Espanha prolonga até 1 de março fecho de fronteiras com Portugal

O Governo espanhol anunciou, esta terça-feira, 9 de fevereiro, que as fronteiras terrestres entre Espanha e Portugal vão continuar fechadas, pelo menos, até dia 1 de março.

O controlo das fronteiras devia estender-se, segundo aquilo que estava inicialmente previsto, até amanhã, 10 de fevereiro, mas face à evolução da pandemia esse prazo foi prolongado.

Segundo o despacho publicado pelo Ministério do Interior, só será permitida a entrada em território espanhol a cidadãos espanhóis,  seus cônjuges e dependentes ou ascendentes que vivam sob os seus cuidados e viajam com os primeiros; residentes em Espanha, mediante comprovação de residência habitual; e alunos que estejam a estudar em Espanha.

Também podem entrar em Espanha residentes de outros países do espaço Schengen que se dirijam à sua residência habitual, devidamente comprovada; cidadãos que visitem Espanha por razões laborais, devidamente comprovadas; cidadãos que por causas de força maior ou por razões humanitárias precisem de visitar Espanha; membros de missões diplomáticas, escritórios consulares ou organismos internacionais localizados na Espanha, bem como cidadãos que estejam em viagens de Estado ou sejam membros das Forças e Órgãos de Segurança e Forças Armadas para o exercício de suas funções.

O diploma agora publicado pelo Executivo espanhol salienta que serão estabelecidos pontos de passagem autorizados na fronteira terrestre e horários para tais deslocações, que serão acordados com as autoridades portuguesas, à semelhança do que já estava em vigor.

Nos concelhos de Elvas e Campo Maior, a fronteira do Caia é uma das que se encontram a permitir as passagens autorizadas, enquanto a fronteira do Retiro (entre Campo Maior e Badajoz) e a Ponte da Ajuda (entre Elvas e Olivença) se encontram encerradas ao trânsito de pessoas e veículos.