Missas suspensas a partir de sábado

As missas serão suspensas a partir de sábado, dia 23 de janeiro, anunciou esta quinta-feira a Conferência Episcopal Portuguesa. Também a catequese fica suspensa, assim como outras atividades pastorais.

A decisão foi tomada no seguimento do agravamento da situação epidemiológica da Covid-19.

Em alternativa, revela a Conferência Episcopal Portuguesa, serão apresentadas celebrações transmitidas em direto ou por via digital.

Os funerais continuam a ser celebrados de acordo com as orientações já em vigor.

De recordar que as missas eram uma das excepções previstas no novo confinamento.

Viana do Alentejo atribui 59 bolsas de estudo a alunos do superior

O Município de Viana do Alentejo atribuiu 59 bolsas de estudo a alunos que frequentam o ensino superior no ano letivo 2020/2021, a maioria licenciaturas, num investimento de 47.200 euros.

No âmbito do Regulamento Municipal de atribuição de Bolsas de Estudo por Carência Económica candidataram-se a este apoio, no passado mês de outubro, 69 alunos.

A iniciativa, para além minorar as dificuldades económicas sentidas por alguns agregados familiares do concelho, neste momento particularmente difícil de pandemia, e que representam sérios obstáculos à continuação dos estudos, pretende também promover a igualdade de oportunidades, independentemente da sua condição.

De salientar que, face ao contexto da pandemia Covid-19,o Município aprovou um conjunto de medidas de âmbito social e económico para apoiar munícipes em situação socioeconómica precária, que permitiu alargar os apoios que vêm sendo atribuídos anualmente, a 6estudantes do ensino superior.

A Bolsa de Estudo é suportada integralmente pela Câmara Municipal, durante dez meses, com o valor mensal de 80 euros, ou seja, 800 euros por aluno e por ano letivo.

PSP detém quatro pessoas após intrusão em residência em Elvas

A PSP de Elvas deteve ontem, 20 de janeiro, quatro pessoas – três homens e uma mulher – com idades compreendidas entre os 21 e os 55 anos, em flagrante delito, numa residência, na qual terão entrado, através de arrombamento.

Os detidos, faz saber a PSP, numa nota de imprensa, enviada à redação da Rádio ELVAS, “são suspeitos de pretenderem apropriar-se ilegitimamente do imóvel em questão e de vários artigos que se encontravam no seu interior, só não o tendo conseguido devido à atuação responsável de um cidadão – que comunicou a ocorrência oportunamente para a Esquadra – e à rápida atuação da Polícia de Elvas”.

Na sequência de diligências entretanto desencadeadas, “foi-lhes apreendida uma fechadura nova, supostamente destinada a ser colocada na porta principal do imóvel, e ainda diversa correspondência do seu proprietário, alguma já violada”.

Após contacto com a Autoridade Judiciária, os detidos foram restituídos à liberdade, onde irão aguardar os trâmites legais do processo.

Também ontem a PSP de Elvas procedeu à detenção e condução a estabelecimento prisional, de um homem sob o qual existia um mandado para cumprimento de pena de prisão efetiva de cinco anos, por condenação pela prática de crime de violação.

Elvas com mais 20 casos Covid, um óbito e 91 altas

Elvas regista esta quinta-feira, 21 de janeiro, 20 novos casos positivos de Covid-19, mais um óbito e 91 casos de recuperação.

Há agora 353 casos ativos no concelho, num total de 1025 registados, desde o início da pandemia.

Em Elvas, já morreram 13 pessoas. 659 já recuperaram da doença.

Bricomarché oferece viseiras e máscaras ao Hospital de Elvas

O Bricomarché de Elvas entregou ontem, quarta-feira, dia 20, várias embalagens de máscaras e viseiras aos profissionais de saúde do Hospital de Santa Luzia, em Elvas.

Na entrega dos artigos, em representação do Bricomarché de Elvas esteve Susana Lourenço, sócia gerente da empresa Bricoassunção Lda, e em representação do Hospital de Santa Luzia de Elvas esteve presente, o Dr. Vítor Silva, adjunto da direção Clínica, a Enfermeira Salomé Camarinha, adjunta da direção de Enfermagem do Hospital e a Enfermeira Sandra Carvalho da equipa de Gestão de Altas do Hospital Santa Luzia de Elvas.

FEVAL aposta em Agroexpo digital

A reforma da Politica Agrícola Comum, a importância da inovação e sustentabilidade no setor agrícola ou a eficiência nos modelos de gestão da água são os principais eixos temáticoa da edição deste ano da Agroexpo, que decorre entre 26 e 29 de janeiro na Instituição Ferial da Estremadura, FEVAL.

A 33ª edição do evento assume uma versão digital e pretende valorizar novos formatos de feiras que complementam e favorecem o negócio dos diversos setores da economia.

A Agroexpo conta com o patrocínio de Cajalmendralejo e colaboração da Junta da Estremadura, Diputación de Cáceres e Badajoz bem como do Ayuntamiento de Don Benito.

Alentejo com mais 638 casos Covid e 16 óbitos

A região Alentejo regista esta quinta-feira, 21 de janeiro, mais 638 casos de Covid-19, num total de 20.230 infetados desde o início da pandemia.

O número de mortes subiu hoje para 463 uma vez que, de acordo com o boletim da Direção Geral de Saúde, morreram mais 16 pessoas na região.

Nos últimos oito dias, no Alentejo, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 520 casos na quinta 14 de janeiro; 577 casos na sexta-feira 15 de janeiro; 510 casos no sábado 16 de janeiro; 388 casos no domingo 17 de janeiro; 258 casos na segunda-feira 18 de janeiro; 531 casos na terça 19 de janeiro; 603 casos na quarta-feira 20 de janeiro; e 638 casos na quinta-feira 21 de janeiro.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Portugal com mais 13.544 casos Covid e 221 óbitos

Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais 13.544 casos de infeção confirmada e 221 óbitos. De ontem para hoje 5.873 pessoas recuperam da doença.

Esta quinta-feira, dia 21, 5630 (+137) doentes estão internados, 702 (+21) em unidades de cuidados intensivos (UCI).

Desde o início da pandemia, já foram reportados, no país, 595.149 casos de infeção, 9.686 óbitos e 434.237 casos de recuperação.

Nos últimos oito dias, em Portugal, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 10.698 casos na quinta 14 de janeiro; 10.663 casos na sexta-feira 15 de janeiro; 10.947 casos no sábado 16 de janeiro; 10.385 casos no domingo 17 de janeiro; 6702 casos na segunda-feira 18 de janeiro; 10.455 casos na terça 19 de janeiro; 14.647 casos na quarta-feira 20 de janeiro; e 13.544 casos na quinta 21 de janeiro.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

 

Campo Maior regista mais 18 casos Covid e 13 recuperações

De acordo com as Autoridades de Saúde, nas últimas 24 horas, registaram-se 18 novos casos de Covid-19 no concelho de Campo Maior e 13 recuperações.

Esta quinta-feira, dia 21, 287 dos 450 casos confirmados estão ativos, existindo 158 casos recuperados no concelho.

Já faleceram cinco pessoas em Campo Maior vítimas de coronavírus.

André Churra apela ao encerramento das escolas

André Churra (na foto), cabeça de lista do CDS-PP às eleições autárquicas de 2021 em Elvas, veio já manifestar a sua opinião sobre o encerramento das escolas apelando ao “presidente Mocinha” para que “peça o encerramento das escolas”.

Em nota enviada à Rádio ELVAS, André Churra considera que “é certo que os dados dos meses anteriores nos mostraram que as escolas podiam permanecer abertas com ensino presencial, não só porque o risco de contágio se mostrou pouco elevado, mas principalmente porque era um dano menor do que aquele causado pelo seu encerramento. No entanto, o panorama actual apresenta um número de casos Covid-19 muito superior ao esperado e neste arranque de aulas foram muitos os pais que optaram por não manterem os seus filhos em aulas presenciais, pois tornou-se cada vez maior o número de casos suspeitos ou comprovados nas escolas e maior também o número de alunos e pessoal docente em isolamento profiláctico”.

De acordo com André Churra, “não encontramos nenhuma escola em Elvas que esteja a funcionar normalmente. Ou porque o professor está isolado, ou porque houve um caso na turma e todos foram para casa, ou porque um auxiliar pertence a um grupo de risco e não pode ir trabalhar, os casos são inúmeros e os relatos que oiço e leio revelam que o cenário é aterrador.

Assim, torna-se inevitável o fecho das escolas, porque entre uma escola a funcionar deficientemente – na qual os alunos já não estão a aprender em condições normais de ensino – que não evita a propagação de casos Covid-19 e uma escola temporariamente encerrada na sua totalidade – que estanca naturalmente a contaminação de todo o pessoal escolar e seus familiares – só a segunda opção nos trará maiores garantias de que num futuro próximo não sejamos obrigados a um novo encerramento escolar e confinamento geral”.

O candidato do CDS-PP apela “ao nosso presidente Nuno Mocinha, para que insista junto do seu Governo: não esperem pela reunião do Infarmed para decidir pelo encerramento das escolas. O ensino à distância não é seguramente o melhor método de aprendizagem e todos constatámos as suas inúmeras falhas nos últimos meses, mas o sentimento de insegurança que se vive nas escolas actualmente, com pais, professores e alunos naturalmente cheios de medo, também não é uma alternativa de sucesso. Evitemos um mal maior!”.

Avis tem mais dois infetados e um recuperado

O concelho de Avis registou ontem, quarta-feira, dia 20, mais dois casos de infeção por Covid-19 e uma recuperação.

De acordo com o município de Avis, durante o dia de hoje foram realizados 34 testes rápidos de antigénio aos trabalhadores de uma entidade local do setor privado e todos apresentaram resultado negativo.

Sendo assim, desde o início da pandemia, Avis conta com 114 casos confirmados, 21 ativos e 89 recuperados. Já faleceram três pessoas no concelho.

Nisa regista mais duas mortes por Covid-19

O concelho de Nisa registou ontem, quarta-feira, dia 20, mais duas mortes por Covid-19, num total de 16 desde o início da pandemia.

Nisa registou já 299 casos de infeção, sendo que 110 estão ativos e 173 recuperados.

José Calixto defende encerramento das escolas durante 15 dias

A situação pandémica do Alentejo Central, à semelhança de outras regiões do país, é crítica, por esta altura, sendo que o Hospital do Espírito Santo de Évora se viu obrigado a aumentar a sua capacidade para dar resposta a doentes Covid e suspeitos de infeção, com a abertura de novas valências.

Perante este cenário, o Vice-Presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAC) e da Câmara de Reguengos de Monsaraz, José Calixto, defende o encerramento das escolas.

“As coisas estão complicadas, a situação epidemiológica é complexa, e há um conjunto muito significativo de surtos em lares, que é a nossa maior preocupação”, revela Calixto. No caso concreto do concelho de Reguengos de Monsaraz, não há, neste momento surtos em lares, sendo que os casos isolados, que têm surgido, têm sido, desde logo, controlados. “Isso revela um bom trabalho, conseguindo-se evitar a propagação”, assegura o autarca.

Ainda assim, Reguengos de Monsaraz tem agora vários casos na comunidade, revela ainda o autarca. “Os casos na comunidade são bastante significativos, em linhas com o que se está a passar na região e no país e que nos levou a um confinamento, que teve de ser agravado”, adianta.

O autarca espera que este segundo confinamento possa vir ainda a conhecer mais algumas medidas restritivas. “Com este nível de propagação na comunidade, é fundamental que as escolas possam suspender as atividades letivas presenciais durante, pelo menos, 15 dias”, remata.

Desde o início da pandemia, Reguengos de Monsaraz já registou mais de 600 casos positivos de Covid-19.

 

Estremoz regista 13 novos casos e 29 recuperações

O concelho de Estremoz registou ontem, quarta-feira, dia 20,13 novos casos de infeção por Covid-19 e a recuperação de 29 pessoas.

Dos 620 casos confirmados, 456 estão ativos, 159 foram já dados como recuperados e cinco pessoas já morreram devido à pandemia.

Alandroal tem mais quatro casos Covid

O concelho de Alandroal registou ontem, quarta-feira, dia 20, quatro novos casos e uma recuperação de Covid-19.

Desde o início da pandemia, Alandroal regista 182 casos, sendo que 52 estão ativos e 129 recuperados. Já faleceu uma pessoa no concelho vítima de coronavírus.

Vila Viçosa tem mais três casos de Covid

O Município de Vila Viçosa registou ontem, quarta-feira, dia 20, três novos casos de Covid-19.

Desde o início da pandemia, Vila Viçosa tem 322 casos Covid, sendo que 213 estão ativos, 101 já recuperaram e oito pessoas faleceram.

Monforte com mais dois doentes recuperados de Covid

Monforte não registou ontem, 20 de janeiro, novos casos positivos de Covid-19. Por outro lado, foram reportados, no concelho, duas recuperações.

O concelho tem 68 casos ativos, num total de 170 registados, desde o início da pandemia.

Da doença, em Monforte, morreram três pessoas e recuperaram 99.

Despiste de camião em Varche faz um ferido

O despiste de um veículo pesado de mercadorias resultou num ferido ligeiro, na manhã desta quinta-feira, 21 de janeiro, na Estrada Nacional 4, junto ao nó da A6, em Varche.

Segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro, o ferido, o condutor da viatura, um homem de 39 anos, recusou ser transportado pelos bombeiros ao Hospital de Santa Luzia, em Elvas, para ser observado. O mesmo apresenta apenas algumas escoriações.

No camião, eram transportados ramos de eucalipto. O alerta para a ocorrência foi dado às 7.29 horas.

No local, estiveram seis operacionais dos Bombeiros Voluntários de Elvas, com três viaturas, e a GNR.

Crato tem mais dois casos e uma recuperação

O concelho do Crato registou ontem, quarta-feira, dia 20, dois novos casos de Covid-19 e a recuperação de uma pessoa.

De acordo com as Autoridades de Saúde, dos 275 casos já registados desde o início da pandemia, 75 estão ativos e 194 recuperados. Já faleceram seis pessoas no concelho do Crato.

IFEBA transforma-se em hospital de campanha

Foto arquivo

As instalações da IFEBA, em Badajoz, vão dar origem a um hospital de campanha com capacidade para 150 doentes Covid.

O Ayuntamiento de Badajoz cede o espaço e o Ministério da Defesa vai instalar o mobiliário necessário.

Esta decisão da Junta da Estremadura vem na sequência do aumento do número de infetados por Covid-19 a precisar de tratamento hospitalar. Para já trata-se de uma medida preventiva que, segundo o alcaide de Badajoz, Francisco Fragoso, “esperemos que não faça falta”.