Santa Teresa Badajoz empata 2-2 no final com Atlético de Bilbau

O Civitas Santa Teresa Badajoz conseguiu arrecadar um ponto este sábado no jogo da 16ª jornada da Primeira Liga espanhola de futebol feminino diante de um excelente equipa do Athletic Club de Bilbau, numa partida onde o empate a duas bolas com um grande golo de Alba Mellado e um auto golo depois de uma jogada de Mariana Díaz.

As pacenses começaram a partida com intensão de marcar o mais rápido possível, primeiro com um remate de Belén que acabou nas mãos da guarda redes do Atlético de Bilbau e despois com grande remate de Alba Mellado à trave.

No entanto foram as visitantes que marcaram aos 22 minutos com um remate de belo efeito de Eunate de fora da área que acabou no fundo das redes.

Aos 35 minutos Estefa podia ter empatado a partida com um remate de cabeça num canto, mas foi Alba Mellado que marcou aos 40 minutos.

Na segunda parte o Civitas procurou adiantar-se sem sucesso, tendo mesmo sido aos 75 minutos as visitantes a adiantar-se novamente.

Aos 90 minutos a equipa de Badajoz alcançou o empate com um auto golo fazendo o 2-2 final.

Na próxima terça-feira o Civitas visita o Real Madrid.

Civitas Santa Teresa Badajoz: Yoli, Van Slambrouck, Rovirola (Mariana 89’), Nayadet, Estefa, Belén, Verdaguer (Mireya 69’), Neira, Mellado, Ayuso e Blanca (Nerea 82’).

Athletic Club de Bilbau: De la Nava, Moraza, Murua, Díaz (Monente 70’), Yulema (Nekane 76’), Ohiane, Enuate, Istillart, Gimbert, Lucía e Oguiza (Valdezate 70’).

Golos: Eunate 0-1 (22’), Mellado 1-1 (40’), Lucía 1-2 (76’) e Istillart 2-2 (90’ p.p)

Árbitra: Xiomara Díaz García (Comité Canario). Mostrou amarelo à visitante Oguiza (74’)

Rede de água de Montemor vai ser setorizada

No dia 20 de janeiro, decorreu, no Salão Nobre do Edifício dos Paços do Concelho, em Montemor-o-Novo, a assinatura do auto de consignação da empreitada de sectorização da rede de distribuição de água à cidade.

A assinatura do auto foi feita por António Pinetra, em representação da Câmara Municipal de Montemor, e a empresa HUBEL Indústria da Água – Ambiente e Obras Públicas, S.A., a quem foi adjudicada esta empreitada.

A empreitada tem um valor que ascende a 240 mil euros, tem como principal objetivo a redução das perdas de água na rede pública de distribuição de água na cidade, dividindo a mesma em oito zonas de medição e controlo (ZMC), equipando-as com medidores de caudal e pressão com registo contínuo. Com este melhoramento da rede de distribuição de água, a autarquia montemorense espera ter uma redução de cerca de 10% de perdas e uma poupança de cerca de 40 mil euros anuais.

Estremadura espanhola com mais 1042 casos Covid e 22 óbitos

A Estremadura espanhola regista este sábado, 23 de janeiro, mais 1042 casos positivos de Covid-19 confirmados e 22 mortes.

Nos hospitais da região estão, à data de hoje, internadas 675 pessoas, 79 em Unidades de Cuidados Intensivos.

Nas últimas 24 horas, 1482 doentes foram dados como recuperados, num total acumulado de 42.746 altas.

Desde o início da pandemia, já morreram, na Estremadura espanhola, 1325 pessoas.

Vacinação dos lares do concelho de Évora desde dia 12

A distribuição de vacinas pelos lares do concelho de Évora começou no passado dia 12. Fruto da colaboração entre a Câmara Municipal de Évora e o Agrupamento de Centros de Saúde do Alentejo Central (ACES-AC), a autarquia disponibiliza meios logísticos, como o transporte para os técnicos de saúde que iniciaram a implementação do plano de vacinação contra a Covid-19 no concelho.

A Câmara Municipal, segundo divulga em comunicado tornado público, “continua a estar atenta ao evoluir da situação, disponibilizando todos os meios necessários para mitigar os efeitos da pandemia, bem como continuar a manter o nível de colaboração interinstitucional, que é exigido nesta luta”.

Mais três utentes do Lar de Degolados infetados com Covid-19

Mais três utentes do Centro de Dia e Lar de Nossa Senhora da Graça de Degolados, no concelho de Campo Maior, testaram positivo para a Covid-19, faz saber a direção da instituição, depois de ter realizado este sábado, 23 de janeiro, foram realizados testes rápidos a todos os idosos que se encontram negativos.

Dois destes três utentes que hoje testaram positivo apresentam sintomatologia ligeira. O outro, por precaução, e devido a outras doenças, foi levado à urgência do Hospital de Elvas, mas já regressou ao lar. “Todos os demais utentes continuam estáveis e sem sintomas”, revela a direção, através de comunicado.

Face aos resultados dos testes hoje realizados, existem na comunidade residente um total de 18 utentes positivos à Covid-19, dos quais 17 utentes se encontram no lar e a utente que, no dia 15 de janeiro, recorreu às urgências do Hospital de Elvas, continua em internamento hospitalar.

Na instituição, para além dos 18 utentes infetados, há registo de 13 funcionários que também testaram positivo para a Covid-19, o que perfaz um total de 31 casos de infeção.

Portalegre vai ter um “Skate Park” no Jardim da Corredoura

O auto de consignação para o Skate Park, no Jardim da Corredoura, em Portalegre, foi assinado na Câmara Municipal da capital de distrito, na manhã desta sexta-feira dia 22. A presidente da Câmara, Adelaide Teixeira assinou com a empresa Apskateramps. A empreitada terá o valor de 40 mil euros e um prazo de execução de 90 dias.

Os equipamentos a ser construídos, neste Skate Park, não serão para uso exclusivo dos praticantes desta modalidade, podendo vir a ser também utilizados por bikers e rollerbladers, destinando-se o Skate Park não apenas à prática de skate, como também à de BMX e patins.

Esta intervenção vem ao encontro de uma necessidade há muito tempo identificada pelo Município, numa faixa etária mais jovem, de forma a criar um espaço ao ar livre, seguro e com todas as condições, para a prática de uma modalidade desportiva em franco desenvolvimento no nosso país e no mundo, que vai ser modalidade olímpica nos próximos Jogos Olímpicos, em Tóquio 2021.

Adelaide Teixeira considera que esta obra, “feita numa altura em que a autarquia têm capacidade de investimento, irá dinamizar e tornar o Jardim da Corredoura um lugar ainda mais atrativo, para o público mais jovem, acrescentando outro espaço de lazer a este local icónico da nossa cidade, ao que se seguirão mais intervenções noutros locais do concelho, sempre tendo em conta as necessidades da população e, neste caso, os praticantes de uma modalidade com muita popularidade”.

Elvas com mais 31 casos, três óbitos e 21 altas

O concelho de Elvas regista, este sábado, 23 de janeiro, 31 novos casos de Covid-19, mais três óbitos e mais 21 recuperações.

O número de três óbitos num só dia, registado hoje, iguala o máximo que já tinha sido atingido no passado dia 16.

Na última semana, em sete dias, entre 17 e 23 de janeiro, Elvas teve 204 novos infetados.

O concelho tem, agora, 392 casos ativos, num total de 1097 registados, desde o início da pandemia. Da doença, já morreram, em Elvas, 17 pessoas e recuperaram 689.

 

Borba com mais nove casos Covid e 16 recuperações

Borba regista este sábado, 23 de janeiro, mais nove casos positivos de Covid-19, assim como 16 recuperações.

O concelho tem agora 259 casos ativos, num total de 399 registados, desde o início da pandemia.

Da doença, em Borba, já morreram duas pessoas, vítimas de Covid-19. Já foram dados como recuperados 138 doentes.

Câmara de Nisa desinfeta Santa Casa da Misericórdia

A Câmara Municipal de Nisa procedeu, na passada terça-feira dia 19, à desinfeção das instalações da Santa Casa da Misericórdia de Nisa, “dando continuidade ao processo de prevenção e combate à pandemia de Covid-19”, segundo divulga a autarquia.

Esta ação do Município nisense tem “por objetivo proporcionar maior segurança, no que diz respeito ao bem-estar e à saúde dos profissionais de instituição e dos utentes”. Por outro lado, a desinfeção destas instalações permite “o regresso aos quartos que estão destinados” aos utentes da Santa Casa da Misericórdia, “reduzindo o risco de contágio entre os mesmos”.

Alentejo com mais 23 óbitos e 651 casos Covid

O Alentejo regista este sábado, 23 de janeiro, 651 novos casos positivos de Covid-19 e mais 23 óbitos, de acordo com a Direção-Geral da Saúde (DGS). Hoje, quer o número de novos infetados quer o número de mortes constituem dois novos máximos diários da doença, em território alentejano.

Desde o início da pandemia, na região, já foram reportados 21.372 casos de infeção e 505 mortes.

Nos últimos oito dias, no Alentejo, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 510 casos no sábado 16 de janeiro; 388 casos no domingo 17 de janeiro; 258 casos na segunda-feira 18 de janeiro; 531 casos na terça 19 de janeiro; 603 casos na quarta-feira 20 de janeiro; 638 casos na quinta 21 de janeiro; 491 casos na sexta-feira 22 de janeiro; e 651 casos no sábado 23 de janeiro.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Mais 274 mortos e 15.333 casos em Portugal

Em Portugal, voltam-se, este sábado, 23 de janeiro, a bater todos os recordes dos números da pandemia: nas últimas 24 horas, registaram-se mais 15.333 (+2,5%) casos de infeção e 274 (+2,8%) óbitos, associados ao novo coronavírus.

A região de Lisboa e Vale do Tejo (LVT) continua a ser líder dos números de óbitos e de infeções. Dos 15.333 novos infetados, 6135 (40%) localizam-se em LVT, 4992 (33%) no Norte e 2933 (19%) no Centro. As 274 mortes são devidas a 122 pessoas residentes em LVT, 65 no Centro, 55 no Norte, 23 no Alentejo e nove no Algarve.

O número de casos ativos é outro máximo: 162.951 pessoas estão infetadas, mais 5291 do que ontem. Desde o início da pandemia, Portugal já registou 10.194 óbitos e 624.469 casos de infeção. Há, agora, 162.951 casos ativos no nosso País.

Ao dia de hoje, a situação hospitalar ainda está mais grave: estão internadas 5922 pessoas (mais 143 do que ontem), das quais 720 em unidades de cuidados intensivos (mais cinco do que na sexta-feira).

Nos últimos oito dias, em Portugal, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 10.947 casos no sábado 16 de janeiro; 10.385 casos no domingo 17 de janeiro; 6702 casos na segunda-feira 18 de janeiro; 10.455 casos na terça 19 de janeiro; 14.647 casos na quarta-feira 20 de janeiro; 13.544 casos na quinta 21 de janeiro; 13.987 casos na sexta-feira 22 de janeiro; e 15.333 casos no sábado 23 de janeiro.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Elementos das mesas de voto são testados em Avis

Tendo como objetivo “garantir a segurança do processo eleitoral”, que decorre no próximo domingo, dia 24, o Município de Avis promove a realização de testes rápidos de antigénio à Covid-19 a todos os elementos que integram as mesas de voto do concelho e delegados.

Desta forma, o Município avisense pretende “garantir a segurança dos eleitores no exercício do seu direito de voto”, nas eleições deste domingo dia 24.

Onde vota o concelho de Elvas nas Presidenciais

A eleição para a Presidência da República decorre, em todo o País, neste domingo, dia 24, entre as 8 e as 19 horas. No concelho de Elvas, há 23 locais para votar e a Rádio ELVAS apresenta os locais onde se exerce o direito de voto, freguesia a freguesia.

Na Freguesia de Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso, há nove secções de voto: sete (mesas 1 a 7) na Escola de Santa Luzia, uma (mesa 8) no Balcão Único da Câmara Municipal (para os eleitores que costumavam votar na CURPI) e uma (mesa 9) no Auditório São Mateus.

Na Freguesia de Caia, São Pedro e Alcáçova, há seis secções de voto: quatro (mesas 1 a 4) na Escola da Boa-Fé (uma delas para os eleitores que costumavam votar na sede da Banda 14 de Janeiro), uma (mesa 5) na Escola de Alcáçova e uma (mesa 6) na Escola da Raposeira.

Na Freguesia de São Brás e São Lourenço, há duas secções de voto: uma (mesa 1) no Centro Cultural de Varche e outra (mesa 2) no Centro de Convívio da Calçadinha.

A Freguesia de São Vicente e Ventosa tem a assembleia de voto localizada no Centro de Convívio, localizado no edifício da Junta de Freguesia.

A Freguesia de Santa Eulália tem a assembleia de voto instalada no Salão Paroquial da aldeia.

Na União de Freguesias de Barbacena e Vila Fernando, há duas seções de voto: uma (mesa 1) na sede da Junta de Freguesia, em Barbacena, e outra (mesa 2) nas instalações da Junta de Freguesia, em Vila Fernando.

Na União de Freguesias de Terrugem e Vila Boim, há duas secções de voto: uma (mesa 1) na Junta de Freguesia, na Terrugem, e outra (mesa 2) no pavilhão multiusos, em Vila Boim.

Em plena pandemia da Covid-19, os eleitores são aconselhados a exercer o voto com toda a segurança: sendo portadores de uma esferográfica para assinalar a escolha no boletim de voto, mantendo a distância de segurança de dois metros, utilizando máscara e desinfetando as mãos à entrada e saída dos locais de votação.

Arronches regista mais uma recuperação de Covid-19

O concelho de Arronches, sem registar este sábado, 23 de janeiro, novos casos positivos de Covid-19, reporta a recuperação de mais um doente.

O concelho tem agora 50 casos ativos, num total de 126 confirmados, desde o início da pandemia.

Da doença, em Arronches, já recuperaram 73 pessoas e morreram três.

CIMAA atenta a dificuldades pela suspensão de carreiras Expresso

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), através do seu presidente, Hugo Pereira Hilário, está a acompanhar de perto a situação dos munícipes do distrito de Portalegre após a Rede Expressos ter suspendido algumas carreiras que ligavam a região a Lisboa.

Elvas, Castelo de Vide, Gavião, Marvão e Ponte de Sor foram alguns dos concelhos afetados pela diminuição de horários levada a cabo pela transportadora rodoviária. Na origem das suspensões está o contexto pandémico atual que o país atravessa e que tem motivado sucessivos decretos de Estado de Emergência.

Perante esta situação, a CIMAA tem vindo a realizar um levantamento das necessidades dos cidadãos lesados por esta decisão, de modo a compreender se os horários atuais dão resposta a todas as solicitações de mobilidade.

Évora: pandemia obriga empresas a reajustar quadros de pessoal

Cerca de 32 por cento dos empregadores portugueses, segundo um estudo da Manpower Group, não conta retomar os níveis de contratação, que se verificavam no período pré-pandemia, sendo Portugal um dos países de toda a Europa que revela menos otimismo em relação à possibilidade de recuperar estes valores de contratação em menos de um ano.

De acordo com o presidente do Núcleo Empresarial da Região de Évora (NERE), Rui Espada (na foto), a economia da região “vai passar um mau bocado”, perante um novo confinamento, assegurando que há empresas que estão a pensar em reajustar, de novo, os seus quadros de pessoal.

“Houve incentivos, que vinculavam a contratação de pessoas, e houve algumas contratações, e essas empresas não vão poder despedir dessas pessoas, se não vão entrar em rotura com os projetos aprovados”, revela ainda.

Cerca de dez por cento das empresas do distrito de Évora, explica ainda Rui Espada, não conseguiu manter-se, perante todas as restrições e consequências adjacentes à pandemia: uma percentagem que acredita que aumente nos próximos tempos. “As pessoas ainda estão a tentar recuperar da primeira vaga e agora voltamos a debatermo-nos com este confinamento”, revela.

Do ponto de vista social, ainda assim, defende o presidente do NERE, o confinamento “é a única forma que temos para tentar controlar a pandemia”. “O tecido empresarial vai sofrer, o país não pode parar, mas só assim se vai conseguir controlar melhor a pandemia”, remata.

A percentagem de empregadores que espera retomar a atividade antes da pandemia, no espaço de um ano, desceu para 29 por cento. Relativamente à contratação, 32 por cento dos empregadores portugueses não conta retomar os valores de contratação pré-pandemia.

Estes dados, apresentados recentemente, “foram recolhidos durante a segunda vaga da pandemia e não refletem ainda o impacto do anúncio do início da campanha de vacinação contra a Covid-19, que dá um novo alento às empresas”, revela a nota de imprensa da Manpower Group.

Campo Maior com mais 20 casos Covid e 31 altas

O concelho de Campo Maior regista, este sábado, 23 de janeiro, 20 novos casos de Covid-19 e 31 recuperações.

O concelho tem, agora, 255 casos ativos, menos 11 que ontem, num total de 488 casos registados, desde o início da pandemia.

Da doença, em Campo Maior, já morreram cinco pessoas e recuperaram 228.

Covid-19: mais seis doentes recuperados em Alter do Chão

Seis novos casos de recuperação de Covid-19 foram ontem, 22 de janeiro, reportados em Alter do Chão.

O concelho conta, atualmente, com cem casos ativos, num total de 218 registados, desde o início da pandemia.

Da doença, em Alter do Chão, já recuperaram 106 pessoas e morreram 12.

Alandroal com mais um caso Covid e seis altas

Alandroal registou, ontem, 22 de janeiro, um novo caso de Covid-19 e a recuperação de seis doentes.

O concelho tem agora 42 casos ativos, num total de 185 registados, desde o início da pandemia.

Da doença, em Alandroal, já recuperaram 142 pessoas e morreu uma.

Nisa regista 17ª morte por Covid

O concelho de Nisa registou, ontem, 22 de janeiro, mais um óbito devido à Covid-19, assim como a recuperação de cinco doentes.

O concelho tem agora 109 casos ativos, num total de 306 registados, desde o início da pandemia.

Em Nisa, já morreram, vítimas do novo coronavírus, 17 pessoas. Da doença, já recuperaram 180 pessoas.

Montemor-o-Novo com mais 40 casos Covid e uma morte

O concelho de Montemor-o-Novo registou, ontem, 22 de janeiro, 40 novos casos positivos de Covid-19, mais um óbito e três altas.

O concelho tem, agora, 398 casos ativos, num total de 792 registados, desde o início da pandemia.

Desde o início da pandemia, já morreram 27 pessoas, em Montemor, vítimas de Covid-19. Da doença, já recuperaram 367.

Vila Viçosa com mais nove casos Covid e 13 recuperações

O concelho de Vila Viçosa registou, ontem, 22 de janeiro, mais nove casos de Covid-19 e 13 recuperações.

O concelho tem, agora, 226 casos ativos, num total de 344 registados, desde o início da pandemia.

Da doença, em Vila Viçosa, já morreram oito pessoas e recuperaram 114.

Estremoz com mais 33 casos Covid e um óbito

O concelho de Estremoz registou, ontem, 22 de janeiro, 33 novos casos de Covid-19, mais um óbito e 43 altas.

Nos últimos dez dias, foram reportados 210 novos casos de infeção no concelho.

Há, agora, 463 casos ativos em Estremoz, num total de 671 registados, desde o início da pandemia.

Da doença, no concelho, já morreram sete pessoas e recuperaram 201.

Crato com mais oito casos Covid e quatro altas

O concelho do Crato registou, ontem, 23 de janeiro, oito novos casos de Covid-19, assim como a recuperação de quatro doentes.

O concelho tem, agora, 33 casos ativos, num total de 284 registados, desde o início da pandemia.

Da doença, no Crato, já morreram seis pessoas e recuperaram 245.

Escolas de Campo Maior abertas para alguns alunos

Apesar das escolas de Campo Maior estarem encerradas, desde o passado dia 15, o Município e o Agrupamento de Escolas, em estreita ligação, procuraram criar as condições necessárias para as manter disponíveis para acolher alguns alunos.

O Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro e a Escola Secundária mantêm-se abertos para alunos cujos pais sejam trabalhadores de primeira e segunda linha no combate à pandemia, que tenham necessidades educativas especiais, o que, por vários motivos, os encarregados de educação não tenham como os deixar no domicílio.

“Nós tentámos preparar um trabalho e um projeto que fosse o mais abrangente possível: num primeiro sentido, de encerrar as aulas presenciais; mas também deixar a porta aberta àqueles que, por algum motivo, não tenham onde deixar os seus filhos”, explica o presidente da Câmara de Campo Maior, João Muacho.

De recordar que ambas as escolas, onde estes alunos podem tomar as suas refeições foram, recentemente, desinfetadas.

Monforte com mais quatro casos Covid e quatro recuperações

O concelho de Monforte registou, ontem, 22 de janeiro, quatro novos casos positivos de Covid-19, assim como quatro recuperações.

O concelho tem, agora, 64 casos ativos, num total de 176 registados, desde o início da pandemia.

Da doença, em Monforte, já recuperaram 109 pessoas e morreram três.

Primeiro prémio do Euromilhões vai para apostador no estrangeiro

Os 79 milhões de euros do primeiro prémio do Euromilhões foram para um apostador no estrangeiro.

Já o segundo prémio, de 797 mil euros, saiu a um apostador fora de Portugal, enquanto o terceiro, no valor 93 mil euros, contempla também dois jogadores no estrangeiro.

O quarto prémio, de 1.650 euros, vai para 35 jogadores, três deles com aposta registada em território nacional.

A chave vencedora do concurso do Euromilhões, sorteada ontem, é composta pelos números 8, 16, 42, 44 e 47 e pelas estrelas 6 e 7.