Estremadura espanhola com mais 796 casos Covid e 15 óbitos

A Estremadura espanhola regista esta segunda-feira, 11 de janeiro, 796 novos casos positivos de Covid-19 e mais 15 óbitos.

Nos hospitais da região estão internadas 439 pessoas, 45 nos cuidados intensivos.

Nas últimas 24 horas, 653 doentes foram dados como recuperados, num total de 34.896 altas.

Desde o início da pandemia, na Estremadura espanhola, já morreram 1.155 pessoas.

Família de Elvas intoxicada foi tratada em câmara hiperbárica da Marinha

Foto: Marinha Portuguesa

Conforme a Rádio ELVAS, avançou ontem (ver aqui), uma família residente em Elvas recorreu à urgência do Hospital de Santa Luzia de Elvas devido a intoxicação por monóxido de carbono, tendo sido assistida pelos médicos do hospital e depois sido transferida para Lisboa, para o Hospital da Marinha.

A Marinha portuguesa, publicou entretanto a seguinte informação: “Na madrugada de 10 de janeiro, a equipa de urgência do Centro de Medicina Subaquática e Hiperbárica, da Marinha Portuguesa, tratou, numa das suas câmaras hiperbáricas, uma família de sete elementos. A família composta por dois adultos, quatro crianças e um bebé de 16 meses, foi vítima de intoxicação severa, por monóxido de carbono, na sua residência em Elvas.
Todos os elementos da família tinham testado positivo para a Covid-19 nos dias anteriores.
Para assegurar o transporte e permitir o tratamento em segurança foi desencadeada uma operação logística complexa que envolveu dois hospitais (nota: Hospital de Elvas e Hospital da Marinha portuguesa) e o INEM, com empenhamento de cinco viaturas de emergência, dois médicos e quatro enfermeiros, para além de socorristas. Da Marinha Portuguesa, foram envolvidos um médico, um enfermeiro e dois mergulhadores.
Adotando métodos de proteção adequados à Covid-19, foi possível concluir o tratamento hiperbárico com melhoria clínica significativa, prevenindo as complicações presentes e futuras, daquele tipo de intoxicação.
A Marinha relembra, principalmente nesta época mais fria, a importância dos cuidados na utilização de lareiras, braseiras, salamandras e esquentadores, fontes de monóxido de carbono potencialmente letal. Uma adequada exaustão dos gases produzidos, a correta instalação e utilização destes equipamentos e a ventilação das divisões onde forem colocados é a melhor forma de prevenir estes acidentes.
O Centro de Medicina Hiperbárica e Subaquática, da Marinha Portuguesa, dispõe de uma equipa de urgência constituída por médicos, enfermeiros e mergulhadores, 24 horas por dia, a funcionar ininterruptamente há mais de 30 anos, ao serviço de todos os Portugueses.”

Alandroal tem três novos casos e cinco recuperações

O concelho de Alandroal registou esta segunda-feira, dia 11, três novos casos de infeção por Covid-19 e mais cinco recuperações.

Desde o início da pandemia, Alandroal regista 131 casos, sendo que 34 estão ativos e 96 recuperados. Já faleceu uma pessoa no concelho vítima de coronavírus.

IPSS de Portalegre continuam a ser apoiadas pela Câmara

Foram assinadas, pela presidente da Câmara Municipal de Portalegre, as adendas aos contratos celebrados no âmbito do programa Medida Apoio ao Reforço de Emergência de Equipamentos Sociais e de Saúde (MAREESS), para apoio às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS).

Tendo em conta que “as necessidades das instituições justificam a manutenção destes recursos humanos”, o Município de Portalegre entendeu renovar os contratos assinados durante a pandemia da doença Covid-19, para assegurar a capacidade de resposta dos serviços.

Apesar de esta ser “uma medida temporária e excecional”, a sua duração foi recentemente prorrogada até 30 de junho de 2021, encontrando-se a Câmara Municipal de Portalegre disponível para continuar a receber candidatos até esta data.

Segundo Adelaide Teixeira, presidente da Câmara Municipal, “este reforço de pessoas às equipas das IPSS é muito importante para apoiar estas instituições e todos os seus utentes, em particular neste contexto difícil provocado pela pandemia”.

Gota D’ Arte suspende algumas atividades por precaução à Covid

Foto: facebook Gota D’Arte

A Associação Gota D’Arte suspendeu algumas das suas atividades depois de uma criança que frequenta a associação ter testado positivo à covid-19.

Contactado pelo Rádio ELVAS, Luís Rosário, presidente da Gota D’ Arte, afirma que foi no sábado, dia 9, que souberam que “uma criança, que frequenta as atividades da Associação, tinha testado positivo e ativaram de imediato o plano de contingência, e atenderam às indicações dadas pelas Autoridades de Saúde, suspendendo assim algumas das atividades”. No entanto, por exemplo “as atividades ligadas à dança mantêm-se”.

Como precaução, “há cinco funcionárias em isolamento profilático, bem como seis crianças”. Segundo indicações do Delegado de Saúde, explica Luís Rosário, “estas crianças ficaram em isolamento porque estiveram em contacto, ainda que superficial, com a criança positiva, e devem por isso manter-se em casa por 14 dias, ou seja, até ao próximo dia 20″, assim como as funcionárias.

Luís Rosário adiantou ainda que “uma das funcionárias realizou um teste rápido, cujo resultado foi negativo para a Covid-19, no entanto aguarda a realização de novo teste, assim como os restantes funcionários e crianças, na esperança, que todos sejam negativos para o novo coronavírus”.

Para a direção da Associação a maior preocupação “é a criança que testou positivo, e sabe-se que a mesma está neste momento, praticamente, sem sintomas sendo isto o mais importante”, a direção “está disponível para dar apoio a todos aqueles que estão nessa situação, prestando a sua solidariedade”.

Dois casos Covid na Secundária e turma confinada em Vila Boim

A turma de pré-escolar de Vila Boim, assim como duas turmas da Escola Secundária D. Sancho II, em Elvas, foram enviadas, no final da semana passada para casa, depois de uma suspeita e dois casos positivos de infeção por Covid-19.

De acordo com a diretora do Agrupamento n.º 3 de Elvas, Fátima Pinto, no caso do pré-escolar de Vila Boim, a turma “foi confinada, por suspeita de uma criança positiva”. “O senhor delegado de saúde colocou (a turma) em casa”, acrescenta.

Quantos aos casos positivos registados na escola secundária, Fátima Pinto revela que os dois casos foram em duas turmas de cursos profissionais: um de 10º ano e outro de 12º.

Lar da Misericórdia de Borba tem mais 31 casos de Covid

O Lar Humberto Silveira Fernandes, da Santa Casa da Misericórdia de Borba, regista, esta segunda-feira, dia 11, mais 31 casos de infeção por Covid-19, sendo que 26 dizem respeito a utentes e cinco a colaboradoras. O surto naquela instituição infetou já 59 utentes e nove colaboradoras.

De recordar que o Lar Humberto Silveira Fernandes conta com 71 utentes, apenas 12 estão negativos, e cerca de 40 funcionárias.

Segundo a Rádio ELVAS conseguiu apurar, os casos positivos dizem apenas respeito ao Lar Humberto Silveira Fernandes, uma vez que os testes realizados no lar Josefina Silveira Fernandes e no Lar Manuel Ramalho tiveram todos resultados negativos, encontrando-se estas duas estruturas em confinamento total com as funcionárias a trabalharem em turnos de sete dias, 24 horas por dia.

Estremoz soma 80 novos casos Covid em quatro dias

O concelho de Estremoz regista, hoje, segunda-feira, dia 11 de janeiro, 80 novos casos de infeção por Covid-19.

O número tão elevado do boletim da Câmara Municipal de Estremoz poderá estar relacionado com o facto da última atualização ter sido feita na passada quinta-feira, dia 7.

Dos 435 casos confirmados, 343 estão ativos, 88 foram já dados como recuperados e quatro pessoas já morreram devido à pandemia.

Elvas tem 43 novos casos de Covid

O concelho de Elvas regista, esta segunda-feira, dia 11 de janeiro, 43 novos casos de infeção por Covid-19.

Elvas, desde o início do ano, em 11 dias, entre 1 e 11 de janeiro, acumulou 305 casos de novos infetados.

O concelho tem, agora, 394 casos ativos, num total de 779 registados, desde o início da pandemia.

Da doença, ao todo, já recuperam 380 pessoas no concelho de Elvas e faleceram cinco.

Reguengos já registou 500 casos Covid

O concelho de Reguengos de Monsaraz registou, em 24 horas, 27 novos casos de infeção por Covid-19 e a recuperação de sete pessoas.

Oito pessoas estão internadas no Hospital do Espírito Santo, em Évora, uma na Unidade de Cuidados Intensivos.

Até ao momento, Reguengos de Monsaraz registou 500 casos de Covid-19, dos quais 109 ativos.

Misericórdia de Arronches “otimista” com a vacina contra a Covid

A Santa Casa da Misericórdia de Arronches, à semelhança de todas as instituições do país, tem vindo a adotar um conjunto de medidas para evitar o contacto por Covid-19 junto de utentes e funcionários.

Carlos Rodrigues, presidente da Assembleia Geral da instituição, refere que “se têm vivido tempos muito complicados. Até à data, a instituição registou apenas um caso isolado e que foi prontamente resolvido”.

O presidente da assembleia mostra-se bastante “otimista quanto à vacinação contra a Covid-19. As pessoas que temos no lar de idosos e na unidade de cuidados continuados são bastante debilitadas. Se tivermos uma vacina que possa atenuar a questão do vírus esperemos que 2021 a possa trazer às instituições”.

A Santa Casa da Misericórdia de Arronches conta atualmente com as valências de lar e unidade de cuidados continuados.

Alentejo tem mais 519 casos de infeção Covid

A região Alentejo regista, hoje, segunda-feira, dia 11 de janeiro, mais 519 (+3,5%) casos de Covid-19, num total de 15.296 infetados desde o início da pandemia.

O número de mortes subiu, hoje, para 324 uma vez que, de acordo com o boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS), morreram mais nove pessoas na região.

Nos últimos oito dias, no Alentejo, os números diários de novos casos de pessoas infetadas são os seguintes: 383 casos na segunda-feira 4 de janeiro; 310 casos na terça 5 de janeiro; 439 casos na quarta-feira 6 de janeiro; 574 novos casos na quinta 7 de janeiro; 433 casos na sexta-feira 8 de janeiro; 582 casos no sábado 9 de janeiro; 373 casos no domingo 10 de janeiro; e 519 casos na segunda-feira 11 de janeiro.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Portugal com novo máximo de mortes: 122 em 24 horas

Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais 5604 (+1,2%) casos de infeção confirmada e 122 (+1,6%) óbitos; este valor de óbitos em 24 horas é o mais elevado de sempre no nosso País, durante esta pandemia.

Dois terços (66%) dos casos são provenientes de duas regiões: 2158 (39%) em Lisboa e Vale do Tejo (LVT) e 1498 (27%) no Norte. Os 122 óbitos correspondem a 47 pessoas que residiam em LVT, 34 no Norte, 28 no Centro, nove no Alentejo e quatro no Algarve.

O número de casos ativos constitui outro máximo: 109.312, mas 2534 nas últimas 24 horas. De ontem para hoje, 2948 pessoas recuperam da doença.

A situação hospitalar, nesta segunda-feira, dia 11 de janeiro, voltou a piorar e a atingir novos máximos: 3983 doentes estão internados (mais 213 que ontem), dos quais 567 em unidades de cuidados intensivos (UCI), mais nove nas últimas 24 horas.

Desde o início da pandemia, Portugal já registou 7925 mortes, 489.293 casos de infeção e 372.056 casos de recuperação, de acordo com os números divulgados hoje no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nos últimos oito dias, em Portugal, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 4369 casos na segunda-feira 4 de janeiro; 4956 casos na terça 5 de janeiro; 10.027 casos na quarta-feira 6 de janeiro; 9927 casos na quinta 7 de janeiro; 10.176 casos na sexta-feira 8 de janeiro; 9478 casos no sábado 9 de janeiro; 7502 casos no domingo 10 de janeiro; e 5604 casos na segunda-feira 11 de janeiro.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Ponte de Sor tem mais dez infetados por Covid

O concelho de Ponte de Sor tem, esta segunda-feira, dia 11 de janeiro, dez novos casos de infeção por Covid-19.

Desde o início da pandemia, Ponte de Sor tem 280 casos conformados, sendo que 127 estão ativos e 151 foram dados como recuperados.

Já faleceram duas pessoas, no concelho.

Portalegre tem mais quatro casos de Covid

O concelho de Portalegre registou, esta segunda-feira, dia 11, quatro novos casos de Covid-19.

Desde o início da pandemia, Portalegre conta com 771 casos, dos quais 110 estão ativos, 627 já recuperaram e 34 pessoas perderam a vida devido a esta doença.

Arronches regista primeiro óbito Covid

Arronches regista, esta segunda-feira, 11 de janeiro, o primeiro óbito relacionado com a Covid-19.

O concelho tem 55 casos ativos, num total de 92 registados, desde o início da pandemia.

Da doença, no concelho, já recuperam 36 pessoas.

“A autoridade de Saúde pública continua a identificar os contactos diretos de todos os casos ativos para eventual realização de testes, de acordo com os critérios definidos pela Direção-Geral da Saúde”, faz ainda saber o Município de Arronches.

Lar da Misericórdia de Alter do Chão com 71 infetados

Um surto de Covid-19 surgiu no Lar Nossa Senhora da Assunção da Santa Casa da Misericórdia de Alter do Chão e conta já com 71 casos de infeção.

A Santa Casa da Misericórdia de Alter do Chão, além do surto, enfrenta uma situação de escassez de recursos humanos, estando a recorrer às brigadas de intervenção rápida da Segurança Social, de forma “a encontrar as respostas que permitam garantir uma prestação de cuidados adequada às necessidades” dos utentes.

Concelho de Borba regista primeira morte por Covid

O concelho de Borba regista, esta segunda-feira, dia 11, a primeira morte por Covid-19 e nove novos casos de infeção por Covid-19.

Desde o início da pandemia, Borba tem 236 casos positivos, sendo que 196 estão ativos e 39 recuperados, de acordo com os dados fornecidos pela ARS Alentejo.

Surto de 27 infetados Covid em lar de Igrejinha (Arraiolos)

O lar da Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Igrejinha, no concelho de Arraiolos, tem 17 utentes e dez funcionários infetados com o vírus da covid-19.

Bruno Queirós, fisioterapeuta nesta instituição, refere que “neste momento temos 17 utentes confirmados à Covid-19 e temos também 10 funcionários. Os funcionários encontram-se em casa, em isolamento, e os utentes continuam na instituição”.

“Nos estamos a seguir todas as medidas que têm sido ditas pela Direção Geral de Saúde e também pelo delegado de saúde. Neste momento os utentes encontram-se estáveis”, remata Bruno Queirós.

A Zona de Concentração e Apoio à População (ZCAP) de Arraiolos, instalada no pavilhão multiusos, está preparada para receber doentes Covid, caso se verifique essa necessidade.

Bruno Mocinha eleito para o Secretariado Nacional da JS

Bruno Mocinha foi eleito para o Secretariado Nacional da Juventude Socialista (JS) para o biénio de 2020-2022, por via digital, no decorrer da primeira Comissão Nacional do atual mandato da Juventude Socialista, que teve lugar no passado dia 9 de Janeiro.

Bruno Mocinha, que assume atualmente funções de presidente de Concelhia da JS de Elvas e vice-presidente da Federação da JS de Portalegre, integra agora aquele executivo da estrutura nacional da JS, que tem como objetivo definir estratégias e colocar em prática as deliberações e bandeiras assumidas pelos jovens socialistas.

No decorrer da Comissão Nacional, foi ainda eleita Marta Inácio, para a Mesa da Comissão Nacional da JS. São assim três os jovens elvenses que integram os órgãos nacionais do atual  mandato da Juventude Socialista: Bruno Mocinha, na qualidade de secretário nacional, Marta Inácio, como secretária da Mesa da Comissão Nacional, e Luís Baptista, também como membro da Comissão Nacional.

Nas palavras de Bruno Mocinha, em comunicado, refere que “acredito que este é, acima de tudo, um reconhecimento da dinâmica e contributo que os jovens socialistas do nosso distrito têm prestado para a JS e para a nossa região. As várias concelhias do nosso distrito têm, ao longo dos últimos anos, prestado um enorme serviço à comunidade do Alto Alentejo, um serviço que se revela em iniciativas de todas as naturezas, desde fóruns políticos, a ações de sensibilização ambiental, à promoção da participação cívica e solidária junto da sociedade. Sempre participativos e com uma voz reivindicativa, progressista e inclusiva.” Termina dizendo: “assumo esta responsabilidade com um sentimento de orgulho, mas sobretudo com um forte sentimento de dever: o dever de estar à altura das ambições e expetativas da JS e de representar o Alto Alentejo ao nível que este exige e merece.”

Campo Maior regista quarta morte por Covid

O concelho de Campo Maior regista, esta segunda-feira, dia 11, a quarta morte por Covid-19 e sete novos casos de infeção.

De acordo com as Autoridades de Saúde, Campo Maior regista 201 casos confirmados de Covid-19, sendo que 102 estão ativos e 95 foram já dados como recuperados.

Quatro pessoas já morreram no concelho devido ao coronavírus.

Rádio ELVAS entrega mais uma máquina fotográfica

Elsa Mateus foi mais uma vencedora de um dos passatempos de Natal e Ano Novo da Rádio ELVAS.

A ouvinte esteve, na tarde da passada sexta-feira, 8 de janeiro, nos nossos estúdios para receber a sua nova máquina fotográfica.

A entrega foi feita por Carlos Lascas, como está documentado na fotografia junta.

Temperaturas mínimas vão baixar

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para os próximos dias uma nova descida das temperaturas. Associado a isso estará um tempo seco, bem como um acentuar do arrefecimento noturno, formação de gelo e intensificação do vento frio.

A partir de hoje, “as temperaturas mínimas vão voltar a ser negativas e o tempo frio vai manter-se. Os distritos do Alentejo podem ter, a partir de hoje, temperaturas mínimas negativas nas ordem dos dois graus”, de acordo com a meteorologista Patrícia Marques.

É esperado que, na generalidade do território, as temperaturas oscilem entre os -6 graus e os 6 graus, não havendo máximas superiores a 14 graus nesse período.

No concelho de Elvas, nos próximos dias, as temperaturas mínimas vão chegar aos três graus negativos.

Lar de Barbacena: 4 irmãs, 8 funcionários e 15 idosos infetados

O lar do Centro Social de Nossa Senhora do Paço, em Barbacena, regista os primeiros casos de infeção por Covid-19. No total, há 27 pessoas infetadas: “quatro irmãs concepcionistas, oito funcionários e 15 idosos”, confirmou a irmã Goreti Pedrosa.

Goreti Pedroso diz que, na instituição, estão a viver “o momento que sempre teve medo que chegasse”. O estado de saúde dos infetados “não é grave, sendo que os idosos apresentam apenas alguns sintomas ligeiros, como tosse, não há ninguém que esteja a passar mal”.

A irmã Goreti não está, desde setembro, na instituição, mas está, neste momento, apoiar no que for preciso, “a situação está a ser acompanhada pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, bem como pelo delegado de Saúde e Segurança Social, no que é necessário”.

O Lar do Centro Social Nossa Senhora do Paço, em Barbacena, tem um universo de quatro irmãs concepcionistas, estando todas infetadas; 24 utentes, dos quais 15 testaram positivo; e cerca de 25 funcionários, dos quais oito estão positivos para a Covid-19.

Avis regista três novos casos de Covid-19

O concelho de Avis registou ontem, domingo, dia 10, mais três casos de infeção por Covid-19.

Sendo assim, desde o início da pandemia, Avis conta com 98 casos confirmados, 21 ativos e 73 recuperados. Já faleceram três pessoas no concelho.

Nisa regista mais uma morte por Covid

O concelho de Nisa registou ontem, domingo, dia 10, mais uma morte por Covid-19, num total de 11 desde o início da pandemia.

Nisa registou já 282 casos de infeção, sendo que 175 estão ativos e 96 recuperados.

Crato tem 71 casos ativos de Covid

De acordo com as Autoridades de Saúde, registaram-se ontem, domingo, dia 10, mais seis caso ativos de Covid-19 no concelho do Crato.

Desde o início da pandemia, Crato regista 253 casos, sendo que 71 estão ativos, 178 recuperados e quatro pessoas faleceram.

Monforte tem mais dois casos Covid

O concelho de Monforte registou, nas ultimas 24 horas, dois novos casos Covid-19.

Monforte conta com 120 casos confirmados, sendo que 34 estão ativos e 85 foram dados como recuperados.

No concelho de Monforte, morreu uma pessoa devido à pandemia.

Escolas de Reguengos com aulas presenciais suspensas

Todas as atividades letivas presenciais das Escola António Gião e da Escola Secundária Conde de Monsaraz, ambas em Reguengos de Monsaraz, estão suspensas, a partir desta segunda-feira, dia 11, devido à situação epidemiológica do concelho.

A decisão foi tomada após reunião da subcomissão de saúde pública da Proteção Civil Municipal de Reguengos de Monsaraz, tendo sido validada pela Autoridade de Saúde Pública. A situação vai ser reavaliada no final da semana.

Lar de Barbacena regista casos de Covid

O lar do Centro Social de Nossa Senhora do Paço, em Barbacena, no concelho de Elvas, registou, no passado fim-de-semana, os primeiros casos de infeção por Covid-19.

Segundo informação divulgada pelo arcebispo de Évora, Francisco Senra Coelho, há registo de quatro irmãs concecionistas infetadas, bem como 12 funcionárias e alguns idosos. O pároco e capelão da instituição, onde celebra diariamente, padre António Carlos, fará o teste hoje.