Espanha discute com Portugal controlo de fronteiras

A ministra dos Negócios Estrangeiras espanhola, Arancha González confirmou que os dois países ibéricos estiveram em conversações durante todo o dia sobre a aplicação de controlos na linha de fronteira.

“A medida, proposta por Portugal, está a ser detalhada conjuntamente e sempre dentro das regras de Schengen”, que permitem restrições à mobilidade em “casos de força maior” disse Arancha González Laia em conferência de imprensa, acrescentando que “as normas concretas que entrarem em vigor servem para controlar os contágios de covid-19” irão respeitar o acordo de Schengen.

Embora teoricamente não haja mais controlos nas fronteiras internas ao espaço Schengen, de que Portugal e Espanha fazem parte, esses controles podem ser reativados temporariamente caso sejam considerados necessários para a manutenção da ordem pública ou da segurança nacional.

A ministra espanhola sublinhou que “não é um encerramento de fronteira: é uma restrição temporária acordada de comum acordo e com mecanismos que permitem aos nossos cidadãos transfronteiriços continuar com a vida quotidiana e evitar movimentos não essenciais”, trata-se sim de uma “limitação, acordada entre os dois países”, à mobilidade das pessoas dos dois lados da fronteira.

Arancha González insistiu que “os cidadãos têm de evitar deslocações que não são necessárias”, o que “não é fácil”, sobretudo para os que vivem nas zonas fronteiriças, os mais afetados pela decisão.

O Governo português decidiu hoje, em conselho de ministros, limitar as deslocações para fora do território continental, por qualquer meio de transporte, e repor o controlo nas fronteiras terrestres.

 

Regressam as aulas “online” a partir de 8 de fevereiro

As aulas online regressam a partir de 8 de fevereiro, mas mantém-se a suspensão das aulas na próxima semana, até dia 5.

O Conselho de Ministros determinou as medidas do 10º estado de emergência, com a ministra Mariana Vieira da Silva a anunciar que a “suspensão das atividade letivas continua até dia 5 de fevereiro e, no dia 8 de fevereiro, inicia-se atividade letivas não presenciais”.

Mariana Vieira da Silva disse que os cidadãos nacionais estão, a partir de agora, impedidos de sair para o estrangeiro — independentemente do país. “A situação epidemiológica é grave”, diz.

Alandroal com mais 11 casos Covid e uma recuperação

O concelho de Alandroal regista, esta quinta-feira, dia 28, mais 11 casos de infeção por Covid-19 e também mais uma pessoa recuperou da doença.

Dos 238 casos confirmados, desde o início da pandemia, 63 estão ativos e 173 já foram dados como recuperados.

Há, ainda, registo de dois óbitos em Alandroal.

IPDJ apoia clubes desportivos em três milhões de euros

No âmbito do programa do Governo, o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, através do Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ), financia clubes e associações desportivas em três milhões de euros.

Desde 22 de janeiro e até 22 de fevereiro, estão abertas as candidaturas ao Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas (PRID), uma iniciativa direcionada a clubes e associações desportivas de Portugal continental, com o objetivo de promover a requalificação das instalações desportivas ao serviço das comunidades, tendo em vista melhorar as condições de prática desportiva. As despesas elegíveis abrangem intervenções diversificadas, relacionadas com a renovação, reabilitação e conservação de instalações dos clubes.

Através do PRID, o Governo já apoiou cerca de 400 clubes e associações, num investimento de cerca de 7 milhões de euros na reabilitação de infraestruturas desportivas, financiados pelo IPDJ, os quais correspondem a um investimento global de cerca de 20 milhões de euros. O montante de apoio, para este ano, é de dois milhões de euros.

Considerando a importância das organizações associativas locais, especialmente os clubes desportivos, enquanto estruturas que se relacionam com as comunidades da sua área de influência e que disponibilizam atividades e serviços que satisfazem as suas necessidades de natureza desportiva e cultural, estão previstas nesta quinta edição um investimento de dois milhões de euros.

De 29 de janeiro a 15 de março, estão abertas as candidaturas ao Programa Nacional de Desporto para Todos (PNDpT).

Pretende-se continuar a reforçar o apoio à prática desportiva regular, que permita promover a saúde e os estilos de vida saudáveis entre todos os segmentos da população, o que significa contemplar a  inclusão social (minorias étnicas, população em situação desfavorecida, pessoas privadas de liberdade, crianças e jovens, população sénior, entre outras), a integração da pessoa com deficiência, a promoção da igualdade de género, a sustentabilidade ambiental e mobilidade ativa, a inovação tecnológica e a proteção dos direitos humanos.

Podem candidatar-se os clubes desportivos, as associações promotoras do desporto e outras entidades, cujo objeto compreenda ou capacite o desporto de base em Portugal.
O PNdT já apoiou 1341 projetos, tendo o investimento atingido mais de 18 milhões de euros. Este ano, o programa contemplará o apoio e um milhão de euros.

Parlamento aprova renovação do Estado de Emergência até 14 de fevereiro

O parlamento aprovou esta quinta-feira, dia 28, a renovação do Estado de Emergência no nosso país, até dia 14 de fevereiro, para conter a propagação da pandemia.

O diploma teve o voto a favor do PS, PSD, CDS, PAN e da deputada não inscrita Cristina Rodrigues. O PCP, PEV, Chega, Iniciativa Liberal e a deputada Joacine Katar Moreira votaram contra. O Bloco de Esquerda absteve-se.

Neste contexto de pandemia, este foi o décimo diploma do estado de emergência que o Presidente da República submeteu ao parlamento, e que entra em vigor à meia-noite de dia 31 de janeiro e vigora até às 23.59 horas de dia 14 de fevereiro.

Município de Reguengos apoia famílias, empresas e instituições

A Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz deliberou, por unanimidade, em reunião do executivo, apoiar os consumidores dos serviços de abastecimento de água, de saneamento e de gestão de resíduos urbanos do concelho, durante o estado de emergência.

A autarquia vai isentar na totalidade o pagamento do valor da tarifa fixa de abastecimento de água aos consumidores domésticos nos meses com estado de emergência, com início no processamento referente aos consumos de janeiro e até março, altura em que a medida deverá ser reavaliada caso se mantenha este quadro legal.

A câmara municipal vai igualmente dispensar o pagamento das tarifas fixas e variáveis dos serviços de abastecimento de água, saneamento e resíduos urbanos a todas as instituições sociais do concelho e à Associação Humanitária Bombeiros Voluntários de Reguengos de Monsaraz. Foi também decidido isentar do pagamento das tarifas fixas destes serviços todos os utilizadores não-domésticos e as associações sem fins lucrativos, com exceção dos organismos públicos, e das tarifas variáveis às empresas e empresários em nome individual sedeados no concelho que comprovem a redução de 30 por cento no valor da faturação, face ao período homólogo de 2020 (janeiro, fevereiro e março de 2020).

Com estas medidas que representam uma perda de receita mensal de 30 mil euros para a autarquia pretende-se apoiar as famílias que perderam rendimentos por causa da crise económica devido à pandemia de covid19 e por terem de passar mais tempo no seu domicílio em consequência da obrigação de confinamento, pelo recurso a mecanismos de prestação de trabalho na habitação (teletrabalho), pelo encerramento das entidades patronais e pela suspensão das atividades letivas presenciais e não presenciais em estabelecimento escolar ou equipamento social de apoio à primeira infância ou deficiência.

Relativamente aos consumidores não-domésticos, a autarquia quer ajudar as associações que por estarem encerradas registaram uma quebra de receitas, em muitos casos centradas no funcionamento de bares e restaurantes, mas também as empresas e empresários em nome individual, nomeadamente das pequenas empresas que constituem o grosso do tecido empresarial do concelho, muitas delas ligadas ao setor do turismo e que tiveram de reduzir ou encerrar a sua atividade neste período de forte quebra do consumo.

Estremadura espanhola com mais 763 casos Covid e 19 óbitos

A Estremadura espanhola regista esta quinta-feira, 28 de janeiro, 763 casos positivos de Covid-19 e a morte de mais 19 pessoas.

Nos hospitais da região estão agora internadas 730 pessoas, 98 nos cuidados intensivos.

Nas últimas 24 horas, 766 doentes foram dados como recuperados, num total de 47.228 altas.

Desde o início da pandemia, na Estremadura espanhola, já morreram 1.429 pessoas, vítimas de Covid-19.

Estremoz reporta mais 20 casos Covid e 38 altas

Estremoz regista esta quinta-feira, 28 de janeiro, 20 novos casos positivos de Covid-19 e mais 38 recuperações.

O concelho tem agora 387 casos ativos, num total de 792 registados.

Da doença, em Estremoz, já recuperaram 394 pessoas e morreram 11.

Só nos últimos dez dias, Estremoz reportou 185 novos casos de infeção.

Borba com mais 12 casos Covid e 12 recuperações

Borba regista esta quinta-feira, 28 de janeiro, 12 novos casos positivos de Covid-19 e mais 12 recuperações.

O concelho tem agora 176 casos ativos, num total de 426 registados.

Da doença, em Borba, já recuperaram 244 pessoas e morreram seis.

Vila Viçosa com mais 16 casos Covid e 16 altas

Vila Viçosa regista esta quinta-feira, 28 de janeiro, 16 novos casos positivos de Covid-19 e mais 16 recuperações.

O concelho tem agora 137 casos ativos, num total de 390 registados.

Da doença, em Vila Viçosa, já recuperaram 245 pessoas e morreram oito.

Cavalaria 3 de Estremoz apoia SNS no rastreamento de casos Covid

O Regimento de Cavalaria Nº3, em Estremoz, apoia desde o dia 21 de janeiro, o Serviço Nacional de Saúde (SNS) com um efetivo de 15 militares, que constituem a Equipa de Operadores da Plataforma Trace Covid-19, nos casos positivos e no rastreamento dos respetivos contactos de elevado risco, com vista a contribuir para o incremento da capacidade de rastreio a nível nacional.

A equipa de Operadores do Regimento, recebeu formação teórica e prática, ministrada pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, necessária para desenvolver todo o processo de rastreio durante a pandemia, contribuindo para a disseminação da informação e apoio da vigilância epidemiológica nacional.

O Regimento de Cavalaria Nº3 contribui, desta forma, para a redução do tempo de notificação e o acompanhamento dos casos suspeitos de infeção por Covid-19.

Alentejo com mais 529 casos Covid e 23 óbitos

O Alentejo regista hoje, 28 de janeiro, 529 (+2,3%) novos casos de Covid-19 e 23 óbitos, de acordo com a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Da doença, na região, já foram reportados 23.737 casos positivos e 620 mortes.

Nos últimos oito dias, no Alentejo, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 638 casos na quinta 21 de janeiro; 491 casos na sexta-feira 22 de janeiro; 651 casos no sábado 23 de janeiro; 623 casos no domingo 24 de janeiro; 390 casos na segunda-feira 25 de janeiro; 339 casos na terça 26 de janeiro; 484 casos na quarta-feira 27 de janeiro; e 529 casos na quinta 28 de janeiro.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Portugal com dois novos máximos: 303 mortes e 16.432 casos Covid

Portugal regista, esta quinta-feira, 28 de janeiro, 16.432 (+2,5%) casos de Covid e 303 (+2,7%) mortes provocadas pelo novo coronavírus, dois novos máximos diários. Os dados foram publicados pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Dos 16.432 novos infetados de quarta para quinta-feira, mais de metade localiza-se em Lisboa e Vale do Tejo (LVT): 8621, que representa 52% do total nacional. Quanto aos 303 óbitos nas últimas 24 horas, 142 eram residentes em LVT, 66 no Centro, 60 no Norte, 23 no Alentejo, dez no Algarve e dois na Madeira.

Nas últimas 24 horas, 8946 foram dados como recuperados da doença, havendo agora 6565 doentes internadas (menos 38 que ontem), dos quais 782 em Unidades de Cuidados Intensivos (menos um nas últimas 24 horas).

Desde o início da pandemia, foram registados, em Portugal, 685.383 casos de infeção, 11.608 óbitos e 493.699 casos de recuperação. À data de hoje, há 180.076 casos ativos de infeção no país, mais 7183 nas últimas 24 horas.

Nos últimos oito dias, em Portugal, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 13.544 casos na quinta 21 de janeiro; 13.987 casos na sexta-feira 22 de janeiro; 15.333 casos no sábado 23 de janeiro; 11.721 casos no domingo 24 de janeiro; 6721 casos na segunda-feira 25 de janeiro; 10.765 na terça 26 de janeiro; 15.073 casos na quarta-feira 27 de janeiro; e 16.432 casos na quinta 28 de janeiro.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Elvas com mais 37 casos Covid e dois óbitos

Elvas regista esta quinta-feira, 28 de janeiro, 37 novos casos de Covid-19, dois óbitos e quatro recuperações.

O concelho tem agora 374 casos ativos, num total de 1197 registados, desde o início da pandemia.

Da doença, em Elvas, já morreram 19 pessoas e recuperaram 814.

Vila Viçosa: pulseira eletrónica para homem por violência doméstica

O Comando Territorial de Évora da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE), deteve ontem, dia 27 de janeiro, um homem de 42 anos por violência doméstica, em Vila Viçosa.

No âmbito de uma investigação por violência doméstica, os militares da Guarda apuraram que o suspeito infligia violência física e psicológica contra a vítima, sua mãe de 74 anos. No decorrer das diligências policiais, foi dado cumprimento a um mandado de detenção.

O detido foi presente a primeiro interrogatório no Tribunal Judicial de Vila Viçosa, ficando sujeito às medidas de coação de proibição de contactar a vítima por qualquer forma ou meio e proibição de aproximação e permanência no domicílio da vítima, controlado por pulseira eletrónica.

Nisa inicia esta sexta-feira testagem Covid na comunidade

A Câmara Municipal de Nisa vai iniciar amanhã, dia 29 de janeiro, as campanhas semanais de testagens à Covid-19 na comunidade, “contribuindo desta forma para o combate e controlo da pandemia no território nacional”.

Entre os grupos que são abrangidos por estas campanhas, adianta a Câmara Municipal, estão os membros das mesas de voto nas eleições presidenciais, as forças de segurança, os bombeiros, colaboradores dos serviços e estabelecimentos públicos abertos à comunidade, membros e funcionários das juntas de freguesia, agentes funerários e colaboradores, funcionários das entidades bancárias e CTT, entre outros.

Os interessados devem proceder a uma inscrição prévia, através do 245 410 000 ou to email testagemcovid@cm-nisa.pt.

A testagem é gratuita.

Mais cinco doentes Covid recuperados em Arronches

Não se regista hoje, 28 de janeiro, nenhum caso positivo de Covid-19 no concelho de Arronches.

Por outro lado, e de acordo com a Autoridade de Saúde, a Câmara de Arronches reporta esta quinta-feira mais cinco casos recuperados.

Há agora 45 casos ativos no concelho, num total de 135 registados, desde o início da pandemia.

Da doença, em Arronches, já morreram quatro pessoas e recuperaram 86.

Sé Catedral de Portalegre vai ser recuperada

A Sé Catedral de Portalegre vai ser reabilitada, a partir do final deste mês, num investimento que ronda os 3,3 milhões de euros, anunciou a Diocese de Portalegre – Castelo Branco. O contrato de empreitada já foi assinado e engloba a reabilitação do imóvel edificado, bem como retábulos e imagens.

Os retábulos dos altares “são compostos por quase uma centena de pinturas, conjunto singular do estilo maneirista em Portugal (séculos XVI-XVII), concentrado num só espaço”, pode ler-se num comunicado da diocese. Esta obra tem um investimento total de 3,3 milhões de euros, tem apoios de fundos comunitários de 2,2 milhões de euros e a diocese assegura a contrapartida nacional.

As obras tem 31 de dezembro deste ano como o prazo para a conclusão dos trabalhos, mas a diocese considera este período muito curto, até porque a situação pandémica vai atrasar a intervenção, pelo que é de admitir que se prolongue, pelo menos, no ano de 2022.

Badajoz contrata centro campista Miguel Núñez

O Club Desportivo Badajoz oficializou a contratação do médio Miguel Núñez, do CF Badalona.

Miguel Núñez Borreguero (06/04/1987, Siruela, Badajoz) é um médio defensivo que se destaca pela inteligência tática e posicionamento. Núñez também pode ocupar a posição central.

O estremenho tem uma longa experiencia e já militou no Villanovense, Ponferradina, Mallorca, Ibiza ou Albacete, com quem disputou 212 jogos. Com experiência na segunda divisão, Núñez será um importante reforço nesta segunda parte da temporada.

O jogador que usará o número 14, entra hoje no treino depois de passar nos testes físicos.

Civitas Badajoz perdeu com golo do Real Madrid aos 90+4 minutos

O Civitas Santa Teresa Badajoz ficou muito perto de pontuar na Cidade Desportiva do Real Madrid, diante do segundo classificado, num grande encontro em deu luta ao rival, que só marcou o golo da vitória aos 90+4 minutos.

As pacenses aguentaram bem o primeiro quarto de hora em que a equipa da casa procurou o golo por Jakobsson, com a Yolanda Aguirre a evitar o perigo com uma grande intervenção.

O Santa Teresa conseguia dar resposta aos ataques merengues. No minuto 23, Marta Cardona chutou uma bola que colocou em perigo a baliza estremenha.

Perto do descanso, Alba Mellado do Santa Teresa voltou a tentar com um livre lateral, mas a bola no chegou às avançadas e o intervalo chegou com zero a zero.

No segundo tempo, Nerea Pérez substituiu Judith Verdaguer e o Santa Teresa bem colocado no terreno dificultou os ataques das madrilistas.

No minuto 60, Estefa dispoz de uma clara ocasião com um remate que colocou em apuros a guarda-redes Misa, depois de um belo passe de Blanca Moreno.

Os minutos continuaram a passar e o Santa Teresa continuou a lutar de igual com o Real Madrid. Aos 84 minutos, de novo Yolanda Aguirre fez uma defesa espetacular para manter a igualdade no marcador e no ressalto Jakobsson atirou ao lado.

Nos descontos, já quando o Santa Teresa acreditava no empate, e depois da árbitro ter acrescentado um minuto a mais, o Real Madrid marcou o único golo do encontro com um remate de cabeça de Lorena que entrou na baliza de Aguirre depois de bater no poste.

Real Madrid CF: Misa, Kenti Robles, Peter, Kaci (Lorena 71’), Olga, Maite Oroz, Asllani (Ari 71’), Jakobsson, Marta Cardona (M. Corredera 33’), Teresa (Thaisa 59’) e Claudia Florentino.

Civitas Santa Teresa Badajoz: Yolanda Aguirre, Van Slambrouck, Rovirola, Nayadet, Estefa, Belén (Mariana 90’), Judith Verdaguer (Nerea Perez 46’), María Neira, Alba Mellado (Mireya 85’), Raquel Ayuso e Blanca Moreno (Caeley Lordemann 76’).

Goles: Lorena 1-0 (94 minutos).

Árbitra: Ainara Acevedo Dudley (Comité Catalán). Amarelos a Oroz (45’) e a Nayadet (28’).

Portalegre com mais seis casos Covid e um óbito

Portalegre regista esta quinta-feira, 28 de janeiro, seis novos casos de Covid-19, mais um óbito e quatro recuperações.

O concelho tem agora 127 casos ativos, num total de 910 registados, desde o início da pandemia.

Da doença, em Portalegre, já morreram 40 pessoas e recuperaram 743.

Setores com restrições com ajuda de 60 milhões na Estremadura espanhola

O Governo da Estremadura espanhola acordou aumentar em 20 milhões o plano de ajuda aos setores que, por esta altura de pandemia, enfrentam várias restrições.

Ao todo, ficam disponíveis 60 milhões para o plano de recuperação e reativação da hotelaria, turismo e outros setores afetados pelos efeitos económicos provocados pela pandemia.

Segundo o conselheiro da Economia, Ciência e Agenda Digital da Junta da Extremadura, Rafael España, os 20 milhões adicionais à dotação económica prevista inicialmente para estas ajudas são “diretas e sem convocatório para todo o tipo de empresas”.

Passam agora a constar nas epígrafes do Imposto sobre Atividades Económicas, entre outros, e que até então não estavam contempladas, lojas de produtos em segunda mão, pastelarias, gelatarias e stands automóveis.

Rafael España reiterou ainda o compromisso “de apoiar e acompanhar as empresas nas atuais circunstâncias causadas pela pandemia” e lembrou que estes subsídios podem ser solicitados a partir de 1 de fevereiro. “O processo será o mais rápido possível”, garantiu ainda.

Campo Maior com mais 18 casos Covid e 23 altas

Campo Maior regista, esta quinta-feira, 28 de janeiro, 18 novos casos positivos de Covid-19 e mais 23 recuperações.

O concelho tem agora 232 casos ativos, num total de 563 registados, desde o início da pandemia.

Da doença, em Campo Maior, já morreram cinco pessoas e recuperaram 326.

Gavião previne proteção da floresta em Belver

A Câmara Municipal de Gavião continua a executar os trabalhos de prevenção estrutural em território florestal, nomeadamente a abertura de faixas de interrupção de combustível

Esta ação tem sido desenvolvida, nos últimos dias, no freguesia de Belver, através da remoção total do combustível vegetal, procurando contribuir, desta forma, para a eficácia da rede primária de defesa da floresta contra incêndios, que tem como objetivo último a defesa de pessoas e bens e do espaço florestal.

O concelho de Belver, nos verões em que ocorrem maiores e mais violentos incêndios, tem sido dos mais fustigados do distrito de Portalegre e, com esta ação preventiva durante o inverno, previne maiores danos no tempo mais quente.

Ponte de Sor: mais 27 casos, 2 óbitos e 22 altas

O concelho de Ponte de Sor registou ontem, 27 de janeiro, mais 27 casos positivos de Covid-19 e mais duas mortes associadas ao novo coronavírus.

Da doença, nas últimas 24 horas, recuperaram 22 pessoas, num total de 396 altas.

Desde o início da pandemia, Ponte de Sor já registou 691 casos positivos e nove óbitos.

O concelho tem, agora, 286 casos ativos.

Nisa com mais dois casos Covid e 32 recuperações

Nisa registou ontem, 27 de janeiro, mais dois casos positivos de Covid-19 e a recuperação de 32 doentes.

O concelho tem agora 82 casos ativos, num total de 312 registados, desde o início da pandemia.

Da doença, em Nisa, já morreram 17 pessoas e recuperaram 213.

Alter do Chão com mais cinco casos Covid e oito altas

Alter do Chão registou ontem, 27 de janeiro, mais cinco casos positivos de Covid-19 e a recuperação de oito doentes.

O concelho tem agora 73 casos ativos, num total de 224 registados, desde o início da pandemia.

Da doença, em Alter do Chão, já morreram 13 pessoas e recuperaram 138.

 

Mais três doentes Covid recuperados no Crato

O Crato, sem registar ontem, 27 de janeiro, novos casos de Covid-19, reportou mais três recuperações.

O concelho tem agora 23 casos ativos, num total de 288 registados, desde o início da pandemia.

Da doença, no Crato, já morreram seis pessoas e recuperaram 259.

Sousel regista mais cinco casos Covid e cinco altas

O concelho de Sousel registou ontem, 27 de janeiro, cinco novos casos de Covid-19 e cinco recuperações à infeção SARS-COV-2.

Dos 160 casos registados, no concelho, 45 encontram-se ativos e 113 estão totalmente recuperados.

Vítimas de Covid-19, em Sousel, morreram duas pessoas.

Marvão com mais um caso Covid e seis recuperações

Marvão registou ontem, 27 de janeiro, mais um caso positivo de Covid-19 e seis recuperações.

O concelho tem agora 32 casos ativos, num total de 151 registados, desde o início da pandemia.

Da doença, em Marvão, já morreram 11 pessoas e recuperaram 108.

Monforte com mais três casos Covid e uma alta

Monforte registou ontem, 27 de janeiro, três novos casos positivos de Covid-19 e uma recuperação.

O concelho tem agora 65 casos ativos, num total de 187 registados, desde o início da pandemia.

Da doença, em Monforte, já morreram cinco pessoas e recuperaram 117.

Faleceu Miguel Celdrán antigo alcaide de Badajoz

Foto Cadena SER

Faleceu Miguel Celdrán, antigo alcaide de Badajoz, aos 80 anos, de doença prolongada.

A família e amigos mais próximos comunicaram o seu falecimento nesta madrugada de quinta-feira, dia 28.

Celdrán, nasceu em Badajoz, esteve à frente do Ayuntamiento da sua cidade durante 18 anos, entre 1995 e 2013, sempre com maioria absoluta e sob as iniciais do Partido Popular (PP). Em 4 de março de 2013, deixou o cargo após cinco legislaturas, a última permanecendo inacabada.

Cerimónia de homenagem Foto Rádio Elvas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na década de 80 pertenceu à UCD, mas foi a partir da filiação ao PP em 1990 que sua carreira política começou a decolar. Tanto o atual alcaide de Badajoz, Francisco Fragoso, quanto o atual líder da popular Extremadura, José António Monago, chegaram à política pelas mãos de Celdrán.

Miguel Angel Celdrán Matute estudou em Badajoz nos Maristas e em Córdova Engenharia Técnico Industrial, foi formador e instrutor de condutores.

O Partido Popular da Extremadura, do qual foi presidente honorário, despediu-se de Celdrán através das redes sociais.

O Município de Badajoz abriu um livro de condolências que pode ver aqui

 

 

Identificado por captura ilegal de espécies protegidas em Campo Maior

O Comando Territorial de Portalegre da GNR, através do Posto Territorial de Campo Maior, na passada terça-feira, dia 26 de janeiro, identificou um homem de 58 anos por captura ilegal de espécies protegidas, nomeadamente um ouriço-cacheiro (Erinaceus europeus), no concelho de Campo Maior.

No âmbito de uma ação de policiamento, os militares da Guarda surpreenderam o homem que já tinha na sua posse este espécime, cuja captura está protegida pela convenção de Berna. No decorrer das diligências policiais procedeu-se à identificação do suspeito e à recolha do animal, transportando-o para o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) de Portalegre, para monitorização do seu estado de saúde e posterior libertação no seu habitat natural.

A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção dos animais. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.

Biblioteca de Elvas participa no Concurso Nacional de Leitura

A Câmara de Elvas deliberou esta quarta-feira, dia 27, em reunião do executivo participar, através da Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo, no Concurso Nacional de Leitura 14ª Edição 2020/2021.

Aprovado o acordo de colaboração no âmbito do Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas no Alto Alentejo, assim como o acordo de colaboração no âmbito da Proteção Contra Riscos e Incêndios

A 1ª Adenda ao Sistema Intermunicipal de Metrologia do Alto Alentejo foi aprovada. Aprovada a constituição de fundo maneio para a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Elvas.

Atribuídos apoios à Cruz Vermelha Portuguesa – Centro Humanitário de Elvas, Associação Gota d’Arte e Arkus.