Elvenses vencem Raid Internacional de Montemor

Numa organização da Equimor, realizou-se em Montemor-o-Novo, nos dias 19 e 20 de fevereiro, a 3.ª edição do Raid Internacional CEI **, este ano a integrar o Troféu Ibérico (2ª jornada).

Quanto a resultados os cavaleiros elvenses voltaram a ter excelentes resultados:

120km – vencedor Rui Lanternas de Elvas com AL Ral
100km – vencedor João Pedro Carpinteiro de Elvas  com Jupiter
80km – vencedor Claudia Filipa Lopes com Etelka du Vialaret
40km – vencedor João Maria Careto com Magnifica das Tapadas
Destaque ainda nos 40 quilómetros, para as classificações dos elvenses, tendo Luís Miguel Barradas, alcançado o 8.º lugar, Carolina Barradas foi 11.ª e Maria do Carmo Cruz 15.ª lugar.

7Este Raid é de nível profissional, e assim, a prova enquadra-se nas exceções, com autorização do Delegado de Saúde Pública e aprovação do plano de contingência da Federação Equestre Portuguesa pela DGS. Assim, e tendo em conta que o Raid e sua organização cumpria todos os pressupostos, esta prova foi autorizada e apoiada pelo Município de Montemor-o-Novo.

Tendo em conta a situação em que vivemos (Pandemia e Estado de Emergência), e com o objectivo de criar condições de segurança para todos os participantes, a organização da Equimor concebeu um plano de operacionalização, no seguimento das instruções dadas pela Direção Geral da Saúde (DGS). Desta forma, nesta edição, e entre outras condicionantes, não houve presença de público, foi alterado o local de partidas/chegadas e grelhas veterinárias, para a Zona Industrial da Adua, com todas os envolvidos a terem de cumprir o uso obrigatório de máscara no recinto do Raid, exceto cavaleiros a montar.

Tal como nas edições anteriores, a prova contou com o apoio do Município de Montemor-o-Novo e da União de Freguesias de Vila, Bispo e Silveiras.

CIMAC promove sessões de esclarecimento sobre Plataforma + Cidadania

A Plataforma +Cidadania, da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, permite aos alunos ter acesso a atividades interativas para a consolidação das aprendizagens.

Para tal, a Lusoinfo vai dinamizar duas sessões de esclarecimentos dirigidas aos pais e Encarregados de Educação, nos próximos dias 24 e 25 de fevereiro, pelas 21 horas e pelas 18.30 horas, através da plataforma Zoom.

Estas sessões têm como objetivo apoiar as famílias na exploração da Plataforma + Cidadania e apresentar a ferramenta “Ensinar e Aprender Português”, disponibilizada recentemente.

As inscrições podem ser feitas através de formulário, a preencher online, no seguinte link: https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx…

Alandroal regista mais três casos Covid e duas altas

O concelho de Alandroal registou este sábado, dia 20, mais três casos de Covid-19 e duas recuperações.

Desde o início da pandemia, Alandroal regista 300 casos, sendo que 10 estão ativos e 287 recuperados. Do coronavírus, no concelho, faleceram três pessoas.

Envolvente ao Santuário de Viana alvo de requalificação

O Município de Viana do Alentejo está a proceder a obras de requalificação paisagística e ambiental da zona envolvente ao Santuário de Nossa  Senhora D’Aires, em Viana do Alentejo.

A intervenção que começou em novembro de 2020, está orçada em cerca de 800 mil euros, e será financiada por fundos comunitários na ordem dos 600 mil euros.

A requalificação visa dotar o espaço passível de utilização por parte da população e visitantes, respeitando não apenas o património existente, mas também os seus utilizadores, dotando-o, também, de infraestruturas adequadas ao cumprimento das suas funções religiosas e profanas.

Deste modo, para além do enterramento das infraestruturas elétricas, de comunicações e abastecimento de água, da drenagem e do aterro da zona, serão, igualmente,desenhados vários espaços pedonais e áreas de estacionamento.

Devido à grande importância patrimonial de toda a zona envolvente ao Santuário de de Nossa  Senhora D’Aires, todos estes trabalhos estão a ser executados com acompanhamento arqueológico de modo a registar e preservar as infraestruturas que vão sendo encontradas.

Elvas tem mais um caso Covid e três altas

O concelho de Elvas regista hoje mais um caso de infeção por Covid-19 e também mais três pessoas recuperaram da doença.

O número de novos infetados no concelho de Elvas está em queda nas últimas três semanas: seis casos, nos sete dias entre 14 e 20 de fevereiro; sete casos, na semana anterior, entre 7 e 13 de fevereiro; e 61 casos, se recuarmos mais uma semana, entre 31 de janeiro e 6 de fevereiro.

Há, agora, 30 casos ativos, dos 1311 registados, desde o início da pandemia.

Da doença, em Elvas, já recuperaram 1254 pessoas e morreram 27.

Estremadura espanhola tem mais 66 casos de Covid-19

A Estremadura espanhola registou este sábado, dia 20, 66 novos casos de infeção por Covid-19 e a morte de três pessoas.

As autoridades de saúde registam 162 pessoas internadas, 39 das quais em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI).

Por áreas de saúde: Mérida, 34 casos; Don Benito, 11; Badajoz, 10; Plasencia, 10; Plasencia, 8; Cáceres 2 e Llerena – Zafra, 1 caso novo. Coria e Navalmoral de la Mata não apresentam novos casos de infeção.

Alunos do IPP em terceiro lugar nos prémios Sophia 2021

Diogo Samuel, Hugo Santos, Pedro Bilé e Tyffany Reis ficaram em terceiro lugar, na categoria de Melhor Curta-Metragem de animação, dos prémios Sophia.

A curta-metragem “Santuário”, dos alunos da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Portalegre, alcança assim o pódio neste concurso desenvolvido pela Academia de Cinema.

Arronches regista mais quatro recuperados de Covid-19

O concelho de Arronches não registou, nas ultimas 24 horas, casos de infeção por Covid-19.

Mais quatro pessoas recuperaram da doença, num total de 151 recuperados.

Este sábado, dia 20 de fevereiro, Arronches conta com um total de 184 casos conformados, sendo que 29 estão ativos. No concelho já faleceram quatro pessoas.

Alentejo tem mais 31 infetados e seis mortes

A região Alentejo regista hoje, sábado, dia 20, mais 31 (+0,1%) casos de Covid-19, num total de 28.099 infetados desde o início da pandemia.

O número de 31 novos infetados em 24 horas é o mais baixo há 116 dias, quase há quatro meses, desde 27 de outubro, data em que houve 12 casos.

O número de mortes subiu hoje para 921 uma vez que, de acordo com o boletim da Direção-Geral de Saúde (DGS), morreram mais seis pessoas na região.

Nos últimos oito dias, no Alentejo, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 113 casos no sábado 13 de fevereiro; 58 casos no domingo 14 de fevereiro; 70 casos na segunda-feira 15 de fevereiro; 65 casos na terça 16 de fevereiro; 108 casos na quarta-feira 17 de fevereiro; 59 casos na quinta 18 de fevereiro; 49 casos na sexta-feira 19 de fevereiro; e 31 casos no sábado 20 de fevereiro.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Portugal regista 1570 novos casos de infeção e 76 mortes

Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais 1570 (+0,2%) casos de infeção confirmada por Covid-19 e 76 (+0,5%) óbitos. De ontem para hoje, 8865 pessoas recuperam da doença.

Este sábado, dia 20 de fevereiro, registou nova melhoria na situação hospitalar: 3284 doentes estão internados (menos 300 que ontem), dos quais 656 em unidades de cuidados intensivos (UCI), menos 13 de ontem para hoje.

Dos 1570 novos infetados desde ontem, salientam-se 770 casos (49%) em Lisboa e Vale do Tejo (LVT). Os 76 óbitos eram 36 (47%) residentes em LVT, 18 no Norte, 13 no Centro, seis no Alentejo e três no Algarve.

O número de casos ativos baixou: hoje, há 83.526 pessoas com esta doença, menos 3556 que ontem. Desde o início da pandemia, Portugal já registou 15.897 mortes e 796.339 casos de infeção, de acordo com os números divulgados hoje no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nos últimos oito dias, em Portugal, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 2856 casos no sábado 13 de fevereiro; 1677 casos no domingo 14 de fevereiro; 1203 casos na segunda-feira 15 de fevereiro; 1502 casos na terça 16 de fevereiro; 2324 casos na quarta-feira 17 de fevereiro; 1944 casos na quinta 18 de fevereiro; 1940 casos na sexta-feira 19 de fevereiro; e 1570 casos no sábado 20 de fevereiro.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Município de Arronches prolonga apoios a famílias e empresas

A Câmara Municipal de Arronches, prolongou as medidas em vigor no apoio às famílias e empresas no âmbito da Covid-19, até ao próximo mês de abril.

As medidas em vigor são as seguintes:

Apoio às famílias

  1. Prorrogação do pagamento das rendas mensais de imóveis municipais destinados a habitação, a liquidar até abril de 2021, podendo ser pagas atá 30 de abril de 2021, sem penalização ou qualquer agravamento, desde que requerido à Câmara Municipal e em que seja demonstrado a situação de desemprego do titular do contrato, respetivo cônjuge ou equivalente, ou demonstração de perda abrupta de rendimento do agregado familiar;
  2. Alargamento do prazo de pagamento de faturas de água, saneamento e resíduos sólidos urbanos, sem aplicação de juros ou qualquer penalização até 30 de abril de 2021, em caso de necessidade ou impossibilidade;
  3. Disponibilização de apoio ao domicílio, nomeadamente, a entrega de bens alimentares, medicamentos ou outros produtos às pessoas afetadas pela infeção provocada pelo vírus Sars-Cov2, pessoas em confinamento profilático domiciliário e pessoas mais vulneráveis. Este apoio deverá ser solicitado junto dos Serviços de Ação Social da Câmara Municipal e é efetuado em parceria com as Juntas de Freguesia do Concelho;
  4. Pagamento da comparticipação na medicação aos titulares de Cartão Municipal do Idoso efetuado na residência em parceria com as Juntas de Freguesia. Este apoio é efetuado aos residentes nas Freguesias de Esperança e Mosteiros;
  5. Apoio aos alunos do Agrupamento de Escolas residentes no concelho com disponibilização de router’s para acesso à internet aos que careçam desta necessidade durante o período de aulas não presenciais;
  6. Disponibilização de 20 bolsas de formação no âmbito do “Programa Municipal de Formação e Ocupação em Contexto de Trabalho” às famílias mais carenciadas;
  7. Disponibilização de 10 bolsas no âmbito de “Programa Municipal de Ocupação Temporária de Jovens”.

Apoio às empresas

  1. Isenção das rendas mensais dos espaços comerciais/empresariais propriedade do Município cujos estabelecimentos tenham sido encerrados por imposição legal no âmbito do Estado de Emergência, enquanto o mesmo se mantenha em vigor;
  2. Prorrogação do prazo de pagamento ao Município das rendas mensais dos espaços comerciais/empresariais propriedade do mesmo, a liquidar até abril de 2021, até 30 de abril de 2021, sem penalização ou qualquer agravamento;
  3. Alargamento do prazo de pagamento de faturas de água, saneamento e resíduos sólidos urbanos, sem aplicação de juros ou qualquer penalização até 30 de abril de 2021, em caso de necessidade ou impossibilidade;
  4. Isenção das taxas de ocupação da via pública até 30 de abril de 2021;
  5. Isenção das taxas de licenciamento e averbamento de veículos afetos ao transporte de táxi até 30 de abril de 2021;
  6. Isenção das taxas de licenciamento de esplanadas até 30 de abril de 2021;
  7. Isenção das taxas de renovação de estabelecimentos comerciais e de restauração até 30 de abril de 2021;
  8. Disponibilização dos serviços da autarquia para apoio a empresas com o objetivo de minimizar os efeitos da paragem económica abrupta verificada, de planear e estimular a recuperação económica, atuando nas seguintes vertentes:
  9. a) Assegurar que as informações sobre apoios municipais, governamentais ou europeus sejam divulgadas e ajudar as empresas no acionamento desses apoios;
  10. b) Apoiar a elaboração de candidaturas a apoios, no caso de se verificar necessário;
  11. c) Acolhimento de sugestões por parte do próprio tecido económico;
  12. d) Prestar outros esclarecimentos às empresas e empresários relacionados com estas temáticas.

Estas medidas serão avaliadas no final do mês de abril e poderão ser renovadas, parcial ou totalmente, se a situação o justificar.

Faleceu António Braçadas Malhado

António Braçadas Malhado (na foto), de 79 anos de idade, faleceu, ao início da manhã deste sábado dia 20, no Hospital de Santa Luzia, em Elvas.

António Malhado foi presidente da Junta de Freguesia de São Vicente e Ventosa, no concelho de Elvas, entre 1990 e 2001. Antes disso, foi presidente da Casa do Povo de São Vicente. Durante mais de duas décadas, entre 1998 e 2020, foi presidente da Associação de Apoio à Infância e Terceira Idade de São Vicente, coletividade responsável pelo lar, creche e jardim-de-infância da localidade.

Era casado e tinha três filhos.

A Rádio ELVAS apresenta, à família, sentidas condolências.

Jovens elvenses no Concurso Nacional de Leitura

A fase escolar/municipal do Concurso Nacional de Leitura, que decorre este ano online, realizou-se na quarta-feira, dia 17, sob o mote “E@D – Estamos à Distância/Estamos On”.

Participaram no concurso alunos de 1º, 2º e 3º ciclos, dos três agrupamentos de Escolas de Elvas. Foram selecionados para a Fase Intermunicipal três alunos de cada um destes ciclos de ensino.

Os vencedores do 1º ciclo foram Diana Reis, Eduardo Nascimento e Marta Generoso; no 2º ciclo: Soraia Afonso, Leonor Mexia, Maria Teresa Dias; e no 3º ciclo Leonor Gervásio, Lara Albergaria, Cheila Russo.

O júri avaliou as prestações de todos os participantes, classificando todos os leitores com um magnífico desempenho.

Campo Maior regista mais uma recuperação de Covid-19

O concelho de Campo Maior regista este sábado, dia 20, a recuperação de mais uma pessoa.

De acordo com as Autoridades de Saúde, Campo Maior regista 633 casos confirmados de Covid-19, sendo que seis estão ativos e 616 foram já dados como recuperados. Onze pessoas já morreram no concelho devido ao coronavírus.

Herdade do Esporão vence prémio de sustentabilidade

O restaurante Herdade do Esporão, em Reguengos de Monsaraz, ganhou, recentemente, o Prémio Especial Sustentabilidade Studioneves 2020, tendo com conta aspetos ambientais, sociais e de gestão.

A atribuição deste prémio, organizado pela Mesa Marcada, em parceria com uma consultora técnica internacional, ao restaurante, é “um motivo de orgulho” para a Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, garante o vereador Jorge Nunes, lembrando que o mesmo foi distinguido “devido à sua preocupação ambiental e e em ir manter valor ligados àquilo que é a sustentabilidade”.

Jorge Nunes adianta que prémios como este motivam qualquer um a fazer sempre “mais e melhor”. “Sempre que algum dos nossos restaurantes, ou qualquer outra entidade, se distingue, numa escala nacional ou internacional, deve orgulhar o território e motivarmos todos”, acrescenta.

“Tudo isto, no fundo, representa aquilo que é um território que, quando aposta bem nos seus valores endógenos e ligados àquilo que é a sustentabilidade, tem tudo para dar certo”, diz ainda o vereador.

A contribuir para a atribuição deste prémio ao restaurante Herdade do Esporão está o facto de, entre outros, se ter eliminado, na cozinha, o uso de película aderente e reduzido o uso de plástico. Para além disso, o restaurante faz compostagem de resíduos e ainda colabora com entidades locais de apoio social.

Num total de 31 candidatos, além do vencedor, os restaurantes alentejanos Sem Porta, do Hotel Sublime, na Comporta, e o Craveiral Farmtable by Alexandre Silva, em S. Teotónio, foram distinguidos com uma Menção Honrosa.

Vila Viçosa tem mais três recuperados de Covid-19

O concelho de Vila Viçosa conta com mais três casos de recuperação de Covid-19.

Vila Viçosa regista 452 casos positivos, sendo que 17 estão ativos, 424 recuperados e já se verificaram 11 mortes, de acordo com os dados fornecidos pela Autoridade de Saúde.

Os dados apresentados este sábado, dia 20, dizem respeito ao apuramento de dia 18 de fevereiro.

Reabilitação de Instalações Desportivas: candidaturas até 3 de março

As candidaturas ao Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas (PRID), promovido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), estão abertas até dia 3 de março.

O PRID é uma iniciativa direcionada a clubes e associações desportivas de Portugal continental, com o objetivo de promover a requalificação das instalações desportivas ao serviço das comunidades, tendo em vista melhorar as condições de prática desportiva. As despesas elegíveis abrangem intervenções diversificadas, relacionadas com a renovação, reabilitação e conservação de instalações dos clubes.

Através do PRID, o governo já apoiou cerca de 400 clubes e associações, num investimento de cerca de 7 milhões de euros na reabilitação de infraestruturas desportivas, financiados pelo IPDJ, os quais correspondem a um investimento global de cerca de 20 milhões de euros. O montante de apoio para este ano é de 2 milhões de euros.

Considerando a importância das organizações associativas locais, especialmente os clubes desportivos, enquanto estruturas que se relacionam com as comunidades da sua área de influência e que disponibilizam atividades e serviços que satisfazem as suas necessidades de natureza desportiva e cultural, estão previstas nesta 5.ª edição um investimento de 2 milhões de euros.

Euromilhões com jackpot de 210 milhões de euros

O próximo concurso do Euromilhões, na terça-feira, prevê um jackpot de 210 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou na chave sorteada ontem.

O segundo prémio, no valor de 177.571,43 euros, vai ser entregue a nove jogadores, dois dos quais em Portugal.

Já o terceiro prémio, de 24.900,82 euros, vai ser entregue a 15 apostadores no estrangeiro.

A chave do concurso de ontem do Euromilhões é composta pelos números 4 – 12 – 25 – 46 – 48 e pelas estrelas 7 e 12.

São Vicente e Ventosa recupera conduta de água

A Junta de Freguesia de São Vicente e Ventosa, no concelho de Elvas, procedeu à reparação de uma conduta de água, em colaboração com a Câmara Municipal de Elvas e a Aquaelvas.

Esta conduta, de cerca de 100 metros, localiza-se entre a Rua Dr. Mário Cidrais e o cemitério, que tinha “roturas e perdas de água constantes”, assumindo-se como um “problema para os moradores daquela zona”, como explica o presidente da Junta de Freguesia, João Charruadas.

À Junta de Freguesia coube um valor de investimento de cerca de 300 euros, para os cubos de granito, sacas de cimento e recursos humanos. A tubagem, o valor da máquina e o alcatrão ficaram a cargo da Câmara de Elvas e Aquaelvas. João Charruadas enaltece “o trabalho desenvolvido entre as três instituições, para resolver o problema desta conduta”.

Junta de Freguesia de São Vicente e Ventosa, em colaboração com a Aqualevas e Câmara de Elvas, recuperou uma conduta, que trazia vários problemas para os moradores daquela zona da localidade.

Montemor tem ativos 12 casos de Covid-19

O concelho de Montemor-o-Novo registava ontem, sexta-feira, dia 19 de fevereiro, 12 casos ativos de Covid-19. Os dados agora divulgados são referentes ao apuramento de dia 17 de fevereiro.

Desde a chegada do coronavírus ao concelho registaram-se 1034 casos de infeção, 960 dados como recuperados e 62 óbitos.

Os dados agora apresentados foram fornecidos pela Autoridade de Saúde local.

Marvão regista mais uma morte por Covid

O concelho de Marvão registou ontem, sexta-feira, dia 19, mais uma morte por Covid-19.

Desde o início da pandemia, Marvão tem 158 casos confirmados, sendo que 12 estão ativos e 129 foram dados como recuperados. Já faleceram 17 pessoas no concelho.

Ponte de Sor tem mais dois recuperados de Covid-19

O concelho de Ponte de Sor registou ontem, sexta-feira, dia 19, dois novos casos de recuperação de Covid-19.

Desde o início da pandemia, Ponte de Sor tem 801 casos confirmados, sendo que 13 estão ativos e 755 foram dados como recuperados. Já faleceram 33 pessoas no concelho.