A situação financeira das corporações de bombeiros do país tem vindo a agravar-se, nos últimos meses, tendo em conta que, com a pandemia, reduziu, drasticamente, o número de transporte de doentes feitos pelos soldados da paz: a principal fonte de receita da associações humanitárias.
Para além disso, são agora muitas as despesas com os equipamentos de proteção individual a usar pelos elementos das corporações. O atual presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros de Monforte, Gonçalo Lagem, garante que as corporações, a nível nacional, “têm sido muito sacrificadas, tendo em conta que o transporte de doentes reduziu, o que consequentemente, trouxe dificuldades financeiras pela falta de receita”.
O também presidente da Câmara de Monforte explica que as associações “dependem maioritariamente das câmaras municipais ou da Autoridade Nacional da Proteção Civil”, sendo que esta última, revela, atribuir uma mensalidade a cada corporação.
Ao nível do transporte de doentes, explica ainda, e exemplificando com a situação em Monforte, “há 25 mil euros de receita e 24.900 de despesa”.
“As corporações devem estar aptas para prestar o melhor serviço de socorro às populações, e não devem estar à mercê da boa vontade das pessoas, da sua generosidade, e de campanhas de solidariedade”, assegura, garantindo ainda que as mesmas “devem estar dotadas de recursos, equipamentos e de condições financeiras, para fazer face a uma urgência”.
Outro dos objetivos do atual presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros de Monforte passa por “recrutar mais jovens voluntários, para a corporação, para que sejam cada vez mais aqueles que prestam socorro e apoio à população do concelho de Monforte”.


O concelho de Alandroal regista esta quarta-feira, dia 3, a terceira vítima mortal por Covid-19.
Mais cinco utentes do Centro de Dia e Lar de Nossa Senhora da Graça de Degolados testaram positivo à covid-19.
O concelho de Elvas regista, esta quarta-feira, dia 3 de fevereiro, mais nove casos de infeção por Covid-19 e também mais 23 pessoas recuperaram da doença.
Os corpos de vítimas da Covid-19 estão a ser guardados num contentor frigorífico, junto à morgue, nas traseiras do Hospital de Santa Luzia de Elvas, devido à falta de espaço no interior da morgue.
Apesar dos equipamentos culturais e grande parte da atividade desta área estar de portas encerradas, a Câmara Municipal de Alter do Chão não quer que a Cultura caia em esquecimento. Por isso, de forma a ajudá-lo a ultrapassar a solidão do confinamento, do isolamento ou da quarentena, o Município sugere uma viagem, sem que saia do mesmo local, nomeadamente através da leitura de um livro.
O concelho de Borba regista, esta quarta-feira, dia 3, mais sete recuperações de Covid-19, num total de 309 pessoas que já recuperaram da doença.
O concelho de Arronches regista, esta quarta-feira, dia 3, mais dois casos de infeção por Covid-19 e quatro pessoas recuperaram da doença.
O concelho de Portalegre regista, esta quarta-feira, dia 3, mais um caso de infeção por Covid-19 e também mais nove pessoas recuperaram da doença.
Nos tempos que correm, os videojogos e a utilização da internet podem ser verdadeiras dores de cabeça, sobretudo para ao pais. O medo e receio pela dependência ou excesso de utilização são alguns dos fatores que levam os tutores a colocar questões como: quantas horas deve o meu filho passar a jogar? Em que idade devo dar um computador ou telemóvel ao meu filho?, entre outras.
O concelho de Campo Maior regista, esta quarta-feira, dia 3, mais sete casos de infeção por Covid-19 e também mais 21 pessoas recuperaram da doença.
O Gabinete de Crise da Câmara Municipal de Castelo de Vide está a efetuar alterações e atualizações ao Diretório Empresarial do Município.
O concelho de Ponte de Sor regista mais 30 recuperações da Covid-19 e, nas últimas 24 horas, há também registo de mais oito casso de infeção.
O concelho de Avis registou, nas últimas 24 horas, mais um caso de infeção por Covid-19 e também mais uma pessoa recuperou da doença.
O concelho do Crato registou, nas últimas 24 horas, mais dois casos de infeção por Covid-19 e também mais três pessoas foram dadas como recuperadas da doença.
A 22ª edição da Matança Tradicional do Porco Alentejano, aquela que é a primeira iniciativa anual da CURPI de Campo Maior, vai este ano decorrer de forma diferente.
O concelho de Alandroal registou, ontem, terça-feira, dia 2, mais 13 recuperações de Covid-19, o que eleva para 202 o número total de pessoas que recuperaram da doença.
O concelho de Monforte não registou, nas últimas 24 horas, novos casos de infeção por covid-19.
O próximo concurso do Euromilhões, na sexta-feira, deve ter um jackpot no valor de 130 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou ontem, na chave sorteada.
O Centro de Negócios Transfronteiriço (CNT) de Elvas está preparado e equipado para acolher os utentes do concelho que forem chamados a ser vacinados pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS).