Rastreio do Cancro da Mama em Monforte até dia 13

Está a decorrer, em Monforte, uma ação de rastreio Cancro da Mama, até dia 13 deste mês.

Uma unidade móvel de rastreio vai estar junto ao Centro de Saúde de Monforte, de segunda a sexta-feira, das 8.30 horas às 18 horas, até dia 13 deste mês.

Badajoz, 2- Melilha, 0

O CD Badajoz somou os primeiros três pontos de 2021 ao vencer no Nuevo Vivero esta manhã o Melilha por dois a zero.

Os golos dos pacences foram marcados por Santamaria aos 40 minutos e por Corredera aos 64 minutos.

A equipa de Fernando Estevez lidera a sua serie da Segunda Divisão B, somando agora 22 pontos, mais oito que o Vilhanovense que tem 14. A próxima partida do Badajoz será em casa com o Soculhamos dia 17 de janeiro.

Campos de padel em Arraiolos têm cada vez mais praticantes

Dois campos de padel foram colocados à disposição da população do concelho de Arraiolos, para prática deste desporto que tem cada vez mais adeptos.

O Parque Urbano do Vimieiro e o Complexo Desportivo da Manizola, em Arraiolos, ficaram dotados desta infraestrutura desportiva para a prática do padel, desporto jogado a pares, que permite a utilização de bolas e raquetes próprias, podendo ser praticado por jogadores de todas as idades.

João Campos, vereador do desporto da Câmara Municipal de Arraiolos explica que estes campos “são localizados em espaços verdes, espaços familiares onde quem pode praticar também pode levar toda a família e desfrutar de um momento bastante agradável”.

Os campos têm um horário de funcionamento entre as 10 e as 22 horas, sendo que, o parque urbano do Vimieiro tem um horário mais alargado até à 1 hora.

“Os campos de padel têm tido uma adesão bastante elevada. Temos, neste momento, desde a abertura até ao final do ano transato mais de 1250 reservas, a distribuir por ambos os campos, o que nos mostra que a aposta está claramente ganha”, refere João Campos.

A marcação pode ser feita através do site da aircourts, por email para o geral da Câmara Municipal de Arraiolos ou para o telefone do serviço de desporto. João Campos revela ainda que “estes campos têm dois atrativos, que é serem públicos e, principalmente, gratuitos”.

O padel tem vindo a registar um aumento significativo do número de praticantes, verificando-se uma taxa de utilização elevada dos campos de padel do concelho.

Covid-19 infeta mais 1070 pessoas na Estremadura

A Estremadura espanhola registou hoje, domingo, dia 10, 1070 casos de infeção por Covid-19 e a morte de 10 pessoas, sendo que nove dizem respeito à província de Badajoz. Em 24 horas, 304 pessoas recuperaram da doença.

As autoridades de saúde registam 416 pessoas internadas, 43 das quais em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI).

Por áreas de saúde: Badajoz tem mais 298; Don Benito, 194; Mérida, 189; Cáceres 144 casos; Plasencia, 78; Llerena – Zafra, 62; Navalmoral de la Mata, 54 e Coria, 51 casos novos.

Neve leva ao corte de estradas na Estremadura

A Estremadura espanhola viu-se afetada pela passagem da tempestade Filomena com o corte de estradas devido à neve.

A circulação rodoviária e ferroviária este afetada, sobretudo nas ligações a Madrid.

A neve levou ainda a que algumas pessoas ficassem presas em estradas tendo os limpa neve atuado, na N-502 e na N-430, no limite com Cidade Real, na província de Badajoz.

Elvas tem mais 13 casos de Covid no domingo

O concelho de Elvas regista, este domingo, dia 10 de janeiro, 13 novos casos de infeção por Covid-19.

Nos últimos 12 dias, entre 30 de dezembro e 10 de janeiro, o concelho de Elvas teve 304 novos casos da doença; e, no último mês, de 10 de dezembro a 10 de janeiro, o número de novos infetados foi de 513.

O concelho tem, agora, 351 casos ativos, num total de 736 registados, desde o início da pandemia.

Da doença, ao todo, já recuperam 380 pessoas no concelho de Elvas e faleceram cinco.

Biblioteca Pública de Évora reabre ao público após obras

A Biblioteca Pública de Évora esteve encerrada ao público durante um ano para sofrer obras de requalificação, num investimento que rondou meio milhão de euros.

Esta biblioteca bicentenária não sofria obras há 80 anos e foi necessário intervir no interior do edifício para preservar o espaço existente, segundo Zélia Parreira, diretora da Biblioteca Pública de Évora.

“Esta é uma obra de preservação, ou seja, foi totalmente substituída a cobertura, foi renovada a rede elétrica, a rede informática, a canalização, e para isso foi necessário esvaziar toda a biblioteca. Aproveitamos este tempo para proceder à limpeza de estantes”, explica Zélia Parreira. Esta é uma obra de reabilitação do existente, com uma grande preocupação na preservação daquilo que é a biblioteca Publica de Évora.

A Biblioteca Pública de Évora está constantemente a receber livros novos por via da lei de depósito legal, ou seja, “esta é uma das bibliotecas públicas em Portugal que recebe um exemplar de todos os livros que são editados no país”.

Neste momento “não recebemos essas novidades, porque sabíamos que íamos entrar em obras e tínhamos que esvaziar todo o edifício eles deixaram de chegar, mas estiveram retidos na Biblioteca Nacional de Portugal à espera de iram para o seu destino final”, conclui Zélia Parreira.

A mais antiga biblioteca portuguesa, que assinala em março 216 anos de existência, reabriu ao público na passada segunda-feira,4 de janeiro.

Durante o período de encerramento, numa primeira fase os livros podiam ser requisitados pela Internet e levantados no Museu de Évora, enquanto, numa segunda fase passaram a ser levantados nas Juntas de Freguesia da cidade.

Associação Académica de Portalegre realiza recolha de sangue

A Associação Académica do Instituto Politécnico de Portalegre realiza, entre os dias 11 e 15 de Janeiro, uma recolha de sangue no Hospital José Maria Grande, em Portalegre.

Esta é a primeira iniciativa do mandato 2020/2021 que tomou posse no passado dia 17 de dezembro, e que assumiu como principal objectivo a proximidade a todos os alunos do Politécnico bem como à cidade de Portalegre.

No anúncio desta colheita são deixadas algumas normas nomeadamente face à pandemia da Covid-19. Para além do uso obrigatório da máscara, não se devem inscrever dadores que tenham sintomas associados à covid-19 ou que tenham estado em contacto direto com alguém infetado.

As inscrições para esta doação de sangue estão abertas a toda a comunidade e deverão ser feitas até dia 10, através das redes sociais da Associação.

Vila Viçosa regista mais 11 casos de Covid

O concelho de Vila Viçosa conta, hoje, domingo, dia 10, com mais mais 11 casos de infeção por Covid-19.

Desde o início da pandemia, Vila Viçosa tem 223 casos positivos, sendo que 117 estão ativos, 98 recuperados e já se verificaram oito mortes, de acordo com os dados fornecidos pela Autoridade de Saúde.

Arronches tem mais oito casos de Covid

O concelho de Arronches registou, nas últimas 24 horas, oito novos casos de infeção por Covid-19, sendo que seis dizem respeito a funcionários do Lar de Mosteiros.

A autoridade de Saúde Pública está a identificar os contatos diretos das pessoas infetadas para eventual realização de testes, de acordo com os critérios definidos pela Direção-Geral da Saúde.

Desde o início da pandemia, o concelho tem já 91 casos confirmados, sendo que 55 estão ativos e 36 foram dados como recuperados.

Ponte de Sor com 27 novos casos de Covid

O concelho de Ponte de Sor tem, este domingo, dia 10 de janeiro, 27 novos casos de infeção por Covid-19.

Desde o início da pandemia, Ponte de Sor tem 270 casos conformados, sendo que 117 estão ativos e 151 foram dados como recuperados.

Já faleceram duas pessoas, no concelho.

Portalegre tem 106 casos ativos de Covid

O concelho de Portalegre registou, este domingo, dia 10, três novos casos de Covid-19.

Desde o início da pandemia, Portalegre conta com 767 casos, dos quais 106 estão ativos, 627 já recuperaram e 34 pessoas perderam a vida devido à Covid-19.

Alentejo tem mais 373 casos Covid e sete mortes

A região Alentejo regista, hoje, domingo, dia 10, mais 373 (+2,6%) casos de Covid-19, num total de 14.777 infetados desde o início da pandemia.

O número de mortes subiu hoje para 315, uma vez que, de acordo com o boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS), morreram mais sete pessoas na região.

Nos últimos oito dias, no Alentejo, os números diários de novos casos de pessoas infetadas são os seguintes: 155 casos no domingo 3 de janeiro; 383 casos na segunda-feira 4 de janeiro; 310 casos na terça 5 de janeiro; 439 casos na quarta-feira 6 de janeiro; 574 novos casos na quinta 7 de janeiro; 433 casos na sexta-feira 8 de janeiro; 582 casos no sábado 9 de janeiro; e 373 casos no domingo 10 de janeiro.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Internados por Covid voltam a aumentar em Portugal

Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais 7502 (+1,6%) casos de infeção confirmada e 102 (+1,3%) óbitos. De ontem para hoje, 3028 pessoas recuperam da doença.

Neste domingo, dia 10 de janeiro, o número de internados voltou a aumentar e a registar novo máximo: 3770 pessoas estão hospitalizadas (mais 215 que ontem), das quais 558 (mais 18 nas últimas 24 horas) em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI).

A maioria (72%) dos 7502 novos infetados localizam-se nas regiões centradas em Lisboa e Porto: 2752 (37%) em Lisboa e Vale do Tejo (LVT) e 2600 (35%) no Norte. Os 102 óbitos das últimas 24 horas correspondem a 39 residentes em LVT, 27 no Norte, 25 no Centro, sete no Alentejo e quatro no Algarve.

O número de casos ativos da doença é mais um máximo: 106.778, mais 4372 que ontem. Desde o início da pandemia, Portugal já registou 7803 mortes, 483.689 casos de infeção e 369.108 casos de recuperação, de acordo com os números divulgados hoje no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nos últimos oito dias, em Portugal, os números diários de novos casos de pessoas infetadas são os seguintes: 3384 casos no domingo 3 de janeiro; 4369 casos na segunda-feira 4 de janeiro; 4956 casos na terça 5 de janeiro; 10.027 casos na quarta-feira 6 de janeiro; 9927 casos na quinta 7 de janeiro; 10.176 casos na sexta-feira 8 de janeiro; 9478 casos no sábado 9 de janeiro; e 7502 casos no domingo 10 de janeiro.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Família intoxicada por monóxido de carbono em Elvas testa positivo

Uma família residente em Elvas, de sete pessoas, entre as quais um bebé, sofreu intoxicação por monóxido de carbono, tendo dado entrada na urgência do hospital de Elvas já em condições muitos complicadas.

No serviço de urgência do Hospital de Santa Luzia, “deu entrada, ontem à noite, um casal com os seus cinco filhos, devido a intoxicação por monóxido de carbono. A família foi estabilizada mas, como precisavam da intervenção de câmara hiperbáricas, foram transferidos para o Hospital da Marinha, em Lisboa. Esta transferência foi apoiada pelo Hospital D. Estefânia”, segundo Ilídio Pinto Cardoso porta-voz da ULSNA.

Graças aos profissionais do hospital, foi possível prestar assistência e evitar piores consequências.

Por volta do meio dia deste domingo, “a situação clinica da família era estável, podendo até alguns dos elementos ter alta ao longo desta tarde”.

Segundo a Rádio ELVAS conseguiu apurar, às 00.43 horas, quatro ambulâncias da corporação elvense e a ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) de Elvas fizeram o transporte de cinco pessoas para Lisboa.

As urgências do Hospital de Santa Luzia, em Elvas, estão, neste momento, “normalizadas”.

António Pinto Basto faz 50 anos de carreira no “Eléctrico 28”

António Pinto Basto completou 50 anos de carreira em 2020. O fadista aproveitou a ocasião para lançar o seu mais recente álbum, “Eléctrico 28”, composto por 20 temas, 17 deles originais. Mas apesar deste lançamento, a tournée pelo país teve que ser cancelada devido à pandemia.

O single de lançamento deste novo álbum chama-se “Primeiro Encontro”. “Reparámos que havia o dia dos namorados a 14 de fevereiro e foi nesse dia que foi lançado este tema. Além disso, quando estive uma vez com o José Cid, numa reunião de amigos, ele ouviu este tema, gostou muito e disse que o queria produzir. Reunimos em casa dele e o José Cid fez o seu arranjo musical deste tema”, explica o fadista.

Este primeiro single surge no CD de duas formas: “uma como fado, acompanhado só de viola e guitarra; e em versão hidden track, numa faixa escondida, digamos assim, que surge na 21ª posição”.

O primeiro disco de António Pinto Basto foi gravado em 1970 e conta com um fado dedicado ao Alentejo, chamado “Povo Sagrado”. Ao longo da sua carreira, o artista manteve sempre a região onde nasceu – o Alentejo – presente nas suas músicas. “Neste CD fiz questão de fechar com o tema Açorda d’Alho”, adianta.

Quanto aos 50 anos de carreira, o artista faz um balanço muito positivo. “Os 50 anos estão divididos em dois períodos: um primeiro período de 18 anos e um segundo de 32 anos”, explica. Numa primeira fase, a carreira foi levada em segundo plano, pois encontrava-se a estudar engenharia no Instituto Superior Técnico e começou a trabalhar na área. Já numa segunda fase, dedicou-se exclusivamente à música.

Neste mais recente trabalho de António Pinto Basto, “Eléctrico 28”, três temas fazem referência a Lisboa e a este eléctrico. Um facto curioso é que na altura em que comemora 50 anos de vida artística, ligada ao fado, este é o único eléctrico que ainda mantém a sua carreira.

Reguengos tem mais 11 casos e uma morte por Covid

O concelho de Reguengos de Monsaraz registou, no dia 8 de janeiro, 11 novos casos de infeção por Covid-19, seus casos de recuperação e mais uma morte.

Cinco pessoas estão internadas no Hospital do Espirito Santo, em Évora, uma na Unidade de Cuidados Intensivos.

Até ao momento, Reguengos de Monsaraz registou 473 casos de Covid-19, dos quais 89 estão ativos.

Campo Maior tem 20 novos casos de Covid

O concelho de Campo Maior regista, este domingo, dia 10 de janeiro, 20 novos casos de infeção por Covid-19 e a recuperação de seis pessoas.

De acordo com as Autoridades de Saúde, Campo Maior regista 194 casos confirmados de Covid-19, sendo que 96 estão ativos e 95 foram já dados como recuperados.

Três pessoas já morreram, no concelho, devido ao coronavírus.

Campo Maior: “14 das 16 monjas estão infetadas”, diz madre Maria dos Anjos

Um surto de Covid-19 surgiu esta sábado, dia 9, no Mosteiro da Imaculada Conceição, em Campo Maior. Depois de surgirem alguns sintomas nas irmãs, “14 das 16 Monjas Concepcionistas testaram positivo” à Covid-19.

De acordo com a madre Maria dos Anjos, “há apenas uma irmã que apresenta sintomas mais severos, como febre alta e dores no corpo. As restantes apresentamos alguma tosse a febre inicial já desapareceu”.

Neste momento, “estamos todas isoladas, cada uma na sua cela. As duas irmãs que testaram negativo entregam-nos as refeições e a câmara municipal está a ser excelente connosco; está a apoiar-nos em tudo o que precisamos e é a câmara que está a fornecer-nos a alimentação”, garantiu a madre.

De entre as 14 monjas infetadas, a mais nova tem 26 anos e a mais velha tem 77 anos.

Aluna de Campo Maior é terceira em concurso da ONU

Yara Cirilo, aluna do 5º ano do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, com um desenho de António Guterres, ganhou o terceiro prémio no concurso “Rostos Portugueses na ONU, 75 anos, 75 imagens”.

Este concurso de desenho, promovido pelo Ministério da Educação e destinado a alunos de 1º, 2º e 3º ciclos surgiu no âmbito das comemorações dos 75 anos da criação da ONU e dos 65 anos da adesão de Portugal a esta instituição.

Os alunos participantes tinham que replicar o rosto de personalidades portuguesas da ONU, e incluiu-se num conjunto de várias iniciativas com o objetivo de destacar o papel da ONU na prevenção de conflitos, usando a diplomacia, os bons ofícios e a mediação. No caso dos “rostos portugueses na ONU” pretendeu-se homenagear António Guterres, Diogo Freitas do Amaral, Jorge Sampaio e Maria de Lourdes Pintasilgo, junto da população escolar, destacando o seu importante papel na ONU, e dessa forma contribuir para a construção de conhecimento e desenvolvimento de competências dos alunos.

Este foi um concurso facultativo e Yara Cirilo replicou o rosto de António Guterres e alcançou assim o terceiro lugar a nível nacional, o que para a professora Vanessa Algarvio “é muito bom e estamos muito contentes por ela e pelo destaque deu à nossa escola de Campo Maior”.

Ainda não é conhecido prémio que esta aluna irá receber, no entanto a professora explica que o desenho se destacou “pela criatividade, e estética ao replicar o rosto do secretário-geral da ONU, António Guterres”, refere Vanessa Algarvio.

Yara Cirilo aluna em Campo Maior, que alcançou o terceiro lugar, a nível nacional, com um desenho do rosto de António Guterres, no concurso “Rostos Portugueses na ONU, 75 anos, 75 imagens”.

Seis pessoas recuperaram de Covid em Avis

O concelho de Avis registou ontem, sábado, dia 9, a recuperação de seis pessoas que estavam infetadas com Covid-19.

Sendo assim, desde o início da pandemia, Avis conta com 95 casos confirmados, 19 ativos e 72 recuperados. Já faleceram três pessoas no concelho.

Nisa tem mais quatro infetados e dois recuperados

O concelho de Nisa registou, em 24 horas, quatro novos casos de infeção por Covid-19 e a recuperação de duas pessoas.

Desde o início da pandemia, Nisa registou 281 casos, sendo que 175 estão ativos, 96 recuperados e já morreram 10 pessoas.

Crato regista mais uma morte por Covid

O concelho do Crato registou ontem, sábado, dia 9, a quarta morte associada ao coronavírus.

De acordo com as Autoridades de Saúde, não se registaram novos casos de infeção, pelo que dos 247 já registados desde o início da pandemia, 65 estão ativos e 178 recuperados.

Monforte regista mais dois casos de Covid

De acordo com dados divulgados pela Câmara Municipal de Monforte, nas últimas 24 horas, registaram-se dois novos casos e três recuperações de Covid-19 no concelho.

Monforte conta com 118 casos confirmados, sendo que 32 estão ativos e 85 foram dados como recuperados. No concelho de Monforte morreu uma pessoa devido à pandemia.

Elvas com “contaminação generalizada” Covid, diz Mocinha

O concelho de Elvas vê-se a braços, neste momento, com “uma contaminação generalizada” no que diz respeito à Covid-19.

O grande aumento do número de novos casos, nas ultimas semanas, poderá “ser consequência dos convívios de Natal e Ano Novo. É verdade que as pessoas se evitaram na noite de Natal e de Passagem de Ano. Apelou-se muito para que não se fizessem grandes aglomerados e não se juntasse muita gente e eu até estou convencido que isso aconteceu. Só que houve muitos encontros, muitos convívios e muitos abraços antes dessa noite de Natal”, refere Nuno Mocinha (na foto), presidente da Câmara Municipal de Elvas.

Nuno Mocinha refere que o aparecimento de casos também “nas freguesias rurais faz com que se perceba que a pandemia está generalizada por todo o concelho”. O presidente considera que “está nas mãos de cada um travar a pandemia”.

Concelho de Elvas que conta já com 338 casos de infeção por Covid-19, integrando a lista de risco extremamente elevado de contágio por Covid-19.

Alandroal tem mais seis casos de Covid

O concelho de Alandroal registou ontem, sábado, dia 9, mais seis caso de infeção por Covid-19.

Desde o início da pandemia, Alandroal regista 126 casos, sendo que 35 estão ativos e 91 recuperados.

PSP de Elvas detém indivíduo por tráfico de droga

Um homem, de 58 anos, foi detido no seguimentos de um mandado de busca e apreensão em residência, levado a cabo por elementos do efetivo da Divisão Policial de Elvas da PSP.

Estas buscas resultam de um processo que se encontra em investigação à cerca de quatro meses, pela suspeita da prática de crime de tráfico de produtos estupefacientes.

Além da detenção, foi apreendido o seguinte material: 450 gramas de Liamba; quatro munições de calibre 6,35mm, uma balança de precisão e 630 saquetas de plástico individuais.

O detido recolheu às celas de detenção, onde permanecerá até ser presente a Juíz de Instrução Criminal, para ser ouvido em primeiro interrogatório judicial.

Montemor regista mais uma morte de dez casos de Covid-19

O concelho de Montemor-o-Novo registou um óbito e 10 novos casos de Covid-19. Os dados agora divulgados são referentes ao apuramento de dia 7 de janeiro.

Desde a chegada do coronavírus ao concelho registaram-se 535 casos de infeção, 302 dados como recuperados e 222 ativos. Há a lamentar a morte de 11 pessoas.

Os dados agora apresentados foram fornecidos pela Autoridade de Saúde local.