes ao apuramento de dia 18 de fevereiro.

Desde a chegada do coronavírus ao concelho, registaram-se 1034 casos de infeção, 962 dados como recuperados e 62 óbitos.

Os dados agora apresentados foram fornecidos pela Autoridade de Saúde local.

Alentejo tem mais 42 casos Covid e uma morte

A região Alentejo regista hoje, domingo, dia 21, mais 42 (+0,1%) casos de Covid-19, num total de 28.141 infetados desde o início da pandemia.

O número de mortes subiu hoje para 922 uma vez que, de acordo com o boletim da Direção-Geral de Saúde (DGS), morreu mais uma pessoa na região.

Nos últimos oito dias, no Alentejo, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 58 casos no domingo 14 de fevereiro; 70 casos na segunda-feira 15 de fevereiro; 65 casos na terça 16 de fevereiro; 108 casos na quarta-feira 17 de fevereiro; 59 casos na quinta 18 de fevereiro; 49 casos na sexta-feira 19 de fevereiro; 31 casos no sábado 20 de fevereiro; e 42 casos no domingo 21 de fevereiro.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Portugal regista mais 1186 casos de infeção e 65 mortes

Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais 1186 casos de infeção confirmada por Covid-19 e 65 óbitos, o valor mais baixo deste ano. De ontem para hoje, 2306 pessoas recuperam da doença.

Estes números da Direção-Geral da Saúde (DGS) revelam que há 55 dias, desde 28 de dezembro, o número de óbitos em 24 horas não era tão baixo.

Nos 1186 novos infetados, 484 (41%) foram em Lisboa e Vale do tejo (LVT) e 358 (30%) no Norte. Os 65 óbitos dizem respeito a 35 pessoas moradoras em LVT, 15 no Centro, 11 no Norte, três no Algarve e uma no Alentejo.

O número de casos ativos teve nova quebra: hoje são 82.341, menos 1185 que ontem. Neste domingo, dia 21 de fevereiro, há 3316 doentes estão internados (mais 32 de ontem para hoje), dos quais 638 (menos 18 nas últimas 24 horas) em unidades de cuidados intensivos (UCI).

Nos últimos oito dias, em Portugal, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 1677 casos no domingo 14 de fevereiro; 1203 casos na segunda-feira 15 de fevereiro; 1502 casos na terça 16 de fevereiro; 2324 casos na quarta-feira 17 de fevereiro; 1944 casos na quinta 18 de fevereiro; 1940 casos na sexta-feira 19 de fevereiro; 1570 casos no sábado 20 de fevereiro; e 1186 no domingo 21 de fevereiro.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Instituto Piaget procura parceiros para projeto no Alentejo

O Instituto Piaget tem novos projetos: uns relacionados com formação à distância, em áreas como a cibersegurança, e outros associados à investigação, ao nível da tecnologia digital para setores como o da agricultura.

Estes novos projetos, explica o diretor da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Piaget, Ricardo Santos (na imagem), inserem-se na reformulação que tem vindo a ser feita, nos últimos dois anos, no plano educativo, agora “focado nas competências digitais”.

“Estamos a desenvolver algumas áreas, em particular, de formação associada ao desenvolvimento das competências digitais, de determinados setores, nomeadamente na área de cibersegurança, na área do data science, e na área de ensino à distância, isto é, naquilo que é a promoção e o apoio às entidades, a formar os seus colaboradores à distância, e também na ótica do ensino”, explica Ricardo Santos.

Ao nível da investigação, a instituição de ensino superior vai iniciar um projeto relacionado com tecnologia digital para o setor agrícola, que irá incidir também na região Alentejo, e para o qual procura agora parceiros, depois “de desafiada por uma das principais associações de sistemas de informação” do país.

“Vamos fazer uma análise, nos próximos tempos, do estado da arte do agrotec, em Portugal, isto é, da tecnologia aplicada no setor agrícola, e de que forma a mesma está a ser potenciada e desenvolvida e que também que investigação existe ao nível empresarial e de estruturas associativas nesta área”, revela o diretor da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Piaget.

Ricardo Santos revela ainda que há várias áreas em que a instituição tem vindo a trabalhar, “com particular relevância fora daquilo que são os grandes centros urbanos e utilizando aquilo que é a capacidade instalada do Instituto Piaget”. “Estamos praticamente situados em quase todas as regiões. Estivemos, até há pouco tempo, no Alentejo, com espaço físico, mas agora só com projetos e com algumas ligações a algumas entidades públicas”, adianta.

Entretanto, o Instituto Piaget está já a chegar a acordo com as Câmaras Municipais da região Alentejo, para, quando possível, avançar com a realização do estudo relativo à tecnologia digital associada à agricultura.

O Instituto Piaget, atualmente, tem escolas em Silves, Viseu, Almada e Vila Nova de Gaia, lecionando, entre outros, cursos como Educação Básica, Ciências da Nutrição, Enfermagem, Engenharia Informática, Gestão e Psicologia.

Primeira fase de vacinação concluída em Castelo de Vide

A primeira fase da vacinação contra a Covid-19, para maiores de 80 anos ou com mais de 50 anos e com outras patologias associadas, está concluída no concelho de Castelo de Vide. Foram administradas 443 vacinas no espaço do Pavilhão Municipal de Castelo de Vide.

António Pita, presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, mostrou-se “satisfeito pelo trabalho desenvolvido na transformação do Pavilhão em centro de vacinação”. Para o autarca, esta primeira fase da vacinação “é um primeiro passo para a imunização de todos no combate à Covid-19”.

Manuel Pires , diretor do centro de saúde de Castelo de Vide, refere que “o sistema de vacinação foi muito bem organizado e administração primeira dose da vacina foi dividida por fases”.

Já Joaquim Araújo, Presidente do conselho de administração da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA), considera que “a vacina não deve ser uma desculpa para o aligeirar das medidas de combate à pandemia”.

A administração da segunda dose da vacina está agendada para dia 11 de março no Pavilhão Municipal de Castelo de Vide.

Campo Maior sem novos casos de Covid-19

O concelho de Campo Maior não regista este domingo, dia 21, novos casos de infeção por Covid-19.

De acordo com as Autoridades de Saúde, Campo Maior regista 633 casos confirmados de Covid-19, sendo que seis estão ativos e 616 foram já dados como recuperados. Onze pessoas já morreram no concelho devido ao coronavírus.

Obra de ampliação das piscinas de Portel já foi retomada

A obra de ampliação e requalificação das Piscinas Municipais em Portel já foi retomada, depois do primeiro empreiteiro ter abandonado os trabalhos.

Foi necessário desenvolver “um novo processo de adjudicação da empreitada, avaliada em cerca de dois milhões de euros, e espera-se agora que a obra decorra dentro da normalidade. O prazo da sua conclusão não depende do município mas espera-se que esta obra, muito esperada por todos, esteja pronta em 2022”, de acordo com Jorge Roque, Adjunto do presidente da Câmara Municipal.

O novo espaço vai contar com “uma piscinas de ondas, novos balneários, espaço de restauração e bar, entre outras melhorias necessárias a uma piscina nos dias de hoje. A piscina municipal de Portel tinha já cerca de 30 anos e estava um pouco desatualizada”.

Portel vai contar com piscinas novas. A obra, no valor de dois milhões de euros, é, de acordo com a autarquia local, uma das mais importantes do concelho.

Poeta campomaiorense vence prémio internacional

O poeta campomaiorense Fernando Fitas (na foto) venceu o 2.º Prémio Internacional de Poesia António Salvado, promovido pela Câmara Municipal e pela Junta de Freguesia de Castelo Branco.

No concurso participam autores de língua portuguesa e castelhana, oriundos da Europa e da América do Sul.

Geração Depositrão recolhe 13 toneladas em Évora

Em funcionamento consecutivo há 13 anos, a Geração Depositrão recolheu, no ano de 2020, cerca de 13 toneladas de equipamentos, pilhas e baterias no distrito de Évora.

Filipa Moita,  responsável de Comunicação da Entidade Gestora de Resíduos, refere que “a Escola Básica de Mora é aquela que mais se destaca, com cerca de três toneladas de resíduos recolhidos. Em segundo lugar surge a EB2,3 Sebastião da Gama e de seguida a Escola Básica Manuel Ferreira Patrício”.

A Geração Depositrão é fruto de uma parceria entre a ERP Portugal – Entidade Gestora de Resíduos e o Programa Eco-Escolas com o objetivo de estimular a entrega de resíduos nas escolas e entidades parceiras, garantindo o seu tratamento, descontaminação e reciclagem.

Filipa Moita adianta que “escolas em todo o país procedem à recolha de equipamentos que contêm substâncias nocivas para o ambiente e para a saúde”.

“No interior das lâmpadas encontramos mercúrio, temos também substâncias nocivas que podem ser encontradas nos frigoríficos, mas também nas máquinas de lavar, nos computadores, em tudo o que tenha a ver com periféricos que podem ser ligados ao computador, telemóveis, pequenos eletrodomésticos como uma varinha mágica ou ferro de engomar e depois temos as pilhas e baterias que alimentam os nossos equipamentos eletrónicos”, informa Filipa Moita.

A Geração Depositrão conta, em média, com o envolvimento de mais de 700 escolas e entidades, 420 mil alunos e cerca de 40 mil professores.

Câmara de Campo Maior investe em iluminação LED

Está a decorrer uma nova fase do projeto de melhoria da eficiência energética da iluminação pública do concelho de Campo Maior, que o Município tem vindo a desenvolver nos últimos tempos.

No Jardim Municipal terão sido já substituídas todas as luminárias por soluções mais económicas em termos de consumo.

Esta intervenção visa a redução do consumo de energética elétrica do espaço e a redução dos custos de manutenção e insere-se numa estratégia mais ampla de melhoria da eficiência energética de vários equipamentos municipais e a transição para uma economia com baixas emissões de carbono, através da substituição das luminárias por tecnologia LED e instalação de um sistema de gestão de consumos.

Este é um projeto cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Alentejo – Alentejo 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), com um custo total de 70.400 euros, beneficia de um cofinanciamento FEDER reembolsável de 58 mil euros, cabendo ao Município de Campo Maior o valor de 12 mil euros.

Novo minibus vem colmatar necessidade de mais transporte escolar

A Câmara Municipal de Elvas adquiriu, recentemente, um novo minibus para o transporte escolar, num investimento de 60 mil euros.

O presidente da Câmara de Elvas, Nuno Mocinha afirma que este autocarro “já está pago, e relembra que no ano passado tinha já adquirido outro, de 250 mil euros”.

Muitas pessoas criticaram a autarquia pelo facto de ter adquirido este novo meio de transporte escolar, numa altura em que as aulas são lecionadas à distância. Mas Mocinha esclarece que, “tendo em conta a pandemia, houve necessidade de aumentar o número de autocarros, porque não eram suficientes, para o número de alunos”.

Atualmente, “não é possível transportar o mesmo número de alunos, que foi reduzido, segundo indicações da DGS”, neste meio de transporte. Quando antes da pandemia era possível “transportar 50 alunos, atualmente são apenas 30”, o que significa, segundo o presidente da Câmara de Elvas, “que têm que existir mais meios ao dispor, porque os alunos não diminuíram”.

“Em tempo, a frota foi aumentada e renovada”, diz Mocinha. O presidente adianta ainda que esta renovação da frota de autocarros se assume como importante, uma vez que “os autocarros, com determinados anos ao serviço, não podem transportar alunos e, das duas uma, ou cada vez que precisava, contratava meios, ou sendo que a camara tem motoristas, não os vai contratar se os pode fazer por estes meio”.

Município de Elvas que adquiriu um minibus para transporte escolar, que tem uma capacidade de 22 lugares, e vem colmatar a necessidade de, por esta altura de pandemia, o número de alunos por autocarro ser inferior à sua capacidade, segundo indicações da Direção-Geral da Saúde.

Ponte de Sor com mais dois casos de infeção

O concelho de Ponte de Sor registou ontem, sábado, dia 20, dois novos casos de Covid-19.

Desde o início da pandemia, Ponte de Sor tem 803 casos confirmados, sendo que 15 estão ativos e 755 foram dados como recuperados. Já faleceram 33 pessoas no concelho.

Monforte regista três novos casos de Covid-19

De acordo com dados divulgados pela Câmara Municipal de Monforte, registaram-se três novos casos de infeção por Covid-19 no concelho.

Monforte conta com 202 casos confirmados de Covid-19, sendo que cinco estão ativos e 190 foram dados como recuperados. No concelho de Monforte morreram sete pessoas devido à pandemia.